Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Music Man Stingray Slo Special

5 participantes

Ir para baixo

Music Man Stingray Slo Special Empty Music Man Stingray Slo Special

Mensagem por Daniel Carneiro Sex Dez 25, 2015 6:10 pm

Galera, resolvi criar este tópico porque não encontrei nenhum específico para este baixo aqui no Contrabaixobr. Achei apenas menções vagas em outros tópicos. Acabei de adquirir um destes nos EUA, de 4 cordas, numa loja da Guitar Center, e gostaria que vocês me ajudassem com algumas dúvidas.
Ao testá-lo na loja logo me empolguei com a potência dos graves. Comparando com o Precision que eu tenho, pois são 2 baixos que tem graves potentes, eu achei o timbre diferente, mais aveludado, gordo, e algo distorcido, saturado. Também testei um MM Sterling, gostei bastante do timbre, mas preferi o Stingray (me pareceu um baixo mais bem acabado, e com som mais robusto, além do que o Stingray tem maior facilidade de revenda - o vendedor me disse que muita gente confunde o MM Sterling, com o Sterling Ray 34/35 by MM).
Fiquei meio cismado com o fato de o Stingray ser do tipo Slo Special, porque não sabia bem o que isso significava, mas levei assim mesmo. Depois fui descobrir que a diferença do Slo Special em relação ao modelo tradicional é que ele tem o braço mais fino (com dimensões próximas ao do Sterling), e gostei da notícia porque tenho problemas com braços muito grossos (já quase desenvolvi uma tendinite por forçar muito o punho). E sabia que uma das críticas ao MM Stingray era tocabilidade um pouco ruim devido a grossura do braço.
Pesquisando na internet vi poucos comentários sobre este baixo. Nos fóruns gringos elogiam bastante, e vi apenas um comentário dizendo que ele perderia um pouco do punch devido ao braço mais fino.
E aí, alguém tem alguma experiência com estes MM Stingray Slo Special? Sabem dizer se notam alguma diferença entre estes e o modelo tradicional?
Ah, o meu é escala clara, maple. Depois vou ver se consigo postar algumas fotos dele aqui.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Music Man Stingray Slo Special Empty Re: Music Man Stingray Slo Special

Mensagem por Daniel Carneiro Sex Dez 25, 2015 6:31 pm

Aqui vão algumas imagens do baixo:

Music Man Stingray Slo Special Image
Music Man Stingray Slo Special Image
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Music Man Stingray Slo Special Empty Re: Music Man Stingray Slo Special

Mensagem por Daniel Carneiro Sex Dez 25, 2015 6:37 pm

Music Man Stingray Slo Special Image
Music Man Stingray Slo Special Image
Music Man Stingray Slo Special Image
Music Man Stingray Slo Special Image
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Music Man Stingray Slo Special Empty Re: Music Man Stingray Slo Special

Mensagem por Daniel Carneiro Sex Dez 25, 2015 6:55 pm

Mandei fotos com detalhes do braço porque também fiquei com dúvidas a respeito do acabamento deste. Ele parece ser apenas madeira polida quase sem proteção nenhuma, como vocês podem ver. É comum fazer desta forma (os meus Fender tem um verniz de proteção)? Não corre o risco de estragar ou escurecer a madeira mais rapidamente?
Detalhe que este não é o modelo Classic Stingray.
No site da Music Man o acabamento do braço (neck finish) é descrito assim: Gunstock oil and hand-rubbed special wax blend.
Enquanto dos modelos Classic é descrito assim: High gloss polyester.
Qual a diferença entre estes 2 acabamentos? Desde já obrigado pela ajuda.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Music Man Stingray Slo Special Empty Re: Music Man Stingray Slo Special

Mensagem por Vinicius F Sáb Dez 26, 2015 10:00 pm

Você mesmo já apontou a diferença entre os acabamentos rs...

Esse acabamento "in natura" é bem comum nos warwick, por exemplo. Só na madeira mesmo, ocasionalmente usando algum óleo para hidratar e uma camada bem fina de cera para proteção contra umidade, por exemplo. O outro tem uma camada de poliester brilhante por cima da madeira. O escurecimento da madeira do seu baixo será algo natural, e estragar não vai.

Eu mesmo tenho um baixo com acabamento assim e foi me recomendado fazer uma re-aplicação de óleo e cêra periódicamente, conforme o estado da madeira, pelo próprio fabricante, isso em um intervalo de X anos. Fiz e gostei muito do resultado, parece que a madeira "voltou à vida". Mas já vi muita gente recomendando não fazer nada, pois o óleo das mãos já seria o suficiente pra hidratar a madeira e que a cera entupiria os póros, alterando o som do instrumento. Acho um pouco de exagero essa questão de alterar o som, mas enfim.

Penso que vale a pena você refazer essa pergunta quanto à manutenção de maneira bem específica no sub fórum de luthieria daqui...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Music Man Stingray Slo Special Empty Re: Music Man Stingray Slo Special

Mensagem por Felipencs Sáb Dez 26, 2015 10:08 pm

Eu tenho um Stingray fabricado no Japão em 97 e o acabamento do braço e igual ao seu, porém o headstock é invernizado na frente e no verso, o que deixa uma nítida linha de onde termina o verniz na divisão entre headstock e braço na parte traseira. É claro que com o tempo a madeira vai ficar um pouco escurecida no braço assim como o meu já esta, afinal sao 18 anos de uso, mas ao meu ver, isso faz parte da personalidade do instrumento, com o tempo vc vai apreciar isso.
Felipencs
Felipencs
Membro

Mensagens : 95
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Music Man Stingray Slo Special Empty Re: Music Man Stingray Slo Special

Mensagem por LBorges Sáb Dez 26, 2015 11:12 pm

Eu tenho um Stingray SLO e é o braço mais confortável dos baixos que tenho. Engraçado é que nunca tive a oportunidade de colocar ele lado a lado com um Stingray tradicional, para comparar.
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Music Man Stingray Slo Special Empty Re: Music Man Stingray Slo Special

Mensagem por Daniel Carneiro Seg Dez 28, 2015 12:20 am

Valeu pelas dicas Vinicius F! Vou procurar um luthier aqui na minha cidade para me orientar quanto a manutenção.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Music Man Stingray Slo Special Empty Re: Music Man Stingray Slo Special

Mensagem por Daniel Carneiro Seg Dez 28, 2015 12:27 am

Felipencs escreveu:Eu tenho um Stingray fabricado no Japão em 97 e o acabamento do braço e igual ao seu, porém o headstock é invernizado na frente e no verso, o que deixa uma nítida linha de onde termina o verniz na divisão entre headstock e braço na parte traseira...

Observando bem percebi que o meu também tem uma camada fina do que parece ser um verniz no headstock, e no braço é madeira mais in natura mesmo.
Fico mais tranquilo de saber que este é um tipo de acabamento comum, porque eu mesmo acho que nunca tinha visto.
Obrigado, Felipencs!
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Music Man Stingray Slo Special Empty Re: Music Man Stingray Slo Special

Mensagem por Daniel Carneiro Seg Dez 28, 2015 12:41 am

LBorges escreveu:Eu tenho um Stingray SLO e é o braço mais confortável dos baixos que tenho. Engraçado é que nunca tive a oportunidade de colocar ele lado a lado com um Stingray tradicional, para comparar.

Eu também achei este baixo muito confortável. Tem ótima tocabilidade, e neste ponto lembra meu Jazz Bass, que também é bastante confortável.
Mas é aí LBorges, você está satisfeito com seu Stingray SLO, com relação a timbre e sonoridade no geral?

Eu toco numa banda de classic rock, e tenho um projeto paralelo de pop/rock/soul. Ainda não toquei com este Stingray na banda de classic rock, mas fiquei com impressão de que ele não vai tirar o lugar de titular do Precision bass, porque apesar de o SR ter graves robustos, ele é um pouco estralado nos agudos (dá pra amenizar com equalização), enquanto o P bass não tem nada de estralado.
Já para o projeto de pop/rock/soul que eu andei tocando neste fim de ano o Stingray foi perfeito. Um timbre de grave potente e fantástico, médios e agudos bem definidos.
E sua experiência com o SR Slo como é LBorges? Você usa para que tipo de som?
Valeu!
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Music Man Stingray Slo Special Empty Re: Music Man Stingray Slo Special

Mensagem por LBorges Seg Dez 28, 2015 9:23 am

Então, eu normalmente uso os timbres que gosto mais, independente do estilo. Então ,costumo usar mais os JB ( Giannini e SX) e o Rickenbaker. Uso também os outros baixos que tenho para dar uma variada de vez em quando.
Já passei para frente um Fender Precission por não me adaptar a ele e na mesma época o Music Man quase foi também ,por que usava ele pouco. Um amigo que me convenceu a não vender. E realmente acho que hj me arrependeria se tivesse vendido.
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Music Man Stingray Slo Special Empty Re: Music Man Stingray Slo Special

Mensagem por Licas Ter Dez 29, 2015 8:44 am

A diferença é só no braço mesmo. O Stingray "normal" tem o braço bem grosso, que eu curto. O SLO é pra quem curte mais a pegada de braço fino, tipo Jazz Bass. Acredito que o timbre não deva mudar muito de um para o outro, mas nunca toquei em um SLO pra poder falar.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Music Man Stingray Slo Special Empty Re: Music Man Stingray Slo Special

Mensagem por Daniel Carneiro Dom Jan 17, 2016 8:39 pm

Galera, só passando aqui pra registrar minhas primeiras impressões deste MM em ação com minha banda.
Mandei regular o baixo em um luthier que confio aqui na minha cidade, pois ele estava trastejando. Também aprendi melhor a regular os knobs para atingir um timbre da minha preferência: tirei um pouco do agudo pra não ficar com som tão metálico.
E o resultado foi fantástico. Consegui entender qual a mística deste MM Stingray. Um timbre muito marcante, com graves robustos, algo saturados, mas sem distorcer ou embolar. E os médios que saltam pra frente do som da banda no geral e mostram presença. Resumindo, o chão tremeu! Tive até que segurar um pouco no volume porque senão abafava o resto da banda. O pessoal também curtiu muito timbre e ficaram fãs do MM.
Estou muito satisfeito e pelo jeito este MM, vai brigar cabeça a cabeça com o Fender Precision pelo posto de titular na banda de classic rock. Detalhe: o único pedal que usei foi um compressor MXR. Depois, se conseguir, posto um áudio aqui.
Acho que li no fórum por aqui que "a grande obra" do baixista é a construção do seu timbre, e acredito que dei bons passos neste sentido com o MM Stingray.
Recomendo...
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Music Man Stingray Slo Special Empty Re: Music Man Stingray Slo Special

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos