Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

+21
Edão
GusVCD
Andre Azulao
Tucone
Eduardo Tob
LuCaSbass
Claudio
joseluiz.avilajr
Zubrycky
Davi Motta
edumoraes
bodhan
Paulo Penna
B3ck1m2n
Cantão
Fernando Zadá
J.Adalberto
Juninho Sampaio
Coder
allexcosta
SILVIAO
25 participantes

Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por SILVIAO Dom Jan 25, 2015 10:46 am

Navegando na net,principalmente em sites de venda e até mesmo aqui no FCBR, me deparo sempre com instrumentos incríveis, alguns até acompanhamos a criação,escolha de madeiras,a entrega e a "felicidade" do dono, mas pouco tempo depois vemos o mesmo no Classificados ou trocado por um outro instrumento Standart, comum, de valor igual sim, mas sem nenhum diferencial.Afinal o que acontece?Decepção?Muita areia pro caminhão?Aperto financeiro?TPM? Question Question
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por allexcosta Dom Jan 25, 2015 10:51 am

Algumas coisas...

Muitas vezes quem encomenda não sabe bem o que quer e faz meio que por capricho.

Há quem pense que vai tocar melhor em um instrumento assim ou assado. Quando recebe, descobre que toca a mesma coisa e rola uma decepção.

Às vezes o baixo não é legal ou não é o que a pessoa esperava.

O baixista às vezes começa a fazer gig e o preconceito de produtores e colegas contra instrumento desconhecido começa a incomodar.

E tem o GAS... A pessoa quer outro e depois outro e outro e outro...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por SILVIAO Dom Jan 25, 2015 11:02 am

Pensei nisso também Allex,mas são instrumentos de luthierias reconhecidas,com reviews e tudo mais...quando perguntado o dono diz que o instrumento é otimo,um avião e tudo mais,e quando os donos em questão são bons músicos gera aquele pensamento "o instrumento não é tudo isso,ele não quer falar pra não depreciar o preço na venda".
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Coder Dom Jan 25, 2015 11:04 am

allexcosta escreveu:O baixista às vezes começa a fazer gig e o preconceito de produtores e colegas contra instrumento desconhecido começa a incomodar.

(2)
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por allexcosta Dom Jan 25, 2015 11:23 am

SILVIAO escreveu:Pensei nisso também Allex,mas são instrumentos de luthierias reconhecidas,com reviews e tudo mais...quando perguntado  o dono  diz que o instrumento é otimo,um avião e tudo mais,e quando os donos em questão são bons músicos gera aquele pensamento "o instrumento não é tudo isso,ele não quer falar pra não depreciar o preço na venda".

Cara, às vezes não é exatamente isso.

Já tive em mãos instrumentos de luthier que eram simplesmente excepcionais. Muitas vezes toquei nos instrumentos antes do dono, mas depois vi os instrumentos à venda. Sei que o cara não está dizendo que é bom pra facilitar a venda. O baixo é bom mesmo...

Mas a relação entre baixo e músico é um negócio intrincado. Já toquei em baixos que eu sabia serem muito bons, mas que não se davam bem comigo. Já tive ou toquei em Foderas que não passavam de OK pra minha ergonomia e gosto.

É difícil compreender as nuances de um instrumento tocando uma vez, portanto não há opção a não ser comprar e vender repetidas vezes até encontrar o que você gosta. E muitas vezes isso pode acontecer com um instrumento da mesma marca ou lutheria daquele que você vendeu. Tive mais de um Lakland DJ5. Alguns eram bons, mas não empolgavam tanto, um deles era simplesmente magnífico. Outra pessoa encontrará num daqueles que não me empolgavam o instrumento de sua vida.

Dando nome aos bois:

- Toquei nos dois Eliezer do Prateado (o prata e o vermelho), achei instrumentos comuns, mais pesados do que eu gostaria, fretwork bom, som bom mas sem personalidade. Eu não compraria pra mim nenhum dos dois...

- Toquei inúmeras vezes naquele Mlaghus de spalted maple do Thales Alberto... Excelente baixo. Acho que ele vendeu depois.

- Toquei naquele SMartyn SJ001 que já foi de uma galera. Achei um instrumento normal, o acabamento poderia melhorar, não deu pra sacar bem o som. Algumas pessoas consideram aquele baixo um dos melhores que já tocaram. O meu SMartyn é BEM melhor que aquele, minha opinião. Quem tocou nele também achou muito bom.

- Um aluno meu tinha um baixo de uma lutheria conhecida cujo nome não lembro agora. Era uma bomba, horrível, pesado, mal acabado... Vou tentar lembrar o nome.

- Jorgera teve um Fodera que era ruim de tocar. Difícil explicar... Nada particularmente ruim. Você pegava o baixo e não dava vontade de continuar tocando nele. Colocava de volta na estante.

Enfim, não é matemática.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por SILVIAO Dom Jan 25, 2015 11:39 am

Passa pelo nível de exigência de cada músico também,eu sou feliz da vida com meu Squier VM, por isso acho estranho essa rotatividade;perguntei também porque pretendo mais a frente fazer um instrumento custom, e fiquei temeroso .
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Coder Dom Jan 25, 2015 11:49 am

De fato, alguns instrumentos feitos por colegas do fórum são incríveis, feitos com tanto capricho que você fica com os olhos brilhando. Só que muitas vezes só de ver bate aquele GAS de ter um igual. A pessoa acha que o instrumento vai fazer milagres mas quando coloca as mãos percebe que não era aquilo que imaginava.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Jan 25, 2015 12:11 pm

Verdade...
Meu caso é diferente, se me der um fodera vou tirar o mesmo som que tiro no meu pau com corda. Então fico com ele mesmo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por J.Adalberto Dom Jan 25, 2015 12:11 pm

Pra mim a equação eh a seguinte qto maior a expectativa maior a frustração no final!

Qdo vc pega um novo ou usado em uma loja mesmo que na hora vc não sinta todo o potencial ou falta de, pois o tempo e condições q vc passa testando não sejam adequados.

Já qdo em encomendar uma, a expectativa eh q o instrumento sejam mágico e irá suprir todas suas necessidades, ai depois de muito tempo de espera, desculpas etc vc ver q o baixo mágico, não faz mágica é um bom baixo com peças e caratericas q vc pediu nem mais nem menos
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 25, 2015 12:25 pm

Fora que muitas vezes o povo nem chega a dar uma chance pro instrumento.
Tirando as loucuras do cara que compra e vende de novo antes de receber já vi baixo top aqui que ficou cerca de dois dias na mão da pessoa.
Consumo fast-food e teste idem.
E são tantas as variáveis que fazem a gente se encontrar em um instrumento que é complicado.
Eu casei com meu S Martyn e me encontrei nele mas tenho certeza que o próximo que o Samuel fizer pra mim vai ficar melhor ainda pois já conheço e já sei o que quero de diferente ou o que poderia sair ainda melhor.
O que estranho é quando o cara pula de JB quatro cordas pra um Ibanez 6 depois pula pra um Músic Man 5 depois pra sei lá o que...
Aí acho graça mesmo pois são vibe muito diferentes entre si.
Mas também em doi isso. Tem dois S Martyn que vi a venda no facebook que me surpreenderam um deles passou na minha mão e me deixou louco. Acho estranho a pessoa pegar um baixo desses e vender em tão pouco tempo, ainda mais que não são baixos baratos.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Cantão Dom Jan 25, 2015 1:06 pm

Já toquei em Fender Precision que não me empolgou...em Jazz Bass também...toquei num Fender JB uma vez , que se eu pudesse vendia o carro pra compra-lo. Toquei num Fernandes JB que me pirou...fiquei louco pelo baixo mas o dono não vendia nem a pau...meu MLaghus Tribute Precision , eu tenho vontade de chorar até hoje por ter tido que me desfazer dele...que sonzeira que era...sonho em um dia poder comprar ele de volta.
Edit: um baixo de luthier que sou louco pra ter , é um Bertola JB...um dia ainda realizo essa GAS... Wink
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21754
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por B3ck1m2n Dom Jan 25, 2015 1:18 pm

J.Adalberto escreveu:Pra mim a equação eh a seguinte qto maior a expectativa maior a frustração no final!

Qdo vc pega um novo ou usado em uma loja mesmo que na hora vc não sinta todo o potencial ou falta de, pois o tempo e condições q vc passa testando não sejam adequados.

Já qdo em encomendar uma, a expectativa eh q o instrumento sejam mágico e irá suprir todas suas necessidades, ai depois de muito tempo de espera, desculpas etc vc ver q o baixo mágico, não faz mágica é um bom baixo com peças e caratericas q vc pediu nem mais nem menos

Concordo! Acho que a frustração é diretamente proporcional à expectativa! Quando vamos comprar um instrumento vamos sem muita expectativa, pois geralmente estamos abertos a testar de tudo e com a maior paciência do mundo, como um degustador de vinhos. Agora quando mandamos fazer um baixo esperamos que ele seja uma espécie de Excalibur: um instrumento mágico que servirá perfeitamente ao seu dono e somente a ele, que trará respostas pra tudo o que procura e o tranformará no Rei das 4 Cordas. Daí quando isso não acontece a saída é se livrar dele o mais rápido possível para evitar questionamentos.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1143
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Paulo Penna Dom Jan 25, 2015 1:23 pm

Cada dia acho que meu melhor instrumento é o outro....
Atualmente ando tocando muito mais guitarra que baixo (mas não pretendo me desfazer deles) e até uns dois meses estava tocando preferencialmente numa strato 2011 com captadores de boutique D'Allen austin blus custom shop.... por umas semanas passei pra uma Epi Custom coreana que antes estava relegada a ser despachada..... agora voltei pra mesma Strato, só que voltei os captadores Fender CS 69, e não sei como tirei eles da guitarra a um ano atrás.... acho que é a inquietude humana... eterna busca pelo novo prazer, pelo amor perfeito.... baixo nível de cloridrato de buspirona no sangue... playing rock rock rock Amigos Pedido de ajuda Pedido de ajuda Pedido de ajuda Pedido de ajuda Pedido de ajuda
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por B3ck1m2n Dom Jan 25, 2015 1:29 pm

Cantão escreveu:Edit: um baixo de luthier que sou louco pra ter , é um Bertola JB...um dia ainda realizo essa GAS... Wink

Será que o Bertola encararia um projeto de réplica de um Rickenbecker? Já pensou um Bertola RK? Very Happy
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1143
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por bodhan Dom Jan 25, 2015 1:47 pm

Cantão escreveu:um baixo de luthier que sou louco pra ter , é um Bertola JB...um dia ainda realizo essa GAS... Wink

Tenho uma intuição pelo Bertola Precision. Muito pela tão boa impressão que o colega passa a todos nós aqui no fórum. Queria muito experimentar. Cheguei a conversar com ele há um tempo atrás, mas ele estava num momento difícil ... além do que ele não envia o instrumento, só retirando em mãos.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 25, 2015 1:59 pm

Isso é fácil de resolver. Já comprei baixo assim e conhecido foi buscar e enviou pra mim! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por edumoraes Dom Jan 25, 2015 2:06 pm

Acho que $$$ no bolso e G.A.S. desenfreada é o motivo principal por tanta rotatividade. Razz
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Davi Motta Dom Jan 25, 2015 2:16 pm

Fernando Zadá escreveu:Fora que muitas vezes o povo nem chega a dar uma chance pro instrumento.

Quando fiz meu HMZ com o Zé Eduardo, não sabia muito o que queria, havia vários sons na cabeça. Como o HMZ Advanced tinha várias opções de timbres, mandei fazer. Foram seis eternos meses de expectativa. Quando cheguei em casa e comecei a tocá-lo, bateu uma meia angústia, não pelo som, mas pela "dureza", estava acostumado com o meu Ibanez de "algodão" rsrs. Fazer o que? Foi um baixo caro. Era respirar fundo e ir em frente com ele. Já se vão 8 anos com o HMZ, feliz da vida. Hoje é mais macio que o Ibanez e tem a forma da minha mão.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por B3ck1m2n Dom Jan 25, 2015 2:28 pm

Davi Motta escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Fora que muitas vezes o povo nem chega a dar uma chance pro instrumento.

Quando fiz meu HMZ com o Zé Eduardo, não sabia muito o que queria, havia vários sons na cabeça. Como o HMZ Advanced tinha várias opções de timbres, mandei fazer. Foram seis eternos meses de expectativa. Quando cheguei em casa e comecei a tocá-lo, bateu uma meia angústia, não pelo som, mas pela "dureza", estava acostumado com o meu Ibanez de "algodão" rsrs. Fazer o que? Foi um baixo caro. Era respirar fundo e ir em frente com ele. Já se vão 8 anos com o HMZ, feliz da vida. Hoje é mais macio que o Ibanez e tem a forma da minha mão.

Pois é... O povo confunde o estramento inicial, pela particularidade de cada instrumento, com não gostar do mesmo. Suspect
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1143
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 25, 2015 3:51 pm

Exato. Já vi de tudo aqui desde braço curto poke poke a GAS incontrolável.
Instrumento é só uma ferramenta nada mais que isso mas como é para fazer arte tem que ter aquele algo mais no primeiro contato para estimular de forma prazerosa.
Mas é complicado mesmo. Muito tempo atrás quando peguei aquele Zaganin do Jorge Helder achei que ia ser o instrumento pra vida toda mas depois de duas gigs com ele desisti por causa do peso. Super instrumento mas pesado demais e acabou-se o encanto. Peguei bode dele.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por SILVIAO Dom Jan 25, 2015 4:33 pm

Como comentei antes, fica um receio , porque os casos aqui do fórum aconteceram com músicos experientes e que aparentemente tem critérios firmes para escolhas como preamps, pickpus , sonoridade.Quando é um músico novato e empolgado eu ate torço pra ele vender logo Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Zubrycky Dom Jan 25, 2015 5:18 pm

Essa situação me faz lembrar da frase que, além de ser nome de uma música do Motörhead, também pode ser aplicada a uma boa parte destes casos: "The Chase Is Better Than The Catch".

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por B3ck1m2n Dom Jan 25, 2015 5:32 pm

^ Zubrycky é dos meus! rock
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1143
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Jan 25, 2015 9:25 pm

bodhan escreveu:Tenho uma intuição pelo Bertola Precision. Muito pela tão boa impressão que o c

Bertola está com um Precision pra vender...lindão! Tô com as fotos no meu e-mail. Quer ver me mande um e-mail que te envio...pois postar aqui dá trabalho.

jjuunniioorr@gmail.com
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por bodhan Dom Jan 25, 2015 9:32 pm

^Obrigado, Juninho, não quero nem ver para evitar a tentação! Acabei de pegar um baixo novo no fim do ano.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Jan 25, 2015 9:46 pm

lol!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por joseluiz.avilajr Dom Jan 25, 2015 10:31 pm

além de vários detalhes que ja citaram aqui. minha impressão como luthier, é:

a maioria dos clientes que me procuram, querem um som especifico ou um shape especifico (fender ,fodera etc) sem nunca ter testado a marca a qual eles querem  um modelo similar.

e acabam se decepcionando com o resultado apesar de ser um ótimo instrumento (falando sempre de um instrumento que é de qualidade indiscutivel)

agora se o cliente te procura querendo um modelo teu porque gosta do teu trabalho, e quer um instrumento com um pouco de surpresa nos detalhes e som, sempre sai satisfeito e raramente vende o instrumento.

a maioria dos clientes eu sei qual vai ficar com o instrumento e qual vai vender logo logo.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Claudio Seg Jan 26, 2015 8:56 am

Li esse tópico inteiro porque sempre tive essa curiosidade... o motivo pelo qual a galera espera um tempão por um baixo custom, e algum tempo depois vemos o instrumento nos Classificados.

Na Luthieria de acústico isso é bem mais raro. Em 6 anos de Fórum vi apenas 1 caso de acústico feito por Luthier indo parar nos Classificados, assim mesmo porque o cara desistiu de tocar e se desfez de tudo (Filipe de BH).

Outro fator que acho que acaba contribuindo pra esse caso específico, é que Fender, MusicMan e Fodera não produzem acústicos de vitrine.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por allexcosta Seg Jan 26, 2015 9:09 am

Se fizermos uma análise estatística, talvez 1 baixo acústico seja uma porcetangem maior que 15 ou 20 baixos elétricos.

Isso é um fenômeno extremamente comum e tenho até certa dificuldade em compreender a estranheza de alguns.

Instrumentos musicais são feitos de matéria orgânica e o resultado final só é conhecido quando o instrumento nasce. E, mesmo assim, o músico só consegue chegar a uma conclusão definitiva após alguns meses de uso. E essa conclusão, muitas vezes, não é favorável.

Esse fenômeno não acontece somente com baixos custom, mas muita gente sonha com Fenders ou MusicMans e os vende após alguns meses de uso.

As pessoas muitas vezes acham que o som do ídolo está no instrumento. Isso é uma tremenda bobagem...

Tive a oportunidade de tocar em baixos de músicos famosos, como o Wood do Nico e o Fender do Marcus Miller (desligado).

Do baixo do Nico nem consegui tirar uma nota, de tão baixa a ação. O Fender do MM era um baixo normal, bastante usado, relativamente pesado e não havia nada de realmente especial. O som que esses caras tiram (tiravam) está neles, não nos baixos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por LuCaSbass Seg Jan 26, 2015 9:31 am

Bem, no meu caso rolaram duas situações diferentes:
- Comprei o M. Laghus JB 6 cordas com trastes... achei e acho ainda maravilhoso. Fiquei mais de 2 anos com ele e vendi para fazer outro M. Laghus com especificações um pouco diferentes, mas acabou não rolando e hoje me arrependo amargamente de ter vendido... O novo dono (Itiberê Zwarg) gostou muito, está plenamente satisfeito com o baixo e não vende de volta nem a pau kkkkk

- De tanto curtir o com trastes, um ano depois encomendei o M. Laghus JB 6 Fretless. Esse, apesar de ser um instrumento fantástico também, o santo não bateu.
O problema não foi nem som nem tocabilidade, mas não conseguia me sentir confortável e seguro o suficiente tocando nele... Tanto que acho que não fiz nenhuma gig com ele, só usei em ensaios e algumas poucas gravações caseiras.
É um instrumento "muito temperamental" que exige muito estudo focado nele, e não tive tempo nem paciência para isso.

De qualquer forma, acho que baixo de luthier deve ser muito bem pensado. As vezes queremos inventar moda (como fiz com o fretless de 6 cordas) e acaba não rolando bem... Conheço gente que nunca tocou em 6 cordas encomendando um de luthier, pagando caro e etc... Pouco tempo depois venderam, como esperado!
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 26, 2015 10:05 am

allexcosta escreveu:
Instrumentos musicais são feitos de matéria orgânica e o resultado final só é conhecido quando o instrumento nasce. E, mesmo assim, o músico só consegue chegar a uma conclusão definitiva após alguns meses de uso. E essa conclusão, muitas vezes, não é favorável.


O que me espanta não é o fenômeno em si mas exatamente isso que citou sobre algum tempo de uso.
Vejo as vezes baixo com nem um mês de uso indo pros classificados....
Acho que sou a moda antiga e não me acostumei com essa coisa fast food que o povo faz com instrumentos as vezes.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Eduardo Tob Seg Jan 26, 2015 5:28 pm

Muito interessante este tópico. Quando comprei meu Squier pela internet achei que tinha feito besteira... me pareceu pesado, tinha neck diving e meu outro bass não tinha... passada uma semana acostumei. Dois anos depois, amo o baixo e provavelmente não o venderei. Acredito que quem compra e vende rapidamente o faz por questões financeiras, ou por ter GAS em tocar no maior número de instrumentos possível, e não necessariamente ficar com eles.
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Tucone Ter Jan 27, 2015 5:03 pm

Às vezes também o baixo demora tanto pra ficar pronto que quem pediu "está em outra vibe" e já não curte mais o que ele é.

Não é meu caso, eu gosto dos mesmos estilos de instrumento há 20 anos Very Happy
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Andre Azulao Ter Jan 27, 2015 5:28 pm

No meu caso, tenho um bass anunciado aqui destes "baixos fantásticos feitos por encomenda", peguei ele pronto por questão de oportunidade, é um excelente instrumento, já tive uns 20 baixos e é um dos mais confortáveis que já toquei, porém vi que Fretless não é minha praia e por este motivo está a venda.
Andre Azulao
Andre Azulao
Membro

Mensagens : 293
Localização : Z.O.- SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por GusVCD Qua Jan 28, 2015 4:59 pm

Já tive vários baixos, e realmente a maioria acabou indo embora por interesse pessoal em conhecer uma gama maior de sons, tocabilidades e demais sensações e prazeres sensoriais q o nosso instrumento pode nos proporcionar.

Mas alguns foram por questões financeiras (meu Dingwall Afterburned... Crying or Very sad) e outros por questões q realmente não casaram nada com o prazer de tocar contrabaixo... um baixo q muita gente gosta e sonha mas só me causou dor (crise de tendinite) foi o Yamaha BBNE2 (signature do Nathan East). O baixo era do amigo J.Adalberto e q curtia muito, peguei e na primeira vez q toquei 20 minutos com ele fiquei com as duas mãos fervendo... tentei outras vezes e não consegui passar dos 10 minutos. Ai não teve jeito, tchau.

Engraçado q o nvoo dono (Vlad) curtiu pacas e tocou com ele bastante tempo, e o amigo Lucas q acima se pronunciou tbm está (acredito ainda) com um e curte bastante tbm.

Fazer o q, né?  ahn

Nota: hj estou com dois baixos do Samuel, e ainda estou em período de adaptação com o Fanned 5 cordas por ter a escala mais larga e o braço de profundidade mais fina.
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por SILVIAO Qua Jan 28, 2015 9:04 pm

Muito instrutiva e confortante a opinião dos amigos...por mais que se saiba o que buscar, ainda assim podem ocorrer surpresas.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Edão Qua Jan 28, 2015 10:32 pm

A sensação final entre um custom e um baixo de série é a mesma, ou fica ou vai embora, kkkkkkkk.
Já tive um baixo feito com todas as especificações que eu quis e o vendi.
Hoje tenho um baixo que quando peguei disse que ele ficaria comigo, mas o tempo passa e se torna apenas mais um objeto, naturalmente pode ser trocado por outro que eu, momentaneamente, julgar melhor.
Amores eternos por coisas são poucos que tem.
Nego e branco troca até de mulher, que dirá de contrabaixo...
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Tucone Qua Jan 28, 2015 11:46 pm

Tem isso também, não sei se falaram. Quando você compra um baixo "montado" normalmente você toca nele antes de comprar, é uma "vantagem" a mais. Por mais que você monte o de luthier com o que você quiser pode acontecer de você não se adaptar com ele. Não deveria... mas pode. Very Happy
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Jan 29, 2015 10:04 am

Edão escreveu:...Nego e branco troca até de mulher, que dirá de contrabaixo...
:curti2:
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por allexcosta Qui Jan 29, 2015 10:06 am

Tucone escreveu:Tem isso também, não sei se falaram. Quando você compra um baixo "montado" normalmente você toca nele antes de comprar, é uma "vantagem" a mais. Por mais que você monte o de luthier com o que você quiser pode acontecer de você não se adaptar com ele. Não deveria... mas pode.

Sem dúvida. Fato é que você só vai saber como um baixo vai ficar quando ele estiver pronto. Impossível ser de outra forma.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por rafammbass Sex Jan 30, 2015 6:04 pm

Eu tenho um baixo da Cast, do Josino Saraiva, feito em 2001. Escolhi a madeira, o shape, eletrônicos etc... É um caso de amor e ódio. Até gostaria de vender ele, dado que o meu S. Martyn me mantém satisfeito em termos de sonoridade.

Simplesmente não consigo. Acho que tem um pouco de apego sentimental também.

Eu penso que o GUS tá certo, é bacana poder experimentar de tudo um pouco. Acho que agora ele casou com esses baixos cariocas...
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Vicente Ganem Seg maio 04, 2015 9:33 pm

Pegando a pa,tenho especialmente apego a alguns instrumentos que tenho,principalmente um yamaha trb japones,que considero o amor da minha vida...,parece maluquice,mas vcs nao se apaixonaram por algum dos vossos sets?
Vicente Ganem
Vicente Ganem
Membro

Mensagens : 209
Localização : lauro muller,SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Gabs07 Seg maio 04, 2015 11:22 pm

Bem legal este tópico. Li inteiro também.

Assistam um pouco este video a partir de 10:38.
É legal assistir ao video inteiro, até pra entender o contexto. Ficando bravo ou não (muita gente fica com raiva nos videos do Lisciel, kkk), concordando ou não, o que o Lisciel fala ali é a realidade, por mais nua e crua que seja...

A partir dos 10:38 a fala é bem oportuna com o assunto do tópico.

Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por rafael.nery.712 Qui Jun 11, 2015 10:50 am

Hoje, não tenho a mínima condição de mandar construir um instrumento por encomenda...mas já vivi situação parecida algumas vezes...

Meu primeiro baixo foi um Squier Califórnia Jazz Bass, que eu particularmente achava muito confortável e bem acabado, mas com potenciômetros vagabundos que aliados a minha falta de experiencia impediam uma timbragem legal no instrumento...Em seguida parti para um Yamaha RBX 375, que pesava uma tonelada e meia, mas que além de ergonômico, me dava o timbre que (na época) fazia minha alegria.

O baixo mais confortável que já toquei na vida, foi um Gianini 70's daqueles com a "mãozona" com acabamento natural, sem o pickguard e com um incrível "calço" de papelão pra dar um "plus" na altura das cordas de um conhecido. A ação das cordas, o ajuste no corpo, o peso...tudo era maravilhoso.

Em contrapartida, testei certa vez um Fender American Deluxe no estúdio de um professor...e achei uma baita de uma tora, fui todo empolgado de poder pegar aquela "máquina" em minhas mãos... e o bicho era pesado, desajeitado e com uma p#$% saída, mas artificial e pouco agradável. O mesmo para um D'mark Alpha...que achei bem "chocho" mesmo com cordas novas e reguladinho...

Não é o preço...é a coisa de "bater o santo", é a mão do cara, o encontro dos anseios do músico com o que o baixo oferece...

E muitas vezes, um baixo "caro" ou "taylor made" não oferece isso como garantia!

(ps: To sem bass atualmente...e cara, como é ruim! Sad )
rafael.nery.712
rafael.nery.712
Membro

Mensagens : 126
Localização : São Paulo, Suzano

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por allexcosta Qui Jun 11, 2015 10:55 am

rafael.nery.712 escreveu:Não é o preço...é a coisa de "bater o santo", é a mão do cara, o encontro dos anseios do músico com o que o baixo oferece...

E muitas vezes, um baixo "caro" ou "taylor made" não oferece isso como garantia!

Yep...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos Empty Re: Baixos Fantásticos,Feitos por Encomenda ...mas que ficam pouco tempo com os Donos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos