Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SX SJB 75 TOR x Giannini GB1

+3
allexcosta
Moshe Bar Elohim
bass32
7 participantes

Ir para baixo

SX SJB 75 TOR x Giannini GB1 Empty SX SJB 75 TOR x Giannini GB1

Mensagem por bass32 Seg Nov 09, 2015 10:19 am

Boa tarde!

Possuo um SX Jazz Bass SJB75 Tor a quase 3 anos e semana passada adquiri um Giannini GB1, Abaixo segue um comparativo entre os dois baixos.
O comparativo é para ajudar quem está a procura do primeiro baixo ou quer um segundo baixo para o dia a dia, ensaios, treinamentos, etc....

Madeiras:
SX: Corpo Ash, braço e escala em Maple
Giannini: Corpo em Bass Wood, braço em maple, escala em rosewwod (Jacarandá da Índia)

Acabamento:
SX: Muito bom, destaque para a escala envernizada e marcação estilo madrepérola retangular.
Giannini: Muito bom, Corpo em verniz brilhante e braço em verniz fosco

Tocabilidade/regulagens:
SX: Cordas baixas, oitavas desreguladas, trastes desnivelados, escala reta (sem necessidade de regulagem do tensor) porém devido a baixa altura das cordas apresenta boa tocabilidade, macio. (Trasteja em algumas casas devido ao desnivelamento dos trastes, porém não me incomodou. Angulação do braço em relação ao corpo desnivelada, necessitando colocação de calço. Corpo maior e mais pesado que o Giannini.

Giannini: Cordas altas, oitavas desreguladas, trastes desnivelados, escala reta (sem necessidade de regulagem do tensor). Devido a altura das cordas, o baixo não apresentou boa tocabilidade, chega a incomodar um pouco, mas dá para tocar sem muito esforço. Angulação do braço em relação ao corpo desnivelada, necessitando colocação de calço. Corpo menor e mais leve que o SX (basswood é uma madeira leve), proporcionando melhor conforto.

Timbre:
SX: Moderno, graves 'profundos" e prolongados, agudos brilhantes, timbre "aberto". Captadores de alto ganho. (ótimos timbres com tonalidade aberta ou fechada utilizando os captadores de forma independentes. Utilizando os dois captadores abertos ao mesmo tempo, timbre horrível)
Giannini: Vintage, graves fortes porém moderados, médios aparentes e uma pitada de agudos, timbre mais fechado, porém com boa definição. Captadores de baixo ganho. (Timbre horrível com tonalidade aberta ou fechada utilizando os captadores de forma independentes. Utilizando os dois captadores abertos ao mesmo tempo, ótimo timbre).

Minha opinião:
Tendo em vista que o SX custa o dobro do preço do Giannini, me decepcionei com o SX, pois embora ambos apresentem timbres totalmente distintos, ambos tbm apresentam os mesmos pontos negativos e positivos, não justificando o valor maior do SX em relação ao Giannini.
No meu ponto de vista, não acho que o SX seja melhor do que o Giannini, a diferença ficará ao gosto do comprador, quem gosta de timbre moderno, vá de SX, quem gosta de timbre vintage, vá de Giannini, pois ambos oferecem a mesma qualidade nas características timbrais que que se propõem.

Paguei 1264,00 reais no SX em dezembro de 2013 na Made in Brazil e paguei 590,00 reais no Giannini em 07/11/2015 na Alberto Teclados.

Fiz esse pequeno comparativo pois me surpreendi com o Giannini e achei que pudesse ajudar quem está a procura de um baixo bom e barato, pois nos foruns que eu leio, sempre que um usuário informa que ta comprando um baixo de 500,00, o pessoal sempre fala: "Junta mais uma grana e pega um SX que é melhor", porém na minha opinião não é melhor não, só é mais caro, o importante e testar o instrumento sem olhar a marca e preço, pois há baixos de marcas não tão prestigiadas hoje em dia que oferecem produtos de melhor qualidade que muitas marcas que estão em alta no gosto da galera.

Abçs a todos!!!!!!

Obs: O Giannini GBX1 é diferente do GB1, testei os dois, ambos tem a mesma madeira, porém o GB1 possui uma construção muito superior ao GBX1.

bass32
bass32
Membro

Mensagens : 128
Localização : Sobradinho

Ir para o topo Ir para baixo

SX SJB 75 TOR x Giannini GB1 Empty Re: SX SJB 75 TOR x Giannini GB1

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Nov 09, 2015 10:22 am

Estudando  Book  Jornal Dormindo
Terminei.
A primeira coisa: você mandou no luthier para fazer todas as regulagem e ajustes completos nos instrumentos e trocar os encordoamentos lixos que vem instalados neles e que só servem para fazer de varal?
Qual foi o amplificador ou equipamento utilizado para fazer as comparações?
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

SX SJB 75 TOR x Giannini GB1 Empty Re: SX SJB 75 TOR x Giannini GB1

Mensagem por bass32 Seg Nov 09, 2015 11:02 am

No SX fiz apenas a regulagem das oitavas e como já tem 3 anos o encordoamento atual é um Ernie Ball 040, não mexi nos trastes e coloquei o calço para angular corretamente o braço.
No Giannini regulei as oitavas, e coloquei o calço, tbm não mexi nos trastes, ainda está com as cordas originais.

"O comparativo foi feito conforme os instrumentos são oferecidos ao comprador, pois tenho os dois e pude tocar em ambos da forma que vieram de fábrica. Qualquer melhoria e upgrade que vc realizar em qualquer um deles, com certeza irá melhor a qualidade sonora, pegada, etc....."
bass32
bass32
Membro

Mensagens : 128
Localização : Sobradinho

Ir para o topo Ir para baixo

SX SJB 75 TOR x Giannini GB1 Empty Re: SX SJB 75 TOR x Giannini GB1

Mensagem por bass32 Seg Nov 09, 2015 11:08 am

Comparei os dois no Staner BX200 usando cabo planet waves circuit breaker.
Apenas um comparativo de instrumentos de baixo custo com equipamentos de baixo custo
bass32
bass32
Membro

Mensagens : 128
Localização : Sobradinho

Ir para o topo Ir para baixo

SX SJB 75 TOR x Giannini GB1 Empty Re: SX SJB 75 TOR x Giannini GB1

Mensagem por allexcosta Seg Nov 09, 2015 12:39 pm

Os dois devem sair da China a preços similares. Os SX custam cento e poucos dólares lá fora e a Team os comercializa por muito menos que isso.

A construção dos baixos Chineses é similar, mas o maple dos braços dos SX me parece bem superior à maioria dos baixos Chineses baratos que vejo por aí. Isso é um ítem importante.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

SX SJB 75 TOR x Giannini GB1 Empty Re: SX SJB 75 TOR x Giannini GB1

Mensagem por Kobeh Seg Nov 09, 2015 12:47 pm

bass32 escreveu:

Acabamento:
SX: Muito bom, destaque para a escala envernizada e marcação estilo madrepérola retangular.


Não faz muito tempo, fui numa loja de instrumentos musicais e me surpreendi com duas coisas: o preço que os novos SX estão custando e como o acabamento é inferior. O verniz parece q q tá meio fosco, o contorno branco que ficava entre a escala e o braço sumiu e vários outros detalhes que me fizeram lamentar. O meu SX é dos antigos, com um acabamento muito superior, comprei ele de segunda mão por 700 reais. Gastei ao longo dos últimos dois anos algo em torno de 400 reais com regulagens, cordas, captadores malagoli e pequenas alterações estéticas. O som do bicho ficou ótimo, ainda mais pra um investimento de 1100 reais.
Pelo preço atual que está sendo praticado nesses SX inferiores, eu recomendaria pro cara juntar um pouco de grana mais e pegar logo um Squier VM ou CV ou pegar esse Gianinni, caso ele não tenha como gastar mais.
É uma pena...
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SX SJB 75 TOR x Giannini GB1 Empty Re: SX SJB 75 TOR x Giannini GB1

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Nov 09, 2015 8:18 pm

^ Tempo bão heim... os SX custavam de R$ 600~800. Até os captadores eram razoavelmente legais. Bastava uma regulagem simples, uma troca de cordas e pronto: tínhamos um baixo bem legal sem grandes modificações.

Estava lendo não sei que tópico discutiam que até os Fenders estão caindo na qualidade. Estamos pagando mais caro por produtos inferiores.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

SX SJB 75 TOR x Giannini GB1 Empty Re: SX SJB 75 TOR x Giannini GB1

Mensagem por Rod_P Ter Nov 10, 2015 8:09 am

De fato. Aliado à alta do dólar, creio que houve uma sobrevalorização do SX, provavelmente motivada pelo aumento na procura. Um outro baixo dessa linha que custa um pouco menos que o SX é o Cort GBJB. Adquiri-o em 2009 por R$700 e hoje está na faixa de R$1000-1200 (os SX estão entre R$1200-1600).

Rod_P
Membro

Mensagens : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SX SJB 75 TOR x Giannini GB1 Empty Re: SX SJB 75 TOR x Giannini GB1

Mensagem por tcraposo Ter Nov 10, 2015 9:08 am

Luthier + Cordas novas

É injusto revisar um instrumento que não está na melhor condição que ele pode apresentar. Não se trata de upgrade e sim regulagem e cordas novas.
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SX SJB 75 TOR x Giannini GB1 Empty Re: SX SJB 75 TOR x Giannini GB1

Mensagem por ed sanches Ter Nov 10, 2015 12:30 pm

Acho que para fazer um review bacana há a necessidade de cordas novas ou muito boas, senão o teste fica comprometido.

ed sanches
Membro

Mensagens : 83
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

SX SJB 75 TOR x Giannini GB1 Empty Re: SX SJB 75 TOR x Giannini GB1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos