Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

+2
Marcondes_
raffaelpseudos
6 participantes

Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por raffaelpseudos Seg Jul 06, 2015 1:48 pm

Olá pessoal, sou novo aqui, nao encontrei nenhum tópico relacionado então criei este. Perdão se for repetido, mas existem muitos tópicos nesse fórum, nao tive tempo de pesquisar coisas periféricas à que estou a dizer.
Bom,eu toco baixo a muitos anos, comecei cedo, com uma idade aproximada de uns 8 anos de idade. Sempre foi o meu instrumento, a coisa que eu mais gostava de fazer. As pessoa sempre "botavam fé" em mim, porque ei tenho facilidade em tirar músicas de ouvido, e sou criativo no sentido musical no geral.
Entretanto, eu sempre toquei "na aba" dos outros. Nunca tive poder aquisitivo pra comprar meu próprio instrumento. Isso durante um tempo foi um grande motivo de tristeza, mas eu sempre tinha como tocar. Podia tocar nos instrumentos da academia musical que frequentava, da minha igreja, de alguns de meus amigos. Enfim, até usar violão para treinar baixo eu já usei.
Com todo esse "tour" por instrumentos alheios, deu pra conhecer uma pouco na prática as peculiaridades de cada instrumento. Mas nao o suficiente pra eu tomar a decisão que segue.
Comecei um projeto de banda, e para a minha surpresa, ela começou a dar muito sucesso. Coisa de 6 meses, e ela esta dando bem certo. Para tocar nela, eu peguei emprestado (para o primeiro show) o baixo de meu amigo, que é um "YAMAHA 4 Cordas RBX-270" - esse meu amigo é ricão, daqueles caras que , literalmente, tem uma bateria elétrica, dois baixos bons, uma violão ótimo, equipamento de som profissional, uma guitarra; mas ele nao sabe tocar nenhum e larga tudo na cidade dele, enquanto ele faz cursinho pra vestibular a 300km de distância - e esse amigo, nao deu muita falta do baixo nesses 6 meses. Nem pediu de volta.
Na situação que estou agora, tenho um pouco de dinheiro pra gastar com um instrumento, mas como eu toco a muito tempo, nao quero algo "fuleiro", ou que eu tenha que trocar daqui pouco tempo.
Minha dúvida é a seguinte. É preferível eu comprar esse "YAMAHA 4 Cordas RBX-270" agora e, ir "customizando" ele com o tempo, conforme eu for tendo dinheiro para isso (colocar captadores soap-bar, um circuito passivo/ativo, tirar as trastes para deixa-lo fretless(gosto de fretless)); ou é preferível eu comprar um melhor (por exemplo um "Cort b4") daqui a um tempo ( esse tempo seria tipo mais uns 6 meses) ?!
Sei que o Cort é um ótimo instrumento, mas no momento, estou precisando muito de um baixo que já atenda as minhas expectativas, e que eu ainda possa deixa-lo melhor. Esse YAMAHA me proporciona um timbre bem legal, eu ainda coloquei as cordas "D'addario Chromes flat" nele; já está muito bom, porem tem certas melhorias que eu gostaria de fazer.


Bom, me auxiliem com a opinião de vocês, como eu disse, nunca tive a experiencia de ter um baixo só meu, e nao tenho condições de comprar um muito bom no momento. Muito menos de comprar um que nao me agrade, e vá me fazer arrepender da escolha depois. Grato.
raffaelpseudos
raffaelpseudos
Membro

Mensagens : 20
Localização : Monte Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por Marcondes_ Seg Jul 06, 2015 2:03 pm

Ele te emprestou, e emprestaria por mais quanto tempo?! Tenta segurar mais 6 meses com baixo emprestado e compra depois o baixo q vc qr.. Comprar instrumento para depois fazer up nele n rola.. n vai te satisfazer.. qual o valor que compraria esse yamaha? Achei um no mercado livre na faixa de 1100,00. Vc encontra coisa boa nessa faixa de preço q da pra ficar um bom tempo... depois vc junta grana (a grana q iria gastar c ups) e troca por alguém melhor..

[]'s

Ps: Sua concepção de ricão é interessante.. tenho amigos q possuem praticamente uma loja de instrumentos em casa, ou mais de 30k em instrumentos, e são td falido hehehe...
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por raffaelpseudos Seg Jul 06, 2015 2:39 pm

Ele me emprestou, é bem provável que vá pedir de volta agora em setembro(porque é quando ele volta pra cidade e vai dar falta do bass). Se ele vender, pode ser por algo em torno de 800 reais.
Estou meio receoso de comprar este baixo também, mas nao quero ficar muito tempo (mais tempo) dependendo dos outros e sem baixo para "urgências".
raffaelpseudos
raffaelpseudos
Membro

Mensagens : 20
Localização : Monte Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por raffaelpseudos Seg Jul 06, 2015 2:43 pm

Então me diz uma coisa amigão, já vai me ajudar muito.
Já conheço meu estilo. Eu gosto de coisas mais encorpadas, bem graves, porém com bastante definição do som. Sou perfeccionista nas notas. Adoro (muito mesmo) o tal do "fretless"...
O que me aconselharia, de forma que nao seja muito caro ?! Digo, algo em torno de 1.000 e 1.300 reais.(sei que é pouco, mas é só o que tenho).
raffaelpseudos
raffaelpseudos
Membro

Mensagens : 20
Localização : Monte Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por Marcondes_ Seg Jul 06, 2015 3:44 pm

raffaelpseudos escreveu:
Já conheço meu estilo. Eu gosto de coisas mais encorpadas, bem graves, porém com bastante definição do som. Sou perfeccionista nas notas. Adoro (muito mesmo) o tal do "fretless"...
Falou, falou, mas não disse nada.. Se vc gosta de um RBX 270, e pensou em comprar ele para futuramente fazer upgrades, mas tem duvidas se n deve esperar para pegar um Cort em agosto (falta 1 mês).. uma coisa eu garanto.. vc n sabe oq realmente qr ou gosta.
Cada instrumento tem sua particularidade, e mta coisa poderia te atender em td oq vc disse aí acima.. O lance é vc ir tocar nos modelos que tem na sua cidade, ou procurar por reviews na internet, pra poder dizer oq vc realmente qr e gosta...

Não sou profundo conhecedor dos fretless, nem mesmo sei de cabeça um modelo que seja assim de fábrica.. sei de mta gente q pega um modelo X e transforma em.. vejo mto com JazzBass..

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por raffaelpseudos Seg Jul 06, 2015 3:57 pm

Marcondes, acho que você nao entendeu o que eu disse. Nao vou pegar um cort em agosto. Se eu quiser pegar algum baixo agora, tem que ser esse do meu amigo.
Eu disse que preferia um cort, mas se eu for comprar um, vou ter que esperar NO MINIMO uns 6 meses. Fora que ano que vem vou mudar se cidade, o que faz ficar perigoso de nem serem só 6 meses. Pode ser que eu só vá ter dinheiro para comprar um baixo daqui um ano.
raffaelpseudos
raffaelpseudos
Membro

Mensagens : 20
Localização : Monte Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por raffaelpseudos Seg Jul 06, 2015 3:57 pm

Marcondes, acho que você nao entendeu o que eu disse. Nao vou pegar um cort em agosto. Se eu quiser pegar algum baixo agora, tem que ser esse do meu amigo.
Eu disse que preferia um cort, mas se eu for comprar um, vou ter que esperar NO MINIMO uns 6 meses. Fora que ano que vem vou mudar se cidade, o que faz ficar perigoso de nem serem só 6 meses. Pode ser que eu só vá ter dinheiro para comprar um baixo daqui um ano.
raffaelpseudos
raffaelpseudos
Membro

Mensagens : 20
Localização : Monte Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por Marcondes_ Seg Jul 06, 2015 4:10 pm

Desculpa.. eu viajei na estória de agosto.. Mas enfim.. Sua única opção de compra agora é esse Yamaha? Se a oportunidade de ter um baixo na faixa de 1100 é essa agora, então blz... vai nas lojas, vê oq te agrada, vê os reviews na net etc etc.. não q esse yamaha seja uma opção ruim, só compre ele se realmente te atender, e não pensando em mudar ele.. apenas isso..

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por raffaelpseudos Seg Jul 06, 2015 4:12 pm

É esse meu problema mesmo... Eu nao gostei muito desse YAMAHA nao. Mas é f*** tocar a tanto tempo e ter que depender de "emprestados" quando em apresentações.
raffaelpseudos
raffaelpseudos
Membro

Mensagens : 20
Localização : Monte Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por raffaelpseudos Seg Jul 06, 2015 4:13 pm

De todo modo, vou estudar mais um pouco as possibilidades. Obrigado pela ajuda !
raffaelpseudos
raffaelpseudos
Membro

Mensagens : 20
Localização : Monte Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por JaeggerJazz Seg Jul 06, 2015 4:36 pm

Sai testando tudo que vir pela frente. Eu pegaria um Jazz Bass SX ou até squier, que são pau pra toda obra e aceitam ups de boa. Quer versatilidade guarda uma grana e compra um Tone hammer da Aguilar ou um Sansamp mais pra frente. Toque com o que você tem ou pode ter.

Tem muito bass bom por aí nessa faixa de preço.
JaeggerJazz
JaeggerJazz
Membro

Mensagens : 93
Localização : Atibaia

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por raffaelpseudos Seg Jul 06, 2015 4:44 pm

Em um jazz bass transformado em fretless, o que mais eu poderia fazer para deixar um som mais encorpado, porem sem perder definição ?!
raffaelpseudos
raffaelpseudos
Membro

Mensagens : 20
Localização : Monte Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por Marcondes_ Seg Jul 06, 2015 4:52 pm

Geralmente oq garante um som mais encorpado é a construção do bass, e quanto a definição é a qualidade dos captadores... qual instrumento q vc conheça ou já tenha tocado que lhe garanta esses atributos que vc tanto procura num baixo?!

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por Uchoa Seg Jul 06, 2015 6:51 pm

E outro ponto de vista , você fala em fretless , mas vejo que nunca tocou e nem toca em um na sua banda .

Fretless , no meu ponto de vista , é um baixo para certas músicas ...

Estou achando que o amigo aí está confuso com tudo , precisa parar e estudar mais , precisa escutar mais o que realmente quer e testar .

Com esse dinheiro rola fácil um SX que supre as necessidades , mas você tem que saber qual linha de baixo você gosta . Isso só com experiência que vai te dizer ...
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por allexcosta Seg Jul 06, 2015 10:32 pm

Não dá pra ler esse bloco de texto do início, mas percebo que o problema é grana pra comprar seu baixo. Indico o seguinte tópico:

https://www.contrabaixobr.com/t31249-como-conseguir-dinheiro-para-comprar-baixos-e-amps
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por korg Sex Jul 10, 2015 12:28 pm

Se vc precisa de baixo urgente, cansado de depender de terceiros e há a possibilidade de comprar esse barato do seu amigo, talvez seja uma boa solução "pra agora". Mas fique com ele tempo suficiente para se organizar financeiramente, praticar mais, ir em lojas e ver diferentes baixos, ir em eventos e saraus da vida, conversar com a galera, pedir pra sentir o baixo, etc, etc, etc. Pode ir nos encontros do forum tb. Tem tanta variável ai. Enfim, são meus 2 cents
p.s.: como ja mencionaram, fretless é outro mundo. Eu não teria "apenas" um fretless ah não ser que fosse louco por ele, dominasse 100% a técnica dele e tocasse 100% de músicas que soem legal com ele.
boa sorte
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por raffaelpseudos Seg Jul 13, 2015 12:40 pm

Korg, obrigado pela dica. Acabou que mesmo sem ter lido seu comentário antes, fiz o que você falou.
O dono do YAMAHA me cobrou 500 reais (e me deixou parcelar em 2 vezes) pelo baixo... E eu ainda usei o baixo mais do que ele. O baixo era "zero" quando eu levei para minha casa... Uma oportunidade dessas eu nao sei quando teria de novo. Vou me contentar com isso Smile

Mas de todo modo, muito obrigado pelas dicas de todos, vou continuar acompanhando o forum pois aprendi muita coisa por aqui.
raffaelpseudos
raffaelpseudos
Membro

Mensagens : 20
Localização : Monte Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Uma coisa peculiar, preciso de dicas. Empty Re: Uma coisa peculiar, preciso de dicas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos