Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Eletrônica] - Arduino/Motor com PWM

2 participantes

Ir para baixo

[Eletrônica] - Arduino/Motor com PWM Empty [Eletrônica] - Arduino/Motor com PWM

Mensagem por Sonikado Dom Out 13, 2013 1:28 am

Olá pessoas!

Existe alguém aqui que manje de eletrônica, pontes H e essas coisas? Preciso de ajuda pra um projeto da faculdade, envolvendo o conhecido Arduino Uno. Eu procurei informações na internet mas não foi de muita ajuda. O projeto? Um robô, seguidor de linha. Mas vou deixar os detalhes de sensores e talz mais pra frente.

Seguinte. Eu tenho algums componentes fixos pelas regras do projeto: Dupla ponte H(CI L293D), um par de motores FA-130(brushed, modelo de 12300rpm) e o Arduino UNO.

Eu andei checando e comparando algumas coisas e vi que motores DC em questão muitas vezes utilizam capacitores nos seus terminais. Até cheguei a entender mais ou menos a utilidade deles, mas não tenho idéia da real necessidade ou como calcular. Como pretendo usar PWM para regular a velocidade, vi também que PWM em motores DC pode gerar vários efeitos indesejados inclusive na bateria e o capacitor ajuda nessa questão. Esse foi o link mais completo que achei, mas... http://www.4qdtec.com/pwm-01.html

Então, qual a real utilidade do capacitor nos terminais do motor? O "Main capacitor" realmente ajuda? Como calculá-lo? Em um motor tão pequeno como o FA-130, vai servir? (li um review dele e pelo que parece ele injeta muito ruído elétrico no sistema) Fiquei também em dúvida em qual dos pinos do L293D eu posso injetar o sinal PWM...

Ajudas serão bem vindas! I love you 

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Eletrônica] - Arduino/Motor com PWM Empty Re: [Eletrônica] - Arduino/Motor com PWM

Mensagem por Thales_Sr Dom Out 13, 2013 2:31 am

Você pode descartar esse capacitor em um motor tão pequeno, a menos que você vá usar uma bateria fraquinha.

Sobre onde ligar o motor, olha o datasheet do L293D...
http://www.ti.com/lit/ds/symlink/l293d.pdf

Página 2 mostra uma ligação.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

[Eletrônica] - Arduino/Motor com PWM Empty Re: [Eletrônica] - Arduino/Motor com PWM

Mensagem por Sonikado Dom Out 13, 2013 11:51 am

Thales_Sr escreveu:Você pode descartar esse capacitor em um motor tão pequeno, a menos que você vá usar uma bateria fraquinha.
Provavelmente será um par de pilhas AA em série. (Tem forma de regular a voltagem pra ficar sempre em 3v sem muita firula? Os reguladores simples por aí sempre funcionam pegando uma voltagem maior e diminuindo, o inverso é possível?)

Sobre onde ligar o motor, olha o datasheet do L293D...
http://www.ti.com/lit/ds/symlink/l293d.pdf

Página 2 mostra uma ligação.
Então, pelo que eu entendi eu posso injetar o PWM tanto no pino "Enable" como em um dos 2 "Input". Queria saber se o funcionamento fica prejudicado usando um ou outro.

Muito obrigado pela resposta!

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Eletrônica] - Arduino/Motor com PWM Empty Re: [Eletrônica] - Arduino/Motor com PWM

Mensagem por Thales_Sr Seg Out 14, 2013 9:29 am

Provavelmente será um par de pilhas AA em série. (Tem forma de regular a voltagem pra ficar sempre em 3v sem muita firula? Os reguladores simples por aí sempre funcionam pegando uma voltagem maior e diminuindo, o inverso é possível?)
Não tem muito o que fazer, regulador precisa de um "over" pra poder trabalhar. Se você tivesse 6v disponíveis, dava pra regular em 3. Duas pilhas em série vão dar no máximo 3,4v, muito pouco pra o regulador funcionar.

Pra aumentar a tensão, teria de trabalhar com uma fonte chaveada.

Então, pelo que eu entendi eu posso injetar o PWM tanto no pino "Enable" como em um dos 2 "Input". Queria saber se o funcionamento fica prejudicado usando um ou outro.
Injeta o sinal no INPUT.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

[Eletrônica] - Arduino/Motor com PWM Empty Re: [Eletrônica] - Arduino/Motor com PWM

Mensagem por Sonikado Seg Out 21, 2013 10:14 am

Opa!

Obrigadíssimo pela resposta!

Finalmente peguei o ardunino lá na faculdade e testei algumas coisas... e descobri uma falha estúpida do projeto.

Nossos motores são 3v, a ponte H precisa de no mínimo seus mais ou menos 4,5v, ou seja, ela também outputa esses 4,5v.
Vi umas pesquisas na internet, esse motor não parece responder bem(queima rápido) acima dos 3v... =/

Aí estava pensando em usar 9v. Tem como baixar esses 9v pra 3v numa saída em PWM? hehe

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Eletrônica] - Arduino/Motor com PWM Empty Re: [Eletrônica] - Arduino/Motor com PWM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos