Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre circuito ativo

4 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por emerson.luz.9 Sáb Jul 20, 2013 5:56 pm

Boa tarde caríssimos, espero que estejam bem. Estou pensando em instalar um circuito no no meu baixo, porém me surgiu algumas dúvidas. O circuito que eu penso em instalar é um Timber com 4 potenciômetros (vol, agu, med e gra) e, por meu baixo ter captação PJ, gostaria de saber se seria possível instalar um seletor de pickups iguais aqueles de guitarras. Outra coisa: caso eu venha a instalar mesmo, seria possível adaptar uma caixinha para bateria 9v? Como os captadores que troquei são de alta saída, tenho que ter algum cuidado especial? Por enquanto é isso, e desde já os agradeço.

____________________________
Acho que seu volume está muito baixo. ;-)
emerson.luz.9
emerson.luz.9
Membro

Mensagens : 34
Localização : Franco da Rocha

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por Marcondes_ Sáb Jul 20, 2013 7:02 pm

por meu baixo ter captação PJ, gostaria de saber se seria possível instalar um seletor de pickups iguais aqueles de guitarras.
Sim, no caso uma chave de três posições serve.. ou se preferir, colocar um pot de balanço entre os caps.

Outra coisa: caso eu venha a instalar mesmo, seria possível adaptar uma caixinha para bateria 9v?
Sim, só terá que escavar a madeira do corpo pra isso.

Como os captadores que troquei são de alta saída, tenho que ter algum cuidado especial?
Que eu saiba não, até pq isso só quer dizer que tem um alto volume (gain).

Ps: Qual o modelo do bass? Da pra ajudar melhor..

____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por andremega Sáb Jul 20, 2013 7:12 pm

Realmente, se informar o modelo fica mais facil dar sugestoes.

Se o baixo é passivo, tomara que voce nao tenha pena de esburaca-lo.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 20, 2013 7:16 pm

Eu prefiro dois volumes ou vol/blend ao invés da chave citada, mas a chave pode ser usada sem problemas.

Quanto ao ganho dos captadores, a maioria dos circuitos é desenhada de modo que aceite captadores com diversos ganhos de saída, mas mesmo que esteja muito quente ou com um som muito ardido, é relativamente simples de atenuar na entrada.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por emerson.luz.9 Dom Jul 21, 2013 12:55 am

Marcondes_ escreveu:
por meu baixo ter captação PJ, gostaria de saber se seria possível instalar um seletor de pickups iguais aqueles de guitarras.
Sim, no caso uma chave de três posições serve.. ou se preferir, colocar um pot de balanço entre os caps.

Outra coisa: caso eu venha a instalar mesmo, seria possível adaptar uma caixinha para bateria 9v?
Sim, só terá que escavar a madeira do corpo pra isso.

Como os captadores que troquei são de alta saída, tenho que ter algum cuidado especial?
Que eu saiba não, até pq isso só quer dizer que tem um alto volume (gain).

Ps: Qual o modelo do bass? Da pra ajudar melhor..

Então cara, é um Strinberg CAB16. Eu estava pensando em pegar mais um baixo, mas como agora eu meio que preciso de um note para trabalho e faculdade eu queria dar um up no atual para ter maior variedade de sons e tal. E pelo lado sentimental também: não quero me desfazer dele.

____________________________
Acho que seu volume está muito baixo. ;-)
emerson.luz.9
emerson.luz.9
Membro

Mensagens : 34
Localização : Franco da Rocha

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por emerson.luz.9 Dom Jul 21, 2013 12:56 am

allexcosta escreveu:Eu prefiro dois volumes ou vol/blend ao invés da chave citada, mas a chave pode ser usada sem problemas.

Quanto ao ganho dos captadores, a maioria dos circuitos é desenhada de modo que aceite captadores com diversos ganhos de saída, mas mesmo que esteja muito quente ou com um som muito ardido, é relativamente simples de atenuar na entrada.

Entendi, mas desculpe minha ignorância: o que seria um blend?

____________________________
Acho que seu volume está muito baixo. ;-)
emerson.luz.9
emerson.luz.9
Membro

Mensagens : 34
Localização : Franco da Rocha

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por allexcosta Dom Jul 21, 2013 2:28 am

Pot que mistura os captadores.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por emerson.luz.9 Dom Jul 21, 2013 11:47 am

allexcosta escreveu:Pot que mistura os captadores.

Hmmm, entendeu... Uma outra dúvida que me surgiu: se eu comprar o circuito que os caras lá vendem, ele precisaria de alguma "adaptação" direta do fabricante para ligar o seletor, ou durante a instalação mesmo já dá para fazer?

____________________________
Acho que seu volume está muito baixo. ;-)
emerson.luz.9
emerson.luz.9
Membro

Mensagens : 34
Localização : Franco da Rocha

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por Marcondes_ Dom Jul 21, 2013 8:22 pm

emerson.luz.9, entendo perfeitamente a questão de "valor sentimental" ehhehe... cara, se vc já sabe oq qr, vai na fé. A questão da chave não tem a ver com o circuito. Dá uma pesquisada aqui no fórum que tem mais de tópico falando sobre isso. Mas para adiantar, é a própria chave da maneira que é ligada aos cap's que determina qual cap/bobina será ativada. Só que posso te dizer que não vai dar tanta versatilidade. Hj vc já tem um volume para cada captador, o blend/balanço, funciona quase da mesma maneira. Você teria um volume geral para os captadores, e c o blend/balanço, vc informa quanto de vol de cada cap vc quer.. tipo 50-50, 25-75, 100-0.. deu pra entender? Pesquisa sobre o assunto (blend, balanço, pan..) acredito que isso vai te dar mais versatilidade, além das 3eq que está colocando. Se achar 5 controles, muita coisa no baixo, vc pode colocar um pot concentrico/stacked para grave/agudo (os modelos de 3 bandas da Fender - entre outras marcas - geralmente trabalham assim).

[]'s

____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por andremega Dom Jul 21, 2013 9:22 pm

Cara, bota o potenciometro de blend. É mais versátil. Ppdrs fszrt o srhuinte pta nao furar:

DOs 3 potenciometros, bota tudo stack (um em cima do outro). Algo tipo duplo pra grave e agudo, um simples de medio e um duplo pra cada captador. Pode ate inventar e botar no pot de medio um volume master, por exemplo. Assim vc fica com 6 controles no espaco de 3, nao fura o instrumento e tem a versatilidade de controlar os caps de forma independente.

Acho atropelado, mas é uma alternativa.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por emerson.luz.9 Seg Jul 22, 2013 1:06 pm

Marcondes_ escreveu:emerson.luz.9, entendo perfeitamente a questão de "valor sentimental" ehhehe... cara, se vc já sabe oq qr, vai na fé. A questão da chave não tem a ver com o circuito. Dá uma pesquisada aqui no fórum que tem mais de tópico falando sobre isso. Mas para adiantar, é a própria chave da maneira que é ligada aos cap's que determina qual cap/bobina será ativada. Só que posso te dizer que não vai dar tanta versatilidade. Hj vc já tem um volume para cada captador, o blend/balanço, funciona quase da mesma maneira. Você teria um volume geral para os captadores, e c o blend/balanço, vc informa quanto de vol de cada cap vc quer.. tipo 50-50, 25-75, 100-0.. deu pra entender? Pesquisa sobre o assunto (blend, balanço, pan..) acredito que isso vai te dar mais versatilidade, além das 3eq que está colocando. Se achar 5 controles, muita coisa no baixo, vc pode colocar um pot concentrico/stacked para grave/agudo (os modelos de 3 bandas da Fender - entre outras marcas - geralmente trabalham assim).

[]'s
Huuuummm, entendi sim o que você quis dizer. No site da Timber tem 2 circuitos com 4 pots: um com volume, balanço, grave e agudo (http://www.timberpre.com.br/loja/produtodesc.php?produto=11) e outro com volume, grave, médio e agudo (http://www.timberpre.com.br/loja/produtodesc.php?produto=9). Aí tem os de 5, mas já são um pouco mais caros e tal. Mas este negócio do blend me soou como uma boa ideia mesmo. É que eu achava que o que tem as 3 eq fosse mais "versátil", me desse um leque maior de sonoridades, entende?

____________________________
Acho que seu volume está muito baixo. ;-)
emerson.luz.9
emerson.luz.9
Membro

Mensagens : 34
Localização : Franco da Rocha

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por Marcondes_ Seg Jul 22, 2013 2:03 pm

Mas uma coisa n tem nada a ver com a outra.. manda um email pros cara e pede um orçamento com esse pot a mais.. e pensa nessa possibilidade de deixar eles stack / concentricos..
A versatilidade está sim nas equalizações, como também nessa "mescla" de volume dos cap's..

[]'s

____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por emerson.luz.9 Seg Jul 22, 2013 3:03 pm

Marcondes_ escreveu:Mas uma coisa n tem nada a ver com a outra.. manda um email pros cara e pede um orçamento com esse pot a mais.. e pensa nessa possibilidade de deixar eles stack / concentricos..
A versatilidade está sim nas equalizações, como também nessa "mescla" de volume dos cap's..

[]'s
Saquei, e o que seria stack/concêntricos?

____________________________
Acho que seu volume está muito baixo. ;-)
emerson.luz.9
emerson.luz.9
Membro

Mensagens : 34
Localização : Franco da Rocha

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por Marcondes_ Seg Jul 22, 2013 3:13 pm

Faz umas buscas uai ehhehe... mas: Dúvidas sobre circuito ativo Knobs_6
É um pot em cima do outro.. dai vc n precisa fazer mais furações no bass.

[]'s

____________________________
"If You Only Knew The Power Of The Dark Side Of The Church!"
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por emerson.luz.9 Seg Jul 22, 2013 3:40 pm

Marcondes_ escreveu:Faz umas buscas uai ehhehe... mas: Dúvidas sobre circuito ativo Knobs_6
É um pot em cima do outro.. dai vc n precisa fazer mais furações no bass.

[]'s
Putz, verdade... Huahauhauhauhauh! Mas valeu pelas explicações, foram de ótimo grado. Very Happy 

____________________________
Acho que seu volume está muito baixo. ;-)
emerson.luz.9
emerson.luz.9
Membro

Mensagens : 34
Localização : Franco da Rocha

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre circuito ativo Empty Re: Dúvidas sobre circuito ativo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos