Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeiro contra baixo acustico, 3/4 oiu 3/4??

4 participantes

Ir para baixo

Primeiro contra baixo acustico, 3/4 oiu 3/4?? Empty Primeiro contra baixo acustico, 3/4 oiu 3/4??

Mensagem por Jan Ptak Gerep Seg Ago 24, 2009 10:35 pm

A tempos fui fisgado pelo som do contrabaixo acustico.

Finalmente comprarei um. Algumas duvidas, no entanto, me aflingem. Como diz o titulo, 3/4 ou 4/4, eh soh o começo.
Comprar usado ou novo?
Em quais marcas confiar e de quais tomar distancia?
Luthier?

Obrigado.
Jan Ptak Gerep

Jan Ptak Gerep
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro contra baixo acustico, 3/4 oiu 3/4?? Empty Re: Primeiro contra baixo acustico, 3/4 oiu 3/4??

Mensagem por Claudio Seg Ago 24, 2009 10:57 pm

Fala Jan, seja bem vindo ao nosso Fórum!

Quanto ao Contrabaixo ser 3/4 ou 4/4, recomendo que você dê uma lida nesse post: http://bass.forumeiros.com/clubes-f12/clube-do-contrabaixo-vertical-topico-oficial-t125-150.htm#29567

Novo ou usado?

Depende da sorte. Se você achar um usado, todo inteiro e dentro da perspectiva de som que você quer, acho que vale a pena. É necessário saber a procedência do instrumento e o Luthier que efetuou a última regulagem.

Quanto a marcas, em Acústico funciona um pouco diferente de elétricos. Já vi baixos da Nhureson bons e outros nem tanto. Já vi instrumentos Italianos e Austríacos mal tratados, mal regulados, "remendados", um lixo. Já vi alguns mal-falados Chineses com som excelente, acabamento sem falhas, da mesma forma como já vi os mesmos Chineses com o braço empenado e em desalinho com o tampo.

O mais importante na busca e compra de um Acústico, é você poder levar junto alguém que toque e que conheça o instrumento. Existem elementos como estandarte, cavalete, espelho, alma e outros detalhes, que com certeza podem ser avaliados por quem toca e conhece.

A questão "o que comprar", depende também muito do quanto você está disposto a gastar.

Fique a vontade pra fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas. Não deixe de visitar também o Clube do Contrabaixo Vertical, lá você vai encontrar muitas respostas para suas dúvidas!

http://bass.forumeiros.com/clubes-f12/clube-do-contrabaixo-vertical-topico-oficial-t125.htm

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro contra baixo acustico, 3/4 oiu 3/4?? Empty Re: Primeiro contra baixo acustico, 3/4 oiu 3/4??

Mensagem por Jan Ptak Gerep Seg Ago 24, 2009 11:13 pm

Fiquei com o impressao de que o 4/4 eh usado pra orquestra.
E que o 3/4 nao "serve". Eh isso mesmo?

Pra mim quanto mais grave melhor, juntando isso ao preço do instrumento, considerei comprar um 4/4.
Nunca tive contato com orquestra, mas nao gostaria de nao ter essa opcao por "limitacao" do instrumento.
Gostaria de comprar um baixo justo. Um que nao seja soh pra estudar, mas que de pra fazer shows.
Mais uma vez, grato.

Jan Ptak Gerep
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro contra baixo acustico, 3/4 oiu 3/4?? Empty Re: Primeiro contra baixo acustico, 3/4 oiu 3/4??

Mensagem por Rafael do Baixo Seg Ago 24, 2009 11:24 pm

Jan Ptak Gerep escreveu:A tempos fui fisgado pelo som do contrabaixo acustico.

Finalmente comprarei um. Algumas duvidas, no entanto, me aflingem. Como diz o titulo, 3/4 ou 4/4, eh soh o começo.
Comprar usado ou novo?
Em quais marcas confiar e de quais tomar distancia?
Luthier?

Obrigado.
Jan Ptak Gerep

Sem dúvidas o melhor é começar com um 3/4 mesmo cara,tanto pela portabilidade que é maior,quanto pela tocabilidade [as notas ficam "mais perto" que em um 4/4],falo isso pois tenho um 4/4 e são esses os pontos fracos que noto em um baixo dessa medida.

Uma boa é comprar o baixo usado mesmo cara,pois com isso você vai economizar uma grana,pois o baixo já terá passado pelas mãos de um luthier,que provavelmente,já tenha feito as correções que todo o instrumento feito em larga escala precisa,isso envolve troca de cordas,regulagem de alma,regulagem de cavalete,corrigir a curvatura do espelho,entre outras coisas que todo o baixo novo precisa pra ficar tocável [e que te custariam no mínimo R$500 (com cordas ruins mas "usáveis")].

Quanto as marcas recomendo os Cremona e Blaver,ambos são chineses mas possuem uma boa qualidade [principalmente o cremona],tem também os Nhureson que são nacionais e de muito boa qualidade [masi confiável que os chineses],recomendo que fuja dos Guarneri [som e construção bem fracos].Os Michael são bem legais também,mas possuem um braço meio grossão [que pode ser corrigido],eu tenho um Michael 4/4 reguladinho e apesar dos pesares [tamanho e distância entre as notas],é um baixo bem interessante pra um iniciante,e tem timbre pra aguentar shows numa boa,mas em breve eu pretendo já trocá-lo por um instrumento de luthier,pois estou me sentindo limitado pelo instrumento.

Tem também uma ótima opção que é comprar instrumentos diretamente com alguns luthiers,já que muitos deles compram alguns baixos usados pra reformarem e revenderem,é uma boa opção pois é garantia que o instrumento vai ter alguma qualidade.Recomendo entrar em contato com o Paulo Gomes [SP],que encomenda alguns instrumentos romenos muito interessantes pra reformar e vender,e o Jonas Caldas [RJ] que compra alguns instrumentos usados e os revende.

Pra um completo iniciante,eu não recomendo começar direto com um instrumento de luthier,pois além do elevado valor,você ainda não terá conhecimento e experiência o suficiente pra saber o que você realmente quer,e o que esperar do instrumento,isso em todos os sentidos,indo do som,até a pegada,passando pelo formato do corpo,escolha das madeiras,fundo plano ou abaulado etc,coisas que um iniciante não notaria a diferença.Mas nada te impede de começar com um baixo de luthier,pois isso já seria uma garantia de que o instrumento não irá te limitar nos estudos,e trazer dores de cabeça.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro contra baixo acustico, 3/4 oiu 3/4?? Empty Re: Primeiro contra baixo acustico, 3/4 oiu 3/4??

Mensagem por DUDUBASS Ter Ago 25, 2009 8:39 am

Corroboro com o que galera já falou o 3/4 é o mais usado de uma forma geral e outra marca razoável é Mavis Smile (este é indicado por luthier) mesmo nível do Blaver porém mais barato e melhor ainda é o com o tampo maciço... e um outro muito ruim é o Parrot Crying or Very sad .
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro contra baixo acustico, 3/4 oiu 3/4?? Empty Re: Primeiro contra baixo acustico, 3/4 oiu 3/4??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos