Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

+6
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
J.Adalberto
Rico
arturbmallmann
Zéff
10 participantes

Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por Zéff Ter Fev 16, 2016 12:42 am

Boa noite meus queridos!

Tenho feito algumas gravações caseiras no meu PC, com o Pro Tolls 12.

Recentemente liguei o direct out do meu GK direto na entrada do PC e consegui um som que me agradou bastante!

Pois bem; contei p/ um guitarrista amigo meu e ele quer trazer o JCM 900 aqui, pra fazermos o mesmo.

Eu estava bem animado com o possível resultado, até que fui seriamente alertado sobre o perigo de ligar um amp valvulado sem ele estar ligado em alguma caixa. Me falaram que se eu ligar a saída do JCM diretamente no PC acarretara em danos no amp.

Isso procede? PQ?

Dei uma pesquisada meio por cima, mas preferi, por segurança, ouvir vcs do fórum. Alguém pode me ajudar, por favor?

Agradeço desde já! Tenham uma bela semana. Abraços!

Zéff
Zéff
Membro

Mensagens : 213
Localização : Do lado da batera

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por arturbmallmann Ter Fev 16, 2016 2:44 am

Já liguei de tudo nas entradas de linha do meu pc, exceto cubo valvulados, pois nao tenho kkk. Eu nao teria medo de qualquer forma , apenas iria com calma no gain pois é do pré que sai o golpe. Mas, se eu tivesse o bendito, com certeza microfonaria ele, pois o timbre específico dele e suas saturacoes dependem de todo o conjunto, acredito q a gravação nao seria fiiel ao equipamento.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por Rico Ter Fev 16, 2016 7:20 am

Valvulados NÃO devem ser ligados sem que estejam conectados a uma caixa, fazendo o casamento da impedância. Você pode até queimar o trafo.

Outra coisa: o grande lance de um valvulado vem de um bom microfone na boca de um falante, senão, fica meio sem sentido.

Antigamente eu mandava inutilizar a saida da linha nos meus valvulados, somente pra que os técnicos fossem obrigados a microfone o amp.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por J.Adalberto Ter Fev 16, 2016 7:45 am

Independente da possibilidade de danos!

Gravar GT em linha é proibido mundialmente, sob pena de prisão perpetua! e em alguns países até pena de morte!

J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 16, 2016 8:48 am

Rico escreveu:Valvulados NÃO devem ser ligados sem que estejam conectados a uma caixa, fazendo o casamento da impedância. Você pode até queimar o trafo.

Outra coisa: o grande lance de um valvulado vem de um bom microfone na boca de um falante, senão, fica meio sem sentido.

Antigamente eu mandava inutilizar a saida da linha nos meus valvulados, somente pra que os técnicos fossem obrigados a microfone o amp.

(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por Zéff Ter Fev 16, 2016 10:05 am

Obrigado pela atenção, meus caros!

Rico escreveu:

Outra coisa: o grande lance de um valvulado vem de um bom microfone na boca de um falante, senão, fica meio sem sentido.


Concordo totalmente, inclusive temos um 57 na banda que combina perfeitamente, mas minha pergunta foi apenas técnica, não tenho pretensão alguma, apenas curiosidade de saber como soaria ligado direto, e principalmente pra minha mãe não reclamar do barulho aqui em casa Razz
Zéff
Zéff
Membro

Mensagens : 213
Localização : Do lado da batera

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por Zéff Ter Fev 16, 2016 10:14 am

J.Adalberto escreveu:Independente da possibilidade de danos!

Gravar GT em linha é proibido mundialmente, sob pena de prisão perpetua! e em alguns países até pena de morte!


Um pouco exagerado, depende de muita coisa.

Não posso afirmar, mas apostaria que já ouvi bons discos que foram gravados 'sob pena de morte' hauhauh
Zéff
Zéff
Membro

Mensagens : 213
Localização : Do lado da batera

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por allexcosta Ter Fev 16, 2016 11:05 am

Zéff escreveu:Não posso afirmar, mas apostaria que já ouvi bons discos que foram gravados 'sob pena de morte' hauhauh

Guitarra?

Sei lá, acho que não viu... Toco desde 1988 e só vi guitarra em linha uma vez, e ao vivo...

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 16, 2016 2:18 pm

Dá pra gravar guitarra em linha sim, usando um "speaker simulator" e um pré dedicado, de preferência valvulado. Alguns "plug-ins" de programas de gravação/edição funcionam bem.
Mas estou falando isso "em tese", pois quase nada sei sobre isso.
Já "ao vivo", também já ví guitarristas usando certas pedaleiras mais sofisticadas ligadas "em linha" e o som era razoável, mas isso atrapalhava a equalização dos retornos de palco (isso aconteceu uma 2 vezes em bandas que toquei).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por allexcosta Ter Fev 16, 2016 3:15 pm

Que dá, dá... Mas ninguém usa...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por rafacar Ter Fev 16, 2016 3:53 pm

Zéff escreveu:
Recentemente liguei o direct out do meu GK direto na entrada do PC e consegui um som que me agradou bastante!

Pois bem; contei p/ um guitarrista amigo meu e ele quer trazer o JCM 900 aqui, pra fazermos o mesmo.

Eu estava bem animado com o possível resultado, até que fui seriamente alertado sobre o perigo de ligar um amp valvulado sem ele estar ligado em alguma caixa. Me falaram que se eu ligar a saída do JCM diretamente no PC acarretara em danos no amp.


Veja que vc usou o "direct out" do GK, e não a saída de potência para caixas.

Se esse valvudado tiver saída balanceada tipo "direct out" não tem problema usar ela... já ligar as saídas de caixas do valvulado num PC vai dar m$%& com certeza...

rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por Rico Ter Fev 16, 2016 6:43 pm

Toquei por pouco mais de um ano no projeto de um amigo com um som bem indefinido, que conseguia misturar Zé Ramalho, Raul, Alceu e pasmem, Jota Quest e anos 60 na mesma salada musical.

O guitarra é um parceiro que tocou por quinze anos na noite do RJ, e que por isso mesmo primava pela praticidade. V AMP, uns cabos e o troço ia. Particularmente eu não gostava.

Gosto de guita orgânica e o som de plástico do simulador dava uma brochada geral, embora o amigo tocasse muito bem.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por Thales_Sr Ter Fev 16, 2016 7:01 pm

Pô, V-AMP é um simulador baratinho, pra quebrar o galho... Com um pouco de tato dá até pra tirar um som legal.
Mas uma pedaleira mais recente (e potente -- POD HD500, por exemplo), tira um som muito bom. O saco é regular.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por joabi Ter Fev 16, 2016 8:20 pm

Zéff escreveu:
J.Adalberto escreveu:Independente da possibilidade de danos!

Gravar GT em linha é proibido mundialmente, sob pena de prisão perpetua! e em alguns países até pena de morte!


Um pouco exagerado, depende de muita coisa.

Não posso afirmar, mas apostaria que já ouvi bons discos que foram gravados 'sob pena de morte' hauhauh


Se não for jazz, esquece a linha... e se for em linha é direto da guitarra, nem tem amp.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por Paulo Penna Ter Fev 16, 2016 9:29 pm

Amplitube, resolve seu problema.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar amp valvulado ligado direto na placa? Empty Re: Gravar amp valvulado ligado direto na placa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos