Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre medidas e padrões

+3
vinibassplayer
CG
Marcel Nilo
7 participantes

Ir para baixo

Sobre medidas e padrões Empty Sobre medidas e padrões

Mensagem por Marcel Nilo Qui Jul 04, 2013 3:43 pm

Olá, sou novo aqui, contudo tenho uma dúvida que não consegui sanar ainda. Vasculhei todos os tópicos e não achei o que procurava.

To pensando em fazer um contrabaixo com as menores medidas possíveis, pensando na ergonomia, porque além das mãos pequenas, meus dedos são grossos pra ajudar haha Ou seja, medidas padrões dão uma certa canseira desnecessária para tocar certas coisas com habilidade. Não impossível, apenas difícil.  

A minha dúvida é: Qual ponte eu encontro com regulador lateral de saddles, ou com medidas variadas?

Eu sou louco por aquele som de baixo estilo Creedence ou algumas dos Beatles, aquele som macio e definido, sem quase nunca dar os slaps.
Qual seria a menor medida recomendada, sem que eu perdesse a qualidade do som? (OBS: Já vi outros tópicos onde postaram sites com calculadores de medidas, mas agora posso conseguir a medida e não sei se terei os hardwares necessários)

Aproveitando: Para eu conseguir um som, como referi ali acima, qual seria as indicações de vocês? (OBS: toco pizzicato, não palheta)

Obrigado desde já, e desculpe as várias perguntas... sou novo no pedaço, então qualquer "puxão de orelha" é bem-vindo haha Valeu
Marcel Nilo
Marcel Nilo
Membro

Mensagens : 3
Localização : Cesário Lange - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre medidas e padrões Empty Re: Sobre medidas e padrões

Mensagem por CG Qui Jul 04, 2013 3:47 pm

Marcel Nilo escreveu:

A minha dúvida é: Qual ponte eu encontro com regulador lateral de saddles, ou com medidas variadas?


Schaller 3D Bass Bridge:

Sobre medidas e padrões 308154

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre medidas e padrões Empty Re: Sobre medidas e padrões

Mensagem por Marcel Nilo Qui Jul 04, 2013 3:49 pm

CG escreveu:
Marcel Nilo escreveu:

A minha dúvida é: Qual ponte eu encontro com regulador lateral de saddles, ou com medidas variadas?


Schaller 3D Bass Bridge:

Sobre medidas e padrões 308154

Parece que não é possível encontrar no Brasil. Só importando mesmo?

Valeu, brother
Marcel Nilo
Marcel Nilo
Membro

Mensagens : 3
Localização : Cesário Lange - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre medidas e padrões Empty Re: Sobre medidas e padrões

Mensagem por vinibassplayer Qui Jul 04, 2013 4:49 pm

interessante esse sistema aí.. ñ tinha idéia q existisse

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre medidas e padrões Empty Re: Sobre medidas e padrões

Mensagem por allexcosta Qui Jul 04, 2013 5:03 pm

Marcel Nilo escreveu:Qual seria a menor medida recomendada, sem que eu perdesse a qualidade do som? (OBS: Já vi outros tópicos onde postaram sites com calculadores de medidas, mas agora posso conseguir a medida e não sei se terei os hardwares necessários)

Mudanças na escala geram mudanças no som. A questão é saber o quão sensível você é a essas mudanças.

O timbre dos Beatles é bem peculiar e melhor alcançado com um Viola Bass.

Existem vários modelos de ponte com espaçamento pequeno.

A única diferença no hardware entre um baixo long scale e um short scale é o tamanho do tenhor. O resto é igual. Medidas comuns para escala curta são 30 e 32". Há baixos menores que guitarras, como o Kala U.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre medidas e padrões Empty Re: Sobre medidas e padrões

Mensagem por gpraxedes Sex Jul 05, 2013 8:48 am

O som do Beatles pode ser alcançado com um viola bass como o Allex falou e os problemas de ergonomia são sanados, já que são short scale. Eu procuraria um para testar, acho mais fácil e barato que tentar fazer um baixo, a não ser que queira ter a experiência de fazer um custom, mas eu tentaria um Viola bass primeiro.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre medidas e padrões Empty Re: Sobre medidas e padrões

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Jul 05, 2013 10:03 am

allexcosta escreveu:Há baixos menores que guitarras, como o Kala U.
Pensei nisso enquanto lia o post de abertura
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre medidas e padrões Empty Re: Sobre medidas e padrões

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jul 05, 2013 3:03 pm

Marcel Nilo escreveu:Olá, sou novo aqui, contudo tenho uma dúvida que não consegui sanar ainda. Vasculhei todos os tópicos e não achei o que procurava.

To pensando em fazer um contrabaixo com as menores medidas possíveis, pensando na ergonomia, porque além das mãos pequenas, meus dedos são grossos pra ajudar haha Ou seja, medidas padrões dão uma certa canseira desnecessária para tocar certas coisas com habilidade. Não impossível, apenas difícil.  

A minha dúvida é: Qual ponte eu encontro com regulador lateral de saddles, ou com medidas variadas?

Eu sou louco por aquele som de baixo estilo Creedence ou algumas dos Beatles, aquele som macio e definido, sem quase nunca dar os slaps.
Qual seria a menor medida recomendada, sem que eu perdesse a qualidade do som? (OBS: Já vi outros tópicos onde postaram sites com calculadores de medidas, mas agora posso conseguir a medida e não sei se terei os hardwares necessários)

Aproveitando: Para eu conseguir um som, como referi ali acima, qual seria as indicações de vocês? (OBS: toco pizzicato, não palheta)

Obrigado desde já, e desculpe as várias perguntas... sou novo no pedaço, então qualquer "puxão de orelha" é bem-vindo haha Valeu

A medida ideal de escala seria entre 30 e 32 pol, como disse o Allex.
A ponte (e a s outras peças) pode ser qualquer uma, desde que o braço tenha a largura adequada (e isso necessariamente não tem à ver com o tamanho da escala).
Existem também baixo de (até) 28 pol (como os antigos Giannini Sonic e os Airline e Eko), mas não recomendo, pois as cordas ficam muito "frouxas"
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre medidas e padrões Empty Re: Sobre medidas e padrões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos