Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captador de Contato em Baixo Elétrico

+4
cK
fheliojr
rafammbass
siodoni
8 participantes

Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por siodoni Ter Out 01, 2013 3:03 pm

Pessoal, é viável a instalação de um captador de contato em um baixo elétrico?

Aguardo as opiniões.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por rafammbass Ter Out 01, 2013 4:13 pm

Quando eu leio 'captador de contato' me lembro da tampinha de garrafa que eu colava no cavalete do meu violino!

Mas acho que pro baixo, o mais indicado e bem 'reviewed' pelo povo aí são os grahtechs. Dá uma olhada!
http://www.graphtech.com/products/brands/ghost/ghost-pickups---bass
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por siodoni Ter Out 01, 2013 4:17 pm

Eu me referi justamente a esses de "tampinha".
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por fheliojr Ter Out 01, 2013 4:45 pm

piezos, siodoni?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por rafammbass Ter Out 01, 2013 5:30 pm

siodoni escreveu:Eu me referi justamente a esses de "tampinha".
Esses piezos de tampinha eu não acho que vão ficar nada bons. Esses 'Graphtechs' que falei são muito legais...
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por siodoni Qua Out 02, 2013 9:06 am

fheliojr escreveu:piezos, siodoni?
Eu me refiro aos Piezos de contato. Aqueles redondinhos.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por rafammbass Qua Out 02, 2013 10:50 am

siodoni escreveu:
fheliojr escreveu:piezos, siodoni?
Eu me refiro aos Piezos de contato. Aqueles redondinhos.
Siodoni,

Qualquer captador piezoelétrico vai funcionar, com certeza, seja ele o redondinho, a tampinha de garrafa ou os da ponte.

O lance é que um vai ficar legal (o Graphtech) e os outros nem tanto.
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por siodoni Qua Out 02, 2013 10:55 am

Pois é...
Tenho 2 Malagolli de contato aqui o 2C e o 2DJ, testei os dois no meu fretless.

No headstock o captador 2C ficou bem legal, gordo, lembrava bem um acústico.
Agora o 2DJ não ficou legal em nenhum lugar...
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por cK Sáb Mar 01, 2014 5:00 pm

Loja de eletrônica, R$ 1,50 cada "disquinho"

Segue a foto, o resto é intuitivo. O som? Eu gostei, misturado com o precision. Sozinho fica com menos volume.

Captador de Contato em Baixo Elétrico Piezo1

cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por siodoni Sáb Mar 01, 2014 6:37 pm

Bacana.
Vou tentar fazer isso no meu fretless.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por malka_aff Sáb Mar 01, 2014 6:57 pm

que disquinho eh esse ae da foto?
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por afonsodecampos Sáb Mar 01, 2014 7:14 pm

Qual seria a vantagem de usar mais esta captação no baixo? Poderia substituir um J num baixo Precision, por exemplo? Ele teria essa característica que todos procuram quando adicionam um J na captação?
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por siodoni Sáb Mar 01, 2014 9:52 pm

Acho que nao substituiria um jazz nao.
No meu caso fiz mais por experiencia.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por cK Dom Mar 02, 2014 12:13 am

Opa, o disquinho é um "transdutor piezoelétrico", que é o elemento principal de um captador piezo. O meu baixo era um PJ, mas nunca gostei do som do captador J. Cheguei a trocar por um Malagoli, mas não me adaptei.
Além do mais eu tava numa onda de depenar o baixo, deixando só o essencial. Tirei a tinta, o circuito ativo e quando vi que o som desses captadores piezo me agradaram, tirei o captador J tb.
Esses captadores piezo captam a vibração mecânica do instrumento, totalmente diferente da interação magnética entre as cordas e os captadores comuns. Nesse caso o som parece muito mais "acústico", e dá pra escutar tudo o que acontece no baixo, qualquer batidinha na madeira etc. Eu raramente uso o som deles sozinho. Gosto do som deles junto com o som do captador P.

Já tentei gravar para mostrar como ficou o som, mas não tenho aparelhagem que deixe minimamente fiel.

Só por curiosidade vou tentar explicar como funcionam esses captadores: o elemento piezoelétrico é um cristal que vibra quando recebe uma corrente elétrica e vice-versa, ou seja, se ele sofre alguma vibração ele gera uma corrente elétrica também. Aliás eles também são usados como alto-falantes em pequenos equipamentos eletrônicos, alarmes etc.

Seguem fotos do meu baixo antes e depois de mexer nos caps.
Captador de Contato em Baixo Elétrico S0
Captador de Contato em Baixo Elétrico Fff

Quanto à vantagem de se usar... questão de gosto pelo timbre, sei lá.
No meu caso eu gosto mesmo de mexer e fazer experiências, sou adepto do "faça você mesmo" sempre que possível.
Espero ter abordado as dúvidas que surgiram. Qualquer coisa, explico melhor algum detalhe se quiserem.
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por afonsodecampos Dom Mar 02, 2014 1:14 am

Bacana, seria legal ouvir como ficou pra gente ter uma ideia!
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por malka_aff Dom Mar 02, 2014 1:20 pm

dae tu liga eles como CK?
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por cK Dom Mar 02, 2014 2:51 pm

Fiz uma gravação básica, bem meia boca, só pra ter uma idéia do som.

Download

- Primeiro: Só o captador Precision
""click""
- Segundo: Precision + Piezo
""click""
- Terceiro: Só o Piezo
O ""click"" é o barulhinho da chave tipo LesPaul que coloquei no baixo, pra alternar entre os captadores.

Malka, o lado debaixo desses discos é só uma superfície de latão (a parte de latão também é o polo negativo, ou terra deles) e o lado de cima (visível nas fotos) tem essa parte central cinza (os cristais piezoelétricos, polo positivo, hot). Eu posicionei eles para que a parte de baixo dos discos ficasse em contato com a parte de baixo da ponte. Passei um pouco de bombril na ponte para tirar o cromo e chegar na camada de cobre, pra melhorar o contato. Depois usei os fios de um fone de ouvido estragado. São fios de cobre envernizados. Queimei bem de leve a pontinha para tirar o verniz (são as pontas dobradas da foto) e posicionei bem no meio dos discos. Deixei tudo no lugar com uma fita durex.
E colei mais uma tira de durex ao lado, para que depois de montado a pressão da ponte sobre o fio esmaltado não acabasse fazendo contato. Ou seja, os fios só devem fazer contato com a parte central, cinza, dos discos.
Depois coloquei mais um fio ligado direto na ponte, mas não aparece na foto. Esse fio da ponte é o negativo, e os outros 4 fios que vem dos captadores eu juntei todos num só.
Pronto, agora temos o terra e o hot, para fazermos a ligação onde quisermos.

A ponte é só montar de volta com cuidado para que nada saia do posição e a própria pressão mantem os contatos no lugar. Não usei solda porque o conjunto deve ser finíssimo.

Opcional: Eu ainda coloquei uma folha de EVA entre a ponte e o corpo do baixo, só para que tudo se assentasse direito e compensar algum irregularidade na superfície da madeira, já que meu baixo foi grotescamente lixado. Depois da fixação da ponte, essa folha fica prensada e fina que nem papel.

Eu me arrisquei porque meu baixo e a ponte são baratos. Se as ligações não forem bem fininhas, pode forçar ou empenar a ponte de algum jeito. Imagina uma pedrinha no sapato... hehe.

Beleza? Qualquer ponto não muito bem explicado é só perguntarem.
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por malka_aff Dom Mar 02, 2014 2:58 pm

cara, vou fazer isso no meu gianoca CERTO, ja tava afim de deixar ele passivo, acho que vai ser agora.

Captação S.Martyn MM + Piezo na ponte, tudo passivo.
vai ficar Vol Vol Ton a ligação, vai ficar ninja. Hehehe
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por cK Dom Mar 02, 2014 6:18 pm

Legal, tchê! Boa sorte e espero que fique do teu agrado.
Qualquer coisa prende o grito, posta fotos que tiro alguma dúvida ou dou alguma idéia.

Aliás, comprei esses transdutores piezoelétricos na Severo Roth, no setor de alarmes.
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por malka_aff Dom Mar 02, 2014 6:30 pm

pensei em comprar la quando for ensaiar da próxima vez, pelo jeito é super simples MESMO hehehe, e o potênciometro, de quantos k é?
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por cK Dom Mar 02, 2014 7:46 pm

Tô usando os mesmos potenciômetros, de 250K. Até achei que o de tom não fosse influenciar no piezo, mas funciona normal.
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por afonsodecampos Seg Mar 03, 2014 12:05 pm

Valeu cK  up
Nesse caso os dois atuando juntos deram uma encorpada no timbre, ficou mais gordo. Eu achei que a ideia era abrir mais, normalmente como age o "J" nesses casos.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por cK Seg Mar 03, 2014 2:21 pm

Vamos esperar o malka fazer o dele pra comparar. Eu gravei usando a minha equalização, e não com tudo em flat...
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por fheliojr Seg Mar 03, 2014 3:00 pm

afonsodecampos escreveu:Valeu cK  up
Nesse caso os dois atuando juntos deram uma encorpada no timbre, ficou mais gordo. Eu achei que a ideia era abrir mais, normalmente como age o "J" nesses casos.

acabei de me lembrar dos stingray H q tinham captação, tb, em piezo.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por malka_aff Seg Mar 03, 2014 3:22 pm

nesses que to pensando, fhelio!!!

Mas tenho um problema de não ter espaço pra botões, eu queria deixar ativo na real. Como são os sterling H com piezo.

Existe pot concentrico de 250k será?
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por afonsodecampos Seg Mar 03, 2014 5:19 pm

Eu comprei dois desses aqui, 500k em cima (volume) e 250 em baixo (tone). Demorou uma eternidade pra chegar mas...
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por fheliojr Ter Mar 04, 2014 2:34 pm

malka_aff escreveu:nesses que to pensando, fhelio!!!

Mas tenho um problema de não ter espaço pra botões, eu queria deixar ativo na real. Como são os sterling H com piezo.

Existe pot concentrico de 250k será?

poxa, este projeto parece q vai ficar legal.
se possível, malka, depois, grave um som com seu baixo com piezo, p/ a gente (ou p/ mim Razz).
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por malka_aff Ter Mar 04, 2014 3:21 pm

to pensando ainda como que eu faço, e se eu faço.

Ja vi que é barato, e eu posso deixar em passivo, vocês acham que um circuito artec se3pa vende facil?
Se eu for deixar com o circuito no baixo, eu teria que ter dois controles de volume ou um blend, e dae teria que passar o plug do cabo pra parte lateral do baixo e isso envolve muito mais tem$$$po com um luthier;

Meu baixo tem só quatro furos no control plate, e um delez está o Jack, então fica complicado de enfiar mais um volume pro pieso hehehe

alguma dica galerinha?
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por malka_aff Ter Mar 04, 2014 3:38 pm

ja to até viajando na idéia de tirar o captador e deixar só o piezo e por um escudo fechado no baixo. hahahaha!
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por carlos_sales Ter Mar 04, 2014 4:49 pm

coloca um potenciometro duplo concentrico... por acaso, tenho um aqui de 500K... poke 
carlos_sales
carlos_sales
Membro

Mensagens : 72
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/carlos.r.sales

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por Boss2K Ter Mar 04, 2014 5:05 pm

^Regra 8 pra você ...  Suspect 

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por carlos_sales Ter Mar 04, 2014 7:27 pm

^ to ligado. foi só uma brincadeira; já vi desse tipo aos montes aqui, e não vi tanto zelo assim da parte da moderação...
carlos_sales
carlos_sales
Membro

Mensagens : 72
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/carlos.r.sales

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por Boss2K Ter Mar 04, 2014 8:29 pm

carlos_sales escreveu:(...) já vi desse tipo aos montes aqui, e não vi tanto zelo assim da parte da moderação...
bruncando, brincando ... você acaba vendendo o seu pot fácil, fácil ....

Agora, me responda por favor, algum problema com o zelo mais ou menos da moderação?

Sugiro que, se você tem alguma reclamação ou sugestão para a administração do fórum e suas regras, o faça no sub-fórum Fale com os Moderadores, OK?


Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por fheliojr Qua Mar 05, 2014 3:18 pm

malka_aff escreveu:to pensando ainda como que eu faço, e se eu faço.

Ja vi que é barato, e eu posso deixar em passivo, vocês acham que um circuito artec se3pa vende facil?
Se eu for deixar com o circuito no baixo, eu teria que ter dois controles de volume ou um blend, e dae teria que passar o plug do cabo pra parte lateral do baixo e isso envolve muito mais tem$$$po com um luthier;

Meu baixo tem só quatro furos no control plate, e um delez está o Jack, então fica complicado de enfiar mais um volume pro pieso hehehe

alguma dica galerinha?

vixi, não manjo nada disto, mas não daria certo vc colocar potenciômetros concêntricos no seu baixo, não? nem q fossem uns 3?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Captador de Contato em Baixo Elétrico Empty Re: Captador de Contato em Baixo Elétrico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos