Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

+3
allexcosta
rafael.buzzi.andrade
andrwsbass
7 participantes

Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por andrwsbass Qui Dez 26, 2013 3:21 pm

ola pessoas, estou com tempo sobrando esse final/inicio de novo ano e eu gostaria da ajuda dos amigos aqui do forum, que me indicasse uma ordem do que estudar como estudar no baixo eletrico tenho bastante material aqui livros songs e etc, mais nao sei nem por onde começar a estudar, se alguém puder ajudar com uma ordem legal de como prosseguir com os estudo eu ficaria muito grato

boas festas a todos!
andrwsbass
andrwsbass
Membro

Mensagens : 25
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Dez 26, 2013 3:53 pm

Depende do seu conhecimento técnico...

Se eu estivesse com tempo de sobra, acho que estudaria as características que definem certos estilos musicias.
Exemplo:
Jazz: ritmos, escalas mais utilizadas e o que mais for reconhecível como "jazz" só de "bater o ouvido".
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por allexcosta Qui Dez 26, 2013 3:56 pm

Use um dos livros que você tem e siga até o fim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por andrwsbass Qui Dez 26, 2013 4:45 pm

rafael.buzzi.andrade me passou pela cabeça estudar o blues antes de postar esse topico, mais acho que me falta algumas coisas ainda para que eu possa partir para esse lado, nao digo ritimico mais de gênero propiamente dito

allexcosta: eu comecei esses dias pelo livro do jaco, (modern eletric bass 1) acho que é esse o nome, nao leio muito rápido as notas na pauta mais vou vendo nota por nota e indo aos poucos

mais eu queria ver uma ordem EX: exercicio, tecnica, escala, harmonia e etc, nao sei se os livros seguem esse ordem mais vou seguir sua dica so vou mudar de metodo quando termina este
andrwsbass
andrwsbass
Membro

Mensagens : 25
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por allexcosta Qui Dez 26, 2013 4:48 pm

Divida o tempo que você tem pela metade entre coisas chatas e coisas que você gosta de tocar. Sempre pause por 10 minutos a cada 40 ou 50 minutos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por tcraposo Sex Dez 27, 2013 9:54 am

Eu procuraria focar no que tenho maior dificuldade.
Se tu tá se sentindo cru em muitos assuntos talvez seja interessante ter algum
contato com um professor...
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Dez 27, 2013 11:07 am

tcraposo escreveu:Se tu tá se sentindo cru em muitos assuntos talvez seja interessante ter algum
contato com um professor...
+1
Ele vai avaliar teus pontos a melhorar mais facilmente e fazer você progredir mais eficientemente.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por andrwsbass Sex Dez 27, 2013 3:53 pm

eu ja procurei um baixista aqui onde eu moro ele me cobro 100 reais por mes, 1 dia na semana,mais eu dei aquela chorada e foi pra 80 rrsrs, ele tem um estúdio de gravações ja viajou bastante, ate fora do pais, ele muito bom de linhas.

mais a minha maior dificuldade no baixo ainda sao criar frases, tenho pesquisado sobre o assunto, tentando implicar isso a os meus estudos diarios, mais é que eu tenho muita dificuldade ate em achar algo sobre este assunto, meu Primo que é baixista a muito tempo me aconselhou a tirar frases que eu gosto, to tentando mais ta difícil kkkkkkk
ps: so nao faço aulas com ele por que ele mora em outra cidade.
andrwsbass
andrwsbass
Membro

Mensagens : 25
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Dez 27, 2013 4:39 pm

^ Tá....

1o) 80 reais mensais pra uma aula semanal é tão barato que, das duas uma: ou ele tá fazendo por amizade contigo ou tá te enrolando;
2o) algo me intrigou numa das tuas afirmações:
andrwsbass escreveu:me passou pela cabeça estudar o blues antes de postar esse topico, mais acho que me falta algumas coisas ainda para que eu possa partir para esse lado, nao digo ritimico mais de gênero propiamente dito
A que você se refere que te falta?
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por andrwsbass Sex Dez 27, 2013 4:47 pm

na verdade foi na amizade mesmo ele me conhece a tempos

o que me falta e dominar as pentas em geral, pelo menos e o que eu ouço falarem, que blues se usa muitas penta se eu  só sei o
básico disso
sei que é uma escala de 5 notas onde se retira o 4 e o 7 intervalo no caso das maiores, menores eu nem sei tenho 1 ano tocando baixo nao sei muita coisa ainda desse belo instrumento, ( eu tocava violão)
e eu to pensando no blues por que é um gênero que eu gosto muito de escutar
andrwsbass
andrwsbass
Membro

Mensagens : 25
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Dez 27, 2013 5:07 pm

Então está aí por onde você pode começar seus estudos  Cool Cool Cool 
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por tcraposo Sex Dez 27, 2013 5:07 pm

Realmente 80 pratas tá de graça.
Mesmo sendo de outra cidade, se o cara é bom, vale muito a pena.
80 pratas por 4 aulas, eu ficaria até encabulado do cara cobrar só 20 reais por hora dando boas aulas...
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por andrwsbass Sex Dez 27, 2013 7:29 pm

tcraposo escreveu:Realmente 80 pratas tá de graça.
Mesmo sendo de outra cidade, se o cara é bom, vale muito a pena.
80 pratas por 4 aulas, eu ficaria até encabulado do cara cobrar só 20 reais por hora dando boas aulas...

meu primo que é de outra cidade, a carinha que me cobro 80 prata mora no meu bairro xD
andrwsbass
andrwsbass
Membro

Mensagens : 25
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por andrwsbass Sáb Dez 28, 2013 1:44 pm

gravei esse exemplo em A pra voces verem o nivel que eu me encontro
usei o sony vegas nao fiz nenhuma mixagem nada so gravei a base a linha e um improviso mixuruca xD
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/126846581&color=0092ff&auto_play=false&show_artwork=true"></iframe>
andrwsbass
andrwsbass
Membro

Mensagens : 25
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por BASSIST Sex Jan 03, 2014 3:49 am

Ficou bacana, cara. Parabéns aí. Até me lembrou um pouco do violão em uma música do Chet Baker.

Comprei meu baixo hoje e espero brevemente estar criando minhas próprias melodias também.

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por andrwsbass Seg Jan 06, 2014 11:51 pm

OH cara obrigado, essas coisa me motiva, pelomenos sei que houve alguma evolução
andrwsbass
andrwsbass
Membro

Mensagens : 25
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por Jander Seg Jan 06, 2020 5:10 pm

Aproveitando o tópico, já que estou numa situação parecida (sobra de tempo no início do ano). Minha situação é a seguinte, há anos toco guitarra, mas nunca levei muito a sério os estudos, então agora que migrei pro baixo percebo que tenho uma série de "buracos" nos conhecimentos básicos. Pois bem, montei um cronograma de 6h diárias, com intenção de tapar esses "buracos", e gostaria se possível da opinião de vocês.

A Parte de pizzicato e slap que seria o estudo técnico eu separei em exercícios de 5 minutos com intervalo de 1 minuto. Tentei focar em duas técnicas que considero básicas, seria interessante alternar com outras, como tapping por exemplo?

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Cronog10

Jander
Jander
Membro

Mensagens : 36
Localização : Toledo

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por Convidado Seg Jan 06, 2020 5:41 pm

^

Pàrabéns pela iniciativa Jander. Boa sorte nos estudos.

Sugiro inserir Pozzoli e Bona no pacote. Podemos tocar a vida inteira sem saber/aprender ler, mas sempre estaremos em desvantagem. A maioria dos métodos exclui sumariamente quem não lê.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por Jander Seg Jan 06, 2020 6:12 pm

Henri-Q escreveu:^

Pàrabéns pela iniciativa Jander. Boa sorte nos estudos.

Sugiro inserir Pozzoli e Bona no pacote. Podemos tocar a vida inteira sem saber/aprender ler, mas sempre estaremos em desvantagem. A maioria dos métodos exclui sumariamente quem não lê.

Obrigado. Pensei em incluir leitura mas não sabia muito bem por onde começar, vou dar uma pesquisada nesses que você sugeriu.
Jander
Jander
Membro

Mensagens : 36
Localização : Toledo

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 06, 2020 8:30 pm

estudar 6hs por dia tem que ter resistência mental. Estudar e tocar são coisas diferentes aproveite para tocar um pouco relax pra não ficar tudo chato demais.
Pequenos blocos de 20 minutos cada assunto que se repetem pode ser uma boa também é difícil manter a concentração por 1h no mesmo assunto e a repetição e revisitar o mesmo assunto pode fortalecer a memória de longo prazo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por Jander Ter Jan 07, 2020 8:07 am

Fernando Zadá escreveu:estudar 6hs por dia tem que ter resistência mental. Estudar e tocar são coisas diferentes aproveite para tocar um pouco relax pra não ficar tudo chato demais.
Pequenos blocos de 20 minutos cada assunto que se repetem pode ser uma boa também é difícil manter a concentração por 1h no mesmo assunto e a repetição e revisitar o mesmo assunto pode fortalecer a memória de longo prazo.

Valeu meu amigo, vou levar isso em conta
Jander
Jander
Membro

Mensagens : 36
Localização : Toledo

Ir para o topo Ir para baixo

(Ajuda) Cronograma para estudos Diarios Empty Re: (Ajuda) Cronograma para estudos Diarios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos