Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

+9
Yves
fheliojr
Christian
gpraxedes
HenriqueBessa
gsfteodoro
Mauricio Luiz Bertola
joabi
André Castello
13 participantes

Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por André Castello Ter Ago 23, 2016 8:54 pm

Caros colegas baixistas,

Sou novo no fórum, mas sempre entrei sem login para tirar algumas dúvidas.
Muitos tópicos tem datas bem antigas, então algumas questões podem já ter outras respostas.

Me perdoem se existe outro tópico falando do assunto, mas não entendi bem a busca...

Vamos lá:

Quando comecei a tocar Contrabaixo, em 2007, eu comprei um Fender Squier J Bass - Califórnia Series - 4 cordas.

Tenho outros dois baixos, um Yamaha RBX375 de cinco e um Ibanez BTB 406 de seis cordas, mas este Squier é de estimação, não tenho coragem de me desfazer.

Então, queria dar um Upgrade nele. A ideia é substituir ferragens por novas e regular. Até ai blz.

Mas a grande dúvida: Há algum par de Captadores que realmente valha a pena comprar e colocar? Vi falarem dos Fender originais, mas tem diferentes tipos..
Sim, sei que 'valeria mais a pena investir num baixo mais top ao invés de gastar com esse'. kk
Mas por ser o meu de estimação, a questão ali é dar um up NELE.

Meu som é voltado para o rock e heavy metal.

Alguma sugestão TOP de pick-ups ???

André Castello
Membro

Mensagens : 15
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por joabi Ter Ago 23, 2016 9:35 pm


As questões que vão surgir são: o que você sente falta no som dele e quanto tem de verba disponível.

Por ser um JB, acho que um par de Fender Custom 60 cairia bem nesse baixo. A Malagoli produz uma versão nacional desses captadores, muito boa e com baixo custo.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por André Castello Ter Ago 23, 2016 10:21 pm

joabi escreveu:
As questões que vão surgir são: o que você sente falta no som dele e quanto tem de verba disponível.

Por ser um JB, acho que um par de Fender Custom 60 cairia bem nesse baixo. A Malagoli produz uma versão nacional desses captadores, muito boa e com baixo custo.



Legal. Ouvi falar do Custom 60. Este da Malagoli dei uma pesquisada em vídeos e vi que aparenta ser bom, realmente.
Não sei explicar, mas sinto que falta aquele 'estalado com peso' , pra tocar rock . Queria algo que desse um punch nele.
Uso uma GT 10 B, então acabo regulando por ela, mas mesmo assim, sinto falta de uma potencia nele.

Neste caso, gostaria de substituir os dois captadores, mas pra 4 cordas sou bem 'leigo' kk

André Castello
Membro

Mensagens : 15
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Ago 23, 2016 11:09 pm

^ Já fiz um "up grade" num desses Squiers California instalando esses capts aqui:
Braço:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1253-captador_traditional_pb_hot
Ponte:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1661-j_hot_4_cordas
O resultado foi muito bom.
Porém, creio que não se resume à isso, mas sim a um conjunto de bom amplificador e até mesmo alguns pedais.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por gsfteodoro Ter Ago 23, 2016 11:16 pm

Captadores SMartyn são excelente também.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por André Castello Qui Ago 25, 2016 9:49 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Já fiz um "up grade" num desses Squiers California instalando esses capts aqui:
Braço:

O resultado foi muito bom.
Porém, creio que não se resume à isso, mas sim a um conjunto de bom amplificador e até mesmo alguns pedais.



Interessante!  Mas este Primeiro captador_traditional_pb_hot não teria o encaixe no meu bass...

To doido atrás de uma combinação perfeita de captador para ponte e para o braço !

André Castello
Membro

Mensagens : 15
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por André Castello Qui Ago 25, 2016 9:50 am

gsfteodoro escreveu:Captadores SMartyn são excelente também.

mais uma opção para minha lista hahah
Obrigado

André Castello
Membro

Mensagens : 15
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 25, 2016 10:18 am

André Castello escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Já fiz um "up grade" num desses Squiers California instalando esses capts aqui:
Braço:

O resultado foi muito bom.
Porém, creio que não se resume à isso, mas sim a um conjunto de bom amplificador e até mesmo alguns pedais.



Interessante!  Mas este Primeiro captador_traditional_pb_hot não teria o encaixe no meu bass...

To doido atrás de uma combinação perfeita de captador para ponte e para o braço !

Se o seu baixo é Jazz Bass, basta pegar o da mesma linha do da ponte... Porém para braço. Vc não irá se arrepender...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por HenriqueBessa Sex Ago 26, 2016 6:58 pm



Exemplo de um Eagle com o par de J-HOT da Malagoli.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2245
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por gpraxedes Sáb Ago 27, 2016 10:05 pm

Cara, existem vários captadores no mercado de vibes diferentes. O que pode ser um upgrade pra mim, pode não ser pra ti.

Tenta ouvir bem umas samples de baixos com os quais se identifica e depois poste os vídeos aqui. Talvez assim poderemos ajudar.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por Christian Dom Ago 28, 2016 4:27 pm

se tu acha que a potencia de saída poderia melhorar que tal um circuito ativo no baixo ou mesmo vender e tentar pegar um baixo ativo os baixos que tu tem são características diferentes demais um do outro, ve qual deles o som te agrada e tenta partir para um Ibanez ou yamaha 4 cordas, acho que seria mais viavel
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por fheliojr Seg Ago 29, 2016 4:27 pm

gpraxedes escreveu:Cara, existem vários captadores no mercado de vibes diferentes. O que pode ser um upgrade pra mim, pode não ser pra ti.

Tenta ouvir bem umas samples de baixos com os quais se identifica e depois poste os vídeos aqui. Talvez assim poderemos ajudar.

[2]

eu mesmo não curti muito o timbre dos malagoli daquele vídeo do david.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por Yves Sex Jul 10, 2020 9:39 am

Ressuscitando.

Tenho um Squier Standard e quero fazer um up nos captadores. Compensa trocar somente o P (que eu uso mais). Ou é necessário trocar o P e o J?

Um amigo me falou que o luthier aqui da região consegue tirar o J e fazer do baixo um Precision somente, o que acham disso? Como meu objetivo era um Fender Precision e com a alta do dólar isso ficou impossível no momento, penso em dar este upgrade.
Yves
Yves
Membro

Mensagens : 66
Localização : Campo Belo/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por CG Sex Jul 10, 2020 9:48 am

Yves escreveu:Ressuscitando.

Tenho um Squier Standard e quero fazer um up nos captadores. Compensa trocar somente o P (que eu uso mais). Ou é necessário trocar o P e o J?

Um amigo me falou que o luthier aqui da região consegue tirar o J e fazer do baixo um Precision somente, o que acham disso? Como meu objetivo é me aproximar era um Fender Precision e com a alta do dólar isso ficou impossível no momento, penso em dar este upgrade.

Vamos por partes,
Trocar só um dos captadores não é uma opção legal.

Vc pode sim desativar o J e refazer o circuito deixando só o P.

Com relação a troca de captador, vc busca o que? Cada captador te dá um som diferente, um dimarzio é totalmente diferente de um EMG. O mesmo fabricante tem duas linhas com sons totalmente diferentes vide os spb1 e spb3 da Seymour Duncan.

Dito isso se pergunte o que vc busca, pois trocar os captadores porque alguém disse pra trocar não costume ser uma boa decisão.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Yves gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por allexcosta Sex Jul 10, 2020 11:21 am

Yves escreveu:Tenho um Squier Standard e quero fazer um up nos captadores. Compensa trocar somente o P (que eu uso mais). Ou é necessário trocar o P e o J?

Não sei o que é compensar, mas pode trocar só um sim. Óbvio que diferenças de timbre e saída são esperadas e normalmente equilibradas com uma regulagem básica.

Yves escreveu:Um amigo me falou que o luthier aqui da região consegue tirar o J e fazer do baixo um Precision somente, o que acham disso? Como meu objetivo era um Fender Precision e com a alta do dólar isso ficou impossível no momento, penso em dar este upgrade.

Não há necessidade de tirar o J. Você pode isolá-lo do circuito e deixá-lo lá como um "dummy pickup pra satisfazer produtor".

Um ferro de solda e um mínimo de bom senso você mesmo faz isso em meia hora.

Vou deixar o esquema aqui pra te facilitar:

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? C192a043f885ba940d09348730c52027


Última edição por allexcosta em Sex Jul 10, 2020 11:35 am, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

fheliojr e Yves gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por Yves Sex Jul 10, 2020 11:33 am

CG escreveu:Com relação a troca de captador, vc busca o que?

Então, é um tiro no escuro mesmo. Eu acho o som do meu baixo um pouco morto, sem um brilho de ataque alá Steve Harris. Eu pensei num Seymour Duncam SPB-1, por ser mais vintage.

al
allexcosta escreveu:Não há necessidade de tirar o J. Você pode isolá-lo do circuito e deixá-lo lá como um "dummy pickup pra satisfazer produtor".

Penso em fazer isso primeiro, trocar só o P. Se não ficar legal, posso pensar trocar o J, ou tirá-lo de uma vez.
Yves
Yves
Membro

Mensagens : 66
Localização : Campo Belo/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por allexcosta Sex Jul 10, 2020 11:43 am

Yves escreveu:sem um brilho de ataque alá Steve Harris.

Laughing

Qual a sua situação de cordas, amp e regulagem?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por CG Sex Jul 10, 2020 11:52 am

Yves escreveu:

Então, é um tiro no escuro mesmo. Eu acho o som do meu baixo um pouco morto, sem um brilho de ataque alá Steve Harris. Eu pensei num Seymour Duncam SPB-1, por ser mais vintage

Trocar as cordas por cordas boas resolve muito mais que troca de captadores.
Com o SPB1 você não conseguira o som do steve harris... Que basicamente são cordas flat e spb3
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por Yves Sex Jul 10, 2020 1:23 pm

Eu tô no momento com um encordoamento velho, La Belle Flat .43 e um cubo Ampeg. Acabei de adquirir um Sansamp também, mas ainda não sei regular.

Assim, só pra esclarecer, não quero o som do Steve Harris, quero me aproximar mais de um Fender original, acho que esse é o meu propósito.
Yves
Yves
Membro

Mensagens : 66
Localização : Campo Belo/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por CG Sex Jul 10, 2020 1:58 pm

Antes de pensar em trocar os captadores troque as cordas. Seu timbre vai melhorar absurdamente.

Vc jamais vai conseguir um timbre de fender enquanto não tiver um baixo com uma palavrinha magica que começa com F no headstock. Quem procura timbre de fender em outros baixos só sossegará no dia que tiver um fender.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Yves gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por Jãozeiro Sex Jul 10, 2020 2:03 pm

No momento em que você colocar um encordoamento novo roundwound você vai ver esse brilho que procura surgir feito mágica, hehe.

Você tá com flats velhas e se queixando da falta de brilho e ataque. É corda, não é captador, Yves.

Bota umas rounds novas aí e vai ser feliz!
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Yves gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Jul 10, 2020 3:36 pm

Yves escreveu:
Então, é um tiro no escuro mesmo. Eu acho o som do meu baixo um pouco morto, sem um brilho de ataque alá Steve Harris. Eu pensei num Seymour Duncam SPB-1, por ser mais vintage.
Esse conceito de brilho + vintage não entra muito na minha cabeça. Pra mim os sons vintage são caracterizados justamente por não serem tào brilhantes.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Yves gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por Yves Sex Jul 10, 2020 3:50 pm

Beleza, entendi.

Pra fechar, um upgrade neste modelo então seria um capricho, ou há alguma vantagem?
Yves
Yves
Membro

Mensagens : 66
Localização : Campo Belo/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por Christian Sex Jul 10, 2020 4:09 pm

eu trocaria as cordas, com uma boa regulagem no luthier e provavelmente investiria em um bom pre amp tipo Sansamp bass drive v2
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Yves gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por CG Sex Jul 10, 2020 4:10 pm

Yves escreveu:Beleza, entendi.

Pra fechar, um upgrade neste modelo então seria um capricho, ou há alguma vantagem?

Geralmente upgrades, quando você não tem certeza do que está fazendo é capricho.

Tenha o instrumento bem regulado, com cordas novas. Se não estiver satisfeito, vá atrás e estudevas alternativas, tenha em mente o que vc deseja.

Procurar "um baixo com timbre de fender" você só encontrará quando tiver um fender. Nada vai te satisfazer até esse dia, vc pode ter até um baixo melhor que fender (sim, eles existem) mas sua alma só sossegará o dia que tiver o logo no head.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Yves gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por CG Sex Jul 10, 2020 4:12 pm

Christian escreveu:eu trocaria as cordas, com uma boa regulagem no luthier e provavelmente investiria em um bom pre amp tipo Sansamp bass drive v2

Ele ja tem um sansamp, eu dispensaria e investiria em um bom head e uma caixa.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Jul 10, 2020 4:17 pm

CG escreveu:
Yves escreveu:Beleza, entendi.

Pra fechar, um upgrade neste modelo então seria um capricho, ou há alguma vantagem?

Geralmente upgrades, quando você não tem certeza do que está fazendo é capricho.

Tenha o instrumento bem regulado, com cordas novas. Se não estiver satisfeito, vá atrás e estude as alternativas, tenha em mente o que vc deseja.
2

Explore bem as regulagens no ampli também.

Tive um baixo que achava meio morto mas o dia que aprendi a timbrar com ele, deu outra vida.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Yves gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por allexcosta Sex Jul 10, 2020 4:34 pm

Yves escreveu:Eu tô no momento com um encordoamento velho, La Belle Flat .43 e um cubo Ampeg.

Ou seja, seu setup é pra tirar som de Jamerson e você quer som de Marcus Miller...

É jovem... Aí complica nóis... Laughing
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por fheliojr Dom Jul 12, 2020 4:32 pm

^ [2]

Independentemente do setup que o Harris usa, o timbre deste se consegue com cordas roundwound e com aquela técnica de pizzicato que percurte na corda, o q é comum em vários estilos de rock.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Fender Squier - Quais captadores ? Empty Re: Upgrade Fender Squier - Quais captadores ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos