Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas - Timbres

+20
rafael.borges.50
Stormbringer
afjourdan
edumoraes
Pedro Seger
vinibassplayer
Fabrício Simões
edu_carvalho
Marcondes_
gpraxedes
GusVCD
CG
malka_aff
fheliojr
Cephey1
Rotiv
Moshe Bar Elohim
Breno_Barnabe
Cantão
gbarcelos
24 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Ter Jul 16, 2013 6:42 pm

Bom pessoal, como alguns aqui sabem, estou buscando informações e aperfeiçoando meus ouvidos para adquirir um novo contrabaixo, pela necessidade que já deixei explícito para os colegas em outro tópico, e que no momento não vem ao caso.

Estou com algumas dúvidas nesse meu início de caminhada no contrabaixo (iniciante) e estou "atormentado" por uma "dúvida".
Nesses últimos dias estou lendo bastante e pesquisando aqui no fórum, mas não encontrei nada que fosse exatamente ao que quero expor aos colegas aqui nesse tópico. Não sei se é besteira, coisa de iniciante, mais preciso saber à respeito.

PS: Perdoe-me se abri esse tópico quando na verdade não deveria.

É o seguinte...

Como já expliquei, nesses últimos dias venho pesquisando, vendo vídeos e mais vídeos de vários modelos de bass.
Fui em lojas aqui em PE e testei, do "Meu Jeito" alguns modelos, claro que como um iniciante e ouvidos de iniciante.
O que quero perguntar aos colegas, por suas experiências e longos anos de aprendizado é se isso é "normal" ?

é o seguinte, eu não consigo de jeito nenhum (falando isso no dia de hoje, pode ser que algum dia eu mude de opinião) gostar de timbres de contrabaixo com captação diferentes (não sei se esses são os falados timbres modernos).
perdoe-me a ignorância, mas refiro-me a baixos com captações tipo: P+J, M+J, M+M... Etc.

Só consigo gostar de contrabaixos, seus timbres, cujo captações sejam "tradicionais", Ex: Só MM, Só P, ou Jazz bass.

Pergunto a vocês, isso é normal?

Agradeço quem me aliviar dessa dúvida.
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por Cantão Ter Jul 16, 2013 7:14 pm

Normal...você se identifica mais com os timbres dos caps tradicionais , eu também prefiro assim brother , abraço.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jul 16, 2013 8:01 pm

Eu acho que ainda estou desenvolvendo este lado de preferencia de timbre em minha mente. Mas isso é normal sim, alias, é gosto, e cada um tem o seu.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter Jul 16, 2013 8:06 pm

É normal. Com PJ só gostava do som do meu Epiphone. O resto era difícil de engolir mesmo trocando a captação original. Tem um pessoal aqui que gosta de uns "frank-bass", que eles não nos ouçam. Tem posts sobre isto só que tão antigos que nem devem aparecer nas suas buscas.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por Rotiv Ter Jul 16, 2013 10:03 pm

È normal sim! Mas sou admirador da configuração PJ!

____________________________
Ele is the path a veritat e la vita.
Rotiv
Rotiv
Membro

Mensagens : 251
Localização : BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Qua Jul 17, 2013 9:18 am

Entendi Galera...

Mas queria entender uma coisa...

Esse tão falado "Timbre Moderno" tem algo relacionado a esses "Tipos" diferentes de captação que "fogem" à regra dos captadores tradicionais?
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por Cephey1 Qua Jul 17, 2013 10:54 am

gbarcelos escreveu:Esse tão falado "Timbre Moderno" tem algo relacionado a esses "Tipos" diferentes de captação que "fogem" à regra dos captadores tradicionais?

Não necessariamente.
A combinação PJ pode dar a certo baixo um som vintage, ao passo de que uma combinação de dois captadores “j” como no jazz bass tradicional, pode dar a outro baixo um som mais “moderno”.
Isso pode estar relacionado com a confecção dos captadores. Alguns são projetados para dar aquele som mais tradicional enquanto outros são projetados para se obter um som mais moderno.
E tem também a questão do equipamento e dos acessórios que o músico pode estar utilizando. Por isso é importante escolher um baixo baseado em testes direto nas lojas.
Outro fator importente é a distância que os captadores tem entre si e a distancia que eles tem até a ponte e o braço respectivamente.
[Edit: Veja na descrição destes captadores como modelos semelhantes oferecem timbres diferentes: http://www.captadores.com.br/loja/catalogo-34302-56-2_precision ]

____________________________
www.youtube.com/user/Cephey1
Cephey1
Cephey1
Membro

Mensagens : 222
Localização : RJ

https://www.youtube.com/user/Cephey1

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por fheliojr Qua Jul 17, 2013 3:22 pm

gbarcelos escreveu:...Só consigo gostar de contrabaixos, seus timbres, cujo captações sejam "tradicionais", Ex: Só MM, Só P, ou Jazz bass.

Pergunto a vocês, isso é normal?...

não há problema algum nisso.
compre um equipamento q te agrade tanto qnt ao timbre qut à ergonomia.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Qua Jul 17, 2013 5:54 pm

Pessoal, como tento também ser tecladista, sei que teclados mais baratos, por serem mais baratos, seus timbres não tem tanta definição no P.A e em gravações profissionais... por não terem tanto "peso".

No contrabaixo acontece a mesma coisa? ou é possível e, realmente existem pessoas que utilizam baixos mais "baratos", em gravações profissionais e shows profissionais?

ou isso que tenho em mente é inverdade, tanto na área tecladista e em contrabaixos?

me ajudem pelos seus conhecimentos, caros colegas.
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por fheliojr Qua Jul 17, 2013 7:41 pm

gbarcelos escreveu:...No contrabaixo acontece a mesma coisa? ou é possível e, realmente existem pessoas que utilizam baixos mais "baratos", em gravações profissionais e shows profissionais?...

não, há baixos baratos muito bons e q poderiam, tranquilamente, ser usados em trabalhos profissionais. na pratica, o problema eh q muito produtor tem preconceito com equipamentos de baixo custo...
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Qui Jul 18, 2013 11:32 am

Então, não existe essa de baixo barato(500; 700 dilmas) = some com banda em P.A e gravações profissionais
                                   baixo caro(3.000; 4.000 dilmas)    =  aparece com banda em P.A e gravações profissionais.

                                                      ?
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por malka_aff Qui Jul 18, 2013 11:49 am

não, um baixo de 4mil reais pode sumir no meio da banda, se o amplificador for ruim, se estiver mal regulado e principalmente se o baixista não souber equalizar ou nao gostar de timbres que aparecem no meio da banda.

e um baixo de 300 reas pode ser o seu sonho de consumo em questao de timbre.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Qui Jul 18, 2013 12:53 pm

Re: Dúvidas - Timbres
Mensagem por malka_aff Hoje à(s) 11:49 am

não, um baixo de 4mil reais pode sumir no meio da banda, se o amplificador for ruim, se estiver mal regulado e principalmente se o baixista não souber equalizar ou nao gostar de timbres que aparecem no meio da banda.

e um baixo de 300 reas pode ser o seu sonho de consumo em questao de timbre.

Amigo Malka, não querendo ofendê-lo de maneira alguma, ao parecer que estou duvidando de sua opinião, mas essa é uma opinião pessoal sua ou uma opinião generalizada no mundo dos graves?

é que acho isso sei lá, meio que fantástico, pq isso é totalmente contrário ao que aprendi no mundo das teclas, onde o que se "presta" realmente pra coisas mais sérias são instrumentos tops.
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por malka_aff Qui Jul 18, 2013 1:18 pm

isso é uma opinião que tentamos difundir aqui no fórum pra morrer o mito de que só baixo caro é que presta. Muito do preço de um baixo vem da sua marca e não da sua real qualidade.

Um exemplo me aconteceu na faculdade: Prova de fim de semestre, 5 bandas pra se apresentarem, cada banda com um baixista, alguns tinham fender. Todo mundo usou meu giannini por que ficou mais bonito no palco e usava menos volume do amplificador pra aparecer no meio da banda.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por CG Qui Jul 18, 2013 1:46 pm

gbarcelos escreveu:

é que acho isso sei lá, meio que fantástico, pq isso é totalmente contrário ao que aprendi no mundo das teclas, onde o que se "presta" realmente pra coisas mais sérias são instrumentos tops.

Teclados são instrumentos onde a eletrônica manda, um teclado mais caro tem componentes mais precisos, de alta qualidade e consequentemente mais caros, como um computador ou uma televisão por exemplo, quanto melhor mais caro.

Um baixo nada mais é que um pedaço de madeira com cordas e uma ou duas bobinas enroladas em um imã para captar o som. Porque um baixo é mais caro que o outro? O baixo mais caro geralmente tem um acabamento melhor, é feito de forma mais artesanal e apresenta controle de qualidade melhor. É até comum que um baixo mais barato apresente um timbre que te agrade mais que um baixo mais caro.

Eu sempre digo aqui que se fizerem um teste cego com baixos baratos e caros vai ter gente aqui que vai ficar extremamente surpreso.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por GusVCD Qui Jul 18, 2013 2:52 pm

CG escreveu:Eu sempre digo aqui que se fizerem um teste cego com baixos baratos e caros vai ter gente aqui que vai ficar extremamente surpreso.
E isso já aconteceu aqui no Forum, em testes de captadores, de baixos, guitarras ou ainda daquele com um corpo Fender X uma tábua de prateleira.

https://www.contrabaixobr.com/t18202-teste-cego-alder-vs-pedaco-de-prateleira-finalizado

https://www.contrabaixobr.com/t18716-teste-cego-precision-x-factor

https://www.contrabaixobr.com/t26299-teste-cego-de-guitarras

https://www.contrabaixobr.com/t26963-teste-cego-cabo-jung-linx-020mm-x-tecniforte-live-050mm

https://www.contrabaixobr.com/t26822-teste-cego-alder-rosewood-x-ash-maple

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Qui Jul 18, 2013 3:04 pm

gbarcelos escreveu:


é que acho isso sei lá, meio que fantástico, pq isso é totalmente contrário ao que aprendi no mundo das teclas, onde o que se "presta" realmente pra coisas mais sérias são instrumentos tops.


CG escreveu:Teclados são instrumentos onde a eletrônica manda, um teclado mais caro tem componentes mais precisos, de alta qualidade e consequentemente mais caros, como um computador ou uma televisão por exemplo, quanto melhor mais caro.

Um baixo nada mais é que um pedaço de madeira com cordas e uma ou duas bobinas enroladas em um imã para captar o som. Porque um baixo é mais caro que o outro? O baixo mais caro geralmente tem um acabamento melhor, é feito de forma mais artesanal e apresenta controle de qualidade melhor. É até comum que um baixo mais barato apresente um timbre que te agrade mais que um baixo mais caro.

Eu sempre digo aqui que se fizerem um teste cego com baixos baratos e caros vai ter gente aqui que vai ficar extremamente surpreso.

Fico feliz então com essa "notícia"... essa foi uma das razões pelas quais abandonei os teclados(mas ainda tenho que tocar na igreja por necessidade)... mas vamos deixar isso pra lá.

CG, então é possível ou você conhece alguém que por mais rodado que seja(tido vários modelos de baixos caros) depois de um certo tempo, ter encontrado seu "timbre dos sonhos" num baixo de 700 dilmas? e usá-lo pra tudo?
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por CG Qui Jul 18, 2013 3:31 pm

gbarcelos escreveu:

CG, então é possível ou você conhece alguém que por mais rodado que seja(tido vários modelos de baixos caros) depois de um certo tempo, ter encontrado seu "timbre dos sonhos" num baixo de 700 dilmas? e usá-lo pra tudo?

Sim, eu e meu SX, eu não troco ele por Fender nenhum.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Qui Jul 18, 2013 4:08 pm

muito bom CG...

Cara, mas você tem algum bass "sonho de consumo" hoje?
ou é o SX pra sempre? hehehe
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por CG Qui Jul 18, 2013 4:15 pm

gbarcelos escreveu:muito bom CG...

Cara, mas você tem algum bass "sonho de consumo" hoje?
ou é o SX pra sempre?  hehehe

Eu quero um Ric, mas isso é outra história. Só te dando uma dica, nem tenha essa preocupação toda que está tendo, preocupe-se em tocar muito, independentemente do equipamento. O som sai de você.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Qui Jul 18, 2013 4:20 pm

entendi, muito obrigado CG.

só queria saber mais uma coisa de você... apesar de pouco tempo, você é um cara que respeito muito a opinião e conselhos aqui no fórum cara.

seu precision é qual modelo?
e você pode me indicar os modelos de precisions novos até 1.300 existentes hoje no mercado?
sei que isso deve de ter em outro tópico, mas queria essa ajuda vinda de você irmão.

obrigado por tudo.
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por CG Qui Jul 18, 2013 4:24 pm

gbarcelos escreveu:
seu precision é qual modelo?

Meu precision eu mandei o Guerra fazer e agora o Ivan vai acertar o baixo, pois o Guerra cagou o corpo. tem um tópico por aí...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Qui Jul 18, 2013 4:25 pm

CG quanto sai em média pra mandar fazer um bixim desse?
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por fheliojr Qui Jul 18, 2013 5:20 pm

gbarcelos, como tah começando, agora, no baixo, eh melhor vc não pensar muito em mandar fazer instrumentos com luthier... espere ateh vc descobrir quais características q mais lhe agradam nesse equipamento, como espacamento das cordas, madeiras (o q eh polemico), etc.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Qui Jul 18, 2013 5:36 pm

eu sei caro amigo fheliojr, não estou pensando nisso agora, era apenas uma curiosidade pare se ter uma idéia... pra ver se tipo no futuro mandar fazer ou comprar um bass. hehehe
mas vc ta certo vou deixar isso pra depois..

to vendo se consigo arrumar um professor aqui onde moro, pq nesses últimos dias to percebendo que baixo é bem mais que colocar o dedo nos trastes como eu pensava hehehe

gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Qui Jul 18, 2013 5:38 pm

Não sei porque, mas a maioria dos baixistas gospeis usam baixo de 5 Cordas, existe alguma teoria quanto a isso?

se tiver um tópico mais apropriado a tal pergunta por favor me digam.
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por CG Qui Jul 18, 2013 5:39 pm

gbarcelos escreveu:CG quanto sai em média pra mandar fazer um bixim desse?

Depende, em um bom luthier entre 3.5 e 4.5... Não se esqueça que o barato sai caro. Guerra nunca mais.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por CG Qui Jul 18, 2013 5:40 pm

gbarcelos escreveu:Não sei porque, mas a maioria dos baixistas gospeis usam baixo de 5 Cordas, existe alguma teoria quanto a isso?

se tiver um tópico mais apropriado a tal pergunta por favor me digam.

Esqueça o que a maioria usa... Confie em seus instintos.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Qui Jul 18, 2013 5:41 pm

kkkkkkkkkk certo CG.
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por malka_aff Qui Jul 18, 2013 6:22 pm

eles usam 5 cordas por que algumas músicas do estilo usam a 5ª corda, o CG ta meio cricri com perguntas no fórum kkkkkk

mas falando sério, se acha que vai precisar da 5ª corda (pergunta pra algum baixista que voce confie na sua igreja) não tenha medo dela. Vai numa loja e pede pra testar todos os baixos que você puder comprar, se não tem muita confiança, vai com alguem que você confie mas não deixe só ele tocar, toque também no baixo, brinca, faz só o que sabe, mas escolhe a dedo teu baixo ta? qualquer um, com qualquer quantidade de cordas, qualquer modelo, ativo ou passivo, só escolha aquele que te chamar de meu querido, sem preconceitos, nem bons e nem ruins.

dae, pra ter certeza absoluta, vem no fórum e nos fala o modelo e o valor que ta pra caso tenha caído em alguma armadilha de lojista, depois compra. Wink

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por CG Qui Jul 18, 2013 6:36 pm

malka_aff escreveu:eles usam 5 cordas por que algumas músicas do estilo usam a 5ª corda, o CG ta meio cricri com perguntas no fórum kkkkkk

Eu uso drop C ou Drop D Lingua Lingua Lingua Lingua Lingua Lingua Lingua 

Ri Muito Ri MuitoRi MuitoRi MuitoRi MuitoRi MuitoRi MuitoRi MuitoRi Muito

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Qui Jul 18, 2013 6:38 pm

Vlw, muito obrigado amigo malka...

Farei isto sim.
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por malka_aff Qui Jul 18, 2013 9:40 pm

CG escreveu:
malka_aff escreveu:eles usam 5 cordas por que algumas músicas do estilo usam a 5ª corda, o CG ta meio cricri com perguntas no fórum kkkkkk

Eu uso drop C ou Drop D Lingua Lingua Lingua Lingua Lingua Lingua Lingua 

Ri Muito Ri MuitoRi MuitoRi MuitoRi MuitoRi MuitoRi MuitoRi MuitoRi Muito

nem sempre é pela nota mais grave que o mizao, CG, as vezes é pela digitação com a quinta no baixo (sertanejo usa isso bastante) Smile 

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por CG Qui Jul 18, 2013 9:57 pm

malka_aff escreveu:

nem sempre é pela nota mais grave que o mizao, CG, as vezes é pela digitação com a quinta no baixo (sertanejo usa isso bastante) Smile 

Malka, eu estou até zuando, mas só por curiosidade, afina em drop D (DADG) e toca tônica e quinta, você ira se surpreender como a digitação vai ficar.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por Cephey1 Sex Jul 19, 2013 9:06 am

gbarcelos escreveu:Não sei porque, mas a maioria dos baixistas gospeis usam baixo de 5 Cordas, existe alguma teoria quanto a isso?

Um baixo de 5 cordas oferece mais possibilidades de timbres graves que um de 4 cordas sem perda excessiva do espaçamento entre as mesmas, sem afetar exageradamente a largura do braço do baixo e seu peso.
Ouça esta musica "Marca da promessa" gravada ao vivo. Com um bom fone fica melhor. O baixista usa um baixo de 5 cordas. Mas veja que a grande diferença (na minha opinião) não é apenas as 5 cordas do baixo, mas também o "groove", o "molejo", o "balanço" (aquela vontade de dançar ou bater o pezinho) que o baixista dá à música. É assim que um bom baixista faz.
https://www.youtube.com/watch?v=VzuNaQNBnAs

____________________________
www.youtube.com/user/Cephey1
Cephey1
Cephey1
Membro

Mensagens : 222
Localização : RJ

https://www.youtube.com/user/Cephey1

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por malka_aff Sex Jul 19, 2013 11:00 am

CG escreveu:
malka_aff escreveu:

nem sempre é pela nota mais grave que o mizao, CG, as vezes é pela digitação com a quinta no baixo (sertanejo usa isso bastante) Smile 

Malka, eu estou até zuando, mas só por curiosidade, afina em drop D (DADG) e toca tônica e quinta, você ira se surpreender como a digitação vai ficar.

eu sei como fica, por muito tempo toquei com afinações diferentes por nao ter baixo de 5 cordas, e sei que ta zuando, mas tu sabe que as vezes a galera entra no forum, le nossas zuadas e acha que eh serio (vide antigo caso de APB e APN =D)

no mais, é como tu disse CG, da pra faze quase tudo com qualquer baixo, mas nao deixa o cara achando que 5 cordas eh coisa de preguiçoso xDDD

e outra, fica afinando e desafinando é um porre Mad 

no mais Amigos

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gpraxedes Sex Jul 19, 2013 11:16 am

Sobre baixistas Gospel, acho que é porque tocar em igreja exige uma grande versatilidade, hoje você toca um rock, amanhã um samba e por aí vai. Eu toco na igreja e raramente não uso 5 cordas.


____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por Marcondes_ Sex Jul 19, 2013 11:59 am

Amigo gbarcelos, você precisa limpar um pouco sua mente.. falo isso por experiência própria.. quando eu cheguei aqui estava com um monte de caraminholas na cabeça e vivendo apenas o mundo que eu criara em minha mente à partir de algumas coisas que li, e que pessoas que não tinham tanto conhecimento me falaram, e fui viajando na hellmans airlines.. tudo bem, eu já tinha um bom tempo de experiência no instrumento, o que também o que me deixava alerta para algumas outras falácias.. enfim.. fui "brutamente" confrontado aqui, até que percebi que existia um mundo, com suas "leis e regras" e que eu seria feliz se as entendesse.. já deixo claro, ninguém é dono da verdade! O que é bom para mim, pode não ser para você, e o que é bom para maioria, pode não ser para nós..
Nos últimos anos eu pesquisei muito esta questão de timbre, materias, tipos de captadores, baixos, as marcas, empresas e pessoas por trás de td isso.. e como jpa disseram aqui, se você está começando, agora não é hora de se preocupar com isso.. mas você já está fazendo algumas perguntas certas..
Como eu disse: Limpe sua mente!
Tire essa idéia de "captação tradicional" e "captação diferente".. eu entendi (e o pessoal tb) o que vc quis dizer, mas, não existe isso.. digamos que o que existe é, "o que é mais comum" (e sim, captação P/J é comum)... Eu mesmo, quando comprei meu baixo não entendia nada de captador e achava que um captador "em barra" ficara bem melhor futuramente no meu bass.. mais pra frente fui entender o que era um humbucker, os modelos soapbar (que por fora eram aquela "barra" mas por dentro podiam ter um splitcoil).. e hj, amo meu captador precision invertido!
Enfim.. mas antes de te confundir mais.. é como eu estava falando.. limpe mais sua mente, tire os conceitos (e até, preconceitos) de sua mente..
Comecei igual a vc, pcausa da igreja, devido à uma necessidade, e fui treinando me aperfeiçoando com baixos emprestados (nessa época n manjada nada do mundo baixo), até que fui comprar um baixo meu..
Aconteceu como o malka_aff, disse.. ele (o baixo) olhou pra mim, eu olhei pra ele, nos apaixonamos.. eu tinha coisas na minha cabeça, como a estória dos soap/humbucker's, achava feio os captadores "em Z".. etc e tals.. e queria tocar Metal! Graças à Deus meu irmão foi comigo, e me orientou melhor.. falou da questão timbre! Depois de testar vários baixos, peguei um Condor XB25a, e, sentei o dedo (do meu jeito) no bass e ele falou comigo.. gostamos do timbre, confiamos na qualidade da marca, choramos na Hendrix e eu levei o bass + bag + correia + cabo ehheheh... enfim.. no começo tava meio empolgado e não sabia exatamente oq tinha nas mãos..
E daí, algumas verdades, que pra mim não faziam sentido e depois fizeram:
- Timbre: "A maior parte é dedo..." Aqui no fórum tb li isso, mas já tinha vivido uma experiência que comprovava o fato...
Eu tinha meu bass há 1-2anos.. o Leandro Rodrigues (atual tecladista e produtor do Baruk) era da minha igreja, casou-se lá e daí a banda do Baruk tocou (não sei dizer se era o F. Apozan na época).. enfim.. o baixista levou um bass dele (era um MusicMan se não me engano), mas meu bass ficou no púlpito de bobeira, e, não é que ele tocou com meu bass o casório todo? Mas no timbre, mano.. era outro baixo.. daí eu tinha que tirar aquele som do meu baixo! E nisso eu me aperfeiçoei tecnicamente.. (essa época eu não fazia parte do fórum)...
Enfim.. passado anos, eu ainda não manjava nada de captadores, baixos, marcas.. ouvia falar bem de Fodera e MusicMan, mas, td mundo pagava pau pro som q eu tirava com meu Condorzinho, enqnto, mto nego chegou a tocar com Warwick, Cort, etc etc etc.. e não era a mesma coisa..
Enfim.. pra encurtar a história, sou muito feliz com a escolha que fiz no passado e recomendo esse instrumento (ou sua configuração)... escolhi 5 cordas, pq na igreja se tocava muito HosannaMusic (Laboriel no bass), musicas gringas, que pediam um peso e tals.. essa configuração P/J sempre me deu muita versatilidade.. e daí eu podia brincar bastante nos diversos estilos que se toca numa igreja..
Hoje, depois de estudar mais essa parte de tipos de captadores, madeiras, etc etc.. sei bem oq falta pra deixar meu bass perfeito (e não crianças, não é um par de humbucker's na posição XPTO ehhehe) pra mim.. pro som q ta na minha cabeça.. e existem outros sons na minha cabeça, que estão em um outro projeto.. mas enfim.. E vc, não precisa disso agora.. vc não precisa de um bass perfeito, etc etc etc... vc precisa agora, de um instrumento, que seja aí honesto, q te encante, e se aperfeiçoar no instrumento, e saber tirar ao máximo o som do seu instrumento, e depois saber se vai ser um Fodera, um S.Martyn fanned, ou um SX + System 9 ou um de Luthier o(s) seu(s) sonho(s) de consumo...

Peço desculpas pelo grande email.. eu quero apenas ajudar heheh...

Minhas dicas:
Como você toca em igreja, acredito que será feliz com um 5 cordas. Mas não é bem uma regra...
Se você procura versatilidade, recomendo um bass P/J (condor xb25, ou o modelo "equivalente" da Ibanez)..
Um JazzBass também é bem versátil (eu não gosto mto, acho o som mto magro, e não sou chegado em bass passivo, embora até goste do timbre), daí, SX na cabeça..

Enfim.. fala aí seus gostos músicas, oq toca na sua igreja, as vezes isso serve de guia pra te ajudar.. mas no final, vai numa loja, teste os instrumentos e aquel que gritar "Me leva pra casa" deve ser o escolhido..

[]'s


____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Sex Jul 19, 2013 2:20 pm

Pessoal muito obrigado mesmo a paciência e a ajuda de cada um de vocês...
eu resolvi esperar mais um pouco e ir estudando mais com meu SX e deixar a compra de um novo bass pro fim de ano.

A minha dúvida em relação ao número de cordas é que realmente vejo raríssimos baixistas gospeis tocarem com um 4 Cordas. Estou tentando tirar essas dúvidas pra que quando eu vá testar na loja, para que eu tenha pelo menos um direcionamento em mente, por ex: comprar um bass de 5 cordas até 1.000 dilmas, e testar todos os modelos possíveis dentro desse contexto...

pra por exemplo, eu não tenha que testar todos os baixos até 1.000 dilmas sem saber de quantas cordas, e etc, e ter que testar um monte de baixo hehehehe
já ter uma coisa mais "certa" em mente.

mas sei que por hora o caminho é estudar e estudar...

"Agora eu realmente aprendi que o melhor baixo, a melhor marca, a melhor captação, a melhor madeira, o melhor circuito, está nos  *dedos* ! "

muito obrigado a todos.

Marcondes_ , você tem o condor a quantos anos já? (curiosidade) hehehe
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por Marcondes_ Sex Jul 19, 2013 2:50 pm

Já tenho há uns 10 anos fácil.. eu comprei ele uns 2 anos depois de ter começado no baixo.. eu já arranhava violão/guitarra um tempinho.. dai no louvor dos adolescentes eu manjava mais de escala e tals, daí como que pra tocar cifra, não precisava de muita coisa, eu acabei indo pro baixo... daí na igreja tinham 2 baixos: um de 6 cordas de luthier, e um Ibanez japonês velhão.. hj eu sei oq eles eram quanto a baixo, mas na época, nem sabia oq tinha em minhas mãos ehheheh... daí um amigo me emprestou um tagima jazzbass, e um outro um dolphin ou golden, não lembro.. enfim... deu pra curtir e ir estudando um pouco... todos mal regulados e com um ou outro problema... daí, veio a necessidade de ter um baixo.. foi aí que comprei o xb25a.. desde então já toquei em tudo quanto é baixo... defini meu gosto através disto..

[]'s

____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Sex Jul 19, 2013 3:02 pm

Você chegou a fazer aulas ou aprendeu tudo sozinho?
Me pergunto, como desenvolver no contrabaixo além de se tocar apenas as tônicas de acordo com as cifras da musica?
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por Marcondes_ Sex Jul 19, 2013 3:39 pm

Eu já tinha noção musical antes, pq desde de pequeno cantava nos corais etc e tals.. em casa td mundo sempre foi voltado pra música.. daí quando peguei o violão meu irmão me ensinou umas notinhas, eu peguei uma apostila do IG&T e ficava estudando aquilo ali.. sempre escutei mto rock, metal e afins.. (DreamTheater, Rush, DeepPurple..) daí fui acostumando a tirar as músicas de ouvido... quando fui pro baixo, no começo era só tônica mesmo em cima do bumbo.. mas em casa eu ia tirando as músicas mais hards.. treinava com o GuitarPro.. daí o tempo foi passando e eu fui evoluindo isso.. baixava na net umas vídeo-aulas.. e na igreja tinham ótimos músicas, mtos do meio profissional, e eles me davam varias dicas, e eu sempre respeitei e ouvi.. então no começo eu tinha uma pegada mto pedrerona, daí eles me corrigiam.. e fui evoluindo assim cara... ficava em casa treinando as linhas do laboriel, dos baixistas da lagoinha, e tipo.. me inspirava em algumas linhas de baixo pra fazer as minhas próprias linhas na músicas mais "tradicionais".. como "Exaltai" em que certa vez num acampamento meti algo bem à la Flea em Aeroplane.. ficou da hora.. ehheheh... e daí vai mano.. treinei slap, o tapping..

Enfim.. cara.. se eu pudesse, teria feito aula.. perdi uma ótima oportunidade de ter feito 6 meses de IB&T antes de entrar na facul.. mas enfim.. se não puder, hj, com o acervo que tem na net, mais o fórum.. vixx.. não aprende quem não quer..
A dica é vc estudar, treinar e focar.. pelo menos 1h ao dia.. tire músicas, conheça bandas, baixistas.. e se entrose com a(s) banda(s).. o que foi um grande aprendizado para mim foi poder tocar com ótimos instrumentistas.. principalmente os bateristas..

[]'s


____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por fheliojr Sex Jul 19, 2013 4:45 pm

gbarcelos escreveu:...eu resolvi esperar mais um pouco e ir estudando mais com meu SX e deixar a compra de um novo bass pro fim de ano...

isso eh bom, pq, ateh lah, vc vai poder aumentar seus conhecimentos sobre baixo, o q favoreceria uma escolha mais consciente do instrumento q se quer.

o cid, moderador daqui, era um tecladista experiente, qnd começou a tocar baixo. qq duvida bem especifica sobre essa mudança de instrumento vc pode tentar tirar com ele.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Seg Jul 22, 2013 4:52 pm

Pessoal, sei que minha compra não será agora, mas quero reduzir a minha lista de compra, para sempre quando puder ir nas lojas e testar, vários dias, e ir aperfeiçoando a cada dia meu ouvido e aquilo que quero.

Bom, a situação inicial não é mais a causa de eu querer comprar um novo bass, pois meu primo irá fazer aulas de violão, mas a situação de comodidade que procuro ainda é uma forte razão para a vontade de comprar um novo baixo, pois meu SX ficará bonitinho em casa, e quero um novo pra uso na igreja, ao qual será meu também.

Minhas exigências são: que seja um de 5 cordas(vi que é realmente será uma grande facilidade a mais a Sizona, embora eu ame meu SX de 4 cordas, mas como na igreja tocamos de tudo, quero precaver de ter de mexer na afinação. E também lendo aqui no fórum sobre número de cordas, decidi não abrir mão da Sizona...
vamos lá...

Pessoal como ainda não obtive meu gosto pessoal e refinado de timbre que quero, a princípio isso será importante, mas não, o mais importante.
quero comprar um baixo principalmente bem construído, bem acabado, e com boas madeiras, ao qual compensem um futuro Upgrade, de acordo com a necessidade futura que eu tiver, principalmente o timbre.

peço ajuda a vocês sobre os modelos de maneira organizada de baixos que se enquadram no que estou procurando, para eu já ir testando, já que sempre estou no centro da cidade, e ir me decidindo ao poucos, para realizar uma compra racional e bem planejada.
pretendo gastar até(1.600 dilmas) - PS: só quero instrumento novo.

na minha lista hoje, tenho em mente, pelo que sei que se enquadram nessa faixa de preço, que são:

-yamaha RBX 375
-tagima millenium top 5
-tagima TJB 5
-cort GB 35A
-cort GB75(acho que não dá, pois deve estar na faixa de 1.900 dilmas, aqui em recife)
-ibanez GSR 205

Tem alguns outros modelos 5 cordas de outras ou dessas mesmas marcas que posso considerar na minha busca?
que se enquadram naquilo que especifiquei como principal para a compra do baixo?

Grato.


gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por Marcondes_ Seg Jul 22, 2013 5:21 pm

Cara, use a busca, que vc vai achar informação sobre todos esses baixos.. daí vc faz um comparativo, e se restar alguma dúvida. É só postar.

Mas no mais, se é você quem vai tocar, você é quem tem que se decidir, escolher aquilo que mais lhe agrada aos ouvidos. Aqui você vai encontrar as impressões de cada baixista que podem ou não lhe ajudar na busca. É claro que hora ou outra se entra num consenso (ou não, heheh). Em termos de qualidade vai mais da marca, e todas aí estão +- no mesmo patamar, vai depender um dos modelos tb ehheh.

Enfim.. há quem dê moral pra marca X, há quem olhe pro custo benefício.. enfim cara.. é mto pessoal esse lance. Mas como eu falei, dá um fuçada na busca aqui do fórum, pq eu mesmo corri e achei informação sobre a maioria deles. Pode ser até que tenha de todos..

[]'s

____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Seg Jul 22, 2013 6:14 pm

Marcondes_

amigo, obrigado por tudo! mas uma das poucas coisas que sei aqui do fórum é sempre pesquisar, e sempre pesquiso.

eu não procuro saber qual o melhor, minha intenção aqui é saber outros modelos que posso desconhecer e incluir na minha lista acima para pesquisar e testar... e se há algum desses que citei que poderia ter sido "concluído" que não valeria apena nem cogitá-lo em testar, e pesquisar sobre.

Não pretendi em nenhum momento saber, ah! qual o melhor? é esse ou esse? aff, acho que o pessoal aqui já deve estar cheio desse tipo de pergunta, hehehe.
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por CG Seg Jul 22, 2013 6:24 pm

Na boa, eu ainda ia no precision e colocava uma X-tender nele...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Seg Jul 22, 2013 6:27 pm

[b]CG[/b

hehehe, Eu gosto dos 3, jazz bass, music man e precision, cada um com seu estilo e timbres diferentes, me cativam.
mas lendo e lendo por aqui, percebi que posso sentir falta da sizona, pode ser que sim, pode ser que não. Mas é melhor ter uma a mais que faltar uma.

e o único precision que conheço que estaria disponível nessa faixa de preço é o squier VM.

perdoe minha ignorância, mais o que seria X-tender?
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por CG Seg Jul 22, 2013 6:44 pm

gbarcelos escreveu: o que seria X-tender?

A busca do fórum é sua amiga... hahahahahahahahah

Depois que descobrir não precisa me agradecer por te confundir ainda mais...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por gbarcelos Seg Jul 22, 2013 6:52 pm

Kkkkkkk ahhh obrigado e então nobre amigo CG?

hehehehe.

Depois volto aqui e volto a falsr sobre o X tender.
gbarcelos
gbarcelos
Membro

Mensagens : 297
Localização : PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas - Timbres Empty Re: Dúvidas - Timbres

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos