Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

+3
allexcosta
Ruds
Paulo Penna
7 participantes

Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Sáb Jul 20, 2013 8:30 pm

Amigos, tinha postado aproveitando outreo tópico mas resolvi postar separadamente.
 
Resolvi acertar minha caixa handmade que tem um selenium 15" (que é antigo, 38GP12, dados físicos (imã, dimensões)  muito próximos ao 15 pw3 mas não consegui os dados dele).
Esta numa caixa com 158,6 litros (58, 3 x 58,5 x 46,5 cm; 2 cm de compensado), mas vou diminuir o volume pra 115,98 L (58,3 x 58,5 x 34 cm - 4 L falante= 112 L líquidos).
Tendo o 15pw3 FS de 37Hz, penso em usar os dados dele para fazer a caixa. Queria ajustar o duto de 4 pol. de diâmetro, mas o win isd pergunta a frequência de ressonância da caixa.
Qual a relação do FS do falante com a F de ressonância da caixa?
Comprei um duto mas ele não é perfeitamente cilíndrico, o diâmetro vai aumentando lentamente, isso é normal? Deixo o duto pra lá e uso tubo de pvc?
No catálogo da selenium usaram uma caixa de 110L, duto de 10x4cm, mas usara esta caixa pra testar um monte de falante, então não sei se é adequada.
 
Selenium 15wp3 8 ohms: 
Diâmetro nominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 380 (15) mm (in)
Impedância nominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8 W
Impedância mínima @ 160 Hz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6,8 W
Potência
1 Programa Musical . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 500 W
2 RMS (NBR 10.303) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 250 W
3 AES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 250 W
Sensibilidade (2,83V@1m) média entre 100 e 2.000 Hz . . . 98 dB SPL
Compressão de potência @ 0 dB (pot. nom.) . . . . . . . . . . . 4,1 dB
Compressão de potência @ -3 dB (pot. nom.)/2 . . . . . . . . . 2,5 dB
Compressão de potência @ -10 dB (pot. nom.)/10 . . . . . . . 0,6 dB
Resposta de freqüência @ -10 dB . . . . . . . . . . . . . . 40 a 4.000 Hz
1 Especificações para uso de programa musical e de voz, permitindo distorção harmônica
máxima no amplificador de 5%, sendo a potência calculada em função da tensão na
saída do amplificador e da impedância nominal do transdutor.
2 Norma Brasileira NBR 10.303, com a aplicação de ruído rosa durante 2 horas
ininterruptas.
3 Norma AES (60 - 600 Hz).
PARÂMETROS DE THIELE-SMALL
Fs (freqüência de ressonância) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37 Hz
Vas (volume equivalente do falante) . . . . . . . . . . . . . . . . . . 274 l
Qts (fator de qualidade total). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,61
Qes (fator de qualidade elétrico). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,68
Qms (fator de qualidade mecânico) . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5,81
ho (eficiência de referência em meio espaço) . . . . . . . . . . 2,00 %
2 Sd (área efetiva do cone) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,08605 m
3 Vd (volume deslocado) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 258,2 cm
Xmáx (deslocamento máx. (pico) c/ 10% distorção) . . . . . . 3,0 mm
Xlim (deslocamento máx. (pico) antes do dano) . . . . . . . . . 9,5 mm
Condições atmosféricas no local de medição dos parâmetros TS:
Temperatura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 27 °C
Pressão atmosférica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.000 mb
Umidade relativa do ar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 43 %
Parâmetros de Thiele-Small medidos após amaciamento de 2 horas com metade da
potência NBR.
É admitida uma tolerância de ± 15% nos valores especificados.
PARÂMETROS ADICIONAIS
bL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12,3 Tm
Densidade de fluxo no gap . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1,15 T
Diâmetro da bobina. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60 mm
Comprimento do fio da bobina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17,5 m
Coeficiente de temperatura do fio (a25) . . . . . . . . . . . . 0,00368 1/°C
Temperatura máxima da bobina. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 215 °C
qvc (temperatura máx. da bobina/potência máx.) . . . . . . . 0,86 °C/W
Hvc (altura do enrolamento da bobina) . . . . . . . . . . . . . . . 14,0 mm
Hag (altura do gap) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8,0 mm
Re (resistência da bobina). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6,3 W
Mms (massa móvel) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 71,2 g
Cms (compliância mecânica) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 265,3 mm/N
Rms (resistência mecânica da suspensão) . . . . . . . . . . . . . 2,8 kg/s
PARÂMETROS NÃO-LINEARES
Le @ Fs (indutância da bobina na ressonância) . . . . . . . . . 2,475 mH
Le @ 1 kHz (indutância da bobina em 1 kHz) . . . . . . . . . . . 0,929 mH
Le @ 20 kHz (indutância da bobina em 20 kHz) . . . . . . . . . 0,384 mH
Red @ Fs (resistência de perdas na ressonância) . . . . . . . . 0,11 W
Red @ 1 kHz (resistência de perdas em 1 kHz) . . . . . . . . . . 2,31 W
Red @ 20 kHz (resistência de perdas em 20 kHz) . . . . . . . 36,56 W
Krm (coeficiente da resistência de perdas) . . . . . . . . . . . . . 0,728 mW
Kxm (coeficiente da indutância da bobina) . . . . . . . . . . . . 12,311 mH
Erm (expoente da resistência de perdas da bobina) . . . . . . 0,922
Exm (expoente da indutância da bobina) . . . . . . 0,705
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Material do ímã. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Ferrite de bário
Peso do ímã. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.600 g
Diâmetro x altura do ímã. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 169 x 19 mm
Peso do conjunto magnético. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4.360 g
Material da carcaça. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Chapa de aço
Acabamento da carcaça. . . . . . . . . . . . . . . . . . Pintura epoxi, cor preta
Acabamento das arruelas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Cromatização azul
Material do fio da bobina. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Cobre
® Material da fôrma da bobina. . . . . . . . . . . . . . . . . . .Poliimida (Kapton )
Material do cone. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Celulose fibra longa
Volume ocupado pelo falante. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4,0 l
Peso líquido do falante. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5.390 g
Peso total (incluindo embalagem). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6.100 g
Dimensões da embalagem (C x L x A). . . . . . . . . . . . 39 x 39 x 16,5 cm
INFORMAÇÕES PARA MONTAGEM
Número de furos de fixação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
Diâmetro dos furos de fixação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .5,5 mm
Diâmetro do círculo dos furos de fixação. . . . . . . . . . . . . . . . . .367 mm
Diâmetro do corte para montagem frontal. . . . . . . . . . . . . . . . . 352 mm
Diâmetro do corte para montagem traseira. . . . . . . . . . . . . . . . 348 mm
Tipo do conector. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Soldável
Polaridade. . . . . . . . . . . . . . . .Tensão + no (+): deslocamento p/ frente
Distância mín. entre parede da caixa e a traseira do falante. . . .75 mm
 
 
Se alguém puder ajudar!!!


Última edição por Paulo Penna em Sex Jul 26, 2013 11:35 am, editado 2 vez(es)
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Dom Jul 21, 2013 6:43 pm

Moçada, ninguém me ajuda nesta? Amanhã devo cortar a caixa...
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Ruds Seg Jul 22, 2013 9:04 am

Sobre as medidas, elas são internas ou externas? O baffle onde vai o falante não tem nenhum recuo? A caixa tem reforços internos que ocupam espaço e reduzem o volume de ar?
Só pergunto pra confirmar se a sua medida de volume interno líquido está correta.

Além disso, vc disse que seu falante não é o 15pw3. Não sei se é confiável vc assumir que os parâmetros sejam parecidos, mesmo que as dimensões e o peso sejam.

Veja direito essas questões acima, pq senão não vai ter como garantir que a simulação do WinISD esteja de acordo com a tua realidade. Mas, se tudo estiver ok, vamos seguir em frente.

Sobre suas dúvidas, use a Fs do woofer apenas para entrar com os dados dele no WinISD. Depois que vc fizer isso, use o falante nas simulações mas esqueça o parâmetro. O que importa é a curva de resposta em frequência do conjunto falante+caixa. E, baseado nessa curva, escolha uma frequência de ressonância que dê a resposta que vc busca. Não se preocupe mais com a Fs.

O WinISD assume um duto cilíndrico para calcular o comprimento dele. Então, o ideal seria vc usar um duto que seja "bem cilíndrico". Se o seu duto está meio "cônico", é melhor trocar o duto.

A caixa que a Selenium usou pra testes é só um exemplo. Vc pode usar caixas diferentes, dependendo do que vc quer de resposta.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Seg Jul 22, 2013 10:39 am

medidas são internas, o volume esta certo. Descontando 4 L do falante, mais um do duto, sem reforço interno, vai dar 111L.
Os parâmetros do falante eu usei por serem as mesmas dimensões, ima igual, mandei um email pra selenium a tempos atrás sem resposta sobre os dados do falante.

na simulação do winisd este falante pw3 não chega a uma curva boa a não ser com caixa de 900L, então peguei esta litragem e terminarei a caixa e depois arrumo outro falante em que fique bom, talvez um wpu1505, que da uma curva bem boa com esta caixa...
em um programa de calculo online cheguei a um duto de 10 cm de comprimento para fb de 24,23 hertz da caixa de 110L mas o winisd este comprimento de duto da um fb de 43 hz.....

Ai surgui a duvida a respeito do que seria um valor desejável pro fb da caixa...
De todo modo agradeço a resposta Ruds, e espero não ter falado muita bobagem pois sou leigo no assunto, mas gosto de tentar entender as coisas e fazer eu mesmo, pois o prazer e dobrado!!!!
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por allexcosta Seg Jul 22, 2013 11:31 am

900 litros? Shocked 

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Seg Jul 22, 2013 11:46 am

allexcosta escreveu:900 litros? Shocked 
966 pra ser exato... ai a curva fica linda.
Com caixinhas de 100 litros a curva fica uma meldia....
agora, o wpu 1505 tem curva ideal com 141L e fica com curva muito boa com 110 L.... por isso vou cortar a caixa pra fazer algo minimamente transportável.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Ruds Seg Jul 22, 2013 1:42 pm

^ Falantes fracos como o 15pw3 são assim. Têm baixo SPL e um ganho muito grande nos graves. Há muito tempo atrás usei um parecido com esse 15pw3, que era o 15b1. Ruim. Parece até que a Selenium pegou o mesmo motor do 12pw3 (que já é fraco prum de 12") e colocou um cone de 15" nele. No

A linha WPU é bem melhor. Eu já recomendei prum outro colega aqui do fórum o WPU1509. Esses sim são fortes. Ficam com uma curva bem mais flat em caixas com volumes praticáveis.

Mas, com um falante forte como esse é importante verificar a velocidade do ar no duto. Provavelmente só um duto de 4" vai ter uma velocidade muito alta e vai dar turbulência (a caixa vai "assoprar" nos graves). Talvez vc tenha que trocar por dois ou até três dutos de 3" e mais compridos. Veja lá.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Seg Jul 22, 2013 10:46 pm

caixa cortada, vai para 54 x 58 x 37 interno = 115,8L.
Amanhã monto ela.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Sex Jul 26, 2013 11:19 am

Desmontando a caixa:
Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. DSCN2300
Caixa cortada e montada, pronta para receber cobertura
Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. DSCN2301
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Sex Jul 26, 2013 11:20 am

Aplicada o couvin (nunca tinha feito isso, mas o youtube salva!!), cantoneiras e duto.
Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. DSCN2303
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Ruds Dom Jul 28, 2013 11:16 am

O acabamento ficou muito bom! Mas vc vai colocar uma tela na frete depois?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Dom Jul 28, 2013 12:12 pm

Ruds, queria colocar uma tela parecida com a da Orange, mas não faço ideia se consigo, nem onde conseguir.
Esta montada e ficou surpreendentemente boa com o sellenium 15". Apesar de antigo, deve ser melhor que os 15w3 atuais pois ficou com o som muito bom, bem equilibrado, e nem sintonizei o duto, penas montei ele que tem 4" por aprox. 10cm.
Toquei nela com um jb mia e com um cv, com um Pbass e com um Rick e não sei qual ficou mais legal.
Estou bem satisfeito com a caixa pra tocar no quarto.
Ficou bacana inclusive com um Vox litlle night train com uma strato, sonzinho ardido!!!
Agora falta pintar os grampos para que eles não apareçam, fazer uns remendinhos nas quinas, partes onde a inexperiência fez com que aparecessem pequenos defeitos. Já cortei os defeitos e vou enxertar quadradinhos de courvin, como vi no youtube.
Pena que não tenho como fazer um review com som pois não tenho microfone nem sei usar programas de gravação, quem sabe em breve?
Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. DSCN2305
Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. DSCN2306
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Ruds Seg Jul 29, 2013 9:07 am

Que bom que vc gostou. Isso é o que importa. up

Sobre a proteção do cone, eu usei telas metálicas perfuradas nas minhas caixas. Fiz uma espécie de "moldura" de madeira na parte da frente, nas bordas do baffle rebaixado, e parafusei a tela nesse quadro. Eu encomendei telas com as bordas não perfuradas, coisa de uns 2cm, e com furação pra os parafusos. Já prontas pra instalar. Se procurar no Google ou no ML por "telas metálicas perfuradas" vc acha empresas que fazem. Sai mais caro do que tecido ortofônico - tipo da orange que vc citou - mas a proteção da tela metálica é melhor. Pode bater que não vai chegar no cone.

Além disso eu não gosto do acabamento que o tecido dá. Acho que fica com cara de coisa velha. Parece as caixas que meu avô tinha na casa dele. Mas tudo bem, isso é meu gosto.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Ter Jul 30, 2013 12:10 am

Pros amigos que querem fazer sua própria caixa, usei este link ai pra fazer a minha.
Muito bom e vale apena pois pouparão muitos erros, mas somente a experiência deixará tudo 100%, mas fiz a primeira e ficou 90% com o som 110% apesar do falante que não tenho os dados pra ficar 100% afinado.

https://www.youtube.com/watch?v=kkaDl46kL1c&feature=share&list=TLvCWu0jIsrx4

https://youtu.be/1_mzPI_fcSo
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por jogenio Sex Set 13, 2013 2:18 pm

ficou muito show, parabens...

comprei um cabeçote essa semana, deve chegar dentro de alguns dias e estou começando essa empreitada ai de construir a caixa para o fone tbm... mas nao kero simplesmente pedir pra um cara fazer... keria chegar com as medidas tudo direitinho... se for o caso postarei aki tbm...

abs

____________________________
"Eis que Deus é o meu ajudador" Sl 54.4
jogenio
jogenio
Membro

Mensagens : 154
Localização : Teresina PI

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Seg Out 27, 2014 4:42 pm

Testei a caixa pela primeira vez tocando com um baterista que desce a porrada e uma guitarra, power trio Banda .
O som dela com o GK 1001rb mkII, tocando sozinhoplaying , fica lindo, muito peso, redondo, nada sobrando nem faltando.
Com a banda (usei um jazzbass american standard original) o som ficou muito grave(ampli com regulagens flat), mesmo subindo bem o volume, muitos graves e pouca presença.
Peço aos amigos que, se puderem calculem se ela esta sintonizada adequadamente (alto falante 15 polegadas selenium 38GP12 do começo do tópico, que tem dimensões muito parecidas com o 15pw3, mas é antigo e não tenho os dados dele).
Ruds, dá uma mão ai!!!!Basketball
Se possível calcule com um 15pw5 que eu possivelmente compre um.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por SILVIAO Seg Out 27, 2014 7:53 pm

Ja pensou em instalar um drive de titânio?Ou mesmo um drive de médios para as frequencias médias altas?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Rafael Gustavo Herreira Seg Out 27, 2014 8:06 pm

Vc deixou ela direto no chão?

As vezes mudando a posição da caixa, evitando cantos, levantando a certa altura do cháo ajuda mais que qualquer outro artificio.
Rafael Gustavo Herreira
Rafael Gustavo Herreira
Membro

Mensagens : 208
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Seg Out 27, 2014 8:12 pm

Silvão, toquei uma vez com este ampli e com o mesmo baixo numa caixa hartqe 4x10 que tinha drive e detestei.
Rafael, ela estava direto no chão, mas não estava no canto, estava quase a 1 metro da parede, longe da quina da sala, que devia ter uns 50 metros quadrados.
Não sei se fui influenciado por estar mais acostumado a tocar num Pbass (a 25 anos atrás)...
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Ruds Seg Out 27, 2014 9:03 pm

Pena ter que dizer que "eu avisei". Se esse falante é mesmo parecido com o 15PW3, ele não é bom. Muito fraquinho. Pico gigante nos graves em torno de 100Hz. Além de baixo Xmax.


Pra essa sua caixa com pouco mais de 100l, um 15PW5 vai muito bem. Só que use dois dutos de 4". Só um é muito pouco. Sintonize ela em torno de 46Hz que vai ficar bom.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Seg Out 27, 2014 9:36 pm

Ruds, como sintoniza-la? Eu tinha calculado com um programa que vc falou(me esqueci o nome) e tinha dado um duto de 4" x 4"....
Testei ela com um baixo de 5c e o B ficou melhor que o resto.... se diminuir o comprimento do duto não compensa o fato de ser 1 só?
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Seg Out 27, 2014 9:49 pm

achei: http://www.jblselenium.com.br/marcas/upload/obsoletos_c84bc1c7376df567400d03a61fca0b12.pdf
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Luiz Bass Seg Out 27, 2014 10:19 pm

Paulo Penna como fez o recorte para não parecer a emenda, eu preciso trocar a forração do meu staner. fui em uma loja de tecidos aqui na minha cidade, e a vendedora me informou que o corvin com o tempo craquela e que o melhor seria o courino, vc saberia me informa se isso procede?
Luiz Bass
Luiz Bass
Membro

Mensagens : 175
Localização : Peruibe - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Seg Out 27, 2014 10:34 pm

Ruds, baixei novamente o winsd, calculei(não sei se certo) e deu 1 duto de 4" x 0,011m para 50hz fs da caixa, ou 2 dutos 4" x 0,097m....
Se calculei certo era exatamente o que vc falou.
Agora, qual a frequência devo usar na caixa??????
o fs do meu falante é 50Hz.

Diâmetro nominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 380 (15) mm (in)
Impedância nominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8 W
RMS (NBR 10.303) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150 W

Sensibilidade . . . 103 dB SPL
Resposta de freqüência @ -10 dB . . . . . . . . . . . . . . 40 a 4.000 Hz
PARÂMETROS DE THIELE-SMALL
Fs (freqüência de ressonância) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50 Hz
Vas (volume equivalente do falante) . . . . . . . . . . . . . . . . . . 274 l
Qts (fator de qualidade total). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,758
Qes (fator de qualidade elétrico). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,93
Qms (fator de qualidade mecânico) . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3,74
Sd (área efetiva do cone) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,0841


Última edição por Paulo Penna em Seg Out 27, 2014 10:38 pm, editado 1 vez(es)
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Seg Out 27, 2014 10:37 pm

Luiz Bass escreveu:Paulo Penna como fez o recorte para não parecer a emenda, eu preciso trocar a forração do meu staner. fui em uma loja de tecidos aqui na minha cidade, e a vendedora me informou que o corvin com o tempo craquela e que o melhor seria o courino, vc saberia me informa se isso procede?

Luiz, emendei na parte inferior, sobrepondo o courvim e cortando com estilete. A emenda tinha ficado bem suave, mas a porcaria da cola spray 3m acabou por descolar na emenda.... vou ter de refazer a colagem.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Ruds Ter Out 28, 2014 8:50 am

Paulo, Fs é um parâmetro do falante. Fb (sintonia da caixa) é uma característica da caixa. São coisas diferentes, e não precisam ser iguais. O Fb deve ser escolhido pra alcançar uma determinada resposta desejada para o conjunto caixa+falante.

Pra te facilitar e resolver teu problema, faça o seguinte:
1) Compre um 15PW5 e dois dutos de 4".
2) Corte os dois dutos para ficarem com 9cm de comrpimento, +-.
3) Faça mais um furo na caixa e coloque os dois dutos de 4".
4) Instale o 15PW5.

A caixa vai ficar com sintonia em torno de 46Hz, como eu já havia te sugerido, e a resposta vai ficar bem mais plana do que com esse falante antigo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Ter Out 28, 2014 10:08 am

Blz Ruds, vou ter que colocar a mão no bolso!!! Evil or Very Mad

Devo evitar ter Fb igual a Fs?
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Ruds Ter Out 28, 2014 1:45 pm

^ Não. Não importa. Veja minha primeira postagem deste tópico.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Ter Out 28, 2014 2:39 pm

Blz, Ruds, como o tópico era velho, tinha me esquecido....
Vou compra o 15pw5 e mais um duto.
Aviso sobre o resultado.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Luiz Bass Ter Out 28, 2014 8:17 pm

E quanto ao curvin e o courino. Como disse a vendedora me falou que o melhor é o courino dura muito mais e não craquela, você saberia me informar se é verdade?
Luiz Bass
Luiz Bass
Membro

Mensagens : 175
Localização : Peruibe - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Paulo Penna Ter Out 28, 2014 8:38 pm

Não faço ideia. Mas o revestimento das caixas importadas e até algumas nacionais o material é muito mais resistente que os que achamos para comprar. Acho que o material é vinil.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos. Empty Re: Caixa handmade 1 x 15", Finalizando com fotos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos