problema no nut ou não?
+6
CG
GuilhermePastorius
Lipe Sousa
Normando Neto
allexcosta
109eh
10 participantes
Página 1 de 1
problema no nut ou não?
Caro Allex Costa,
Pfv, dá uma olhada com seus olhos críticos e precisos nesse nut de luthier e me diz se ele ta com algum problema de espaçamento entre as cordas (em caso positivo o problema está em quais cordas?):

Obrigado pela opinião!
Pfv, dá uma olhada com seus olhos críticos e precisos nesse nut de luthier e me diz se ele ta com algum problema de espaçamento entre as cordas (em caso positivo o problema está em quais cordas?):

Obrigado pela opinião!
109eh- Membro
Re: problema no nut ou não?
Se a foto está bem de frente, sim...
Olhando a segunda casa, fica bem claro que as cordas D e A estão mais próximas entre si que a G da D e a A da E.
Mas é muito menos gritante que alguns nuts que já vi por aí.
Olhando a segunda casa, fica bem claro que as cordas D e A estão mais próximas entre si que a G da D e a A da E.
Mas é muito menos gritante que alguns nuts que já vi por aí.
allexcosta- Administrador
Pra mim o problema é na D. Ela devia estar um pouquinho mais pra baixo, acho.
Coisa de 0.5mm...
EDIT: Olhando de novo achei a corda G muito na borda do braço também...
Coisa de 0.5mm...
EDIT: Olhando de novo achei a corda G muito na borda do braço também...
Normando Neto- Membro
^ Sim, os problemas são discretos, mas o nut precisa ser refeito de maneira correta.
Qual seria a maneira correta de fazer esse serviço?
Lipe Sousa- Membro
Imagino que seja simplesmente um nut novo...
GuilhermePastorius- Membro
Lipe Sousa escreveu:Qual seria a maneira correta de fazer esse serviço?
A) Leve a alguém que entenda (luthier).
B) Diga para trocar o nut.
CG- Moderador
CG bom dia, apenas perguntei a maneira correta(os passos) para eu fazer o serviço, independente do nível de dificuldade e quantidade de erros.
Mesmo assim obrigado pela dica.
Mesmo assim obrigado pela dica.
Lipe Sousa- Membro
É um serviço relativamente complexo, eu deixaria a cargo de um profissional.
CG- Moderador
CG escreveu:É um serviço relativamente complexo, eu deixaria a cargo de um profissional.
E mesmo luthiers experientes podem errar....
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Há vídeos no youtube. Exige ferramentas específicas e certo expertise, mas não é algo tão difícil para quem tem boas habilidades manuais.
Tenho 2 dúvidas que são:
A distância entre cordas no nut de 38 mm e distância entre cada corda e a escala.
Pensei que fosse uma medida padrão e que os baixistas mais experientes modificariam conforme sua tocabilidade.
A distância entre cordas no nut de 38 mm e distância entre cada corda e a escala.
Pensei que fosse uma medida padrão e que os baixistas mais experientes modificariam conforme sua tocabilidade.
Lipe Sousa- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:CG escreveu:É um serviço relativamente complexo, eu deixaria a cargo de um profissional.
olha ja vi baixos de renome, não só no brasil, com o nut com espaços errados.
eu ja perdi alguns pedaços de latão errando esse espaçamento.
porque pra guitarra tem a régua de nut, infelizmente ela não funciona para o baixo.
o melhor geito é marcar pelo nut antigo, se estiver certo, ou desenhar ele no pc, imprimir e colar em cima do nut.
joseluiz.avilajr- Membro
joseluiz.avilajr escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:CG escreveu:É um serviço relativamente complexo, eu deixaria a cargo de um profissional.
olha ja vi baixos de renome, não só no brasil, com o nut com espaços errados.
eu ja perdi alguns pedaços de latão errando esse espaçamento.
porque pra guitarra tem a régua de nut, infelizmente ela não funciona para o baixo.
o melhor geito é marcar pelo nut antigo, se estiver certo, ou desenhar ele no pc, imprimir e colar em cima do nut.
Pois é joseluiz.avilajr, eu também volta e meia tenho que refazer umas pestanas que "dão xabú"...

Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Bom dia, então está explicado o porque do nut vir solto? A cada troca de cordas que muda-se o seu diâmetro automaticamente troca-se o nut?
Desculpem não ter agradecido antes a todos pelos esclarecimentos!
Desculpem não ter agradecido antes a todos pelos esclarecimentos!
Última edição por Lipe Sousa em Qui Set 24, 2015 9:26 am, editado 1 vez(es)
Lipe Sousa- Membro
joseluiz.avilajr escreveu:porque pra guitarra tem a régua de nut, infelizmente ela não funciona para o baixo.
Que eu saiba as réguas de nut mais comuns como a da StewMac servem pra maioria dos instrumentos de corda, inclusive o baixo.
allexcosta escreveu:joseluiz.avilajr escreveu:porque pra guitarra tem a régua de nut, infelizmente ela não funciona para o baixo.
Que eu saiba as réguas de nut mais comuns como a da StewMac servem pra maioria dos instrumentos de corda, inclusive o baixo.
eu tenho, a régua, e pra baixo não funciona(pelo menos eu não consegui, e olha que tentei de varias maneiras), a diferença entre o calibre das cordas do baixo é muito grande.
ja fiz nuts e cavaletes pra quase tudo com essa régua, bandolin, cavaco, guita de 12 cordas, mas pra baixo, não deu certo, até tentei de maneiras menos convencionais usar a régua, mas não ficou bom, sempre fica meia boca.
joseluiz.avilajr- Membro
Não! Caso o diâmetro seja maior, basta você alargar um pouco mais os "sulcos" das cordasLipe Sousa escreveu:Bom dia, então está explicado o porque do nut vir solto? A cada troca de cordas que muda-se o seu diâmetro automaticamente troca-se o nut?
109eh- Membro
Meus 5 centavos.
Eu comprei uma régua de nut pra guitarra e pra baixo no mercado livre, tem a marcação específica para 4, 5 e 6 cordas, estou usando ela mais pra regulagem de altura, que também tem essa marcação.
Eu comprei uma régua de nut pra guitarra e pra baixo no mercado livre, tem a marcação específica para 4, 5 e 6 cordas, estou usando ela mais pra regulagem de altura, que também tem essa marcação.
vcrz- Membro
vcrz escreveu:Meus 5 centavos.
sim, mas dai e especifica, não é a mesma marcação para baixo e guitarra?
joseluiz.avilajr- Membro
De um lado tem de guitarra e do outro de baixo.
vcrz- Membro
É muito difícil replicar um nut de latão?
Pelo que li aqui é muito complicado fazer do zero, mas copiar não seria mais tranquilo?
Pros torneiros mecânicos deve ser mais fácil né, eles fazem peças com medidas milimétricas, mas aí tem o torno pra ajudar hehe
Pelo que li aqui é muito complicado fazer do zero, mas copiar não seria mais tranquilo?
Pros torneiros mecânicos deve ser mais fácil né, eles fazem peças com medidas milimétricas, mas aí tem o torno pra ajudar hehe
Edu- Membro
Edu escreveu:É muito difícil replicar um nut de latão?
Se você tem as ferramentas e boa habilidade manual, não.

» Problema no Pickup ou Problema no Preamp?
» Problema com ADI-21
» Problema com GK
» Cubo com problema
» resolução de um problema
» Problema com ADI-21
» Problema com GK
» Cubo com problema
» resolução de um problema
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|