Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estrutura Didática

4 participantes

Ir para baixo

Estrutura Didática Empty Estrutura Didática

Mensagem por Rodrigo Serrano Seg Fev 15, 2016 12:01 pm

Prezados, bom dia!

Toco baixo há pouco mais de 1 ano, porém nunca fui ligado às teorias do instrumento. Pra ser sincero, decidi montar uma banda com meus amigos que conhecem de música mais do que eu, e desde que a banda veio evoluindo, tive que enfiar a cara na teoria para poder progredir mais, pois vamos dizer, eu só tocava "na raça".

Até leio algumas coisas na internet, algumas vídeo aulas, já li aquelas apostilas Pozzoli e tudo mais...No entanto, nunca consegui elaborar uma estrutura didática para estudar teoria de baixo, e é por isso que criei este tópico para ver se alguém pode me ajudar!

Qual é a melhor forma de estrutura didática? Estudar escalas, acordes, improvisos? Quantas horas por semana? Em qual ordem estudar determinados temas?

Espero que possam me ajudar, obrigado!
Rodrigo Serrano
Rodrigo Serrano
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura Didática Empty Re: Estrutura Didática

Mensagem por allexcosta Seg Fev 15, 2016 12:10 pm

Por enquanto, o livro do Patrick Pfeiffer.

Depois, arrume um professor, mesmo que seja quinzenal.

Fora isso, treine o básico sempre com metrônomo. E arrume um jeito de gravar você tocando com uma base. Grave músicas que você curte de caras bons e compare com o original. Tente melhorar o tempo, a colada na batera, o feel das frases, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura Didática Empty Re: Estrutura Didática

Mensagem por joabi Seg Fev 15, 2016 12:11 pm

Tudo depende do seu objetivo na música. Acho muito importante um bom professor nesse estágio, justamente pra te dar uma visão mais ampla de carreira e você poder escolher onde quer focar.

Encontrar material didático é sempre a parte mais fácil, principalmente hoje em dia, nos tempos de internet, mas essa vivência é uma coisa que não tem jeito, é legal ter alguém por perto pra te ajudar. A pessoa também precisa ter experiência e didática, claro.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura Didática Empty Re: Estrutura Didática

Mensagem por cardozo Seg Fev 15, 2016 2:23 pm

Concordo com tudo o que foi dito e provavelmente com tudo o que dirão para você.

De toda forma, sem teoria e na raça, você está tocando em uma banda! Alcançou o objetivo que muitos iniciantes não conseguem, mesmo abastados de teoria e muita vontade para fazer o que você já conseguiu.

O seu caminho, na minha modesta opinião, é mais fácil do que aquele que começa do zero: Você já sabe as diferenças harmônicas, mesmo que de ouvido; Você conhece, na prática, alguma coisa de ritmo; Consegue acompanhar uma bateria, com todas as sutilezas das variações rítmicas; Consegue trabalhar em grupo, onde cada membro utiliza um instrumento diferente para fazer coisas diferentes na música, etc.

Aprender teoria será muito bom para você e servirá como um facilitador de suas performances ao vivo. Apenas não se esqueça que no fim, aquilo que realmente interessa, você já faz.

Abraço!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura Didática Empty Re: Estrutura Didática

Mensagem por Rodrigo Serrano Seg Fev 15, 2016 8:46 pm

Muito obrigado à todos que me responderam! Cada palavra foi de extrema utilidade!

Vou buscar fazer o que vocês recomendam, acredito que só tenho a ganhar! Laughing Laughing
Rodrigo Serrano
Rodrigo Serrano
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estrutura Didática Empty Re: Estrutura Didática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos