Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Afinador Boss TU-80

+6
Pedro Jack
Ian
Nego Dym
Renato
Claudio
Maurício_Expressão
10 participantes

Ir para baixo

Afinador Boss TU-80 Empty Afinador Boss TU-80

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Set 14, 2009 2:35 pm

Comprei esse afinador numa loja em minha cidade pois não consegui achar o afinador que eu queria (Boss TU-15 ou TU-12EX). Custou R$ 120. A intenção era ir usando esse afinador eletrônico digital até fazer com calma a compra do afinador analógico de pêndulo e deixá-lo como reserva.
Mas me surpreendi positivamente.
Não tenho ouvido absoluto e variações de 5 dB são imperceptíveis aos meus ouvidos.
Usei durante 6 anos um Korg CA20 que não é mais fabricado e era simples e prático de ser usado, o que para mim é fundamental, afinal em cima de um palco, com aqueles montes de cabos e sempre tendo que afinar rapidamente, simplicidade e praticidade é o que procuro.
As pilhas do Korg CA20 vazaram depois de 6 anos e isso comprometeu o funcionamento do afinador. Portanto o baixíssimo consumo de energia elétrica do afinador se mostrou ser um problema. Pois se as pilhas tivessem acabado nesses 6 anos o vazamento não teria ocorrido. Mas foi um pouco de marcação de bobeira de minha parte também. Deveria revisar periodicamente as pilhas e notar quando estavam iniciando o vazamento.
O Boss TU-80 é maior que o Korg CA20, tem rapidez de resposta e quando a nota chega na afinação correta emite um sinal sonoro. Isso é irrelevante num palco durante um show, mas os 2 leds vermelhos se acendem ao mesmo tempo e isso sim mostra que a afinação está no ponto (no korg tinha um led verde no meio dos 2 leds vermelhos que se acendia).
A capitação pelo microfone para instrumento acústico também é boa e rápida e quando se coloca o plug P-10 para afinar o instrumento elétrico o microfone para afinação de acústico é desligado.
Isso é fundamental pois minha banda é extremamente barulhenta e nos intervalos entre músicas ou antes de iniciar o baterista fica constantemente batendo a baqueta em alguma coisa.
Acredito que uma das funções de baterista numa banda é que assim que termina a música e você quer transmitir qualquer informação importante para alguém da banda o Baterista toca um tom ou alguma outra coisa fazendo com que ninguém consiga se comunicar.
E nosso baterista é bem eficiente nessa função de evitar comunicação.
Portanto consigo afinar em poucos segundos (ou checar a afinação) entre uma música e outra.
Outra vantagem é que existe uma entrada e uma saída, ambas P-10. Ou seja, você pode usar o afinador como pedal ou colocá-lo na pedaleira. Coisa que eu não uso. Portanto deixo o afinador sobre o cabeçote, em cima das caixas. Dai muto o cabeçote, tiro o cabo P10 da entrada do cabeçote e afino, voltando rapidamente.
Outro recurso é usar uma saída P-10 do cabeçote e ligar no afinador ou ainda usar um cabo de 10 cm e ligar a saída P-10 do afinador na entrada do cabeçote, ligando o cabo do baixo na entrada do afinador. Mas ai o afinador terá que ser True By-Pass (de verdade), o que ainda não testei.
Mas resumindo: É um afinador barato, mas honesto. Tem nas cores branco e preto. Bem mais usável que um monte de afinadores eletrônicos que já vi onde o tempo de resposta é tão alto que torna qualquer afinação impossível em um curto espaço de tempo.
Peguei bem !!!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Afinador Boss TU-80 Empty Re: Afinador Boss TU-80

Mensagem por Claudio Seg Set 14, 2009 2:42 pm

Na época em que eu tive o TU-12, acabei pegando um TU-80 preto pra colocar na guerra, ir pra studios e etc. Mas, o bicho caiu no chão e quebrou em "n" partes... mas com certeza era um afinador bem honesto e com o padrão Boss de precisão. Vale a pena, boa compra!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Afinador Boss TU-80 Empty Re: Afinador Boss TU-80

Mensagem por Renato Seg Set 14, 2009 2:46 pm

Boa, Mauricio!! Parabéns pelo review!! claps

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Afinador Boss TU-80 Empty Re: Afinador Boss TU-80

Mensagem por Nego Dym Seg Set 14, 2009 3:04 pm

boa eu estava precisando de uma indicação para comprar um afinador. Pelo seu review pode esse ai. vlw

____________________________
"Hoje estamos Melhores que ontem e Piores que Amanhã"
Site Pessoal
Nego Dym
Nego Dym
Membro

Mensagens : 422
Localização : Itabira-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Afinador Boss TU-80 Empty Re: Afinador Boss TU-80

Mensagem por Ian Qui Out 08, 2009 10:51 am

Belo review Mauricio....
estou tendencioso(existe esta palavra?) a comprar este afinador, mas quero coloca-lo junto ao meu humilde SET(no chão).
Por isso queria perguntar a vc se fez o teste mencionado:

Outro recurso é usar uma saída P-10 do cabeçote e ligar no afinador ou ainda usar um cabo de 10 cm e ligar a saída P-10 do afinador na entrada do cabeçote, ligando o cabo do baixo na entrada do afinador. Mas ai o afinador terá que ser True By-Pass (de verdade), o que ainda não testei

Pois a perda de sinal é algo que muito me assusta!!!
Fico no aguardo
Abso
Ian
Ian
Membro

Mensagens : 130
Localização : Siderópolis SC

Ir para o topo Ir para baixo

Afinador Boss TU-80 Empty Re: Afinador Boss TU-80

Mensagem por Pedro Jack Qui Out 08, 2009 10:57 am

Maurício_Expressão escreveu:Acredito que uma das funções de baterista numa banda é que assim que termina a música e você quer transmitir qualquer informação importante para alguém da banda o Baterista toca um tom ou alguma outra coisa fazendo com que ninguém consiga se comunicar.

Laughing Laughing

Valeu pelo review, Maurício.
Pedro Jack
Pedro Jack
Membro

Mensagens : 563
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Afinador Boss TU-80 Empty Re: Afinador Boss TU-80

Mensagem por jiroumaru Qui Out 08, 2009 6:50 pm

Tambem tenho o TU-80 e está aprovado.

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Afinador Boss TU-80 Empty Re: Afinador Boss TU-80

Mensagem por Tiago Bass Qui Out 08, 2009 7:14 pm

Já tive um TU-80 tbm , e recomendo a quem estiver interessado !!!

____________________________
Pro Butequis Negadis
Tiago Bass
Tiago Bass
Membro

Mensagens : 2221
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/tiagodomingues

Ir para o topo Ir para baixo

Afinador Boss TU-80 Empty Re: Afinador Boss TU-80

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Out 08, 2009 7:52 pm

Ian: não tenho como mensurar essa possível perda de sinal. Mas não foi tão significativa. Como é um afinador bem barato com um rápido tempo de resposta, acho que vale a pena tentar colocá-lo no board.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Afinador Boss TU-80 Empty Re: Afinador Boss TU-80

Mensagem por Glauco Qui Out 08, 2009 8:02 pm

legal o rewiew, não conheço o afinador, mas nesse caso de palco, pra quem não usa pedaleira ou pedais, um simples a/b box pode ser uma mão na roda, e nessa vc não precisa ficar mexendo nos cabos.
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinador Boss TU-80 Empty Re: Afinador Boss TU-80

Mensagem por Ian Sex Out 09, 2009 8:18 am

acho que vale a pena tentar colocá-lo no board.

Blza...obrigado Mauricio....vou compra-lo na Ei musica....R$99,00 (melhor preço que encontrei no produto novo) e assim que chegar tentarei postar minhas impressões.

Absos
Ian
Ian
Membro

Mensagens : 130
Localização : Siderópolis SC

Ir para o topo Ir para baixo

Afinador Boss TU-80 Empty Re: Afinador Boss TU-80

Mensagem por URSOBHZ Sex Out 09, 2009 9:05 am

Tenho um desses, e ratifico as palavras do Maurício. Além do bom desempenho como afinador, o metrônomo dele possui uma grande variedade de opções. Para os que intentam utilizá-lo em uma pedalboard, apenas um lembrete: Ao ligar, sempre apertar as duas teclas de seleção junto com a tecla Power, caso contrário ele desligará em 10 minutos.
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinador Boss TU-80 Empty Re: Afinador Boss TU-80

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos