Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

+10
fheliojr
ZédeLepelin
Willian Casagrande
Juninho Sampaio
Fernando Zadá
Rodrigolack
Mauricio Luiz Bertola
Claudio
allexcosta
Coder
14 participantes

Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Coder Seg Out 10, 2016 9:12 am

As vezes acho que sou algum alienígena por guardar meu lixo no bolso e esperar chegar em casa para descartar.

Pergunta para quem mora ou morou fora do Brasil: Vocês costumam ver isso nas ruas?

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Lixo-na-rua

Onde estaria o problema? Falta de lixeiras? Educação?

As vezes da nojo de andar nas ruas de SP, uma cidade tão bonita e toda suja...





Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por allexcosta Seg Out 10, 2016 9:45 am

Coder escreveu:Onde estaria o problema? Falta de lixeiras? Educação?

Última opção.

Coder escreveu:As vezes da nojo de andar nas ruas de SP, uma cidade tão bonita e toda suja...

SP é considerada uma das cidades mais feias do mundo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Claudio Seg Out 10, 2016 11:01 am

allexcosta escreveu:
Coder escreveu:As vezes da nojo de andar nas ruas de SP, uma cidade tão bonita e toda suja...

SP é considerada uma das cidades mais feias do mundo.

Não seja por isso, o Rio é considerada uma das mais bela cidades do mundo, e a imundice das ruas aqui é terrível, uma doença crônica que atravessa décadas. É muito comum no trânsito você ver nêgo abrindo a janela do carro pra descartar  latas e outros lixos. É falta de educação mesmo!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 10, 2016 11:14 am

A formação histórica de nossa sociedade explica isso:
O brasileiro de uma forma geral não vê a rua, o Estado e as Instituições, etc, como "coisa pública", agindo como se não houvessem outros cidadãos (e, de fato, não há, no sentido europeu ou norteamericano do conceito), ou como se esses espaços fossem privados. Isso explica muita coisa, inclusive a corrupção e o autoritarismo das classes "superiores" e do próprio Estado.
Ademais, o Brasil foi o país do mundo em que as relações escravistas/coloniais foram as mais duradouras e generalizadas. Todo brasileiro "pensa" (Ou quer pensar) e age no dia à dia, como se fosse Senhor de Engenho. Ou seja: Vai ter um escravo para catar o lixo que ele joga no chão e etc... Isso se traduz inclusive no dito popular de que se pode jogar lixo no chão para dar emprego para o garí....
Falta de educação é uma outra característica da sociedade brasileira, e tem à ver com as duas outras...
Um povo sem a noção de cidadania, uma cultura marcada por 400 anos de brutal escravidão e um Estado autoritário, elitista e que não provê educação necessária por que não interessa, dá nisso (aliás, em outras coisas também...).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Rodrigolack Seg Out 10, 2016 12:11 pm

Aqui em Portugal não se vê lixo nas ruas, pelo menos na cidade onde eu moro. É uma questão de educação mesmo na minha opinião.
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Coder Seg Out 10, 2016 1:18 pm

allexcosta escreveu:
Coder escreveu:As vezes da nojo de andar nas ruas de SP, uma cidade tão bonita e toda suja...

SP é considerada uma das cidades mais feias do mundo.

Você viu isso em alguma pesquisa ou é sua opinião?

ClaudioBass escreveu:É muito comum no trânsito você ver nêgo abrindo a janela do carro pra descartar  latas e outros lixos. É falta de educação mesmo!

Já vi muito disso...

Mauricio Luiz Bertola escreveu:A formação histórica de nossa sociedade explica isso:
O brasileiro de uma forma geral não vê a rua, o Estado e as Instituições, etc, como "coisa pública", agindo como se não houvessem outros cidadãos (e, de fato, não há, no sentido europeu ou norteamericano do conceito), ou como se esses espaços fossem privados. Isso explica muita coisa, inclusive a corrupção e o autoritarismo das classes "superiores" e do próprio Estado.
Ademais, o Brasil foi o país do mundo em que as relações escravistas/coloniais foram as mais duradouras e generalizadas. Todo brasileiro "pensa" (Ou quer pensar) e age no dia à dia, como se fosse Senhor de Engenho. Ou seja: Vai ter um escravo para catar o lixo que ele joga no chão e etc... Isso se traduz inclusive no dito popular de que se pode jogar lixo no chão para dar emprego para o garí....
Falta de educação é uma outra característica da sociedade brasileira, e tem à ver com as duas outras...
Um povo sem a noção de cidadania, uma cultura marcada por 400 anos de brutal escravidão e um Estado autoritário, elitista e que não provê educação necessária por que não interessa, dá nisso (aliás, em outras coisas também...).

Existe até a famosa piadinha: "- Jogo no chão para garantir o emprego do gari.".

Rodrigolack escreveu:Aqui em Portugal não se vê lixo nas ruas, pelo menos na cidade onde eu moro. É uma questão de educação mesmo na minha opinião.

Meu colega de trabalho morou muitos anos em Portugal e se espanta com a quantidade de lixo que se vê nas ruas...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Out 10, 2016 1:23 pm

Falta de senso de coletividade e um minimo de educação mesmo
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14257

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Out 10, 2016 2:18 pm

Rodrigolack escreveu:Aqui em Portugal não se vê lixo nas ruas, pelo menos na cidade onde eu moro. É uma questão de educação mesmo na minha opinião.

Europa é Europa!
Um dia viajo pra aí...pra passear mesmo!

Tenho certeza que voltarei mais gordo, de tanto comer pães
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por allexcosta Seg Out 10, 2016 2:29 pm

Coder escreveu:
allexcosta escreveu:
Coder escreveu:As vezes da nojo de andar nas ruas de SP, uma cidade tão bonita e toda suja...

SP é considerada uma das cidades mais feias do mundo.
Você viu isso em alguma pesquisa ou é sua opinião?

Vi numa pesquisa. SP estava entre as 10 metrópoles mais feias do mundo.

A maioria das pessoas que já viajou bastante concorda. Eu acho SP horrível. O Anthony Bourdain quando fez o programa em SP falou que era como se LA tivesse vomitado em NY e daí tivesse surgido SP.

Urbanização completamente equivocada, cidade caótica, trânsito sem pé nem cabeça, arquitetura piegas. O Masp é uma das obras arquitetônicas mais feias que eu já vi. Enfim... Vai muito de gosto também. Não quero ofender, é só uma opinião.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Out 10, 2016 3:34 pm

Como não conheço todas as cidades, não posso dizer que SP é uma das mais feias...mas uma coisa é certa.
Tem muito cimento, pouco verde, não vi muitaaaa coisaaaaaaaaa. Mas achei exagero ser uma das top 10.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Coder Seg Out 10, 2016 3:47 pm

allexcosta escreveu:
Coder escreveu:
allexcosta escreveu:
Coder escreveu:As vezes da nojo de andar nas ruas de SP, uma cidade tão bonita e toda suja...

SP é considerada uma das cidades mais feias do mundo.
Você viu isso em alguma pesquisa ou é sua opinião?

Vi numa pesquisa. SP estava entre as 10 metrópoles mais feias do mundo.

A maioria das pessoas que já viajou bastante concorda. Eu acho SP horrível. O Anthony Bourdain quando fez o programa em SP falou que era como se LA tivesse vomitado em NY e daí tivesse surgido SP.

Urbanização completamente equivocada, cidade caótica, trânsito sem pé nem cabeça, arquitetura piegas. O Masp é uma das obras arquitetônicas mais feias que eu já vi. Enfim... Vai muito de gosto também. Não quero ofender, é só uma opinião.

Entendo.

SP é assim, a primeira vista assusta, mas com o tempo você começa a pegar a amor. Pelo menos comigo foi assim!

Separei algumas fotos bonitas e feias da Cidade:

Ponte Estaiada
Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Ponte-sao-paulo

Teatro Municipal
Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Teatro-municipal_bx_marcio-cruz

Catedral da Sé
Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Catedral-da-S%C3%A9-S%C3%A3o-Paulo

Museu do Ipiranga
Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Museu_ipiranga

Parque do Ibirapuera
Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Parque-ibirapuera-arte-turismo-lazer-em-sao-paulo


Mas como toda cidade, tem seu lado feio...

Cracolância
Por que o Brasileiro joga lixo no chão? 16011441

Pichações
Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Pixacao

Sujeira do Rio Tietê
Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Primeira12
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por allexcosta Seg Out 10, 2016 3:47 pm

http://www.ucityguides.com/cities/10-ugliest-cities-in-the-world.html

https://www.rooshvforum.com/thread-18459.html
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Willian Casagrande Seg Out 10, 2016 3:53 pm

Exato. Como toda cidade, tem seus pobres e sua situação calamitosa de desigualdade social, só que em dimensões estratosféricas. Em Sampa, se você der 50 cents pra cada mendigo que cruzar contigo na rua, seu salário vai embora até o meio do mês.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Coder Seg Out 10, 2016 4:53 pm

Willian Casagrande escreveu:Exato. Como toda cidade, tem seus pobres e sua situação calamitosa de desigualdade social, só que em dimensões estratosféricas. Em Sampa, se você der 50 cents pra cada mendigo que cruzar contigo na rua, seu salário vai embora até o meio do mês.

Em alguns lugares é impossível comer em uma padaria sem ter algum morador de rua te pedindo algo... Quando é comida, eu pago de boas (café, refri, pão na chapa)... Mas dinheiro não dou não...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Willian Casagrande Seg Out 10, 2016 4:58 pm

^ Pois é. Sempre que vou para aí dou de cara com isso.
Eis outro fator que está bem ligado à limpeza e organização urbana: níveis de desigualdade social. Além da questão dos espaços públicos reduzidos (não no sentido de não existirem, mas no de serem "invisíveis" enquanto tal, não reconhecidos para os outros) que o Bertola já explicou, é um dos fatores mais importantes. A começar pelo dado mais elementar: quase 50% do país não têm saneamento básico...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por ZédeLepelin Seg Out 10, 2016 6:38 pm

Bertola foi, mais uma vez, cirúrgico.

Resumiu.
Convivo com pessoas que têm trocentos Mba e graduações. Mas em situações do dia a dia se mostram completamente sem educação e sem nenhum respeito e consideração à cidadania. Chega a ser impressionante o grau de ignorância desses que são considerados os de boa formação.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por fheliojr Seg Out 10, 2016 8:15 pm

ZédeLepelin escreveu:Bertola foi, mais uma vez, cirúrgico.

Resumiu. [...]


[2]

Acho q é falta de cidadania mesmo.
Consideram Fortaleza uma cidade bonita - eu discordo -, mas aqui, tb, há bastante lixo nas ruas, principalmente nas regiões centrais e periféricas.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por rafacar Seg Out 10, 2016 9:57 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
O brasileiro de uma forma geral não vê a rua, o Estado e as Instituições, etc, como "coisa pública", agindo como se não houvessem outros cidadãos (e, de fato, não há, no sentido europeu ou norteamericano do conceito),


Oras, então europa e norteamerica deveriam ser verdadeiros lixões a céu aberto... Mas a afirmação esquerdista já se esvai em si mesma somente pelo fato de que a europa ou america do norte são lugares extremamente limpos, o que é reflexo de um povo com imenso senso de coletividade e sempre bem dispostos a ajudar o próximo.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 10, 2016 11:44 pm

fheliojr escreveu:
ZédeLepelin escreveu:Bertola foi, mais uma vez, cirúrgico.

Resumiu. [...]


[2]

Acho q é falta de cidadania mesmo.
Consideram Fortaleza uma cidade bonita - eu discordo -, mas aqui, tb, há bastante lixo nas ruas, principalmente nas regiões centrais e periféricas.  

Eu sequer acho o Rio de Janeiro, onde nasci, uma cidade bonita... Vista do alto, de um avião, ou em certos lugares, a natureza é bonita mesmo, mas estava aqui muuuuiiito tempo antes sequer dos seres humanos, mas é só.
Esse negócio de "Cidade Maravilhosa" é construção histórica, ideológica. E tem à ver com a atuação do Prefeito Pereira Passos no início do século XX. O Rio de Janeiro nada tem de "maravilhoso"... Pode até ser para quem mora na zona sul, para tem grana; mas para quem vive nos subúrbios, nos morros e nas regiões metropolitanas, é bem feio, tanto ou mais que São Paulo (onde morei por 4 anos e meio)...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Vinicius F Ter Out 11, 2016 12:32 am

O Brasileiro é muito porco em relação ao meio ambiente, de forma geral, mas é curiosamente cuidadoso quanto à higiene pessoal e dos próprios alimentos, se comparado à outras culturas. É bem aquilo de só olhar o próprio umbigo mesmo, cultural. Isso que o Bertola falou tem sentido, porém vejo isso em todas as classes, sem exceção. Afeta dos "escravos" aos "senhores de engenho". Estou com o Zadá aí, temos senso nenhum de coletividade, cada um na sua e segue o barco...

São Paulo é bagunçada demais, mas faz parte da história social e cultural da cidade. Se fosse melhor cuidada em várias regiões (mais centrão e periferia), não teria esse aspecto tão "feio". O centro tem prédios muito bonitos, como a estação da luz, acervo municipal, teatro municipal etc. Andaram restaurando alguns residenciais também, que ficaram muito bonitos. Sobra verde numas áreas e falta em outras, especialmente em regiões de periferia. Fica difícil definir São Paulo como bonita ou feia, justamente por ser tão grande e tão desigual. Tem pontos muito bonitos, outros muito feios. Cada bairro parece uma cidade diferente, então não consigo nem dizer se acho bonita ou feia. Mal urbanizada e desajeitada, com certeza.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Rodrigolack Ter Out 11, 2016 4:41 am

Coder escreveu:Meu colega de trabalho morou muitos anos em Portugal e se espanta com a quantidade de lixo que se vê nas ruas...

Como eu disse, na cidade onde moro não se vê. Talvez em Lisboa seja assim, não conheço, mas no norte do país é tudo muito limpo, no Porto e região do Minho.

rafacar escreveu:Oras, então europa e norteamerica deveriam ser verdadeiros lixões a céu aberto... Mas a afirmação esquerdista já se esvai em si mesma somente pelo fato de que a europa ou america do norte são lugares extremamente limpos, o que é reflexo de um povo com imenso senso de coletividade e sempre bem dispostos a ajudar o próximo.

O senso de coletividade eu concordo, as pequenas atitudes do dia a dia nesse sentido são visíveis, não só na questão da limpeza, mas em tudo que envolve espaços comuns. Não se vê gente jogando lixo pela janela do carro, som alto tem limite respeitado, motoristas param para o pedestre atravessar na faixa sem semáforo, bancos reservados em coletivos ficam vazios se não houver necessitados a eles. Enfim, todas essas pequenas atitudes que por aqui é muito normal, saltam aos nossos olhos pelo simples fato de não as vermos no Brasil, infelizmente. Eles ficam até espantados quando falamos que, por exemplo, um pedestre não é respeitado na faixa, para eles isso não faz o menor sentido.

Já com relação à disposição para ajudar o próximo, isso está mais na individualidade de cada um do que no coletivo. O que acontece, na minha opinião, é que nestes lugares, como os índices de violência e atitudes desonestas são menores, as pessoas se sentem mais seguras para ajudar umas às outras. Um exemplo foi o que aconteceu com um amigo aqui a um tempo atrás: Ele estava procurando um dado endereço e parou um rapaz que estava entrando em seu carro para pedir informação. O rapaz, não só deu a informação como o convidou a entrar no carro para levá-lo até onde o meu amigo queria. Alguém em sã consciência faria isso no Brasil? Mas como disse no início, isso vai da personalidade do indivíduo.

Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 11, 2016 7:56 am

Vinicius F
Isso que o Bertola falou tem sentido, porém vejo isso em todas as classes, sem exceção. Afeta dos "escravos" aos "senhores de engenho". Estou com o Zadá aí, temos senso nenhum de coletividade, cada um na sua e segue o barco...
A ideologia de uma sociedade histórica afeta à todos, dominantes e dominados, expressa-se desde os mais simples hábitos, ao senso comum, até questões sócio culturais como essas. Só quem estuda esses complexos processos à fundo tem a possibilidade de formar "massa crítica" e "consciência" contra isso, entender suas raízes e manifestações.
O senso de coletividade, assim como as noções de cidadania (tanto nos hábitos diários quanto nas questões maiores) são sempre fruto do processo histórico "formacional" de uma sociedade dada. Na Europa a conjunção de lutas sociais e das violentíssimas guerras que afetaram o continente, bem como o afluxo de capital gerado pela exploração colonial do mundo todo, deu condições à sociedade européia de formar uma noção de identidade e cidadania nessas sociedade, embasadas por um Estado atuante nas áreas de educação e de serviços pois tinha recursos para tal e interessava-lhe a estabilização social. Nos EUA as noções de cidadania foram fruto do processo de colonização do nordeste da região das 13 colônias, sui-generis e diferente de todo o restante do continente americano. Elas reforçaram-se na luta armada contra a intervenção inglesa na região ao longo da 2ª metade do século XVIII e desembocaram na Independência, que só foi possível por conta das estruturas de auto governo pré existentes e por conta do apoio franco espanhol à luta revolucionária americana na região.
Nenhum desses processos se desenvolveu nas colônias européias no restante da América. No caso das colônias portuguesas, houve o translado do Estado Absolutista Imperial português para cá em 1808, que reestruturou-se aqui com a sustentação da Classe Senhorial Escravista, exatamente para manter a estrutura de exploração colonial e o Escravismo. Não existia portanto isso de "povo brasileiro", nunca se formou cidadania aqui, e o Estado existe apenas para manter estruturas de classe e de exploração, baseadas num escravismo onipresente, generalizado no tempo e no espaço e depois em um Estado autoritário.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por allexcosta Ter Out 11, 2016 8:56 am

O Bertola quebrou tudo nesse tópico. O motivo é esse aí. É só ler umas 3 vezes até entender bem.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Out 11, 2016 9:16 am

Eu sempre morei em um bairro de Salvador onde possuem muitas dunas brancas...chamado Stella Mares(LINK), um bairro no qual possuem muitos condomínios de classe média.

Como meus pais moram lá desde 1984, em casas individuais e numa rua que não tem saída, podemos notar que as pessoas descartam coisas lá. Isso acontece pelo fato de não se preocupar com o ambiente em geral.

Um exemplo bem clássico é o simples fato de não querer mais um sofá, o jogarem nas DUNAS. Agente sempre ficou muito entristecido e meu pai chegava ao ponto de ir falar com a pessoa que estava descartando o lixo. Mas, diante de toda a violência que ronda o país inteiro, onde tudo é tiro, ele(meu pai) não se mete mais nisso.

Volta e meia temos que ligar para a prefeitura solicitando uma limpeza, sendo que a mesma demora meses e meses para acontecer.

:/
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Willian Casagrande Ter Out 11, 2016 10:03 am

allexcosta escreveu:O Bertola quebrou tudo nesse tópico. O motivo é esse aí. É só ler umas 3 vezes até entender bem.

De fato. Não há como comparar um país periférico como o Brasil (8ª economia e etc., que aliás nem é mais a 8ª, não significa nada nesse sentido) com países europeus que ocupam lugares centrais no processo de acumulação capitalista. Digo "países centrais" porque na Itália, que é basicamente um "Brasil da Europa", a desigualdade é gigantesca entre Sul e Norte e provoca fenômenos muito parecidos com os daqui, só que invertidos. Cidades como Napoles, que visitei, são sujas e muito pichadas, tanto pela questão das desigualdades sociais/raciais/culturais quanto pela resistência de esquerda que existe nessas regiões e utiliza das ruas como meio de comunicação. Milão, o centro do capital no país, é mais limpa, porém a periferia eu não vi para dizer.
Enfim, não dá pra dizer "Europa" e achar que a França, Alemanha ou Inglaterra são um continente inteiro. Não são. Mas, mesmo assim, o processo histórico dos países mais pobres da Europa ainda é muito diferente do nosso. Estado Social e essas benesses do pós-guerra para uma parcela reduzida da classes trabalhadora eles não tiveram (Grécia, Portugal, Espanha, países do Leste etc.), mas ainda assim é muito diferente. Não é só "cultural", é cultural/social/material, já que a cultura tem um solo e é um reflexo dessas relações sociais e históricas, econômicas etc.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 11, 2016 10:54 am

Juninho Sampaio
E é exatamente essa classe média brasileira ignorante que é mais afetada por essa ideologia de pensar ser "Senhor de Engenho" e de achar que o público é privado (ou privada...), que o meio em que vive é apenas para sí e trata os outros como "escravos".
Essa gente tem uma atitude absurda e hipócrita em relação à sociedade, e é imbuída de um individualismo mal são (egoísmo puro e simples!) e de um materialismo da pior espécie. É incapaz de pensar a sociedade como coletivo, o desenvolvimento como holístico e acha que apenas conta bancária e comprar coisas (e pessoas...) é o "sentido da vida".
Desprezo pessoas assim...
William Casagrande
Na Europa a sua própria perifería, que inclui Portugal, Grécia, Balcãs e sul da Itália, é cheia de contradições, violência (criminal ou institucional). Mesmo em países como Alemanha, Inglaterra, etc, que são ricos, tráfico de drogas e criminalidade existem e são parte do sistema econômico. Não se tratam de "paraísos" como idealiza a estúpida classe média brasileira.
O caso italiano é bem específico, e, como você falou, a dualidade e as contradições são muito grandes. Ademais, o país foi destruído durante a 2ª Guerra Mundial (cortesia do fascismo...). Mesmo assim, antes disso, impôs seu domínio imperialista à Etiópia e à Líbia (alguém lembra do que são esses países hoje?). Portugal, o "primo pobre" da Europa, foi a 1ª potência imperialista da História, e cujo Império Colonial foi o último a "cair"; sobreviveu 300 anos de explorar o que hoje é o Brasil e "vampirizou" o que são hoje Angola e Moçambique, inclusive para seus parceiros ingleses e norte americanos...
Os norte americanos são herdeiros disso. E, embora eu admire a cidadania e a cultura norte americana, suas realizações tecno-científicas, não posso tegiversar com o governo deles, com o sistema econômico incrivelmente exploratório que eles desenvolveram para sí ao longo do século XX (e cujos marcos são Breton Woods e o "Consenso de Washignton") e que está levando o mundo pro buraco para manter um padrão de vida artificial e destrutivo do próprio planeta como um todo!
allexcosta
Assim como um músico deve estudar a vida toda, um Professor deve fazer o mesmo.
Assim como um músico deve prover as pessoas do milagre da música, um Professor deve buscar passar suas reflexões, dialogar.
Não sou dono da verdade, muito menos músico, apenas toco (mal) certo instrumento de 4 cordas. Mas aprendi à pensar; não me conformo com ignorância, injustiça e com egoísmo.
Infelizmente, é com isso que quer se acabar no Brasil de hoje... E a estupidez e a ignorância avançam...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Out 11, 2016 11:20 am

"e é imbuída de um individualismo" - BERTOLA

Exatamente isso professor...estas pessoas moram nos seus condomínios e lá a grama é aparada, o porteiro tem que está limpo e arrumado, as crianças limpas, as suas casas pintadas com seus carros bacanas, mas do lado de fora (DO CONDOMÍNIO) existem sofás, lixos, restos de obras, pneus, roupas, armários...

Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Willian Casagrande Ter Out 11, 2016 12:37 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Exatamente isso professor...estas pessoas moram nos seus condomínios e lá a grama é aparada, o porteiro tem que está limpo e arrumado, as crianças limpas, as suas casas pintadas com seus carros bacanas, mas do lado de fora (DO CONDOMÍNIO) existem sofás, lixos, restos de obras, pneus, roupas, armários...

Os condomínios fechados são a privatização da cidade. Lá dentro, têm ar de paraíso na Terra, até os nomes remetem a coisas boas, limpas, puras, cheirosas etc. É a forma de aprisionamento das classes médias e da elite para sair do inferno que é o "mundo real", que tem violência, assassinatos, assaltos, roubos, latrocínios, pobres etc. E essa crítica não é trivial porque o mais óbvio para uma população que vive encalacrada numa bolha de medo é se refugiar nas suas casas, entre quatro muros bem altos e por aí vai, e não encarar as coisas porque não se tem nenhuma perspectiva de mudança pra melhor. É no que acredita a maioria e no que nos fazem acreditar, acreditar que a cidade tem que ser isso, esses vários espaços fechados e privados que são entrecortados por algumas ruas, praças, parques que a gente tem que passar invariavelmente porque precisamos, mas logo voltamos para nossas casas ou vamos a outros espaços fechados e privados (shoppings, clubes, seja lá onde for etc.). Isso tudo tem a ver com a ideia de rebaixamento do que é "público", "aberto", porque é perigoso, degradado etc. Então, tudo bem ir sujando, deixando as construtoras encher de bagulhos, descartar sofás, descartar o que for, independente se for pobre ou rico.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Paulo Penna Ter Out 11, 2016 1:05 pm

A sujeira é falta de educação. E educação é em casa....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter Out 11, 2016 8:08 pm

Basta dar uma espiada por cima dos muros de terrenos baldios. São os próprios vizinhos ao terreno que jogam lixo, entulho e tudo que é coisa lá e mal se dão conta do acúmulo de ratos, baratas, escorpiões, mosquitos, aranhas, etc.. Tiro no pé. Mas também há quem vá de longe jogar lixo no bairro/caçamba/calçada/terreno alheios; já vi muito isto.

Em SP quando vemos alguém jogando lixo pra fora da janela do ônibus é batata: não é de SP. Não é tão comum mas às vezes vemos mães levantando filhos de colo para estes jogarem papel de bala, saquinho de pipoca, e tal pela janela do coletivo. Que vontade de dar bronca nestas mães. Se chegar perto com cara feia, geralmente este povo vem com 500 pedras na mão a ponto de armar barraco dentro do coletivo. Usam a criança como escudo para a falta de educação, sem contar o péssimo exemplo.

Bituca de cigarro ganha disparado de todo e qualquer lixo nesta cidade. Há até os mendigos especializados em procura de bitucas acesas ou em estado de reaproveitamento; muito comum próximo aos pontos de ônibus.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Out 11, 2016 9:07 pm

Sem contar os sacos do McDonald's jogados pelas janelas de carros!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Por que o Brasileiro joga lixo no chão? Empty Re: Por que o Brasileiro joga lixo no chão?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos