Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguem pode me ajudar?

+6
Claudio
allexcosta
Cantão
Pagode Alto Astral
Mauricio Luiz Bertola
evangelico.bass
10 participantes

Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Alguem pode me ajudar?

Mensagem por evangelico.bass Dom Set 13, 2009 11:50 pm

hello amigos, meu baixo está recém regulado do luthier e percebo q as notas das cordas soltas não correspondem em quase meio tom acima ou abaixo das notas tocas 1 oitava acima, isso é simples de resolver? Quando eu levei meu baixo para regular no início do mês eu não reparei nesse detalhe, pois eu não estava com o afinador na hora. Estou até evitando as regiôes mais agudas pois não estou obtendo uma afinação perfeita nessas áreas, não pretendo entregar meu baixo nas mãos desse luthier novamente pois não gostei da falta de postura e do resultado final.
evangelico.bass
evangelico.bass
Membro

Mensagens : 23
Localização : Rio de janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Set 13, 2009 11:54 pm

evangelico.bass escreveu:hello amigos, meu baixo está recém regulado do luthier e percebo q as notas das cordas soltas não correspondem em quase meio tom acima ou abaixo das notas tocas 1 oitava acima, isso é simples de resolver? Quando eu levei meu baixo para regular no início do mês eu não reparei nesse detalhe, pois eu não estava com o afinador na hora. Estou até evitando as regiôes mais agudas pois não estou obtendo uma afinação perfeita nessas áreas, não pretendo entregar meu baixo nas mãos desse luthier novamente pois não gostei da falta de postura e do resultado final.
Isso aí é em função do ajuste de entonação, que não foi feito.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por Pagode Alto Astral Dom Set 13, 2009 11:56 pm

cara, é só regular o distanciamento dos carrinhos da ponte (não a altura).
Vai regulando e vendo se bate no afinador a mesma nota na 12º casa e com a corda solta.
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por Cantão Dom Set 13, 2009 11:59 pm

^Evangélico ...pelo seu post , dá pra ver que vc tem um ouvido bom ...faz isso que o Pagode falou ai e seja feliz... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por evangelico.bass Seg Set 14, 2009 12:07 am

Por isso digo que faltou profissionalismo da parte do luthier, eu sempre levei meus baixos em um luthier mas resolvi experimentar esse e deu no q deu. Penso eu que uma regulagem no instrumento inclui esse ajuste entonação, pois nunca tive problemas com outro luthier em relação a isso. Como eu faço para mover os carrinhos como eu sei se vai pra frente em direção ao braço ou pra trás? Peço desculpas aos profissionais de luthieria de plantão mas eu estou sem grana para uma segunda regulagem de baixo no mesmo mês. Obrigado.
evangelico.bass
evangelico.bass
Membro

Mensagens : 23
Localização : Rio de janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 14, 2009 12:13 am

evangelico.bass escreveu:Por isso digo que faltou profissionalismo da parte do luthier, eu sempre levei meus baixos em um luthier mas resolvi experimentar esse e deu no q deu. Penso eu que uma regulagem no instrumento inclui esse ajuste entonação, pois nunca tive problemas com outro luthier em relação a isso. Como eu faço para mover os carrinhos como eu sei se vai pra frente em direção ao braço ou pra trás? Peço desculpas aos profissionais de luthieria de plantão mas eu estou sem grana para uma segunda regulagem de baixo no mesmo mês. Obrigado.
Cara, a regulagem de entonação é básica e obrigatória em qualquer regulagem geral de um instrumento. Se eler não a fez...Só posso lamentar.
Para fazer esse ajuste vc precisará de um afinador eletrônico. Afine a corda, depois, pressionando o 12º traste, confira no afinador. Se a nota estiver mais "alta" (acima de 440Hz), solte um pouco a corda e mova o carrinho através de seus parafusos, para trás, e confira. Se estivar mais "baixa" (abaixo de 440Hz), mova o carrinho para frente. Vá repetindo essa operação até que, no afinador eletrônico, tanto a corda solta, quanto pressionada no 12º traste estejam exatamente em 440Hz. Esse processo pode ser um pouco demorado, mas quando vc acertar, pega a "manha" relativamente fácil.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por allexcosta Seg Set 14, 2009 12:36 am

evangelico.bass escreveu:Como eu faço para mover os carrinhos como eu sei se vai pra frente em direção ao braço ou pra trás?

http://bass.forumeiros.com/luthieria-f5/regulagem-basica-t2593.htm

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por Claudio Seg Set 14, 2009 8:05 am

Uma outra opção seria utilizar o afinador TU-15 da Boss, ele tem uma função que auxilia na regulagem das oitavas, e te mostra pra que lado você deve mover o carrinho, e emite um beep quando atingir a regulagem correta!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por evangelico.bass Seg Set 14, 2009 11:51 am

Gente muito obrigado, só tenho agradecer vcs foram fantásticos. Muito obrigado.
evangelico.bass
evangelico.bass
Membro

Mensagens : 23
Localização : Rio de janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por Thales_Sr Seg Set 14, 2009 12:23 pm

Só uma coisinha... Colabore colocando um título de tópico mais condizente com o assunto.

"Alguém pode me ajudar?" pode ser alguém pedindo ajuda pra vender um carro, financiar uma casa, cortar o cabelo, etc etc etc...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por Renato Seg Set 14, 2009 12:43 pm

point claps
Isso aí!! Objetividade é tudo.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6223
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por Cantão Seg Set 14, 2009 1:41 pm

Thales_sr escreveu:Só uma coisinha... Colabore colocando um título de tópico mais condizente com o assunto.

"Alguém pode me ajudar?" pode ser alguém pedindo ajuda pra vender um carro, financiar uma casa, cortar o cabelo, etc etc etc...

Concordo que ele não foi muito objetivo no titulo do tópico...mas também se fosse pra pedir ajuda pra vender carro , financiar casa , cortar o cabelo..e etc
como vc diz Thales , ele não teria postado no tópico de Luthieria né brother... Very Happy

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por Henrique Alencar Seg Set 14, 2009 1:52 pm

Outra coisa que vc pode fazer e voltar ao Luthier e pedir para refazer o serviço ou pedir seu dinheiro de volta pois ele não te prestou o serviço que prometeu.

Lute pelos seus direitos!
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por Thales_Sr Seg Set 14, 2009 4:04 pm

Concordo que ele não foi muito objetivo no titulo do tópico...mas também se fosse pra pedir ajuda pra vender carro , financiar casa , cortar o cabelo..e etc
como vc diz Thales , ele não teria postado no tópico de Luthieria né brother...

Atendendo a pedidos, vamos mudar:
"Alguém pode me ajudar?" pode ser alguém pedindo ajuda sobre qual tinta usar, sobre métodos de fabricação, sobre regulagem, sobre modelos de ponte, espaçamento de cordas, tipos de madeiras, colagem, braço colado/parafusado/inteiriço...

Melhorou?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por Alex Guimaraes Seg Set 14, 2009 4:21 pm

Cantão escreveu:
Thales_sr escreveu:Só uma coisinha... Colabore colocando um título de tópico mais condizente com o assunto.

"Alguém pode me ajudar?" pode ser alguém pedindo ajuda pra vender um carro, financiar uma casa, cortar o cabelo, etc etc etc...

Concordo que ele não foi muito objetivo no titulo do tópico...mas também se fosse pra pedir ajuda pra vender carro , financiar casa , cortar o cabelo..e etc
como vc diz Thales , ele não teria postado no tópico de Luthieria né brother... Very Happy
point point point

____________________________
Mãe é Mãe, Vaca é Vaca...
Alex Guimaraes
Alex Guimaraes
Membro

Mensagens : 997
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por Cantão Seg Set 14, 2009 10:12 pm

Thales_sr escreveu:
Concordo que ele não foi muito objetivo no titulo do tópico...mas também se fosse pra pedir ajuda pra vender carro , financiar casa , cortar o cabelo..e etc
como vc diz Thales , ele não teria postado no tópico de Luthieria né brother...

Atendendo a pedidos, vamos mudar:
"Alguém pode me ajudar?" pode ser alguém pedindo ajuda sobre qual tinta usar, sobre métodos de fabricação, sobre regulagem, sobre modelos de ponte, espaçamento de cordas, tipos de madeiras, colagem, braço colado/parafusado/inteiriço...

Melhorou?

kiss up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem pode me ajudar? Empty Re: Alguem pode me ajudar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos