Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active

+3
Jazztone
gpraxedes
rmap
7 participantes

Ir para baixo

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active Empty Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active

Mensagem por rmap Qui Mar 19, 2015 11:27 pm

Pessoal,
Devido a uma negociação frustada/não concluída, resolvi ficar com meu baixo(meu 1º baixo e 1º 5 cordas) de vez para evitar riscos.

E pensei comigo: se não consegui vender ele, vou fazer um up nele.

Ai começou a saga do upgrade...(trocar captação, circuito, tarraxas, ponte, vixi!!! Shocked ), ai parei, respirei fundo, pensei mais conscientemente(olhei meus extratos bancários pale ) e decidi em trocar a captação, pois ele já tem um circuito razoável, mas se não casar com o circuito...(aí tem Aguilar OBP-3, Bartolini 4.7,... vixi denovo Shocked ), eita GAS danada!

Pesquisei bastante aqui no fórum e tb no TalkBass e acabei descobrindo que os captadores do meu baixo tem a mesma medida, 92mm de comprimento(confirmei a medida com a trena tb), não é como a maioria dos JB em que o captador da ponte é um pouco maior que o do braço.

Com essas informações importantes começei a procurar por marcas de captadores. Fui até ao site bestbassgear.com e pesquisei, pesquisei, pesquisei, e vi que as marcas que se encaixariam(literalmente) a está peculiaridade do baixo eram: Bartolini, Delano e Seymor Duncan.

Descartei os cap's Delano somente pelo preço, mas sei que são excelentes. Descartei tb os SD por já ter um baixo com cap's desta marca, e ai começei a debulhar nos Bartolini. Vi as especificações dos cap's no bestbassgear e no próprio site da(ou do) Bartolini e escolhi(Graças a Deus que decidiu, que cara que faz rodeios pra contar algo Evil or Very Mad ) os seguintes cap's:

- 59CBJD-S1: Dual in-line coils (humcanceling) – deep tone – strong lows and low-mids [Classic Bass] (Este colocaria no cap do braço)
- 59CBJD-S3: Dual in-line coils (humcanceling) – bright tone – enhanced treble [Classic Bass] (Este colocaria no cap da ponte)

Pesquisando no TalkBass vi um forista aconselhando a outro colega a instalar os cap's ao contrário da minha idéia, ou seja, o deep tone na ponte e o bright tone no braço.

Então, queria a opinião dos amigos foristas com relação a minha idéia.
A posição dos cap's, na minha concepção está certa ou a do forista do TalkBass é mais sensata?
Devo escolher outra marca de captador?
rmap
rmap
Membro

Mensagens : 161
Localização : Araguaína - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active Empty Re: Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active

Mensagem por gpraxedes Qui Mar 19, 2015 11:34 pm

Bartolini é top, mas tem uma vibe bem peculiar. Sem saber o que busca, fica difícil emitir uma opinião. Se possível, posta um vídeo com o timbre ou vibe que busca para ajudarmos.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active Empty Re: Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active

Mensagem por Jazztone Sex Mar 20, 2015 8:26 am

Vai de dimarzio dp 149 ultra jazz sem medo que vai ser top!

Jazztone
Membro

Mensagens : 70
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active Empty Re: Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active

Mensagem por allexcosta Sex Mar 20, 2015 8:36 am

rmap escreveu:A posição dos cap's, na minha concepção está certa ou a do forista do TalkBass é mais sensata?
Devo escolher outra marca de captador?

A dele parece mais sensata.

Não gosto muito dos Bart, prefiro os Nordstrand.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active Empty Re: Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active

Mensagem por Christian Sex Mar 20, 2015 8:40 am

Eu curto Bartolini, mas ele tem aquele timbre bem característico, só acho ruim o circuito bartolini ter um agudo que duvido que alguém use, poderiam investir mais nos médios, se bem que os bartolini tem médios bem presentes, o importante é ter o teu som na cabeça, nem sempre a troca te dará o resultado esperado, acho que o melhor é ter o timbre na sua cabeça e investir nisso, lembra que o amplificador e caixa ajudam muito no resultado final
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active Empty Re: Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active

Mensagem por joabi Sex Mar 20, 2015 11:43 am


Nordstrand, Aero e Fralin são minhas sugestões. Acho que todos esses fazem tamanho personalizado, mas não tenho certeza do Fralin.

Nords são os mais fáceis de conseguir, e com preço bom.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active Empty Re: Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active

Mensagem por rmap Sex Mar 20, 2015 11:33 pm

gpraxedes escreveu:Bartolini é top, mas tem uma vibe bem peculiar. Sem saber o que busca, fica difícil emitir uma opinião. Se possível, posta um vídeo com o timbre ou vibe que busca para ajudarmos.

https://www.youtube.com/watch?v=F0JzB9nSH00

https://www.youtube.com/watch?v=75Pk76eGF-g

https://www.youtube.com/watch?v=pMqZvzgNf2E

https://www.youtube.com/watch?v=rE5wDSjrZts

Entendi teu raciocínio, tenho em mente o som que busco(não estou sendo aleatório ou tirando sorte).
Como no link do último vídeo, gostei do som do bartolini (na verdade os únicos que não gostei foram os fender e os EMG). A peculiaridade que se fala dos bartolini, segundo os meus ouvidos, é que o som dele é aveludado/fechado, com médios bem anasalados e poucos agudos, uma particularidade que me agrada bastante.

Jazztone escreveu:Vai de dimarzio dp 149 ultra jazz sem medo que vai ser top!

allexcosta escreveu:
rmap escreveu:A posição dos cap's, na minha concepção está certa ou a do forista do TalkBass é mais sensata?
Devo escolher outra marca de captador?

A dele parece mais sensata.

Não gosto muito dos Bart, prefiro os Nordstrand.

joabi escreveu:
Nordstrand, Aero e Fralin são minhas sugestões. Acho que todos esses fazem tamanho personalizado, mas não tenho certeza do Fralin.

Nords são os mais fáceis de conseguir, e com preço bom.


Segui o conselho dos amigos e pesquisei esses modelos,porém os únicos que tem os cap's na medida que necessito continuam sendo os Delano, Bartolini e encontrei um modelo da aero pickups(J Bass 5 type 1), as outras marcas seguem as medidas do JB american standart(101,2 no braço e 104,5 na ponte).

Por mim, mesmo apertado no momento, compraria os nords big single, mas teria que refazer as cavidades dos cap's e o luthier mais próximo de mim fica a 350km e ele não tem ferramental pra fazer este tipo de modificação(um luthier com capacidade de fazer essas alterações significantes no baixo fica a 800km), no máximo faz troca de cap's, regulagem com troca de cordas, e fez uma blindagem no último baixo que comprei depois de muita insistência minha(e a blindagem ficou muito boa por sinal).
Por isso estou a procura de cap's que encaixam na cavidade dos cap's, para não ter custos com serviços além da troca de captadores.
rmap
rmap
Membro

Mensagens : 161
Localização : Araguaína - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active Empty Re: Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active

Mensagem por joabi Sex Mar 20, 2015 11:40 pm


Nordstarnd e Aero fazem tamanho personalizado. Fale com a BBG, é tranquilo. A Aero demora, porque fica no Hawaii.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active Empty Re: Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active

Mensagem por gpraxedes Sex Mar 20, 2015 11:42 pm

^ Os big singles são sempre excelente opção. Nesse sentindo, o Samuel faz esses caps e poderia fazer a instalação, desde que mandasse o corpo para ele.

Mas se curtiu os barts, vai fundo!
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active Empty Re: Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active

Mensagem por rmap Dom maio 10, 2015 1:19 am

Bom pessoal a saga chegou ao final e com excelentes resultados.

Houve uma modificação no projeto piloto. Como nas duas últimas compras que fiz fora, fui taxado, decidi não ter mais despesas pra não elevar custos com este upgrade.
Não consegui comprar o cap 59CBJD-S3 separado(pois onde tinha disponível no Brasil só vendia o kit braço/ponte) mas, achei um vendedor no ML que tinha mais de um 59CBJD-S1 disponível e que vendia somente ele(sem kit braço/ponte).
Comprei os dois 59CBJD-S1 e depois de esperar quase 1 século para os Correios entregar os caps, levei ao luthier para fazer a troca dos mesmos.
Além do serviço de troca dos caps, foi feito também a blindagem geral do instrumento, mudança de posição dos knobs(achei que esta modificação ficou mais coesa aos olhos) e de praxe regulagem geral do baixo.

Sem mais blá blá blá e vamos ao veredito: Ficou outro instrumento, com o som mais gordo e aveludado. Graves profundos e marcantes e médios bem anasalados e melosos( scratch ). Não desmerecendo o baixo como era antes, mas sempre tinha a sensação de que com os caps originais o som era seco, estalado(quando dava uma de pedreiro, dava pra ouvir aquele estalado dos dedos batendo nas cordas com força) e sem peso.
A Bzona ficou mais definida e presente.

Como disse no começo, foi além das expectativas.

Sem contar que com a blindagem( e também com o hum cancelling dos caps) agora o baixo está com zero ruído.

Vamos às ''ibagens'':

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active CAM00880
free image uploading

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active CAM00885
image url

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active CAM00886
image upload no size limit

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active CAM00888
image hosting over 10mb

Até o momento, os meus ouvidos e o meu bolso não sentiram a necessidade de troca do pré original. Mas só o tempo dirá se isso acontecerá algum dia... Wink

O que ficou de lição pra mim, e quem sabe possar servir de consulta e reflexão para os nobres amigos do fórum, é que se você possui um instrumento que realmente faz seu gosto mas tem um ou outro detalhe que você sinta que poderia ser melhorado, que não ultrapasse mais que 40% do valor que custou o mesmo e que você realmente sabe o que está querendo, com certeza o investimento/benfeitoria é valido.

Como já diz o velho ditado: "Só o crime não compensa"
rmap
rmap
Membro

Mensagens : 161
Localização : Araguaína - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active Empty Re: Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active

Mensagem por Edão Dom maio 10, 2015 11:24 pm

Boa!!! Fez um upgrade muito bem feito e pensado.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active Empty Re: Upgrade na captação do Squier Deluxe Jazz Bass V Active

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos