Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes

Página 8 de 20 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 14 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por allexcosta Qua Ago 06, 2014 10:11 am

O Xmax desses falantes deve ser muito baixo. Com o duto muito aberto, a caixa não segura o ar, que funcionaria como um anteparo para o movimento dos falantes, que começam a excursionar além do Xmax, gerando microfissuras na base do cone (diminuição do volume) até descolar de vez (para de sair som).
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54481
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por baixodoido Qua Ago 06, 2014 5:22 pm

allex, no meu caso acho que não hoveram microfissuras...o que houve foi a queima da bobida....senti aquele cheiro de aparelho eletronico queimado(no caso da bobina, o verniz), mandei uma mensagem pro fabricante (JCS) pedindo as dimensoes da caixa, vou verificar a respeito dos dutos...vou ver se coloco algumas esponjas pra pode abafar...feltros, lã de vidro, ou algum outro material especifico....agora virou ponto de honra usar essa caixa...não vou desistir...mas acho que meu relato será de serventia pra muitos outros...e mais uma vez esse forum se tornou uma bíblia pra todo baixista, independente credo ou religião....e o indico a todo baixista que encontro por esses rincões por onde tenho passado...
baixodoido
baixodoido
Membro

Mensagens : 301
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Sonikado Qua Ago 06, 2014 8:29 pm

/\

O uso de espumas em dutos e internamente na caixa nem sempre é mera diversão, muitas vezes são números calculados. Em termos bem rápidos, é uma alternativa pra "simular" um volume interno maior, sob pena de reduzir a inteligibilidade dos graves.

Que tipo de pedais vc usa? Como estavam os controles de volume/ganho/EQ quando queimou pela última vez?

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Ago 07, 2014 10:35 am

Essa história não está cheirando bem. Razz
Pelo que o baixodoido disse parece que ele ultrapassou o limite térmico dos falantes. Mas mesmo que ele usasse um gerador de onda quadrada no lugar do baixo, não deveria queimar falantes que aguentam 500W com um amp de 350W. Deveria queimar o amp antes (se ele não tivesse proteção).
Só se os 250W desses falantes não sejam bem 250W. Ou então tem alguma coisa (lã de vidro, espuma densa) impedindo esse falante de dissipar calor.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por edsonbrjr Qui Ago 07, 2014 8:51 pm

Um dúvida. Estou ensaiando e usando um meteoro starblack 15, 240wts. Quebra o galho. Sei que a galera daqui não curte meteoro, mas, é o que tenho no momento. Acho o falante dele fraco também. Usei a saída em uma caixa hand made 4x10 e o som foi outro. A pergunta? Mudar esse falante melhoraria o som? Se sim: quais falantes comprar?
edsonbrjr
edsonbrjr
Membro

Mensagens : 119
Localização : Catalão-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Ago 08, 2014 8:18 am

Eu não te recomendo trocar o falante. A chance é alta de ficar pior.

Se quer um combo/amp melhor, venda esse e compre outro. Ou use esse esquema de ligar em uma caixa externa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por jcsantos52 Qua Ago 13, 2014 3:01 pm

Caros. Estou com vontade/necessidade de fazer uma caixa para PA de meu pequeno grupo de Blues. Possuo uma mesa Behringer PMP5000 que tem potência de 600 W por canal. Minha intenção é fazer 4 caixas usando duas para PA e duas para monitor.

Bom, consegui este projeto de caixa aqui:

http://sombox.com.br/caixas-de-som/caixa-de-2-vias-com-um-alto-falante-de-12-pol-um-corneta-e-duto-sintonizado-em-57hz/

E tenho duas perguntas: Elas podem ser boas caixas?
Se são, qual seria o alto falante indicado para utilizar nas caixas?(se faço uma caixa é por economizar e por faze-la eu mesmo, assim que falantes de neodimio, etc, estão fora do meu universo)

MUITO obrigado.
jcsantos52
jcsantos52
Membro

Mensagens : 11
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Ago 14, 2014 2:31 pm

^ Não diz quase nada além das dimensões da caixa. Nem quais falantes usar. Mas, se todo o resto que não consta no site for bem projetado, podem ficar boas.

Pra 43l e 57Hz, um 12PW5 ficaria bom pruma resposta mais flat.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por jcsantos52 Sex Ago 15, 2014 1:15 am

Obrigado, Ruds. Vou tentar e dou noticias. Smile
jcsantos52
jcsantos52
Membro

Mensagens : 11
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por LBorges Sáb Ago 16, 2014 11:02 am

Opa pessoal,tudo bom? Preciso de uma caixa de 10W a 30W no máximo. Poderiam me dar uma ajuda?
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por caiogas Sáb Ago 16, 2014 5:08 pm

Olá, pessoal.

Finalmente, estudando bastante o tópico consegui montar minha caixa e ficou muito boa. Seguem as fotos:

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 IMG_20140705_192603
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 IMG_20140713_111803
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 IMG_20140713_111822
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 IMG_20140713_111836

Uma dica legal é que esta tela de proteção eu tirei de um filtro de ar usado de caminhão, pois eu moro perto de um posto de gasolina e sempre tem desses no lixo. Foi só desmontar o filtro, tirar a tela, montar em um quadro de madeira e pintar.
Abraço e obrigado pelas dicas.
caiogas
caiogas
Membro

Mensagens : 13
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por rogerio.silva.90834 Dom Ago 17, 2014 8:44 am

Olá pessoal.
Sou novo aqui no fórum e este será o meu primeiro post. Aproveito para parabenizar a turma, fórum assim facilita bastante a vida de iniciantes no instrumento que nem eu.

Vamos a primeira dúvida:

Estou aprendendo a tocar e preciso treinar muito para aprender esse fascinante instrumento, para isso gostaria de montar uma caixa com a ajuda da turma e do Dr. Ruds, como um amigo chamou. Rs
Vi que o falante mais indicado por aqui é o 12pw5 e um driver TI. Eu tenho Power DIY que fIz com 250w reais aproximadamente em 4 ohms, esse falante é de 350w um power indicado pra ele séria em torno de 700w para aproveitar o máximo de qualidade do Power? Estava pensando no 450w15 da oversound para usar com o meu power diy, o que acha? Ou 12pw5 funcionaria bem com a potencia do meu power também?

Abração e obrigado.

Rogerio Silva
rogerio.silva.90834
rogerio.silva.90834
Membro

Mensagens : 5
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Dom Ago 17, 2014 11:35 pm

Ruds escreveu:^ Não diz quase nada além das dimensões da caixa. Nem quais falantes usar. Mas, se todo o resto que não consta no site for bem projetado, podem ficar boas.

Pra 43l e 57Hz, um 12PW5 ficaria bom pruma resposta mais flat.

Ruds,

Tenho que montar uma caixa para meu cabeçote GK 400rb III.
Poderia me aconselhar qual falante usar? Qual tamanho do falante? A Quantidade de Falante (1x12;1x15 ou 2x10)?
Basicamente vou usar só pra ensaio...

Abraços Ruds
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Ago 18, 2014 8:43 am

caiogas escreveu:Finalmente, estudando bastante o tópico consegui montar minha caixa e ficou muito boa.
Parabéns, caiogas! Muito bonita sua caixa. claps

E ótima essa sua dica da tela de filtro de caminhão. Valeu pela contribuição!
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Ago 18, 2014 8:45 am

rogerio.silva.90834 escreveu:Eu tenho Power DIY que fIz com 250w reais aproximadamente em 4 ohms, esse falante é de 350w um power indicado pra ele séria em torno de 700w para aproveitar o máximo de qualidade do Power?
Não tem problema nenhum usar um amplificador com potência menor do que o falante suporta. Você vai estar aproveitando o máximo do seu amp seja com esse falante de 300W ou seja com outro de 150W, contanto que ambos tenham a mesma impedância.

rogerio.silva.90834 escreveu:Estava pensando no 450w15 da oversound para usar com o meu power diy, o que acha? Ou 12pw5 funcionaria bem com a potencia do meu power também?
Não acho uma boa. Esse 450w15 é ruinzinho pra nossa aplicação. O 12PW5 vai te dar uma caixa bem menor, falar mais alto, ter mais graves e dar uma resposta bem mais flat. Você vai aproveitar muito melhor seu amp com o 12PW5 do que com o Oversound, pode ter certeza.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Ago 18, 2014 8:46 am

Edvell escreveu:Poderia me aconselhar qual falante usar? Qual tamanho do falante? A Quantidade de Falante (1x12;1x15 ou 2x10)?
Basicamente vou usar só pra ensaio...
Só pra ensaio, uma 1x12 bem feitinha aguenta tranquilo. Mesmo gigs em locais pequenos, de até 100 pessoas, dependendo da tua banda rola só com uma 1x12. Eu mesmo faço isso de vez em quando. Acho que no teu caso seria uma boa pedida.

Se você concordar comigo, pra fazer uma 1x12 basta ler este tópico inteiro que você vai sair com seu projeto praticamente pronto (inclusive com sugestão de falantes). Tem muita informação aqui sobre esse tipo de caixa. Inclusive com fotos de caixas que os usuários já montaram.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Regis Rocha Seg Ago 18, 2014 10:08 am

Bom dia pessoal !

Gostaria de agradecer a todos e especialmente ao Ruds pelas dicas!
Finalmente ficaram prontas as minhas 2x10 (na foto da p ver a antiga 4x10)!

Não pude "testá-las" como se deve ainda(peguei sexta feira,e este fds não toquei), apenas la na lutheria p ver como estavam.

Parece q deu conta do recado!! Nunca vi uma caixa deste porte aguentar um "B zão" daquela forma! Forte, definido, sem saturar!

Segue uma foto para ter ideia de como ficou!

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Foto_1_2
free photo hosting

Obrigado mais uma vez Ruds!
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Emerson C Gomes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Regis Rocha Seg Ago 18, 2014 10:10 am

A sim... as 2 chaveadas 4/16 OHMS
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Regis Rocha Seg Ago 18, 2014 10:10 am

A sim... as 2 chaveadas 4/16 OHMS
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Seg Ago 18, 2014 11:42 am

Ruds escreveu:
Edvell escreveu:Poderia me aconselhar qual falante usar? Qual tamanho do falante? A Quantidade de Falante (1x12;1x15 ou 2x10)?
Basicamente vou usar só pra ensaio...
Só pra ensaio, uma 1x12 bem feitinha aguenta tranquilo. Mesmo gigs em locais pequenos, de até 100 pessoas, dependendo da tua banda rola só com uma 1x12. Eu mesmo faço isso de vez em quando. Acho que no teu caso seria uma boa pedida.

Se você concordar comigo, pra fazer uma 1x12 basta ler este tópico inteiro que você vai sair com seu projeto praticamente pronto (inclusive com sugestão de falantes). Tem muita informação aqui sobre esse tipo de caixa. Inclusive com fotos de caixas que os usuários já montaram.

O problema Ruds, é que cada um tem um amp diferente, e quer uma freqüência diferente...
Ok, vou fazer com 1x12, mas qual falante usar?
Tem quem defenda os Seleniuns, outros os eminenses... Tem até falante de carro entrando na jogada!!
Já li todo fórum e minhas dúvidas só aumentam...

Mas vou fazer um pente fino!

Obrigado mesmo!
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Seg Ago 18, 2014 12:05 pm

Edvell escreveu:
Ruds escreveu:
Edvell escreveu:Poderia me aconselhar qual falante usar? Qual tamanho do falante? A Quantidade de Falante (1x12;1x15 ou 2x10)?
Basicamente vou usar só pra ensaio...
Só pra ensaio, uma 1x12 bem feitinha aguenta tranquilo. Mesmo gigs em locais pequenos, de até 100 pessoas, dependendo da tua banda rola só com uma 1x12. Eu mesmo faço isso de vez em quando. Acho que no teu caso seria uma boa pedida.

Se você concordar comigo, pra fazer uma 1x12 basta ler este tópico inteiro que você vai sair com seu projeto praticamente pronto (inclusive com sugestão de falantes). Tem muita informação aqui sobre esse tipo de caixa. Inclusive com fotos de caixas que os usuários já montaram.

O problema Ruds, é que cada um tem um amp diferente, e quer uma freqüência diferente...
Ok, vou fazer com 1x12, mas qual falante usar?
Tem quem defenda os Seleniuns, outros os eminenses... Tem até falante de carro entrando na jogada!!
Já li todo fórum e minhas dúvidas só aumentam...

Mas vou fazer um pente fino!

Obrigado mesmo!


Ruds, vou passar os modelos que tenho a mão...

ALTO FALANTE EMINENCE KAPPA PRO PROFESSIONAL SERIES - KAPPA PRO 12A
KAPPA PRO PROFESSIONAL SERIES
Alto falante de 12"
Com 450 watts em 8 ohms
Resposta de frequência de 62Hz à 4.2kHz
Ressonância em 45Hz
Sensibilidade de 99,3 dB SPL
Cone de papelão
Conjunto magnético de Ferrite
Chassis de aluminio

B&C 12CL76
350 W RMS
76 mm (3 in) bobina de cobre
45 - 3000 Hz resposta
Sensibilidade de 98.5 dB
Bobina ventilada para a redução de compressão de potência




Mercado Livre, esquece... Não vente autoFalante...
Só se encontra pra carro...
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Ago 18, 2014 3:13 pm

LBorges escreveu:Opa pessoal,tudo bom? Preciso de uma caixa de 10W a 30W no máximo. Poderiam me dar uma ajuda?
http://www.onerr.com.br/projeto2/BLOCK20BA.html
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Ago 18, 2014 3:16 pm

Regis Rocha escreveu:Finalmente ficaram prontas as minhas 2x10 (na foto da p ver a antiga 4x10)!

[...]

Obrigado mais uma vez Ruds!

De nada, Regis.  up 

Parabéns! Tomara que elas te atendam como você espera.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Ago 18, 2014 3:18 pm

Edvell escreveu:Já li todo fórum e minhas dúvidas só aumentam...
Temos esse problema aqui no fórum mesmo. Vai de você ser crítico e conseguir separar opiniões e fatos.
Foi por isso que eu recomendei que você lesse este tópico, e não outros.

Edvell escreveu:Ruds, vou passar os modelos que tenho a mão...
O Eminence fica melhor em uma caixa de 30l a 50l. Bom SPL e extensão de graves razoável. Equilibrado. Mas, a menos que você consiga ele a um preço muito bom, o JBL/Selenium 12PW5 vai desempenhar tão bem quanto, senão até melhor. Aliás, o 12PW5 é o falante nacional de 12" que eu sempre recomendo, como você já deve ter percebido lendo este tópico. É o que eu uso atualmente.

O B&C só fica bom em caixas BEM pequenas, com no máximo 30l. Bom SPL mas não muito boa extensão de graves. A vantagem é que ele serve pra caixas pequenas e leves. Se portabilidade for teu objetivo primário, escolha esse.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por LBorges Seg Ago 18, 2014 7:39 pm

Ruds escreveu:
LBorges escreveu:Opa pessoal,tudo bom? Preciso de uma caixa de 10W a 30W no máximo. Poderiam me dar uma ajuda?
http://www.onerr.com.br/projeto2/BLOCK20BA.html

Opa Ruds, obrigado pela dica do combo, mas eu preciso é da caixa. Estou montando um amplificador de baixa potencia e estou querendo montar uma caixa para ele.

Sua ideia seria pegar um Block20BA e usar só os falantes??

Abs

LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Seg Ago 18, 2014 11:59 pm

Ruds escreveu:
Edvell escreveu:Poderia me aconselhar qual falante usar? Qual tamanho do falante? A Quantidade de Falante (1x12;1x15 ou 2x10)?
Basicamente vou usar só pra ensaio...
Só pra ensaio, uma 1x12 bem feitinha aguenta tranquilo. Mesmo gigs em locais pequenos, de até 100 pessoas, dependendo da tua banda rola só com uma 1x12. Eu mesmo faço isso de vez em quando. Acho que no teu caso seria uma boa pedida.

Se você concordar comigo, pra fazer uma 1x12 basta ler este tópico inteiro que você vai sair com seu projeto praticamente pronto (inclusive com sugestão de falantes). Tem muita informação aqui sobre esse tipo de caixa. Inclusive com fotos de caixas que os usuários já montaram.


Rud,

Posso seguir o projeto do Vinícius Andrade Pinto (pág 6)?
Gostei muito do projeto... Você acha que tem a necessidade de colocar drive? Ou só o 12PW5 basta? As medidas são boas ou posso fazer um pouco maior?

Obrigado mesmo mais uma vez!
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por pluís Ter Ago 19, 2014 10:17 am

Ruds,dando procedimento à pergunta que te fiz por MP...

Te perguntei sobre os falantes da JBL/Selenium (modelos 12PW5A e 10PW7). A minha primeira opção seria uma caixa de 4x10. Em um projeto,você aconselharia dar atenção para algum outro falante? Mesmo até de faixa superior ($).
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Ago 19, 2014 12:47 pm

LBorges escreveu:Sua ideia seria pegar um Block20BA e usar só os falantes??
Não. Como você já tem o amp não é uma boa.

Essa caixa vai ser usada só pra ensaiar "no quarto"? O que você espera da caixa + amp em termos de resposta?

Tem alguma restrição de tamanho/peso?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Ago 19, 2014 12:50 pm

Edvell escreveu:Rud,

Posso seguir o projeto do Vinícius Andrade Pinto (pág 6)?
Sem problemas. Me pareceu uma caixa muito bem feita a dele.

Edvell escreveu:Você acha que tem a necessidade de colocar drive? Ou só o 12PW5 basta?
Se você quer os agudos que o drive proporciona, precisa colocar. Senão não. Sugiro você ouvir caixas c/ drive que tenham chave pra desligar. Compare os dois timbres e decida qual você prefere.

Edvell escreveu:As medidas são boas ou posso fazer um pouco maior?
O volume interno da caixa dele está quase no limite máximo. Eu não recomendo um volume interno líquido maior do que 65l pra esse falante. O ideal é entre 45l e 60l. A do Vinícios tem 65l bruto (uns 61l liquidos eu chuto).
As dimensões você pode mudar sem maiores problemas, mas tome cuidado pra não aumentar o volume da caixa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Ago 19, 2014 12:51 pm

pluís escreveu:Ruds,dando procedimento à pergunta que te fiz por MP...

Te perguntei sobre os falantes da JBL/Selenium (modelos 12PW5A e 10PW7). A minha primeira opção seria uma caixa de 4x10. Em um projeto,você aconselharia dar atenção para algum outro falante? Mesmo até de faixa superior ($).

O primeiro passo de qualquer projeto é ter bem claros os objetivos. Escopo. Você tem que saber bem quais são as necessidades que o projeto deve atender, quais as restrições do projeto e o que você quer com ele.

No caso de projetos de caixas acústicas pra contrabaixo, as respostas mais importantes são:

1) qual o nível de SPL que você quer alcançar com ela - ensaio em casa, ensaio com banda, gig pequena, gig grande, etc.;

2) qual potência você tem disponível para usar com a caixa (e isso tem relação com o SPL do item anterior);

3) qual é a resposta, em termos de timbre e qualidade acústica, que se busca com a caixa - aqui entra também a questão de qual é a extensão de graves que se deseja;

4) qual é o limite máximo de tamanho e peso - e aqui pode entrar a questão de ter mais de uma caixa ou ter uma única que dê conta de tudo;

5) qual é o custo ($$$) máximo esperado.

Só depois de ter pelo menos uma resposta aproximada pra cada um dos itens acima é que deveria vir a escolha do tipo de caixa e de componentes, inclusive dos falantes e quantidade de falantes. E é importante também nunca perder de vista que não se pode ter tudo (na engenharia pelo menos). A caixa acústica perfeita não existe, e um projeto envolve compromissos.

Sobre o 10PW7 eu já te adianto que, via de regra, pra nossa aplicação, ele é ruim. Na verdade temos poucas opções nacionais de falantes de 10" adequados pra maioria dos nossos projetos de caixas acústicas pra contrabaixo. Um dos poucos que eu recomendo é o Snake ESV610, mas isso pq ele é o "menos ruim" que eu conheço.
Já entre os importados existem várias opções boas.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por baixodoido Ter Ago 19, 2014 2:08 pm

dR. ruds, aqui é o baixodoido novamente...estava pensando....quanto ao problema da minha 2x10, será que se eu colocar 2 autos com 16 ohms cada um não melhoraria? é que colocando em paralelo cairia pra 8 ohms, ai o som ficaria mais alto e empregaria menos potência do meu cabeçote....o que acha dessa idéia? falei algo que não procede? desde já grato pela colaboração...
baixodoido
baixodoido
Membro

Mensagens : 301
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por LBorges Ter Ago 19, 2014 7:20 pm

Ruds escreveu:
LBorges escreveu:Sua ideia seria pegar um Block20BA e usar só os falantes??
Não. Como você já tem o amp não é uma boa.

Essa caixa vai ser usada só pra ensaiar "no quarto"? O que você espera da caixa + amp em termos de resposta?

Tem alguma restrição de tamanho/peso?

Da caixa eu só espero uma boa resposta do amp, se for portátil é lucro. O amp+caixa é para ser usado em gravações microfonadas ou para plateia que couber no aquário... rsrs...

Não serise posso usar um falante de mais de 100W, o amp não vai falar nem mais de 20W...
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Paulo Penna Ter Ago 19, 2014 9:39 pm

Ruds, (tecla mala on)
Qual seria melhor para usar no lugar do meu velho selenium 15 numa caixa dutada (4") de 116L(líquidos), um 15pw5, ou 15pw7??? Vale a pena um wpu150x?
Vc pode descrever se há diferença de timbre entre eles?
Meu amplificador é um gkrb1001mkII, 99% do tempo no quarto usando 1/100 da potencia, mas ando querendo fazer um som com amigos.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por rogerio.silva.90834 Ter Ago 19, 2014 11:20 pm

Ruds escreveu:
rogerio.silva.90834 escreveu:Eu tenho Power DIY que fIz com 250w reais aproximadamente em 4 ohms, esse falante é de 350w um power indicado pra ele séria em torno de 700w para aproveitar o máximo de qualidade do Power?
Não tem problema nenhum usar um amplificador com potência menor do que o falante suporta. Você vai estar aproveitando o máximo do seu amp seja com esse falante de 300W ou seja com outro de 150W, contanto que ambos tenham a mesma impedância.

rogerio.silva.90834 escreveu:Estava pensando no 450w15 da oversound para usar com o meu power diy, o que acha? Ou 12pw5 funcionaria bem com a potencia do meu power também?
Não acho uma boa. Esse 450w15 é ruinzinho pra nossa aplicação. O 12PW5 vai te dar uma caixa bem menor, falar mais alto, ter mais graves e dar uma resposta bem mais flat. Você vai aproveitar muito melhor seu amp com o 12PW5 do que com o Oversound, pode ter certeza.

Ruds,

Nessa faixa de potencia eu estava pensando no ESX312, tem 4 dbs a mais de sensibilidade, mas simulei no WinISD e não gostei muito não, o 12Pw5 ficou com uma resposta bem melhor. Você já escutou do ESX312? Me decepcionei bastante pelo que vi na simulação.
Vou comprar o 12pw5 mesmo, vou na sua que não sou bobo.

Fiquei com uma dúvida no driver também, você conhece o Snake SD145 e o oversound DTI2540? Qual me indicaria? Ambos estão na mesma faixa de preço.

Abraço e muito obrigado.

Rogerio Silva
rogerio.silva.90834
rogerio.silva.90834
Membro

Mensagens : 5
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Ago 20, 2014 11:57 am

baixodoido escreveu:dR. ruds, aqui é o baixodoido novamente...estava pensando....quanto ao problema da minha 2x10, será que se eu colocar 2 autos com 16 ohms cada um não melhoraria? é que colocando em paralelo cairia pra 8 ohms, ai o som ficaria mais alto e empregaria menos potência do meu cabeçote....o que acha dessa idéia? falei algo que não procede? desde já grato pela colaboração...
Se trocar por falantes de 16 ohms a caixa vai falar menos (menor SPL) e não mais (supondo que todo o restante continue igual). Mas vai puxar menos potência do amp e pode ser que diminua seu problema. Digo que "pode ser", porque até agora não sabemos o que está causando isso, e ainda não sabemos o volume e sintonia da caixa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Ago 20, 2014 12:01 pm

LBorges escreveu:Da caixa eu só espero uma boa resposta do amp, se for portátil é lucro. O amp+caixa é para ser usado em gravações microfonadas ou para plateia que couber no aquário... rsrs...

Não serise posso usar um falante de mais de 100W, o amp não vai falar nem mais de 20W...

Cara, na dúvida monte uma 1x12 com o 12PW5, como vários outros fizeram. Dá uma ohada aqui no tópico que tem bastante info.
Pode usar um falante de 1000W se quiser. Não tem problema. Isso também á foi respondido poucas postagens acima.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Ago 20, 2014 12:03 pm

Paulo Penna escreveu:Ruds, (tecla mala on)
Qual seria melhor para usar no lugar do meu velho selenium 15 numa caixa dutada (4") de 116L(líquidos), um 15pw5, ou 15pw7??? Vale a pena um wpu150x?
Vc pode descrever se há diferença de timbre entre eles?
Meu amplificador é um gkrb1001mkII, 99% do tempo no quarto usando 1/100 da potencia, mas ando querendo fazer um som com amigos.
Esqueça o 15PW7. Aliás, pra caixas de contrabaixo, esqueça toda a linha *PW7.

Os outros dois são bons. Nesse teu caso, como a caixa é bem grande, o 15PW5 é a melhor opção. O maior Xmax dele faz diferença nesse caso. E é até mais barato, então ficou fácil decidir.

A resposta dos dois nessa caixa vai ser parecida. O WPU1509 vai um pouco mais grave, mas com um SPL um pouco menor do que o 15PW5. O 15PW5 tem um pequeno pico pouco antes dos 2kHz, parecido com os falantes da Eminence. O WPU1509 é mais flat.

Mas você precisa colocar mais um duto de 4". Só um é muito pouco.
Coloque dois dutos de 4" com 12cm de comprimento. Daí a caixa vai ficar boa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Ago 20, 2014 12:08 pm

rogerio.silva.90834 escreveu:Nessa faixa de potencia eu estava pensando no ESX312, tem 4 dbs a mais de sensibilidade, mas simulei no WinISD e não gostei muito não, o 12Pw5 ficou com uma resposta bem melhor. Você já escutou do ESX312? Me decepcionei bastante pelo que vi na simulação.
Vou comprar o 12pw5 mesmo, vou na sua que não sou bobo.
Pois é, esse ESX312 exagera na força do motor. Deve ficar bom como mid-range em caixas de 3 vias, mas pra usar como falante de graves não rola. Eu nunca usei. Além do que são caros e pesados.

rogerio.silva.90834 escreveu:Fiquei com uma dúvida no driver também, você conhece o Snake SD145 e o oversound DTI2540? Qual me indicaria? Ambos estão na mesma faixa de preço.
De driver eu acho que o Oversound é melhor. O Snake é muito exagerado (forte, caro e pesado) pra fazer par só com um 12PW5. Mas ruim não deve ser. De qquer forma, eu nunca usei nenhum desses ai.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Qua Ago 20, 2014 10:03 pm

Ruds escreveu:
O Eminence fica melhor em uma caixa de 30l a 50l. Bom SPL e extensão de graves razoável. Equilibrado. Mas, a menos que você consiga ele a um preço muito bom, o JBL/Selenium 12PW5 vai desempenhar tão bem quanto, senão até melhor. Aliás, o 12PW5 é o falante nacional de 12" que eu sempre recomendo, como você já deve ter percebido lendo este tópico. É o que eu uso atualmente.

Ruds,
Gostei muito das suas dicas...
Vou comprar:
Alto falante Selenium 12PW5
Drive Selenium D202TI
Crossover Nennis DF372TI


Vou colocar uma chave pra desligar o Drive. Estava pensando em desligar o Drive e o Crossover também, só pra não cortar as freqüências para o 12PW5.
O que você acha?
Você mudaria algo ou a lista está muito boa?

Abraços


Última edição por Edvell em Seg Ago 25, 2014 12:39 am, editado 1 vez(es)
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Ago 21, 2014 9:02 am

Edvell escreveu:Vou colocar uma chave pra desligar o Drive. Estava pensando em desligar o Drive e o Crossover também, só pra não cortar as freqüências para o 12PW5.
O que você acha?
Certíssimo. Só retirar o driver pode, inclusive, danificar o crossover. O que a chave DPDT deve fazer é retirar todo o crossover do circuito junto com o driver, deixando só o woofer conectado diretamente aos terminais do conector SpeakON.

Edvell escreveu:Você mudaria algo ou a lista está muito boa?
Está boa. Se possível, peça que o seu crossover venha com atenuação de 10dB. Se não for possível, peça o de 8dB e coloque um L-pad pra atenuar mais uns 2dB ou 3dB antes do drive.

Agora, o ideal mesmo nunca é usar crossovers genéricos. O melhor resultado só se consegue construindo um circuito específico pros falantes que serão usados, inclusive sabendo qual será a posição deles na caixa e como que se pretende usar a caixa. Mas isso exige conhecimento de eletrônica, filtros analógicos e um pouco de acústica, além de habilidade pra montar o circuito e tempo disponível pra projetar o circuito.

Mas mesmo com um crossover genérico, provavelmente sua caixa será até melhor que metade das caixas comerciais que existem poraí, que mal usam um capacitor na via de agudos.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por baixodoido Dom Ago 24, 2014 12:48 pm

Ruds escreveu:... Mas pra eu poder te ajudar, você terá que me passar mais informações.

Qual é o volume interno e sintonia da sua caixa 2x10? (favor ler este tópico desde o início em caso de dúvidas)

Quais são os modelos/fabricantes dos falantes que você já usou nela e queimou?

A caixa só tem os woofers, ou tem corneta e crossover? Vc tem certeza que a ligação estava correta?

O seu timbre tem muito grave? Você gosta daquele timbre que treme o chão do palco? Tipo de Reggae?

A=40 x L=70 x P=30/1000 = 84 cm3......autos, vox sound 450Watts e 250 Rms 8 ohms, não tem drive (mas tem a furação, mas a corneta esta parafusada, somente o drive q não esta atarrachado), a ligação foi feita e paralelo, minha pegada é forte sim, uso um hartke HA3500 e gosto de colocar um gravezinho, mas tão exagerado...
baixodoido
baixodoido
Membro

Mensagens : 301
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Dom Ago 24, 2014 11:01 pm

Ruds escreveu:
Agora, o ideal mesmo nunca é usar crossovers genéricos. O melhor resultado só se consegue construindo um circuito específico pros falantes que serão usados, inclusive sabendo qual será a posição deles na caixa e como que se pretende usar a caixa. Mas isso exige conhecimento de eletrônica, filtros analógicos e um pouco de acústica, além de habilidade pra montar o circuito e tempo disponível pra projetar o circuito.

Ruds,

Sobre o Crossover, pedi uma cotação na http://eam.com.br, eles fazem crossovers sobre medida... Passei o modelo do Falante e do Drive...

Mas ai veio o problema! Ao passar a medida da caixa, resolvi tirar por modelo a GK NEO 112 II... Pelo que vi, as medidas são: L41,91cm x A59,69cm x P39,37cm, quer dizer 98,48 LITROS...

Ruds, se eu me basear nestas medidas a litragem será quase o dobro do planejado (50L).

Como a GK pode usar tantos litros neste gabinete?
Qual o problema de eu usar essa medida da GK?

Abraços
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Ago 25, 2014 8:38 am

baixodoido escreveu:A=40 x L=70 x P=30/1000 = 84 cm3......autos, vox sound 450Watts e 250 Rms 8 ohms, não tem drive (mas tem a furação, mas a corneta esta parafusada, somente o drive q não esta atarrachado), a ligação foi feita e paralelo, minha pegada é forte sim, uso um hartke HA3500 e gosto de colocar um gravezinho, mas tão exagerado...
Não sei qual é o problema. Melhor você levar pra alguém que conserte caixas pra dar uma olhada. Talvez vendo a caixa o cara descubra.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Ago 25, 2014 8:47 am

Edvell escreveu:Como a GK pode usar tantos litros neste gabinete?
Isso depende do falante que a GK usa, que provavelmente é diferente do 12PW5. Também depende do resutado que o projetista busca. Uma caixa acústica deve ser projetada como um todo "único", e não como um "frankenstein". Cada falante tem uma faixa de volume e sintonia em que seu funcionamento é ótimo. Pro 12PW5 é aquela faixa de volume que citei no outro post, com sintonia variando de 52 a 58Hz, dependendo do volume escolhido.

Edvell escreveu:Qual o problema de eu usar essa medida da GK?
Se você for usar o mesmo falante que eles usam, nenhum.

Se você usar o 12PW5, vai ter uma resposta menos plana, pq o 12PW5 vai perder rendimento nos graves. Mas o mais problemático é que a excursão vai ficar muito alta pro 12PW5, fazendo com que com menos potência aplicada a caixa já comece a distorcer (menor SPL no final das contas). Vai funcionar, mas não vai ser o ponto ótimo de trabalho pro 12PW5. No fim das contas, você vai ter uma caixa maior, mais pesada e com uma resposta pior do que se ela fosse menor.

Se quiser uma caixa maior tem que escolher outro falante.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Seg Ago 25, 2014 10:33 am

Ruds escreveu:
Se você usar o 12PW5, vai ter uma resposta menos plana, pq o 12PW5 vai perder rendimento nos graves. Mas o mais problemático é que a excursão vai ficar muito alta pro 12PW5, fazendo com que com menos potência aplicada a caixa já comece a distorcer (menor SPL no final das contas). Vai funcionar, mas não vai ser o ponto ótimo de trabalho pro 12PW5.

Ruds,

Obrigado novamente...
Vou fazer a caixa com exatos 55L. Conforme falado é o ideal para o 12PW5.

Agora estou na dúvida do duto tubular da entrada/saída de ar. Vi que alguns casos, alguns cortam o tubo pra deixar menor. Mas de tudo que eu li, não achei a relação entre o volume interno com a medida do duto de ar.

Abraços
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Ago 25, 2014 2:02 pm

^ As medidas do duto juntamente com o volume determinam a sintonia da caixa.

Se você fizer a sua com 55l (interno liquido), pro 12PW5, use um duto de 4" e 5cm de comprimento - sintonia ~55Hz.

Para uma velocidade do ar mais baixa e melhor rendimento em altos SPL, use 2 dutos de 4" com 17cm de comprimento cada.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Seg Ago 25, 2014 8:37 pm

Ruds escreveu:^ As medidas do duto juntamente com o volume determinam a sintonia da caixa.

Se você fizer a sua com 55l (interno liquido), pro 12PW5, use um duto de 4" e 5cm de comprimento - sintonia ~55Hz.

Para uma velocidade do ar mais baixa e melhor rendimento em altos SPL, use 2 dutos de 4" com 17cm de comprimento cada.

Puts,
Agora não entendi... Coloco um duto de 4" e 5cm de comprimento ou 2 dutos de 4" com 17cm?????

Se eu for usar 2, posso por um na frente e o outro atraz?

Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Ago 26, 2014 8:33 am

Edvell escreveu:Puts,
Agora não entendi... Coloco um duto de 4" e 5cm de comprimento ou 2 dutos de 4" com 17cm?????
Não existe uma única forma de se alcançar a sintonia desejada. Eu te passei duas das infinitas possibilidades.

A primeira delas envolve fazer só um furo de Ø100mm na caixa. A outra precisa de dois.

Um furo só simplifica a construção, mas faz a caixa perder rendimento em altos SPL. A segunda alternativa usa dutos mais longos e mais furações, mas proporciona melhor rendimento (velocidde do ar mais baixa).

Escolha de acordo com suas prioridades.

Edvell escreveu:Se eu for usar 2, posso por um na frente e o outro atraz?
Pode. Só evite que eles fiquem alinhados.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por edumoraes Ter Ago 26, 2014 9:24 am

Ruds, qual o material necessário para selar a tampa traseira de uma caixa?
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Ago 26, 2014 11:49 am

^ Cola em abundância. Inclusive com reforços estruturais também colados nela. A menos que seja realmente inviável trabalhar só com os furos dos falantes para acessar o interior da caixa, todas as paredes devem ser muito bem presas e coladas.

Mas, se realmente fosse necessário que a parede traseira fosse removível, eu usaria uma fita de eva para vedação, que é o mesmo material que eu uso pras alças e falantes. E muitos parafusos de fixação com porcas garra pra apertar MUITO bem. Tipo um parafuso a cada 5cm.

Pense que a estrutura de uma caixa acústica deve ser a mais sólida e inerte possível. Ela deve evitar ao máximo vazamentos de ar e vibrações. A pressão no interior de uma caixa de graves pode ser bem alta, e uma placa de madeira que parece rígida ao manuseio pode "entrotar" e vibrar como se fosse maleável. Quanto mais rígida for a caixa, maior será o rendimento dela.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 20 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 14 ... 20  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos