Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L?

3 participantes

Ir para baixo

Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L? Empty Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L?

Mensagem por Gabs07 Qua Set 30, 2015 4:47 pm

.


Última edição por Gabs07 em Qua Out 07, 2015 4:23 pm, editado 1 vez(es)
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L? Empty Re: Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L?

Mensagem por Coder Qua Set 30, 2015 5:11 pm

Gabs07 escreveu:A mesa tem na saída master o L e R, correto? Mas eu tenho que usar as duas?
Não, somente se estiver trabalhando com um sistema em stereo.

Gabs07 escreveu:Se eu utilizar só o lado L da saida da mesa (que vai para a entrada L da ativa e do Speaker out desta para a passiva escrava) o que acontece? Significa que o Pan não vai funcionar, a ligação vai ser mono, como que é isso?!
Ligação Mono. Você não poderá utilizar o controle "Pan" pois o sinal será enviado apenas do lado L ou R da mesa. Após chegar no amplificador, o sinal será convertido e distribuído de forma igual nas caixas do p.a.

Gabs07 escreveu:E ainda mais: e se entre as caixas e a mesa eu ligar um equalizador que tenha dois canais (in/out do canal 1 e in/out do canal 2). Eu sou obrigado a usar os dois canais? E se eu usar um só? Queima alguma coisa? E a atuação dele funcionará como nas duas caixas?
Você não é obrigado a usar os dois canais do EQ, apenas se estiver trabalhando com um sistema em stereo ou se quiser dedicar um canal do EQ somente aos subs, por exemplo...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L? Empty Re: Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L?

Mensagem por joabi Qua Set 30, 2015 5:19 pm


Funciona perfeitamente.

Nos canais da mesa, gire o Pan para o L totalmente, pra facilitar. No EQ, ligue só um dos lados. O EQ vai atuar nas duas caixas ao mesmo tempo. Pra ser independente só tendo outro power e ligando tudo em 2 canais independentes.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L? Empty Re: Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L?

Mensagem por Gabs07 Qua Set 30, 2015 7:24 pm

.


Última edição por Gabs07 em Qua Out 07, 2015 4:24 pm, editado 2 vez(es)
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L? Empty Re: Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L?

Mensagem por Gabs07 Qua Set 30, 2015 7:28 pm

.


Última edição por Gabs07 em Qua Out 07, 2015 4:24 pm, editado 1 vez(es)
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L? Empty Re: Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L?

Mensagem por Gabs07 Qua Set 30, 2015 7:29 pm

E desde já muito obrigado pelas ótimas respostas!
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L? Empty Re: Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L?

Mensagem por joabi Qua Set 30, 2015 8:01 pm


Se o power que alimenta a caixa passiva for o mesmo que alimenta a ativa, não funcionará da forma que você quer. Se a caixa ativa tiver dois power amps (um canal para ela própria e outro para a caixa externa) aí tudo bem.

Qual é o modelo da caixa ativa?

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L? Empty Re: Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L?

Mensagem por Coder Qua Set 30, 2015 8:03 pm

Gabs07 escreveu:
Coder escreveu:
Gabs07 escreveu:Se eu utilizar só o lado L da saida da mesa (que vai para a entrada L da ativa e do Speaker out desta para a passiva escrava) o que acontece? Significa que o Pan não vai funcionar, a ligação vai ser mono, como que é isso?!
Ligação Mono. Você não poderá utilizar o controle "Pan" pois o sinal será enviado apenas do lado L ou R da mesa. Após chegar no amplificador, o sinal será convertido e distribuído de forma igual nas caixas do p.a.

Hum, saquei! Mas então conectando apenas o L da mesa no L da ativa > Speaker Out > passiva, desse modo, se girar o pan para o R, por exemplo, o som some, é isso?
Caso eu quisesse o Pan, eu teria que utilizar o L e o R que saem da mesa (2 CABOS) entrando no L e R da caixa ativa > Speaker Out > passiva? Aí sim eu teria um sistema estéreo? É somente isso?

Gabs, talvez eu não tenha sido tão claro quanto a minha explicação... Vamos lá...

Em uma mix estéreo, o operador pode jogar determinados instrumentos somente para um lado do p.a ou controlar para que o som fique o mais "visualmente" possível...

Pense numa bateria: É muito comum trabalhar os tons e surdos começando por um lado e terminando em outro. Em uma aplicação mono isso já não seria possível...

Você pode perfeitamente usar só um lado da mesa. Pegue um cabo balanceado, conecte em qualquer uma das saídas (pode ser até na auxiliar), ligue esse cabo em  um canal do EQ e o cabo que sairá do EQ em qualquer um dos canais da potência.

Se a aplicação usar caixas ativas, o cabo que sairá do EQ deverá ser conectado na entrada de linha, e dependendo do modelo, você poderá até utilizar mais uma caixa passiva (escrava) ou até mesmo outra caixa ativa ligadas juntas. Na primeira opção, só atente-se a impedância correta, geralmente indicada no manual ou no próprio equipamento...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L? Empty Re: Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L?

Mensagem por Gabs07 Qui Out 01, 2015 10:15 pm

Coder, muito obrigado pelo esclarecimento! Agora saquei qual é! Muito obrigado, mesmo!

Joabi, pior que não tenho elas aqui comigo, não sei exatamente o modelo, mas é uma bem comum da Jbl se não me engano! Mas tá tranquilo, usarei somente um canal do eq, muito obrigado mesmo pela ajuda!
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L? Empty Re: Saídas da Mesa de Som: posso usar só o lado L?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos