Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo sem proteção - ruim?

+13
JAZZigo
Mauricio Luiz Bertola
Claudio
Cabrerafael
Polattus
AndréBurger
ZédeLepelin
allexcosta
Moshe Bar Elohim
Raul S.
Breno_Barnabe
cardozo
Klhada
17 participantes

Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Klhada Ter 05 Abr 2016, 12:36 pm

Já adianto que coloquei nessa seção do fórum já que me pareceu a mais lógica (ou seria melhor em luthieria?) Se estiver ruim, fiquem a vontade para mudar. Também dei uma busca antes (esperto esse banner piscando quando clica em novo tópico! Cool ), mas não achei específico o que eu quero perguntar. Então, vamos lá:

sempre tive guitarras, sempre com case rígido. Deixava eles fechados, um em cima do outro e nunca tive problemas. Vendi tudo, fiquei só com uma guitarra, que ficava num bag, apoiada numa estante. Então basicamente a guitarra estava apoiada pelo suporte de correia e algum ponto da capa que encostava na estante. O braço entortou e FEIO (ficou um "S"). Isso teve alguma relação com a forma de guardar o instrumento?

agora só tenho um baixo, e gostaria que continuar com ele por muito tempo. Estava pensando em comprar um BOM suporte de chão, e deixar o baixo ali. No fim de semana (que surge a empregada estabanada from hell) eu colocaria no bag e deixaria em cima da cama. Depois voltaria pro suporte.

A questão é: como fica a durabilidade das cordas nesse caso? Eu sempre passo uma flanela depois que acabo de tocar. Nas minhas guitarras tive a impressão que as cordas demoravam muito pra oxidar guardando as mesmas no case. Eu vi esse bagulho no ML pra vender (edit: não posso postar links.. chama capa em neoprene para escala - basicamente é uma "meia" que envolve a escala, braço e captadores do baixo)

ajudaria a proteger as cordas, ou é pura enganação e seria melhor eu deixar ele sem nada mesmo? Eu costumo lavar as mãos antes de tocar, e sempre passo uma flanela nas cordas quando vou guardar o baixo. Só isso basta? Convém passar algum produto nessa flanela antes de guardar (tipo um WD40 da vida?)

abs e desculpas se existir um tópico similar, mas eu não encontrei...  No
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 145
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por cardozo Ter 05 Abr 2016, 12:49 pm

No meu caso, o baixo é limpo apenas uma vez por ano, época que costumo trocar as cordas. Como medida preventiva, costumo apenas lavar as mãos sempre que pego o instrumento. E só.

Para guardar os instrumentos, tenho vários daqueles suportes de parede (Hercules, se não me engano) espalhados pela casa, todos colocados longe de janelas ou lugares que possam pegar sol.

Esta sempre foi a rotina com meus instrumentos e lá se vão mais de três anos. Todos estão em perfeitas condições de uso.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter 05 Abr 2016, 2:08 pm

Não é ruim, mas vai pegar poeira. É bom passar um espanador ou um pano seco pra tirar a poeira dele, principalmente das cordas, que na minha opnião, envelhecem mais quando ficam expostas do que guardadas num case ou bag.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5341
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Raul S. Ter 05 Abr 2016, 2:24 pm

[li errado]
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1783
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter 05 Abr 2016, 2:26 pm

- Isso teve alguma relação com a forma de guardar o instrumento?
Na minha opinião nada a ver a forma com que você guardou a guitarra com a torção do braço.
É justamente para isto que serve o tensor e longarinas, além de compensar a ação das cordas. Mesmo o instrumento só encostado sem suporte algum.
Muita gente guarda seus instrumentos exatamente assim, dentro de uma capa, em pé, com o strap lock da ponte apoiado no chão e o instrumento encostado em alguma coisa. Eu mesmo já guardei vários baixos assim e nunca tive qualquer problema.
Outra coisa você pode deixá-lo no suporte com a capa; não precisa tirar a capa para deixá-lo no suporte, ou precisa? Se você quer evitar poeira, coisas caindo acidentalmente em cima dele e triscadinhas deixe sempre dentro da capa. Nem precisaria comprar esta meia-calça para baixo. Smile

-Ajudaria a proteger as cordas, ou é pura enganação e seria melhor eu deixar ele sem nada mesmo?
Sem nada é ruim, pega poeira, umidade. Eu era frenético por limpeza de corda e no final tinha que trocar de qualquer jeito mesmo então desencanei. As que eu comprava perdiam o brilho com o tempo, mesmo tocando pouco só para estudo dentro de casa e limpando sempre. Cuidar bem faz parte e é muito importante, mas W40 já acho exagero. Acabará lambrecando outras partes, caindo na escala. Mad


Última edição por Moshe Bar Elohim em Ter 05 Abr 2016, 2:43 pm, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por allexcosta Ter 05 Abr 2016, 2:42 pm

Prefiro numa bag com silica gel. Pior inimigo das cordas é umidade. Limpar com flanela depois de tocar e guardar fechado.

Não curto instrumentos sempre "ao relento".
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Convidado Ter 05 Abr 2016, 3:56 pm

Eu guardo meu baixo no semi-hard case, que é mais forte que o soft.Deixo ele encostado na estante, o menos inclinado possível. O semi-hard reduz a carga que a gravidade impõe no braço do instrumento, evitando desregulagens .

Mas a mudança de tempo e a umidade são as maiores vilãs mesmo. Mesmo com todo esse cuidado,sempre há uma alteração no braço por conta desses dois fatores.

Para a limpeza, primeiro eu passo lustra móveis no corpo todo,braço e escala (nessa parte, apenas a parte levemente umidecida) , secava as cordas com a flanela e logo depois passo um anti-oxidante nelas com bastante cuidado pra o produto não encostar muito na escala (com flanela, claro).

To na dúvida enquanto usar WD nas cordas porque não sei muito sobre a diferença dos outros antioxidantes para o WD. Dizem que o WD é mais forte e tal... Quem puder me responder sobre isso,ficarei grato Smile

Uso WD nas ferragens, parafusos...

Procuro sempre lavar as mãos antes de tocar.

O gel de silicone,como Allex citou, também é bom...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Klhada Ter 05 Abr 2016, 4:17 pm

opa, agradeço pelas respostas. Um dos problemas no momento é que eu comprei o baixo ontem, e ele não veio com bag Razz Por isso que eu estava vendo as opções antes de comprar qualquer coisa. o "bag" que estou guardando o baixo no momento (outro que tenho emprestado aqui tem bag) é um bag de guitarra, e fica o headstock do baixo pra fora Embarassed

sobre a limpeza, o que eu vi (dando um google-fu em inglês), é que muita gente passa um alcool isopropílico num paninho e esse nas cordas qdo para de tocar. Não me custaria muito, já que passo o pano toda vez, e um litro do tal alcool custa 15 reais. Não tem água pra enferrujar as cordas e nem deixa meleca.

acho que vou comprar um suporte de baixo e testar (aproveitando que está com as cordas originais, ruinzinhas). Dependendo de como se comportar, qdo eu for comprar cordas novas já compro um bag e deixo no bag e no suporte (bela dica, Moshe!)

valeu pelas dicas. Como novato no mundo do baixo (e no fórum) já deu pra ver que o nível das conversas aqui é alto. Vou ver se consigo contribuir mais a medida que for me desenvolvendo no instrumento!
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 145
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por ZédeLepelin Ter 05 Abr 2016, 4:22 pm

Depois de tocar, uma flanela seca nas cordas e no corpo.
Uso cotonetes para tirar o pó ao redor dos captadores, ponte e trastes.

Todos os meu 4 baixos têm seu case. Também não acho legal o instrumento ao relento.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por AndréBurger Ter 05 Abr 2016, 4:57 pm

Caramba, é alcool, é WD...
Alguém sabe o que conserva mais?
Uso um dunlop 65 string cleaner, mas sinceramente... nao adianta muito, não. e minha mao sua muito. cordas de guitarras das giannini duram 2 semanas tocando 2h dia sim, dia não. elas começam a desafinar, principalmente na 8ava mais aguda.
E Klhada, deixe o baixo na bag e coloque jornal na parte do headstock.. se cair, bater, é menos mal do que deixar ao relento. Quando comprei o meu colocuqie um saco com plastico bolha que tinha aqui.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Klhada Ter 05 Abr 2016, 5:00 pm

AndréBurger escreveu:Caramba, é alcool, é WD...
Alguém sabe o que conserva mais?
Uso um dunlop 65 string cleaner, mas sinceramente... nao adianta muito, não. e minha mao sua muito. cordas de guitarras das giannini duram 2 semanas tocando 2h dia sim, dia não. elas começam a desafinar, principalmente na 8ava mais aguda.
E Klhada, deixe o baixo na bag e coloque jornal na parte do headstock.. se cair, bater, é menos mal do que deixar ao relento. Quando comprei o meu colocuqie um saco com plastico bolha que tinha aqui.

Laughing

no meu caso eu nem tenho a preocupação que alguns tem, de manter o som idêntico das cordas novas e tal. Só quero que não enferrujem.

e pelo menos durante a semana é difícil de cair. Eu coloco num cantinho que a minha mulher não passa. Só se algum gato derrubar, mas acho que é pesado demais pra isso. Suspect
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 145
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por allexcosta Ter 05 Abr 2016, 5:04 pm

Eu recomendo Fast-Fret como condicionador de cordas. A pegada melhora, conserva um pouco e tal.

Mas esse lance de álcool e WD não acho legal. Álcool até revive as cordas como emergência, mas começa a mudar as características físicas do metal e afina meio estranho, etc.

Limpar depois de tocar e lavar as mãos antes de pegar já tá bom demais. Guardar na bag com silica gel.

Mais do que isso já passou do ponto. Todos sabemos que a Lei de Murphy tem predileção especial por instrumentos musicais. Quanto mais você se preocupa, mais ele risca, cai, etc.

E corda tem que comprar, jovem. Se for pra ter instrumento que não precisa de manutenção, compra uma flauta doce.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Klhada Ter 05 Abr 2016, 5:09 pm

allexcosta escreveu:Eu recomendo Fast-Fret como condicionador de cordas. A pegada melhora, conserva um pouco e tal.

Mas esse lance de álcool e WD não acho legal. Álcool até revive as cordas como emergência, mas começa a mudar as características físicas do metal e afina meio estranho, etc.

Limpar depois de tocar e lavar as mãos antes de pegar já tá bom demais. Guardar na bag com silica gel.

Mais do que isso já passou do ponto. Todos sabemos que a Lei de Murphy tem predileção especial por instrumentos musicais. Quanto mais você se preocupa, mais ele risca, cai, etc.

E corda tem que comprar, jovem. Se for pra ter instrumento que não precisa de manutenção, compra uma flauta doce.

pra ser bem sincero, eu também nem sei se seria necessário. Realmente estou esquentando a cabeça sem nem saber se vai ser necessário. Aqui onde moro nem tem muita umidade, e imagino que limpando depois e lavando as mãos antes as cordas vão durar o normal;

de resto, infelizmente jovem já deixei de ser faz um tempinho... Laughing
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 145
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por allexcosta Ter 05 Abr 2016, 5:19 pm

Klhada escreveu:de resto, infelizmente jovem já deixei de ser faz um tempinho... Laughing

Então curta (ou odeie como bom Paulista) uma soca:



E aprecie uma das maiores (senão a maior) banda de black music da história:

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por AndréBurger Ter 05 Abr 2016, 5:37 pm

Sensaaaaaaaaa essa Age aint nothin but a number! Vc tá nas filmagens, Allex?

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por allexcosta Ter 05 Abr 2016, 5:48 pm

AndréBurger escreveu:Vc tá nas filmagens, Allex?

Baixo sem proteção - ruim? Jennifer-lawrence-10
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Polattus Ter 05 Abr 2016, 8:02 pm

Bom , acima respostas dos mestres... mas minha opnião é compartilhada confirme algumas de cima


Guardo nas Bags, e case (double neck)
Lavo a mão antes de tocar e seco bem
flanela seca para limpar cordas sempre após tocar
WD uso nas cordas, ponte, tarrachas.
quando troco as cordas, limpo escala (
Baixo sem proteção - ruim? 1
passo aquela bucha amarela com WD, que pra meu ver, tira a sujeira e Hidrata a escala
sempre passo um pouco de WD no tensor (pra não oxidar)
cordas, uma vez esticadas, até a quebra ou troca...
fusso sempre que posso.
evito deixar onde pode cair, mas uso o suporte de chão tbm (assim que o tagima tw65 caiu)
Polattus
Polattus
Membro

Mensagens : 332
Localização : Americana

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Cabrerafael Ter 05 Abr 2016, 9:21 pm

Eu tenho costume de usar óleo de peroba...passo uma flanela umidecida depois uma seca... em tudo... escala, corpo cordas e ferragens... Não sei se faz mal, mas nunca tive problema.... fica tudo limpo, lindo e brilhoso....
Cabrerafael
Cabrerafael
Membro

Mensagens : 208
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter 05 Abr 2016, 11:18 pm

Álcool isopropílico também é abrasivo. Muito cuidado com respingos. É arcu puru.  drunken  Suas mãos ficam brancas e ressecadas. Uso em 99% das vezes para eletrônica mas já passei na carcaça de objetos e os mesmos perderam a coloração.

Como disseram, uma flanelinha básica após o uso já estaria bom. Queres ficar com encordoamento por 10 anos? Só de produtos que você gastará compraria bons jogos de cordas. Tem uns tópicos aqui e acolá cheios de "técnicas" (Laughing)  que os foristas utilizam para não desembolsar um dindim. Ô miserere da disgrama, escorpião no bolso, pindaiba braba.  Surprised  Tem um tópico antigo falando de boas cordas e não muito caras cujo brilho dura razoavelmente. Não lembro-me a marca, mas acho que era nacional.

Sem brincadeira: cuidar excessivamente de um instrumento pode virar perfeccionismo, mania, TOC. Cuidado! Vale para as tarefas domésticas também, higiene pessoal, etc.
Não é para deixar o baixo largado aos cantos, mas também não é para esterilizar o instrumento e acondicioná-lo numa redoma a vácuo em temperatura controlada por monitoramento através do aplicativo de celular. rsrs


Última edição por Moshe Bar Elohim em Ter 05 Abr 2016, 11:34 pm, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Klhada Ter 05 Abr 2016, 11:33 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Álcool isopropílico também é abrasivo. Muito cuidado com respingos. É arcu puru.  drunken  Suas mãos ficam brancas e ressecadas. Uso em 99% das vezes para eletrônica mas já passei na carcaça de objetos e os mesmos perderam a coloração.

Sem brincadeira: cuidar excessivamente de um instrumento pode virar perfeccionismo, mania, TOC. Cuidado! Vale para as tarefas domésticas também, higiene pessoal, etc.

Como disseram, uma flanelinha básica após o uso já estaria bom. Queres ficar com encordoamento por 10 anos? Só de produtos que você gastará compraria bons jogos de cordas. Tem uns tópicos aqui e acolá cheios de "técnicas" (Laughing)  que os foristas utilizam para não desembolsar um dindim. Ô miserere da disgrama escorpião no bolso, pindaiba braba.  Surprised  Tem um tópico antigo falando de boas cordas e não muito caras cujo brilho dura razoavelmente. Não lembro-me a marca, mas acho que era nacional.


pelo que eu li aqui mesmo no fórum, se quiser corda barata nacioná tem as Giannini.

o que eu vou testar, que me deixou curioso, é usar os óleos na corda, pra ela ficar "slick". Sebenta mesmo, pra mão deslizar mais suave e reduzir o som de cuíca qdo esfrega nas cordas. Vi muita gente falando dos fast fret da vida. Aí mais google daqui e dali, e geral diz que dá na mesma mandar um óleo mineral (que é a composição básica da maior parte dos produtos guitarrísticos, incluindo o famigerado lemon oil). Compra na farmácia, custa 10 mangos um potinho (ou paga 15 paus em um litro em lojas de cosméticos). Pessoal usa de base pra cosméticos, mas no geral é usado por quem  tem prisão de ventre. Toma um tanto por dia pra "lubrificar as tubulações" Razz Não ataca a pele nem nada do tipo. Eu até tenho Lemon Oil aqui, mas enquanto o óleo mineral puro é pra se tomar, no meu veio escrito que é letal se ingerido. Espero um dia e compro na farmácia, já que fiquei cabreiro com isso na pele. Se não gostar da corda melecada, espero sair tudo e já era. 10 mangos é um valor que eu pago pra testar. Wink  Se eu gostar, compro um específico pra instrumento (tipo o da Dunlop) pra ver se é mais bacana. Sei que os ruídos dá pra reduzir bastante com técnica limpa, mas vou testar pq sou um cientista enrustido!

de resto, pelo estado das cordas do outro baixo, e pela minha rotina pra tocar, acho que mesmo deixando exposto e sem grandes pajelanças, as cordas vão durar o necessário. Quando estiverem com um estado ruim, já vão estar na hora de trocar.

PS: nem vou testar as partes de ferver cordas, jogar no álcool nem nada. Aí já é muito trampo Laughing
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 145
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por cardozo Qua 06 Abr 2016, 6:52 am

Meu caro jovem nem tão jovem assim,

Você vai usar o baixo em casa para estudos ou tirar uma música? Pois bem, baixo guardado é baixo não utilizado.

Logo no meu início, a rotina era exatamente esta antes e depois de tocar/estudar: Tirar o baixo do armário do meu quarto, tirar da bag, levar o baixo para a sala, ligar toda a traquitana, afinar e tocar. Depois de tocar, fazer exatamente o contrário até o próximo encontro.

Você sabe o que começou a acontecer? Preguiça. Pensava no trabalho que teria para tocar apenas meia hora e desistia. E com isto minha evolução começou a ficar prejudicada.

A solução que encontrei foram os benditos suportes de parede e tenho dois deles na minha sala de televisão. O baixo sempre pendurado, ligado ao amplificador e disponível para qualquer momento que precise. Por consequência, óbvio, foi a evolução mais rápida no instrumento.
Outro detalhe, que é uma necessidade específica minha, é que os instrumentos estão todos disponíveis para qualquer um da minha família usar, na hora que quiserem.

As cordas, se forem de qualidade razoável, não irão enferrujar, ainda mais se o baixo for utilizado com uma certa frequência. Trocá-las uma vez por ano é o suficiente para manter o conjunto funcionando com qualidade.

Alguns detalhes:

- Use o WD40 apenas em máquinas, dobradiças, etc. Em instrumento musical, nunca. Qual o sentido em lavar as mãos para tirar sujeira e oleosidade e enfiar um monte de óleo nas cordas?
- Nunca usei o Fast Fret. Ao invés disto, procurei por uma corda razoavelmente confortável e deixo que alguns calos tomem conta da ponta dos meus dedos. Calos são o mal necessário dos músicos;
- Cuidado com o instrumento "jóia". A jóia é excelente para se admirar, mas muitas vezes pouco prática para o uso. O medo de estragar algo tão bonito e caro tira o tesão do uso e você deve evitar isto;
- Deixe o baixo envelhecer e se desgastar um pouco. Alguns baixos envelhecem muito bem, ficam cada vez melhores e é um prazer poder acompanhar este processo.

Preocupe-se menos com o hardware e divirta-se com o software que está na sua cabeça. Tocar é o que vale e o que é bom.

Abraço!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Klhada Qua 06 Abr 2016, 7:28 am

já consegui superar essa parte da preguiça (as vezes pegava a guitarra pra tocar 5 minutos).

não pretendo ter uma jóia. Até pq é um baixo barato. Mas quando consegui me convencer que não precisava de vários instrumentos pra tocar em casa, e fiquei com uma guitarra só, vi que é bem fácil de manter o instrumento em muito bom estado, mas sem neuras. Se bater bateu, se riscar, riscou; eu até acho bonito instrumento com relic natural (logicamente que no meu caso isso vai demorar uns anos) Razz

vou testar a meleca. Como sou curioso demais, ontem testei com WD40 (nem o original, um genérico que tinha aqui). Peguei um paninho, apliquei um pouco nele, e passei corda a corda (basicamente o que eu faço quando paro de tocar, mas com wd junto). Diferença? Absolutamente zero! Quando fui tocar depois com o baixo estava idêntico. Sem cheiro, sem oleosidade nas cordas, nada. Pelo que eu vi na internet tem gente que acha que é pra pegar qq desses produtos e borrifar direto no baixo Razz
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 145
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Claudio Qua 06 Abr 2016, 8:40 am

O único cuidado excessivo que tenho com meu baixo é procurar mantê-lo sempre em atividade nos palcos, levá-lo para passear nas gigs, permitir que ele exerça seu ofício. Não curto muito a idéia de passar 15 minutos estudando e em seguida gastar 1 hora esfregando flanela e produtos mágicos no instrumento e terminar com aquela sensação: "Ahhh, que beleza. Tocar você não toca, mas tá limpo de dar orgulho".

Pode parecer meio maluquice da minha parte, mas ainda acho que a melhor maneira de conservar um instrumento é tocando!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 06 Abr 2016, 8:43 am

Eu nunca uso flanela para limpar as cordas.
Uso pano de algodão branco limpo e sêco.
Flanela uso apenas no corpo do instrumento, e óleo de peroba de vez em quando (para hidratação de escalas escuras).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por JAZZigo Qua 06 Abr 2016, 9:36 am

ClaudioBass escreveu:Pode parecer meio maluquice da minha parte, mas ainda acho que a melhor maneira de conservar um instrumento é tocando!
Tratando-se de instrumento acústico então, isso é regra, IMO. up
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16501
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Franco_bass Qua 06 Abr 2016, 10:14 am

Só guardo em hard-case. Até pensei que o Wd-40 nas ferragens poderia remover o cromado... Shocked
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 365
Localização : RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Klhada Qua 06 Abr 2016, 10:20 am

Franco_bass escreveu:Só guardo em hard-case. Até pensei que o Wd-40 nas ferragens poderia remover o cromado... Shocked

nada, eu uso wd40 pra limpar minha bicicleta (a pintura, não a corrente). Nunca deu problema.
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 145
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Polattus Qua 06 Abr 2016, 7:31 pm

ClaudioBass escreveu:O único cuidado excessivo que tenho com meu baixo é procurar mantê-lo sempre em atividade nos palcos, levá-lo para passear nas gigs, permitir que ele exerça seu ofício.

isso dá um quadro de tanta inspiração..

acho q foi a coisa mais linda que já ouvi...
Polattus
Polattus
Membro

Mensagens : 332
Localização : Americana

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por fheliojr Qua 06 Abr 2016, 7:35 pm

eu só guardo em bag um baixo, quando vou passar muito tempo sem toca-lo; caso contrário, ele fica em uma cama ou em um sofá, com as cordas viradas em direção ao chão... mas não acho q eu seja um exemplo a ser seguido.

p.s.: tenho mais bags q baixos. Rolling Eyes facepalm
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Klhada Qua 06 Abr 2016, 8:13 pm

bom, estou fazendo a minha parte. Mesmo quando eu toco pouco, ainda fico pelo menos duas horas por noite tocando. Teoria eu uso a minha de guitarra. Antes de meu pulso zoar de vez eu tava começando a testar esse tipo de som:



só com acordes e notas dos acordes. Aplicando isso no baixo eu vi que é o bicho! Tenho uma lista de músicas pra tirar, e toco com palheta (Surprised). Brinco de tocar com os dedos, mas não estou preocupado com isso. Acho o som dos dedos muito abafado e sem ataque. Então sou um dos poucos que usa palheta pq gosta do som, e não pq é mais fácil Razz
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 145
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua 06 Abr 2016, 9:04 pm

^ Maravilhosa música! Prefiro esta versão:



Hoje não toco mais nada, mas também já passei pela fase "tô sem saco para desembrulhar tudo", fazer aquecimentos e um monte de ritual, como disseram por aí.
Também já passei pela fase "dormir com a roupa de sair no outro dia", ou seja, deixar o baixo plugado sem capa nem nada. Tipo Plug end Play, só para ter maior praticidade quando fosse tocar.
Já passei pelas fases tocar 4 horas todos os dias, tocar 15 minutos por mês.  affraid
O ideal seria um meio termo. Nem uma coisa nem outra. Não deixar o instrumento ao relento nem embrulhar, polir, lustrar, como se fosse enviar pelo Correio para um novo dono, como disseram, como uma jóia a ser apreciada.
Limpar corda e todo o resto com pano seco e guardar numa capa simples (conte no relógio, não passe de 5 minutos). Ao pegar para tocar só tirar da capa e verificar a afinação.

As melhores definições que achei neste tópico estão aqui:
cardozo escreveu:- Deixe o baixo envelhecer e se desgastar um pouco. Alguns baixos envelhecem muito bem, ficam cada vez melhores e é um prazer poder acompanhar este processo.
e
ClaudioBass escreveu:O único cuidado excessivo que tenho com meu baixo é procurar mantê-lo sempre em atividade nos palcos, levá-lo para passear nas gigs, permitir que ele exerça seu ofício. ...a melhor maneira de conservar um instrumento é tocando!

Mania boba que a gente as vezes tem de achar que algo tem que ser eterno. Nem a gente é eterna.

Agora, convenhamos, isto aqui deve dar trabalho, já pensou: https://www.contrabaixobr.com/t1977-pra-quem-achava-minha-colecao-grande
Não sei se foi só para tirar foto, mas ficou tudo amontoado um em cima do outro. E o que o cara mais gosta de tocar são dois baixos velhos.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Claudio Qui 07 Abr 2016, 7:54 am

^ Baixos velhos as madeiras já estão em estágio de maturação bem avançado, em geral são baixos bem macios, confortáveis de tocar.

Como bem disse o Cardozo, é bem interessante acompanhar e perceber a maturação do instrumento. É algo que se percebe com mais facilidade nos instrumentos acústicos construídos com madeiras maciças.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Convidado Qui 07 Abr 2016, 3:14 pm

cardozo escreveu:- Use o WD40 apenas em máquinas, dobradiças, etc. Em instrumento musical, nunca. Qual o sentido em lavar as mãos para tirar sujeira e oleosidade e enfiar um monte de óleo nas cordas?

Quando se limpa o contrabaixo todo,corpo, braço, escala, e principalmente as ferragens e cordas, é pra evitar justamente que o suor oxide essas partes, e não exatamente a oleosidade da mão. E mesmo lavando a mão, acontece a transpiração quando se toca. O WD serve como uma camada anti-oxidante, que ajuda a preservar as cordas (e o bolso).

Ainda tem o fato de que numa provável revenda,o baixo não vai parecer que saiu da loja,mas vai estar com uma aparência muito convidativa.

Mas tudo (ou quase tudo...) tem um limite, e pra esses cuidados não podia ser diferente. Não pode ter neurose também, pois daí você vira um faxineiro de instrumentos, não um músico rs...

Eu tenho a minha frequência pessoal para a limpeza total do baixo, e que varia também. A média, é de mais ou menos de em três em três dias, que varia de quatro em quatro,dois em dois...

Estamos no Brasil, um país onde tudo é 3,4 vezes mais caro que no exterior, e preservar o que se tem aqui é quase regra...

Mas é só minha opinião cyclops

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por allexcosta Qui 07 Abr 2016, 3:19 pm

Não sou fã de WD40 fora do seu uso padrão que é desengripar e lubrificar partes metálicas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui 07 Abr 2016, 3:20 pm

allexcosta escreveu:Não sou fã de WD40 fora do seu uso padrão que é desengripar e lubrificar partes metálicas.
(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Bastiao Qui 07 Abr 2016, 4:38 pm

Tenho 2 baixos apenas, um fica na bag, outro no pedestal (vão se revesando), ambos pegando poeira, não limpo antes nem depois de usar, tento lembrar de lavar as mãos. E quando começo a ficar com vergonha da sujeira, dou uma limpada básica.
Bastiao
Bastiao
Membro

Mensagens : 167
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por allexcosta Qui 07 Abr 2016, 4:43 pm

Bastiao escreveu:E quando começo a ficar com vergonha da sujeira, dou uma limpada básica.

Caramba. Jamais uma frase representou tão bem meus hábitos de limpeza de instrumentos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Klhada Qui 07 Abr 2016, 4:46 pm

resumindo então: parar de se preocupar demais com limpeza e tocar essa p****a Laughing Laughing Laughing
Klhada
Klhada
Membro

Mensagens : 145
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por allexcosta Qui 07 Abr 2016, 4:48 pm

Klhada escreveu:resumindo então: parar de se preocupar demais com limpeza e tocar essa p****a

Sim, por favor.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Willian Casagrande Sex 08 Abr 2016, 10:43 am

Eu quase nunca limpo meus dois baixos. No máximo, passo a camiseta mesmo no corpo, quando fica com muitos dedos. Cordas, idem.
Sò me preocupo em não deixá-los parados por muito tempo e em trocar as cordas e mandar para regulagem com certa frequência.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Convidado Sex 08 Abr 2016, 1:29 pm

Bastiao escreveu:Tenho 2 baixos apenas, um fica na bag, outro no pedestal (vão se revesando), ambos pegando poeira, não limpo antes nem depois de usar, tento lembrar de lavar as mãos. E quando começo a ficar com vergonha da sujeira, dou uma limpada básica.

allexcosta escreveu:Caramba. Jamais uma frase representou tão bem meus hábitos de limpeza de instrumentos.

Puts! lol!

allexcosta escreveu:
Klhada escreveu:resumindo então: parar de se preocupar demais com limpeza e tocar essa p****a

Sim, por favor.

Mas ta certo mesmo. Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixo sem proteção - ruim? Empty Re: Baixo sem proteção - ruim?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos