Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Processo de colagem de escala

Ir em baixo

Processo de colagem de escala Empty Processo de colagem de escala

Mensagem por heitor_pg em Qui Out 29, 2015 10:55 am

Tenho percebido que a fabricação dos braços da Fender antigamente era diferente. Atualmente a parte da escala que é colada no braço é plana. Mas como mostra a figura abaixo, antigamente já era curvada.

Então por pura curiosidade histórico-científica, pergunto:

1. a curvatura era feita no braço (maple) e a escala (rosewood) era fina o suficiente para ser curvada durante o processo de colagem ou curvada antes (como laterais de violão, por exemplo)?
2. os fret slots eram feitos após a escala colada, devido a espessura ser pequena?
3. substituir uma escala dessas é um inferno? hehehehe

Processo de colagem de escala 20150814_183353_zpsjbluabsz
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Processo de colagem de escala Empty Re: Processo de colagem de escala

Mensagem por HSN em Qui Out 29, 2015 11:32 am

Boas perguntas... também não sei não Sr.

Só para adicionar mais uma:
4) A escolha de madeira diferente para a escala se deve a que? Alguns instrumentos o entrastamento é feito direto no braço (sem madeira colada para escala).
HSN
HSN
Membro

https://www.youtube.com/aprendizdeluthier

Mensagem por heitor_pg em Qui Out 29, 2015 12:26 pm

HSN, continuando a pesquisar, encontrei no fórum da Fender algumas respostas, mas não todas.

http://forums.fender.com/viewtopic.php?f=6&t=61169

Pelo que entendi, eles só fabricavam baixos em uma peça de Maple SEM tensor. Como viu que não era viável não usar tensor, para não mudar muito o processo fabril, começaram a instalar o tensor na parte traseira e fechar com a "faixa de gambá".

Com o passar dos anos, alguns músicos solicitaram escalas de rosewood. Ainda com a ideia de não mudar muito o processo fabril, passaram a usar o rosewood "folheado" na escala. Assim ficou até 1966.

Mas as perguntas sobre como eram instaladas ainda permanece Neutral
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagem por Paulo Penna em Qui Out 29, 2015 1:15 pm

As escalas das guitarras eram stratocaster entre 58 e 62/3 eram feitas com uma peça mais grossa de jacarandá(rosewood) colada sobre o maple e tinha o ângulo esculpido (7.25').
Para economizar madeira, passaram a usar uma fatia fina de rosewood colada sob o maple já com raio de 7.25" (veener).
A diferença é apenas para economizar rosewood.
O som da duas técnicas é um pouco diferente.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por heitor_pg em Qui Out 29, 2015 2:44 pm

De fato o uso das Slab board e veneer board variaram no tempo e de acordo com o instrumento (strato, jazz bass, mustang e etc).

Mas sobre a colagem, a lâmina é feita plana e dobrada no processo de colagem?
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagem por Paulo Penna em Qui Out 29, 2015 3:50 pm

slab não, veneer sim.
O slab e cortado depois de colado, gastando mais rosewood pela espessura e corte.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por gfassuncao em Qui Nov 05, 2015 11:47 pm

Hsn,pelo que eu li,os músicos estavam reclamando que a escala de Maple estragava o verniz com o tempo, ficando feia. Para contornar esse "problema" passaram a usar a escala de Jacarandá.

gfassuncao
Membro

Mensagem por HSN em Sex Nov 06, 2015 9:19 am

Uma vez que fui em uma luthieria aqui, o luthier me mostrou um violão que ele estava reformando. A região da escala mais próxima ao nut, entre as cordas, estava muito escavada, com buracos mesmo... disse que era de um cara que morava no sítio e que esse "fenômeno" ocorre devido ao não costume de aparar as unhas da mão esquerda (ou da direita, se o músico for canhoto)...
Outra razão para ter escavado tanto foi o tipo de madeira, que parecia ser pinus. Se fosse uma madeira mais dura, talvez tivesse durado mais.

Então, na minha opinião, a escolha da madeira para a escala também tem a ver com durabilidade e resistência física ao braço (para fazer contra-tensão às cordas).
HSN
HSN
Membro

https://www.youtube.com/aprendizdeluthier

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sex Nov 06, 2015 9:23 am

gfassuncao escreveu:Hsn,pelo que eu li,os músicos estavam reclamando que a escala de Maple estragava o verniz com o tempo, ficando feia. Para contornar esse "problema" passaram a usar a escala de Jacarandá.
Sim, isso é fato.
O que hoje chamam de "relic" não era lá bem "aceito" no passado...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Sex Nov 06, 2015 9:32 am

HSN escreveu:Uma vez que fui em uma luthieria aqui, o luthier me mostrou um violão que ele estava reformando. A região da escala mais próxima ao nut, entre as cordas, estava muito escavada, com buracos mesmo... disse que era de um cara que morava no sítio e que esse "fenômeno" ocorre devido ao não costume de aparar as unhas da mão esquerda (ou da direita, se o músico for canhoto)...
Outra razão para ter escavado tanto foi o tipo de madeira, que parecia ser pinus. Se fosse uma madeira mais dura, talvez tivesse durado mais.

Então, na minha opinião, a escolha da madeira para a escala também tem a ver com durabilidade e resistência física ao braço (para fazer contra-tensão às cordas).
Outro fato.
Escala tem que ser de madeira dura, e, no Brasil tem um monte delas: ipê, maracatiara, muirapiranga, peroba do campo, braúna, jacarandá, canela-preta, cumarú-ferro, amarelão, roxinho, sucupira, tauarí-branco, pau-marfim, pau-ferro, pau-brasil, etc...
Agora, usar pinus em escala eu nunca ví...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: