Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MK1 vs. MK2?

+3
fbarione
dibass
allexcosta
7 participantes

Ir para baixo

MK1 vs. MK2? Empty MK1 vs. MK2?

Mensagem por allexcosta Dom maio 10, 2015 9:39 am

Alguém sabe as diferenças?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

MK1 vs. MK2? Empty Re: MK1 vs. MK2?

Mensagem por dibass Dom maio 10, 2015 9:51 pm

ja ouvi falar que o MK5 é melhor e é reposição ou upgrade deles (mk1e2)

ja toquei em baixos com mk2 e tenho um com mk1 nao senti diferença entre eles sonora
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1565
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

MK1 vs. MK2? Empty Re: MK1 vs. MK2?

Mensagem por fbarione Seg maio 11, 2015 1:26 am

Cara, não sei se é verdade ou não, se é boato, ms uma vez me falaram que os MK1 são split coil e os MK2 Humbucker....mas se é verdade, não sei....

fbarione
Membro

Mensagens : 222
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MK1 vs. MK2? Empty Re: MK1 vs. MK2?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg maio 11, 2015 8:36 am

Está aí uma dúvida que eu também tenho.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9125
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

MK1 vs. MK2? Empty Re: MK1 vs. MK2?

Mensagem por Eduardo Moraes Seg maio 11, 2015 10:50 am

MK1 é Split Coil, com som morno, grave suave com pouca definição nos médios e agudos brilhantes.

MK2 é Dual Coil, Com grave, e médio grave e médios mais intensos e um agudo atenuado, menos hi-fi. Meio sem personalidade.

Ambos de origem "não original", chinesa ou indonésia provavelmente, produção de larga escala pra vários modelos de baixo.

MK4, MK5, MK6 é Bartolini Original USA, e não tem nada haver com os citados, timbre totalmente diferente, e são feitos pra reposição dos MK1.
O repositor do MK2 se não existe ao certo, pode tentar adaptar um P4 que ficaria um pouco mas curto ou um G66 (teria que aumentar a cavidade), embora o P5 tenha o mesmo tamanho, esse não está mais em catálogo, mas está a venda ainda em alguns sites. O mais fácil seria o P4 mesmo.

As medidas do MK1 é 108mm por 34mm
e o MK2 é 125mm por 32mm

Em comparativo geral o MK2 leva vantagem sobre o MK1 por ter um punch maior e não sumir no meio da banda. Mesmo assim eu o trocaria por um P4 para obter uma resposta sonora mais completa.

(Edit)
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

MK1 vs. MK2? Empty Re: MK1 vs. MK2?

Mensagem por lfan.bass Ter maio 12, 2015 2:29 pm

Ótima explicação, Eduardo Moraes.
lfan.bass
lfan.bass
Membro

Mensagens : 118
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

MK1 vs. MK2? Empty Re: MK1 vs. MK2?

Mensagem por Eduardo Moraes Qua maio 13, 2015 8:27 am

É companheiros o MK2 e o BH1 não tem substituto oficial Bartolini-USA. O resultado dele foi um projeto de parceria com a Ibanez.

Vejam a resposta a minha pergunta feita a Bartolini:


Eduardo:
Which pickup model bartolini to replace MK2 ?

Bartolini:
Hi Eduardo

MK-2 Pickups. We do not have a US-made replacement in this shape.
BTB1205E
BTB676
BTB775
BTB575

BH1 pickups. We do not have a US-made replacement in this shape.
SRFF805
SRFF806


A note from Bill Bartolini regarding the design of the pickups for BTB basses:

Bill Bartolini and Ibanez’s top engineers took two years to develop the fantastic MK-2 bass pickups and it’s a partnership that has pleased everyone, especially new BTB owners!
My relationship with Ibanez began in 1995 when they requested some samples. Ibanez started using our products on some models in 1996. In 1998 the (former Ibanez president) and I had a meeting at the Frankfurt Messe and I agreed to work with Ibanez on the Gary Willis Bass project. After sending Gary many samples he approved the pickup and the electronics for his signature instrument.
Since then, we have supplied Ibanez with many bass pickups and various electronics. Before this time, in the earliest years of our history, there was far more emphasis on neck-through construction and enhanced lows and low-mids. In the mid 90's the emphasis shifted to bolt-on construction with more mid and treble emphasis.
We always try to satisfy as many bass players and builders as we can, so we developed designs to satisfy the new requirements and tastes. Most builders were satisfied with an approximately equal tonality from bridge and neck pickups. The neck pickups were always a little brighter with slightly less output than the bridge pickups. But some builders and players preferred putting neck pickups at the bridge and bridge pickups at the neck intentionally. Ibanez was the first to ask for much deeper tone from the neck pickup while retaining a bright tone for the bridge.
When Ibanez asked for special pickups exclusively for Ibanez BTB series, they also asked me to try to blend the older enhanced lows and low mids with the newer, brighter tone in a narrower soapbar design. Could we go beyond what had been achieved in this direction?
The process of designing the final product is always a little bit like making a good salad: there are many ingredients, their characteristics are learned over many years and the final result depends on the mix. Our quad-coil design can yield many other tonalities but, in this case, the desired result was the deepest Deep Neck tone that balanced well with a Bright Bridge tone and retained this tonal balance with the Ibanez designed 4-, 5- and 6-string basses. After several tests and improvements, we reached our goal with the MK-2. Enjoy the wide tonal range!,

Prolly not the answer you were looking for.

Best Regards,

Doug
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

MK1 vs. MK2? Empty Re: MK1 vs. MK2?

Mensagem por Marcondes_ Qua maio 13, 2015 11:17 am

Esses captadores soap bartolini em geral (mk1, mk5, etc) possuem polos ou não?!

[]s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

MK1 vs. MK2? Empty Re: MK1 vs. MK2?

Mensagem por Eduardo Moraes Qua maio 13, 2015 11:28 am

Marcondes_ escreveu:Esses captadores soap bartolini em geral (mk1, mk5, etc) possuem polos ou não?!

[]s

Todo captador possui polos, sendo esses expostos ou não.
Não existe captador Bartolini de polos expostos, exceto algum fabricado a pedidos, que desconheço.
O formato é SoapBar em sua maioria, liso, todo preto. Mas existem modelo J e P sendo de forma semelhante.
Os polos são internos, no caso, escondidos abaixo da capinha plastica.
Os imãs (polos) são de barra, cerâmicos.

Aparência:

MK1 vs. MK2? Acessorios-captadores-en-baixos-14381-MLB4013779351_032013-Y

MK1 vs. MK2? Acessorios-captadores-en-baixos-20364-MLB20187962202_102014-Y

MK1 vs. MK2? Bartolini-72mv5k-t-p-baixo-music-man-5-cordas-usa-17974-MLB20147413782_082014-F

MK1 vs. MK2? S_MLB_v_V_f_4028958967_032013

MK1 vs. MK2? S_MLB_v_O_f_3881560870_022013
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

MK1 vs. MK2? Empty Re: MK1 vs. MK2?

Mensagem por Marcondes_ Qua maio 13, 2015 12:07 pm

Desculpe, que me expressei mal.. o que eu quis dizer foi justamente se são lisos ou se polos para cada corda?
Liso:
MK1 vs. MK2? P1010349
Polos por corda:
MK1 vs. MK2? 17290d1362251040-new-wiring-82-jv-p-j-bass-img_3869-jpg

A minha dúvida se deve pela questão de alinhamento dos polos com as cordas.. como saber se está alinhado devido ao espaçamento entre as cordas (se menor ou maior que "o padrão")..

[]s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

MK1 vs. MK2? Empty Re: MK1 vs. MK2?

Mensagem por Eduardo Moraes Qua maio 13, 2015 12:15 pm

Então, conforme falei acima, é (polo) ímã de barra cerâmico, ou "liso" se preferir.
Se estende pela parte do captador como um todo, não há risco de ficar corda de fora do campo magnético exceto se for um espaçamento de cordas muito largo e um captador muito curto, mas no site diz todo detalhe de espaçamento.

Exemplo da disposição das bobinas, ìmãs, (polos) abaixo:

Dual-Coil:
MK1 vs. MK2? Woo_Dual

Dual In-Line:
MK1 vs. MK2? Woo_DualInLine

Quad-Coil:
MK1 vs. MK2? Woo_Quad

Split-Coil:
MK1 vs. MK2? Woo_Split

Single:
MK1 vs. MK2? Woo_Single

Stacked:
MK1 vs. MK2? Woo_Stacked


Última edição por Eduardo Moraes em Qua maio 13, 2015 2:55 pm, editado 1 vez(es)
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

MK1 vs. MK2? Empty Re: MK1 vs. MK2?

Mensagem por Marcondes_ Qua maio 13, 2015 2:06 pm

Blz! Obrigado por esclarecer!

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

MK1 vs. MK2? Empty Re: MK1 vs. MK2?

Mensagem por Convidado Sáb maio 23, 2020 5:10 pm

Tópico interessante. Achava que MK2 já era Bartô de verdade.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

MK1 vs. MK2? Empty Re: MK1 vs. MK2?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos