Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

+7
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Breno_Barnabe
Christian
joabi
ct.colela
abel de castilhos
11 participantes

Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por abel de castilhos Ter Dez 29, 2015 12:04 am

Olá Amigos.

Por Problemas pessoais e "Grupais", acabei deixando de lado o Contrabaixo, e estou voltando à ativa, porém meu cubo é de estudante( o cubo que usava na banda foi roubado) e está chiando muito, é uma porcaria da meteoro de 15 wts, eu quero comprar um cubo descente mas não estou com condições financeiras para tal, então surgiu essa ideia( que, claro, não é nova) de usar uma caixa de grave automotiva(já amplificada) no meu baixo.


Bom chega de PF. Segue as descrições mais detalhadas:

A ideia é usar essa caixa (Notem que ela já é amplificada): http://goo.gl/50N3SJ

Com esse Baixo: http://goo.gl/412XEU

Bom, para não precisarem ir nos links:  

Caixa: Características:Tipo: Selada, Potência Máxima: 150 W: Resposta de Frequência: 40Hz a 140Hz, Imã: Comum, Altura: 55 cm: Largura: 15 cm: Comprimento:31 cm: Peso: 08 kg: Itens Inclusos: Amplificador: Subwoofer 08: Caixa Selada.

Contrabaixo:  Warwick Rockbass Streamer 5 Cordas Passivo Captadores: MEC Vintage Humbuckers
-------------------
Já tenho o contrabaixo, eu iria comprar a caixa mais um inversor de voltagem 220v x 12v no total R$358,00 de investimento.

Outra opção é essa aqui: http://goo.gl/ckcX7G
Uma caixa amplificada LM 500 . LoudVox
- Alto falante de 12"
- Potência RMS 100 watts
- Tweeter
- Entradas para dois microfones com volumes independentes
- Entrada auxiliar com volume independente
- Entrada para guitarra com over drive
- Entrada para contra-baixo
- Equalização em 3 vias: grave, médio e agudo
- Chave liga/desliga para acionamento do tweeter
- Saída e entrada de efeito
- Saída de linha
- Saída para caixa auxiliar
- Tomada AC auxiliar
Valor R$400,00

---------------------


Enfim, vocês acham que ligar na caixa de grave dá certo? Se sim, compensa mais do que a caixa amplificada?Ou não compensa investir nesses ítens?


Agradeço a todos


Lembro que a ideia é usá-lo apenas para estudo, também com essa grana não daria pra comprar nada que pudesse utilizar em shows, e no mais, estou sem banda Sad  


Abraços
abel de castilhos
abel de castilhos
Membro

Mensagens : 30
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por ct.colela Ter Dez 29, 2015 12:09 am

Essa caixa que vc passou o link,não serve
ela é de sub,tem corte de frequencias altas,o falante ate da para usar,mas o amplificador não,pq esta dimencionado para subs
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por abel de castilhos Ter Dez 29, 2015 12:12 am

ct.colela escreveu:Essa caixa que vc passou o link,não serve
ela é de sub,tem corte de frequencias altas,o falante ate da para usar,mas o amplificador não,pq esta dimencionado para subs

A caixa de grave ou a caixa amplificada?
abel de castilhos
abel de castilhos
Membro

Mensagens : 30
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por joabi Ter Dez 29, 2015 12:32 am


É ilusão, esquece. São R$ 358,00 a menos pra você comprar um amp de verdade. Junte mais uma grana e pegue um Staner.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por Christian Ter Dez 29, 2015 6:34 am

cara junta mais uns 150 a 200 que tu pega um staner usado, bs 120, ou 150
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Dez 29, 2015 8:39 am

Sou mais com a opinião de comprar um Stanner ao invés de usar isso.

Esquece esse negócio de caixa automotiva.


Última edição por Breno_Barnabe em Ter Dez 29, 2015 9:15 am, editado 1 vez(es)
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por allexcosta Ter Dez 29, 2015 9:13 am

Nunca, jamais, coloque contrabaixo e automotiva na mesma frase. Perda de tempo e dinheiro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 29, 2015 9:15 am

allexcosta escreveu:Nunca, jamais, coloque contrabaixo e automotiva na mesma frase. Perda de tempo e dinheiro.
2
Junte uma grana e compre um Staner usado....
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721427068-amplificador-staner-bs150-combo-para-baixo-_JM
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por gsfteodoro Ter Dez 29, 2015 12:13 pm

Estudos?
Um power click da vida e um fone akg.
Vai gastar menos e melhorar o som.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Dez 29, 2015 12:28 pm

Vai de Staner usado, BS 120 ou BS 150. Serve para estudo, banda (se voltar a ter uma) e o melhor de tudo, é que vai funcionar para baixo. Usar som automotivo não vai funcionar direito. Esse som não foi projetado para uso de um instrumento musical.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por abel de castilhos Ter Dez 29, 2015 11:33 pm

Obrigado pela ajuda. Verei se consigo algo melhor, mas aqui em Goiânia, está difícil encontrar cubo com essas características e preço razoável.

De novo, grato galera.
abel de castilhos
abel de castilhos
Membro

Mensagens : 30
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por Erimar Fillho Dom Ago 14, 2022 8:04 am

Fala pessoal, ressucitando o tópico aqui.
De 2015 pra cá entraram no mercado (ou ficaram mais acessíveis) os IR loaders. Então a dúvida é a seguinte:

Se eu comprar uma caixa ativa tipo a Staner SR315A (falante de 15" 300Wrms) e ligar uma cadeia de pedais, comp > préamp > IR loader > Caixa dá pra usar em ensaios e pequenos shows?

E será que o IR loader seria indispensável nessa situação?

Ahh mas por que vc não compra uma caixa tipo BS150, 120...? É porque essa caixa ativa me atenderia também pro voz e violão, matando assim 2 coelhos numa "caixa d'água" só. rsrs

Sei que não é o ideal, mas seria um recurso momentâneo, visto que a grana tá curta e vou precisar apertar o laço.

E aí, o que vocês me dizem? Obrigado!

Erimar Fillho
Membro

Mensagens : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por allexcosta Dom Ago 14, 2022 3:18 pm

Erimar Fillho escreveu:E aí, o que vocês me dizem? Obrigado!

Você pode ligar o baixo num DI, mesa e pra caixa. Na mesa vão sua voz e violão também...

Mas é bom mencionar: um instrumento grave com grande dinâmica, como é o baixo tocado ao vivo e não de uma gravação já masterizado é um tipo de material que exige comportamento específico do equipamento. Uma caixa ativa de PA ou retorno às vezes sofre um pouco com esse material dinâmico em baixas frequências, especialmente se aliado a outros sinais sonoros.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Erimar Fillho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por Erimar Fillho Dom Ago 14, 2022 4:22 pm

allexcosta escreveu:
Erimar Fillho escreveu:E aí, o que vocês me dizem? Obrigado!

Você pode ligar o baixo num DI, mesa e pra caixa. Na mesa vão sua voz e violão também...

Mas é bom mencionar: um instrumento grave com grande dinâmica, como é o baixo tocado ao vivo e não de uma gravação já masterizado é um tipo de material que exige comportamento específico do equipamento. Uma caixa ativa de PA ou retorno às vezes sofre um pouco com esse material dinâmico em baixas frequências, especialmente se aliado a outros sinais sonoros.

Exatamente. Quero ligar o baixo num pré-amp que já seja DI também, depois na mesa e da mesa pra caixa ativa.
Quando usar o baixo seria só o baixo mesmo, para ensaios e pequenos shows (barzinho etc).

Talvez usar um IR antes da mesa seja uma boa então...

Erimar Fillho
Membro

Mensagens : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por allexcosta Dom Ago 14, 2022 4:28 pm

Erimar Fillho escreveu:Talvez usar um IR antes da mesa seja uma boa então...

Isso é uma simulação digital de caixa? Não há problema intrínseco à tecnologia... Precisa saber perceber o stress causado num equipamento. Algum tipo de compressão ou limite é bem vindo nesses casos. E não querer o timbre muito grave, pois isso gera uma demanda gigantesca de energia e excursão.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por Jãozeiro Dom Ago 14, 2022 5:14 pm

Usar ou não usar Impulse Response é irrelevante nessa questão (na minha opinião).

Na sua equação o mais importante é saber se essa caixa Staner vai aguentar seu baixo a contento no volume em que você precisa. Se vai usar esse ou aquele pré, se tem IR ou não, isso passa a ser detalhe.

Novamente, é só minha opinião.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por Erimar Fillho Dom Ago 14, 2022 6:12 pm

allexcosta escreveu:
Erimar Fillho escreveu:Talvez usar um IR antes da mesa seja uma boa então...

Isso é uma simulação digital de caixa? Não há problema intrínseco à tecnologia... Precisa saber perceber o stress causado num equipamento. Algum tipo de compressão ou limite é bem vindo nesses casos. E não querer o timbre muito grave, pois isso gera uma demanda gigantesca de energia e excursão.

Sim, é como se você escolhesse gabinetes de tamanhos de falantes e marcas variadas e colocasse determinado mic (marca/modelo) na boca do falante com uma distância x.
A grosso modo é isso aí.

Entendi a questão do limiter também. Muito obrigado!

Erimar Fillho
Membro

Mensagens : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por Erimar Fillho Dom Ago 14, 2022 6:17 pm

Jãozeiro escreveu:Usar ou não usar Impulse Response é irrelevante nessa questão (na minha opinião).

Na sua equação o mais importante é saber se essa caixa Staner vai aguentar seu baixo a contento no volume em que você precisa. Se vai usar esse ou aquele pré, se tem IR ou não, isso passa a ser detalhe.

Novamente, é só minha opinião.

Bacana! Na verdade eu tava pensando no IR pro som chegar "pronto" e correr menos risco de danificar o falante, como se o som pudesse chegar mais próximo de um som masterizado. Mais como um tipo de proteção mesmo, não pra ficar bonito. (Apesar de que dá diferença, eu sei)

Outra questão que acho interessante é que a mesa que estou olhando tem um filtro passa alta que corta de 80Hz pra baixo. Talvez seja um ponto bacana dela que ajude a não forçar o falante.

Erimar Fillho
Membro

Mensagens : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por allexcosta Dom Ago 14, 2022 6:41 pm

Pelo que entendi o IR não oferecerá nenhum tipo de controle automático de volume (compressão) ou qualquer outra proteção. Não vejo necessidade de usar se não é pra buscar um som que você quer. O passa alta dá uma protegida sim.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada Empty Re: Ligar Contrabaixo a uma caixa de Grave Automotiva Amplificada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos