Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ibanez ATK 200

+6
GuilhermePastorius
Normando Neto
Cantão
Mauricio Luiz Bertola
Mike_
rafacar
10 participantes

Ir para baixo

Ibanez ATK 200 Empty Ibanez ATK 200

Mensagem por rafacar Sáb 19 Dez 2015, 01:28

Oi pessoal!

Decidi fazer uma análise de um baixo que acho deveria ser mais citado neste Fórum, um instrumento que ninguém fez nenhum tópico de review por aqui, então vou falar sobre o Ibanez ATK 200.

Esse contrabaixo deveria aparecer mais nas indicações para os iniciantes, como alternativa ao consagrado duo Squier/SX, e também para os profissionais dadas as suas qualidades.

Para iniciar nada melhor que uma fotografia do instrumento, que no caso é o meu próprio ATK 200, tirada com celular mesmo:

Ibanez ATK 200 DSC02740


Algumas fotos mais bem produzidas do Ibanez ATK 200 encontradas na internet:

Ibanez ATK 200 Ibanez_0010298_ibanez_atk200tp_bass_guitar

Ibanez ATK 200 Ibanez_3346592305_6ecdddf333

Ibanez ATK 200 Ibanez_5671733306_536d0566f3_b



..................................................................................................................................

Especificações do Ibanez ATK 200.

Número de cordas ---> 4 (Existem algumas versões 5 cordas).

Junção braço/corpo ---> Braço parafusado por 5 parafusos (acompanhando a tendência de projetos de instrumentos mais modernos). Além de rebaixamento do tróculo que proporciona melhor acesso as casas mais agudas.

Comprimento da escala ---> No padrão 864mm/34".

Medita do nut ---> 42mm. Trata-se de uma medida um tanto vintage, que deixa o braço mais gordinho, muito gostoso de se tocar, o que não representa necessariamente perda de conforto como muitos costumam associar equivocadamente aos braços mais cheinhos.  

Madeira da escala  ---> Rosewood. De excelente qualidade.

Raio ---> 305mm.

Número de trastes ---> 22.

Madeira usada no corpo ---> Ash. Madeira de sonoridade consagrada com a Fender, e com beleza ímpar quando com acabamento natural/transparente.

Madeiras usadas no braço ---> Maple. Com veios bem bonitos como se vê em instrumentos americanos top.

Método de construção do braço ---> Laminado, é composto por 3 peças de maple. Este método tem por objetivo aumentar a resistência e a estabilidade do braço.

Também compõem a construção do braço do Ibanez ATK 200 um headstock angulado, muito visto em projetos de construção mais modernos, o que proporciona ainda mais resistência ao braço e melhor pressão das cordas no nut, e ainda elimina o uso daqueles rebaixadores de cordas feiosos.

Nessa foto consegui um close legal para demonstrar toda essa situação do headstock angulado:

Ibanez ATK 200 DSC02742



Local de acesso ao tensor para regulagens --->
O parafuso que regula o tensor fica no lado do braço junto ao corpo, onde o acesso é muito fácil.

Captador ---> 1 captador “Double Humbucker”, que na prática são dois captadores duplos num só captador, com imã cerâmico que proporciona timbres mais modernos. Devido a impressão externa de ter somente 03 imãs, cogito que talvez as duas bobinas do meio sejam enroladas num mesmo imã. Mas enfim, esse captador é uma das grandes sacadas deste instrumento.

Trata-se de uma inovação que nunca vi em nenhum outro instrumento, através de uma chave de seleção a posição para frente fornece um som clássico de Precision, a posição do meio entrega um som característico de MusicMan, e a posição para trás lembra timbres JazzBass tipo Jaco Pastorius mas com muito mais ganho. Tudo num único instrumento!

Essa imagem demonstra o esquema desse captador:

Ibanez ATK 200 Esquema_captador



Toda essa versatilidade que verifiquei confirma a descrição constante no site da Ibanez sobre esse captador incrível: “offers three distinct sounds for all styles of playing” (oferece três distintos sons para todos os estilos).

Observação: Além de ser o captador mais bonito que eu já vi, é importante observar a preocupação com a ergonomina do baixista no projeto do captador, que é em curva, acompanhando o raio da escala e altura das cordas, o que proporciona grande conforto ao tocar.

Esse close mostra bem o que eu digo, observem a proporcionalidade entre a curvatura da escala, do captador, e dos carrinhos da ponte:

Ibanez ATK 200 DSC02690

Ainda no que diz respeito a curvas, a imagem acima mostra que as barras dos imãs do captador são curvadas, o que faz com que todo o sistema de captação esteja totalmente alinhado com a curvatura da altura das cordas, propiciando um volume equilibrado entre as cordas.

Chave seletora ---> Chave seletora de 3 posições.

Circuito elétrico ---> Ativo com três bandas de equalização (graves, médios e agudos) extremamente atuantes e bem precisas, essas frequências podem ser adicionadas ou cortadas através dos potenciômetros com click central onde fica fácil localizar a posição “zero”.

Número de knobs ---> 4, sendo 1 master volume  e 3 equalização (graves, médios e agudos), que atuan adicionando ou cortando a respectiva frequência,  os knobs  também contam com uma belíssima marcação em bolinha.

Para fins de ilustração, eis uma foto dos knobs existentes no Ibanez ATK 200:

Ibanez ATK 200 DSC02744

Cores disponíveis no Brasil ---> Preto e Natural (Vale lembrar que no exterior estão disponíveis cores como Sunburst e Branco, e Walnut na linha Premium).

Ponte ---> Bem reforçada seguindo a tendência moderna high-mass, desenvolvida exclusivamente para o modelo, com espaçamento de cordas padrão de 19mm, e sistema passando as cordas por dentro do corpo do instrumento.

País de fabricação ---> China.

Ibanez ATK 200 3_X1

Como a foto acima mostra, a ponte do instrumento permite que as cordas atravessem o corpo (sistema Through-body) aumentando á área de contato das cordas com a madeira, o que proporciona melhor sustain das notas conforme consta no site da própria Ibanez: “Through-body stringing offers enhanced articulation with increased sustain”.

Que esse sistema de cordas passando pelo corpo é bastante encontrado em instrumentos de construção mais moderna, que oferecem timbres mais consistentes, e que por exemplo a Fender passou a adotar em seus instrumentos made in usa.

Na parte de trás do headstock existe um pequeno adesivo com diversas informações, também está lá o número de série do contrabaixo, que pode ser útil para quem gosta de investigar a fundo informações do instrumento como ano de fabricação etc e tal...

Além disso, nesse mesmo adesivo consta o famigerado “made in china”, o que só prova que o local de fabricação do instrumento não é sinônimo de qualidade e nem de falta de qualidade.  E não se pode apurar em que exatamente este instrumento seria muito melhor do que ele já é se tivesse sido fabricado em qualquer outra parte do mundo ao invés da China.

Não há nada neste instrumento que o torne inferior a modelos mais caros considerados de nível superior. A qualidade dos materiais empregados na construção, o acabamento e o som são testemunhas do primor da fábrica.

E por falar em acabamento, o do Ibanez ATK 200 é excelente. Os trastes vieram bem alinhados, sem nenhum tipo de desnível, o braço apesar de gordinho (o que costuma assustar alguns) é confortável e agradável ao toque , a pintura transparente é muito bonita se sem nenhuma imperfeição, lisa e brilhante deixa aparecer os bonitos veios do Ash, e as ferragens (ponte, tarraxas, knobs) são de ótima qualidade, sendo tarrachas da marca Wilkson bastante reforçadas.

Ao que parece a construção de instrumentos na China é apenas um meio de baratear a produção e o preço final do instrumento, e esta decisão da Ibanez não se traduziu em descuido com este modelo de contrabaixo.

A Ibanez está de parabéns pelo equilíbrio entre custo e qualidade. É realmente incrível como o instrumento mais simples e mais barato da atual linha ATK consegue ser um baixo tão bem feito em cada detalhe.

Finalizando esta parte da análise, não consigo pensar em um instrumento de 4 cordas que ofereça tanto pelo preço quanto o Ibanez ATK 200. Não vejo, dentro de sua faixa de preço, nenhum outro contrabaixo com melhor relação custo/benefício.



............................................................................................................................................

Sobre a sonoridade do instrumento: Como já dito a captação desenvolvida exclusivamente para esse instrumento tem uma versatilidade incrível, faz com que o som possa ser semelhante ao Precision, típico de MusicMan e lembrar algo do Jazz Bass. Caraterística que aliada ao circuito ativo com 03 bandas de equalização (graves, médio e agudos) torna o instrumento extremamente versátil.

Todo esse sistema de captação tem saída bem forte e bastante projeção sonora, faz com que o instrumento fale muito, é um pecado pensar em fazer upgrade de captação ou eletrônica desse contrabaixo.

Independentemente da configuração de bobinas selecionadas do captador, todas apresentam o mesmo nível de volume, nenhuma se sobressaindo as outras, tornando, portanto, todas as variações de timbre usáveis.

Não vejo a necessidade de gravar algo, e nem o que eu poderia acrescentar com tanta coisa já disponível no youtube, destaco apenas um vídeo com uma gravação bem crua, sem a adição de quaisquer recursos que pudessem mascarar o timbre do instrumento, e onde é possível ver muito bem a versatilidade do instrumento somente através da chave de seleção das bobinas:





........................................................................................................................................

Algumas observações finais.

Tenho já a alguns anos um RockBass do modelo mais novo que é bem cópia dos Warwick, já naquela época era para mim ter comprado o Ibanez ATK, mas o renome do RockBass foi mais forte. Mas o destino e o desejo pelo Ibanez ficou me perseguindo, foi a melhor coisa que eu fiz finalmente comprá-lo. Me desculpem os proprietários de RockBass, que inclusive são mais caros que o Ibanez ATK, mas ele é muito melhor que o Rockbass, o que eu acho importante salientar não como forma de desdém pois eu mesmo ainda tenho o RockBass e não pretendo vende-lo, mas para se ter um parâmetro da qualidade do instrumento.

Apesar desse baixo estar numa classe de instrumentos de baixo custo e/ou para iniciantes, como o consagrado time SX/Squier, ou até mesmo o RockBass, é importante frisar que o Ibanez ATK 200 é um instrumento profissional, um baixo para toda a vida e para todo tipo de situação.

O Ibanez ATK é um exemplo a ser seguido por outras empresas sobre como pegar um design clássico (no caso MusicMan/Fender) e reinventá-lo de forma a criar um modelo com luz e vida próprias, que no caso ainda poderia levar o sobrenome “versatilidade”.

Com corpo em Ash e braço gordinho é um prato cheio aos saudosistas dos instrumentos vintage/clássicos, o que aliado a avanços como o captador exclusivo, circuito ativo e headstock angulado, faz como que esse baixo consiga unir o clássico ao moderno com maestria.

Espero ter sido útil, e o que o pessoal tiver de experiência com esse instrumento para acrescentar por favor fiquem a vontade, acredito que é de grande validade a ajuda dos demais para tornar esse instrumento tão cheio de virtudes mais conhecido de todos.

...............................................................................................

Edições:

Acho importante constar o Ibanez ATK fazendo bonito entre gigantes:


Última edição por rafacar em Dom 27 Dez 2015, 11:39, editado 1 vez(es)
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez ATK 200 Empty Re: Ibanez ATK 200

Mensagem por Mike_ Dom 20 Dez 2015, 19:27

Parabéns pelo review!! Bastante descritivo!
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez ATK 200 Empty Re: Ibanez ATK 200

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom 20 Dez 2015, 21:39

Eu acho esse baixo Ibanez ATK o mais bonito dessa marca...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez ATK 200 Empty Re: Ibanez ATK 200

Mensagem por Cantão Seg 21 Dez 2015, 09:46

Muito bom o review...valeu Rafacar... claps
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez ATK 200 Empty Re: Ibanez ATK 200

Mensagem por Normando Neto Seg 21 Dez 2015, 12:28

Belo review, Rafa! Parabéns!

Você já tocou num ATK300? Tenho um e sempre tive a curiosidade de saber se o ATK200, fora a escala de rosewood (no 300 é maple), tinha alguma diferença em relação àquele modelo. Aparentemente, excetuando a escala e as novas tarraxas, é tudo igual.

Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez ATK 200 Empty Re: Ibanez ATK 200

Mensagem por GuilhermePastorius Seg 21 Dez 2015, 17:53

Parabéns pelo review! Muito bem escrito e detalhado
Achei esse baixo incrível, nunca ouvi falar nele antes
GuilhermePastorius
GuilhermePastorius
Membro

Mensagens : 515
Localização : São Bernardo Do Campo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez ATK 200 Empty Re: Ibanez ATK 200

Mensagem por J.Adalberto Seg 21 Dez 2015, 19:01

Ótimo review!

Valeu
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez ATK 200 Empty Re: Ibanez ATK 200

Mensagem por Normando Neto Seg 21 Dez 2015, 21:43

Agora que estou em casa é que pude ver todas as imagens do tópico (no trabalho há alguns servidores bloqueados, então nem todas aparecem) e notei que tem uma diferença na captação:

No 300 é um triple-coil e as opções são Single coil + Filtro de agudos, Single Coil e Humbucker paralelo (as duas bobinas da extremidade).

Ibanez ATK 200 8_ATK_Triple_Coil_Tonabnehmer
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez ATK 200 Empty Re: Ibanez ATK 200

Mensagem por rmap Ter 22 Dez 2015, 01:28

Sou um feliz proprietário de um ATK800e.
Ibanez ATK 200 IMG_20141214_161143349_zps3d793ce6
screenshot
Concordo com o rafacar, é um baixo que deveria ser mais citado como possível compra,devido ao seu custo/benefício e tb pela sua versatilidade.

O meu possui algumas diferenças em relação a versão do review: a madeira da escala e o trabalho nos trastes, o cap do braço(que não tem no ATK200), as tarrachas e o pré-amp(segundo o site da ibanez).

O braço é gordo, mas realmente é muito confortável e de excelente tocabilidade. Tem um sustain incrível e mantém a afinação por um bom tempo.
Já vi reclamações qto ao peso dos ATK's 200 e 300. Porém o 800e é mais leve que meu Condor P-master e seu peso é equivalente ao meu Yamaha BB424.
Tem um visual moderno, mas não se engane pensando que seu som tb é. Facilmente consegue-se tirar um som "vintage".
rmap
rmap
Membro

Mensagens : 161
Localização : Araguaína - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez ATK 200 Empty Re: Ibanez ATK 200

Mensagem por arturbmallmann Ter 22 Dez 2015, 04:06

bela maquina, peculiar este cap! ao invés de por outro cap neste ibanez deve ter muita gente louca para ter este cap, isto sim. Very Happy
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez ATK 200 Empty Re: Ibanez ATK 200

Mensagem por adrian0_0182 Sex 08 maio 2020, 12:58

Bom dia Rafacar

cara eu tenho um modelo igual a esse amo de paixão, comprei recentemente, novo em uma loja porem, na loja o cara me disse que era o modelo ATK 300 serial Number G13054673, mas olhando o seu é praticamente igual cor, fabricação china TUDO, até o logo ibanez é exatamente igual, claro o que muda é o numero de serie que é diferente, mas agora fiquei encucado, pq na loja me disseram que era um atk 300 e aqui no seu review o seu é atk 200 agora me perdi, kkkk se alguem puder me auxiliar agradeço.
e se alguém poder me ajudar a saber em que ano foi fabricado meu baixo agradeço, pesquisei na internet mas nao achei nada com a inicial "G" se alguém souber agradeço meu serial G13054673

Ibanez ATK 200 Ibanez11

adrian0_0182
Membro

Mensagens : 2
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez ATK 200 Empty Re: Ibanez ATK 200

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos