Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

+11
Sonikado
Die
Mauricio Luiz Bertola
GuilhermePastorius
Paulo Penna
Mike_
CG
joabi
Uchoa
allexcosta
Matheus Cid Bass
15 participantes

Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Matheus Cid Bass Ter Out 20, 2015 10:25 pm

Olá meus amigos...

Tenho uma dúvida sobre os contrabaixo :"SQUIER VINTAGE MODIFIED J. BASS 70" e o "SQUIER VINTAGE MODIFIED J. BASS 77"...

Sobre as madeiras, eu sei que o Squier 70 tem corpo em Soft Maple e o Squier 77 em Agathis... Queria saber as propriedades de cada uma delas (timbre, sustentação, graves, médios, agudos)

procuro um som bem encorpado e com um certo brilho também... (mas não brilho demais) e bem macio, sem muito ataque, mas sem deixar de ter peso...

Um som que seja perfeito tanto pra pizzicato quanto pra slap... um som bem "VINTAGE"

Escolhi o Squier por estar mais acessível em relação ao investimento. Se vocês poderem me ajudar a escolher o que atente melhor as minhas necessidades estaria agradecido. vlw
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por allexcosta Ter Out 20, 2015 10:28 pm

Matheus Cid Bass escreveu:Queria saber as propriedades de cada uma delas (timbre, sustentação, graves, médios, agudos)

Pra te ser sincero, ninguém sabe.

Vá à loja e toque em vários exemplares de cada e um deles provavelmente te agradará.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Uchoa Ter Out 20, 2015 10:37 pm

ˆ uma verdade !

Apenas tocando e ver o que te agrada mais , não só com Squiers por serem mais baratos , mas em todos os baixos vale a dica .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por joabi Ter Out 20, 2015 11:36 pm


Acho mais fácil você postar algum vídeo com o tipo de som que você curte ou ouvir gravações desses dois baixos pra ajudar a decidir. Só pela descrição é difícil sugerir algo.

Por exemplo, o som vintage que você descreve, pra mim, vem de Precision ou JB anos 60, com escala em jacarandá, mas como já disseram, só testando pra ter certeza do que te agrada.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por CG Qua Out 21, 2015 12:37 am

Não se preocupe com o tipo de madeira, com o tempo você vai descobrir que isso não significa muita coisa. Se possível teste os baixos e veja qual mais te agrada, simples assim.

A questão do som é bem subjetiva, o que me agrada pode ser bem diferente do que te agrada.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Mike_ Qua Out 21, 2015 10:51 am

Não acredito que somente a madeira vá influenciar tanto no timbre.
A diferença é muito sutil.

Também sugiro que teste quantos instrumentos voce puder e fique com o que mais te agrade. E vá com cabeça aberta, pois pode ser que o timbre que voce procura não esteja no Squier, mas em alguma outra marca.
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Matheus Cid Bass Qui Out 22, 2015 4:18 pm

Entendi... vlw,
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Paulo Penna Qui Out 22, 2015 11:07 pm

Se puder, olhe um classic vibe....na minha opinião, vale cada centavo a mais que custar, custe o que custar.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por GuilhermePastorius Sex Out 23, 2015 3:56 pm

Madeiras não influenciam o timbre, isso é um mito muito difundido desde o passado, e hoje através da ciência sabemos que não é verdade, apesar de muita gente ainda acreditar. E mesmo se você acreditar, o que disseram é verdade, só testando mesmo vai fazer uma diferença na sua opinião
Calo-me diante das regras do fórum pra não comparar isso a outras coisas, apesar de ser verdade...
GuilhermePastorius
GuilhermePastorius
Membro

Mensagens : 515
Localização : São Bernardo Do Campo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Paulo Penna Sáb Out 24, 2015 11:12 am

Madeira influenciam sim no timbre, e muito.
Isto talvez seja mais perceptível nas guitarras e violões, pela frequência ou por outro fator.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por allexcosta Sáb Out 24, 2015 12:12 pm

Paulo Penna escreveu:Madeira influenciam sim no timbre, e muito.(...)

Em instrumentos sólidos, muito longe de haver um consenso.

Sem discutir os métodos aqui, há inclusive um estudo da UFPR demonstrando que a influência da madeira dos corpos em guitarras sólidas é desprezível.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Paulo Penna Sáb Out 24, 2015 8:04 pm

Allex, aquele teste foi simplesmente sem noção. Um toco com um mecanismo tosco tocando, medindo intensidade e frequência...
Quantos milhões de timbres diferentes se consegue com a mesma frequência?
ps: até o verniz do instrumento faz muita diferença.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Out 24, 2015 8:22 pm

^ Sem querer me alongar nesta discussão (pois todos sabem minha opinião), concordo com o Paulo Penna, os tais testes tem erros de concepção e metodológicos.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Matheus Cid Bass Seg Out 26, 2015 9:14 pm

Nossa rsrs... todo o tópico que eu abro tem uma discussão.

Mas de qualquer forma, sempre ouvi falar que madeiras influenciam muito no som... Bem, não sei se acredito ou não, porque já vi muitos argumentos bem convincentes sobre as duas ideias.

Acho que vou só testar os baixos mesmo e levar o que eu gostar....

Mas se tiverem outras opiniões sobre isso, podem falar... toda orientação é válida
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Die Seg Out 26, 2015 10:17 pm

Já que nesse quesito você nunca vai saber a resposta porque não há consenso, parta para outros princípios. Gosta de corpo natural ? Corpo preto ? Corpo natural se consegue ver a solidez do corpo, quantas emendas tem

Acho que precisaríamos de ouvido de cachorro pra sentir a diferença de madeira nos corpos.

Die
Membro

Mensagens : 532
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por CG Seg Out 26, 2015 10:27 pm

Eu duvido alguém chegar aqui, ouvir um baixo em um teste cego e afirmar categoricamente: "Esse baixo tem som de alder".

Já fizemos alguns testes cegos por aqui e a grande maioria errou, isso porque foram informadas antes as opções de madeiras.


Última edição por CG em Seg Out 26, 2015 10:28 pm, editado 1 vez(es)
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por allexcosta Seg Out 26, 2015 10:28 pm

Matheus Cid Bass escreveu:Bem, não sei se acredito ou não, porque já vi muitos argumentos bem convincentes sobre as duas ideias.

Já? Cadê?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por GuilhermePastorius Ter Out 27, 2015 4:13 pm

Galera, é proibido falar de religião no fórum, não é? notme acho melhor deixar isso de lado antes que dê briga e o tópico seja fechado
GuilhermePastorius
GuilhermePastorius
Membro

Mensagens : 515
Localização : São Bernardo Do Campo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Sonikado Ter Out 27, 2015 6:44 pm

*lembrando pacificamente do baixo feito com um pedaço de prateleira*

notme notme

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Matheus Cid Bass Ter Out 27, 2015 8:57 pm

Nossa... Sempre acreditei que as madeiras influenciavam no timbre dos instrumentos.
Acabaram com a minha infância Laughing Laughing Laughing

E então todos esses Luthies que conversei? estudaram tanto por nada?

E todos esses sites de madeiras que pesquisei, como: http://www.sonotec.com.br/blog/do-que-e-feito-o-seu-instrumento-musical/

http://reidalespaul.blogspot.com.br/

http://www.descomplicandoamusica.com/guitarra/madeiras-para-guitarra/ ...

Todos eles tiveram o trabalho imenso de pesquisarem todas essas informações por nada?

E já que é tudo mentira, por que até hoje essa mentira continua?


Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Sonikado Ter Out 27, 2015 10:48 pm

E já que é tudo mentira, por que até hoje essa mentira continua?
Tem gente que até hoje diz que leite com pera faz mal.
Tem gente que até hoje desafina o baixo para guardar.
Tem gente que até hoje desengrena o carro a injeção na descida achando que vai economisar combustível.
Tem gente que até hoje acha que baixo ativo é melhor do que passivo :p
Tem gente que diz que Fender é Fender (hehehehe)
Tem gente que diz que vacinas são um mau incalculável.
Etc etc etc

Tem coisa que surgiu lá quando o tempo ainda era de corda e que hoje se perpetua.

Vale lembrar que essa questão das madeiras talvez não suma faz anos e anos por conta dos instrumentos acústicos/semi-acústicos, porque nesse caso o tipo de madeira gera resultados claramente diferentes.

E também tem os que acreditam que a madeira de fato interfere no som... *olhando de novo pro contrabaixo de prateleira*

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por CG Ter Out 27, 2015 11:00 pm

Como o Allex citou acima e eu concordo com ele, a influência das madeiras em corpos de instrumentos sólidos é desprezível. Não existe um som característico de determinada madeira em relação ao corpo, existem vários tópicos a respeito que foi discutido isso e nenhum chegou a um consenso.

Nenhum baixista que conheço consegue determinar que tipo de madeira é feito o baixo. Captadores, trastes, cordas e construção influenciam mais o som que a madeira do corpo em sí. Baixos feitos da mesma madeira apresentam sons diferentes, e ninguém sabe o porque.

Na minha opinião a madeira da escala influência muito mais o som do baixo do que o corpo, pelo que observei, por exemplo, o ébano e o maple tem uma tendência a puxar mais pro agudo e o jacarandá puxa mais pro grave. O pessoal aceita mais essa afirmação.


Última edição por CG em Ter Out 27, 2015 11:11 pm, editado 1 vez(es)
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por allexcosta Ter Out 27, 2015 11:05 pm

Sonikado escreveu:Tem gente que diz que vacinas são um mau incalculável.

Café
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por CG Ter Out 27, 2015 11:20 pm

Mateus, só pra acabar mais com a sua infância, sabe porque Leo Fender usou o Ash e o Alder em seus instrumentos?
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Out 28, 2015 11:16 am

CG escreveu:Mateus, só pra acabar mais com a sua infância, sabe porque Leo Fender usou o Ash e o Alder em seus instrumentos?
Aprendi esses dias...

https://www.contrabaixobr.com/t23222p100-desmistificando-uma-lenda-baixos-ativos-sao-melhores-que-passivos#553031

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Out 28, 2015 11:47 am

Fazendo apenas um comentário...

Você compra um baixo com ferragens tal, madeiras tal, capitador show, circuito OB não sei das quantas e quando vai fazer um show...o miserável do operador de som consegue simplesmente F@$ER com tudo isso e deixar o som do seu instrumento um verdadeiro lixo.

Fiz um show no Pelourinho (Centro histórico de Salvador) e quando escutei a gravação, meu baixo entupido de médio, o slap parece uma cajon, o grave era o único timbre que ficou melhorzinho...enfim...fiquei com ódio!

Por isso que antes de cada som, que o baixo vai pro PA, sempre chamo o excelentíssimo operador de som e apresento-lhe o timbre!

Cara o timbre é esse não me venha fazer mudar não, pelo amor de DEUS!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Matheus Cid Bass Qua Out 28, 2015 3:29 pm

CG escreveu:Mateus, só pra acabar mais com a sua infância, sabe porque Leo Fender usou o Ash e o Alder em seus instrumentos?
Manda ver, cara... pode deixar que eu supero. Laughing Laughing Laughing
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por CG Qua Out 28, 2015 3:43 pm

Matheus Cid Bass escreveu:
Manda ver, cara... pode deixar que eu supero. Laughing Laughing Laughing

Ele usou essas madeiras pois eram as mais baratas disponíveis, e não pelas características delas. O ash e o alder eram usadas para fazer cercas nas casas dos americanos.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por joabi Qua Out 28, 2015 5:09 pm


^E caixas de maçã... Very Happy

Minha percepção, como leigo no assunto, é de que a madeira da escala tem alguma importância no som, não sei dizer quanto. Para as outras partes do instrumento acho que as características físico/mecânicas das madeiras são mais importantes. Comportamento em temperaturas diferentes, peso, facilidade de manuseio pelo luthier, elasticidade, etc ainda devem ser consideradas na escolha das madeiras.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Matheus Cid Bass Qua Out 28, 2015 9:07 pm

Caramba... Que coisa, não?! kkkkk

E eu achando que poplar era paia... Bem.. depois dessa não sei nem se existe diferença de madeira boa ou ruim bounce
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por CG Qua Out 28, 2015 9:13 pm

Poplar é uma madeira tonal como qualquer outra, coloca uma ponte massuda, uns DiMarzios, umas cordas rotosound, uns trastes dunlop jumbo e uma escala de jacarandá. Se for bem construido o baixo vai sair com um baita som.

Só não esqueça do principal, um baixista que estudou bastante, pois se eu pegar esse baixo hipotético não vai sair nada.

90% do som depende dos dedos do baixista, o restante serve pra gente se divertir aqui no fórum.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Matheus Cid Bass Qui Out 29, 2015 11:14 am

CG escreveu:

Só não esqueça do principal, um baixista que estudou bastante, pois se eu pegar esse baixo hipotético não vai sair nada.

90% do som depende dos dedos do baixista, o restante serve pra gente se divertir aqui no fórum.
É VERDADE. :viva:
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Paulo Penna Qui Out 29, 2015 1:20 pm

Matheus Cid Bass escreveu:Nossa rsrs... todo o tópico que eu abro tem uma discussão.

Mas de qualquer forma, sempre ouvi falar que madeiras influenciam muito no som... Bem, não sei se acredito ou não, porque já vi muitos argumentos bem convincentes sobre as duas ideias.

Acho que vou só testar os baixos mesmo e levar o que eu gostar....

Mas se tiverem outras opiniões sobre isso, podem falar... toda orientação é válida
Mas este não é um dos objetivos do fórum??? Discutir os assuntos?
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Willian Casagrande Qui Out 29, 2015 2:45 pm

Paulo Penna escreveu:
Matheus Cid Bass escreveu:Nossa rsrs... todo o tópico que eu abro tem uma discussão.

Mas de qualquer forma, sempre ouvi falar que madeiras influenciam muito no som... Bem, não sei se acredito ou não, porque já vi muitos argumentos bem convincentes sobre as duas ideias.

Acho que vou só testar os baixos mesmo e levar o que eu gostar....

Mas se tiverem outras opiniões sobre isso, podem falar... toda orientação é válida
Mas este não é um dos objetivos do fórum??? Discutir os assuntos?

dancetroll Ri demais disso haha
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Out 29, 2015 3:09 pm

Ele abre o tópico, faz perguntas e quer que o pessoal mande por ZAP ZAP. Entendeu?
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Willian Casagrande Qui Out 29, 2015 4:12 pm

Exato rs. Eu não entendo absolutamente nada do assunto (madeira influenciar ou não no timbre), mas, uma coisa é certa: discutir na camaradagem nunca é demais.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Matheus Cid Bass Ter Nov 03, 2015 12:04 pm

Willian Casagrande escreveu:Exato rs. Eu não entendo absolutamente nada do assunto (madeira influenciar ou não no timbre), mas, uma coisa é certa: discutir na camaradagem nunca é demais.
pois é...
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Vinicius F Ter Nov 03, 2015 5:41 pm

Pra mim:

Eu não percebo mudança de timbre considerável em relação à madeira do corpo, se tem é muito pouco. Já a a madeira da escala e o material dos trastes faz muuuita diferença.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Matheus Cid Bass Ter Nov 03, 2015 7:46 pm

Vinicius F escreveu:Pra mim:

Eu não percebo mudança de timbre considerável em relação à madeira do corpo, se tem é muito pouco. Já a a madeira da escala e o material dos trastes faz muuuita diferença.
Entendi...
Então já que a influência da madeira do corpo não tem muita significância, quais as características que tenho de levar em conta em relação ao timbre?
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por CG Ter Nov 03, 2015 8:01 pm

Matheus Cid Bass escreveu:quais as características que tenho de levar em conta em relação ao timbre?

Vai no timbre que você gostar, simples assim.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Vinicius F Ter Nov 03, 2015 9:28 pm

Matheus Cid Bass escreveu:
Vinicius F escreveu:Pra mim:

Eu não percebo mudança de timbre considerável em relação à madeira do corpo, se tem é muito pouco. Já a a madeira da escala e o material dos trastes faz muuuita diferença.
Entendi...
Então já que a influência da madeira do corpo não tem muita significância, quais as características que tenho de levar em conta em relação ao timbre?

Existem muitos fatores que alteram o timbre do instrumento de forma bem significativa. Ativo/Passivo, quantidade de bandas de equalização, cordas flat/round inox/nickel, posição dos captadores. Captadores single/humbuckers, cerâmicos ou AlNiCo, número de voltas da bobina... Enfim, isso tudo influencia muito, mas muito mais do que a madeira do corpo. Os próprios amplificadores podem alterar bruscamente o timbre de um instrumento. Só o material do falante já faz uma diferença absurda. Aliás, o próprio ambiente já pode alterar bastante! Daí dá pra entender do que estou falando...

Agora sobre timbre que você busca. Não quer brilho em excesso? cordas de nickel. Sem muito ataque? pegada mais leve, somente questão de dedo. Captadores de AlNiCo vão ajudar bastante nessa sua busca também! (timbre mais vintage) Madeira do corpo? Qualquer uma dessas que colocou. Eu vi que ambos possuem escala de maple. É capaz de ter uma diferença maior de timbre entre 2 do mesmo modelo do que entre um e outro, na verdade...

Só testando!
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Convidado Qua Nov 04, 2015 2:58 pm

CG escreveu:90% do som depende dos dedos do baixista, o restante serve pra gente se divertir aqui no fórum.

CG,esse é um dos argumentos dos quais discordo bastante.

E eu ia até fazer um tópico sobre isso,mas acabei desistindo....



Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por CG Qua Nov 04, 2015 6:03 pm

Faça o tópico, vai ser legal discutir isso.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Convidado Qua Nov 04, 2015 8:18 pm

Feito Wink

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Matheus Cid Bass Qua Nov 04, 2015 9:10 pm

Vinicius F escreveu:
Matheus Cid Bass escreveu:
Vinicius F escreveu:Pra mim:

Eu não percebo mudança de timbre considerável em relação à madeira do corpo, se tem é muito pouco. Já a a madeira da escala e o material dos trastes faz muuuita diferença.
Entendi...
Então já que a influência da madeira do corpo não tem muita significância, quais as características que tenho de levar em conta em relação ao timbre?

Existem muitos fatores que alteram o timbre do instrumento de forma bem significativa. Ativo/Passivo, quantidade de bandas de equalização, cordas flat/round inox/nickel, posição dos captadores. Captadores single/humbuckers, cerâmicos ou AlNiCo, número de voltas da bobina... Enfim, isso tudo influencia muito, mas muito mais do que a madeira do corpo. Os próprios amplificadores podem alterar bruscamente o timbre de um instrumento. Só o material do falante já faz uma diferença absurda. Aliás, o próprio ambiente já pode alterar bastante! Daí dá pra entender do que estou falando...

Agora sobre timbre que você busca. Não quer brilho em excesso? cordas de nickel. Sem muito ataque? pegada mais leve, somente questão de dedo. Captadores de AlNiCo vão ajudar bastante nessa sua busca também! (timbre mais vintage) Madeira do corpo? Qualquer uma dessas que colocou. Eu vi que ambos possuem escala de maple. É capaz de ter uma diferença maior de timbre entre 2 do mesmo modelo do que entre um e outro, na verdade...

Só testando!
Obrigado, cara...
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras Empty Re: Sobre o Squier VM... Tipos de madeiras

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos