Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

+10
fheliojr
SILVIAO
Rui Lima
afonsodecampos
Claudio Mengarda
pedrohenrique.astronauta
NeyBass
rafael.buzzi.andrade
Zubrycky
Corleo
14 participantes

Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por Corleo Ter Mar 28, 2017 7:19 pm

Olá pessoal,

Estou em dúvidas em qual baixolão comprar. Sou iniciante no contrabaixo, e minha banda está com um projeto acústico.
Dois que encontrei que cabem no meu orçamento, e o pessoal falou bem, foram o Strinberg BA 550A, o Phoenix Ovation e o Eagle 90 AEB. Estou aberto a sugestões também de outros modelos/marcas

O mais importante entre as escolhas é o volume (pra tentar acompanhar o violão desplugado), mas também é interessante a qualidade sonora tanto plugado quanto desplugado ser pelo menos razoável. Comprarei de segunda mão mesmo, o orçamento tá apertado hehe

Qualquer ajuda é bem vinda!

Abraços

Corleo
Membro

Mensagens : 6
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por Zubrycky Ter Mar 28, 2017 8:23 pm

Bom, partindo da minha experiência, tirando os baixolões da Taylor, não conheço nenhum baixolão com volume o bastante para competir, desplugado, com um violão. 

É uma questão de física: Acusticamente, sons graves precisam de uma caixa de ressonância grande para gerar volume e o corpo desses instrumentos não é grande o bastante para gerar o volume necessário para sobrepujar o de um violão.

Em suma, se a ideia é ter um instrumento apenas para tocar desplugado, talvez nenhum deles sirva.

Quanto aos instrumentos citados, não conheço nenhum deles, de forma que não posso falar nada sobre eles. De qualquer forma, eu diria que o jeito é testá-los antes de efetuar a compra.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Mar 29, 2017 8:03 am

Nunca toquei nenhum baixolão dessas 3 marcas, mas a experiência que tive com outros instrumentos deles nunca foi ruim. Se você vai comprar de segunda mão tem é que ficar atento ao estado de conservação de cada instrumento. Se vai comprar on-line, fica ligado na questão de devolução do instrumento em caso de ele não estar conforme o esperado (e deixe claro para o vendedor exatamente o que você espera do intrumento antes de comprá-lo).

Dito isso, faço coro com o Zubrycky: não existe baixolão nessa faixa de preço que possa competir com um violão.

Mesmo considerando baixos acústicos (double bass) que tem a caixa acústica muito maior. Se forem desses chinezões com tampo de compensado o som deles não vai se destacar muito também.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1932
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por NeyBass Qua Mar 29, 2017 9:34 am

Dos 3, eu tive o strinberg, porém eram 4 cordas, esse BA550 são 5 cordas.
Os strinbergs 4 cordas são bons, inclusive estou de olho em um desses, mas 5 cordas não compensa comprar.
Acompanha violão desplugado se for violão nylon e tocar em local fechado, tipo, sala da sua casa ou no quarto.
Partiu além disso, esquece.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Mar 29, 2017 9:41 am

NeyBass escreveu:Dos 3, eu tive o strinberg, porém eram 4 cordas, esse BA550 são 5 cordas.
Os strinbergs 4 cordas são bons, inclusive estou de olho em um desses, mas 5 cordas não compensa comprar.
Acompanha violão desplugado se for violão nylon e tocar em local fechado, tipo, sala da sua casa ou no quarto.
Partiu além disso, esquece.

Tive um baixolão da Condor. Realmente ele só era bom desplugado para tocar em um ambiente fechado e pequeno como dito pelo Ney. Fora isso só rolava plugado.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9125
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por Claudio Mengarda Qua Mar 29, 2017 10:47 am

Galera, tenho o BA550 e vou deixar minhas impressões:

O instrumento tem um acabamento bem legal, apesar do braço ser deveras largo a pegada dele é bem firme. O som desplugado é bem legal, grave e definido, o timbre me agrada bastante. A principal utilização dele para mim é para pegar musicas novas e tocar sozinho. Para tocar com um violão de aço é necessário algumas coisas: 1º Local pequeno e fechado 2º Pegada do violeiro tem que ser amena 3º Você deve tocar com força e/ou com palheta. Suprindo os quesitos vai rolar de boa.

Sobre o som plugado, é o ponto que mais me impressionou, o timbre é muito bom! No Hartke HA2500 o som ficou f***, apesar de não utilizar ele na banda (mas se precisar vai rolar de boa). Lembrando sempre que um anti feedback é imprescindível. O pré dele é outro ponto forte, que além de garantir uma gama de timbres possuí afinador, que é uma mão na roda.

Este instrumento é facilmente encontrado por R$ 600,00, se encontrar por este posso te garantir que é um bom negócio, caso for pagar um pouco mais acho que ainda vale a pena, em vista que a concorrência não tem todos os pontos positivos que ele trás.
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por Corleo Qua Mar 29, 2017 6:08 pm

Muito obrigado pelas respostas!

Pelo que vi então pra tocar desplugado (com esse orçamento) só em condições específicas.

O tampo do BA550 é maciço ou compensado? O baixolão da Eagle citado tem tampo maciço, a influência disso é grande? O da Phoenix tem tampo de fibra, se não me engano.

Vocês podem indicar marcas e/ou modelos com bom custo benefício? Daí dou uma pesquisada.

Corleo
Membro

Mensagens : 6
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por afonsodecampos Qua Mar 29, 2017 8:16 pm

Corleo, já pensou na possibilidade de comprar um baixo semi-acústico?

afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Mar 30, 2017 8:14 am

Corleo escreveu:O tampo do BA550 é maciço ou compensado? O baixolão da Eagle citado tem tampo maciço, a influência disso é grande? O da Phoenix tem tampo de fibra, se não me engano.
A resposta mais fácil talvez seria "tampo maciço é melhor do que tudo", mas não é bem assim.

Se você pegar baixos feitos pelo mesmo fabricante, o de tampo maciço provavelmente será melhor do que o de compensado.

De fabricantes diferentes é impossível dizer sem experimentar. Tudo depende do projeto, da qualidade do material etc...

Eu gosto do Crafter BA580, mas ele vai sofrer dos mesmos problemas dos outros.
Sempre tive curiosidade de testar o Epiphone El Capitan também.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1932
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por Rui Lima Qui Mar 30, 2017 9:57 am

Se você quer comprar um baixolão tudo bem mas se for só por causa de um projecto acústico, não acho que seja obrigatório.
A grande maioria das apresentações acusticas que vi o baixo era eléctrico.
Vai muito bem!
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por SILVIAO Qui Mar 30, 2017 10:34 am

Baixo eletrico e combo pequeno,ou pouco volume.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por Claudio Mengarda Qui Mar 30, 2017 10:36 am

Corleo escreveu:Muito obrigado pelas respostas!

Pelo que vi então pra tocar desplugado (com esse orçamento) só em condições específicas.

O tampo do BA550 é maciço ou compensado? O baixolão da Eagle citado tem tampo maciço, a influência disso é grande? O da Phoenix tem tampo de fibra, se não me engano.

Vocês podem indicar marcas e/ou modelos com bom custo benefício? Daí dou uma pesquisada.

O tampo é compensado, o mesmo sofre bastante com as tensões das 5 cordas
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Mar 30, 2017 10:41 am

A maioria dos baixolões populares não possuem tampo maciço. Assim como a maioria dos violões populares.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9125
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por Corleo Sex Mar 31, 2017 4:04 pm

Entendi... então pelo jeito o ideal é testar mesmo. Acho que eles são difíceis de serem encontrados em lojas de instrumento para comparar, por serem um pouco antigos, daí testo na hora (vou comprar na internet, mas retirar pessoalmente). Já vi que mês que vem vou ter que pegar um mini cubo (pq o orçamento desse mês já era haha).
Provavelmente irei comprar um Eagle ou Crafter, mas vou continuar pesquisando esse fds.

afonsodecampos escreveu:Corleo, já pensou na possibilidade de comprar um baixo semi-acústico?


Não conhecia o baixo semi-acústico! Só não sei se vou encontrar no meu orçamento (cerca de R$ 750).

Edit: aumentei um pouquinho o orçamento pra pegar um Crafter BA-40E, alguém conhece? Tô fazendo umas perguntas pro vendedor, dependendo das respostas dele eu já fecho Smile

Edit2: comprei o Crafter! Falta trocar as cordas e regular o braço, mas no que brinquei com ele ontem gostei pra caramba! Obrigado a todos que comentaram, de alguma forma acabaram ajudando!

Corleo
Membro

Mensagens : 6
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por Corleo Ter Abr 04, 2017 8:21 pm

Pessoal, pra não criar outro tópico, qual encordoamento tem mais volume, .040 ou .045?

Corleo
Membro

Mensagens : 6
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por fheliojr Qui Abr 06, 2017 8:05 pm

deve ser o .040, por ser mais "agudo" q o outro.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por Claudio Mengarda Qua Ago 09, 2017 1:22 pm

Amigos, alguém já testou esse Eagle Aeb90? Fiquei interessado por causa do Tampo ser maciço, será que procede?
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por monteirofn Qua Ago 09, 2017 10:27 pm

Claudio Mengarda escreveu:Amigos, alguém já testou esse Eagle Aeb90? Fiquei interessado por causa do Tampo ser maciço, será que procede?

Já tive um e gostei mt, só vendi pq estava sem uso, e tive que me capitalizar pra comprar outro equipamento. O meu era daquele modelo mais novo, com a captação Piezo+microfone. Tinha até um volume legal desplugado, com cordas .045 phosphor bronze. O único ponto negativo era na captação microfone, o feedback ficava incontrolável. Quando ia tocar plugado, colocava umas espumas dentro dele, usava o antifeedback e só colocava na captação piezo.
monteirofn
monteirofn
Membro

Mensagens : 233
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por John Music Qui Ago 10, 2017 8:23 am

Eu faço uma analogia do baixolão com o violão. Compare o som de um violão com tampo maciço com o som de um violão de tampo laminado. A diferença chega a ser gritante. Conclui-se que com um baixolão seja a mesma coisa.
Em relação à qualidade sonora do instrumento plugado: a gigantesca maioria dos captadores piezo são sofríveis, sofríveis...

Conclusão: se eu fosse você, eu tocaria esse projeto com um baixo elétrico. Não vejo problema algum. Conhece Jack Johnson? Aquelas músicas maravilhosas naquela vibe violão + cajon...Então, o baixista dele (Merlo Podlewski) usa um Hofner HCB-CB Club Bass, um baixo elétrico Hollow Body que casa perfeitamente bem com o violão do Jack Johnson (inclusive no visual). Não seria muito diferente com um baixo tradicional, tipo um Precision.

Eu iria de baixo elétrico.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por Claudio Mengarda Qui Ago 10, 2017 9:07 am

Então John, eu já tive um baixolão strinberg ba550, era um instrumento incrível, e ví que depois que vendi ele meu nível de estudo baixou muito, afinal pegar e tocar e mais facil que ter de montar toda uma aparelhagem.
O baixolão é um instrumento imprescindível pra quem gosta de estudar a qualquer hora sem tempo definido.
Queria saber sobre este modelo em específico pq achei um a 500 pila, e é o que posso gastar, no caso é o modelo mais novo que nosso amigo falou ali em cima, com captação dupla, eu achei muito interessante por esse preço.

Sobre o tampo laminado, nunca toquei em violão de tampo laminado, apenas sei que é melhor.
Obrigado
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por jesseleite Sex Ago 18, 2017 4:03 pm

Tenho o strinberg ba 550A, e é meu xodó. Já sabia que não dava pra acompanhar os violões com ele. Uso ele mais pra tirar música em casa mesmo. Mas se eu fosse comprar novamente ele hoje, compraria o de 4 cordas. Acho a Sizona fraquinha.
jesseleite
jesseleite
Membro

Mensagens : 46
Localização : fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por edumerino Sex Ago 18, 2017 6:06 pm

Se a ideia é só estudar, fazer exercícios "descompromissadamente" etc, qual o problema de pegar o baixo normal desplugado?
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por Claudio Mengarda Sáb Ago 19, 2017 7:42 pm

jesseleite escreveu:Tenho o strinberg ba 550A, e é meu xodó. Já sabia que não dava pra acompanhar os violões com ele. Uso ele mais pra tirar música em casa mesmo. Mas se eu fosse comprar novamente ele hoje, compraria o de 4 cordas. Acho a Sizona fraquinha.

Esses strinberg são bem legais, principalmente pra tirar musica em casa sozinho. Não curtia a sizona também, era mais pra apoiar o dedo haha
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por Claudio Mengarda Sáb Ago 19, 2017 7:45 pm

edumerino escreveu:Se a ideia é só estudar, fazer exercícios "descompromissadamente" etc, qual o problema de pegar o baixo normal desplugado?

Eu e meu cunhado (quando eu tinha meu strinberg) tiravamos altas musicas pra banda em casa com violao e baixolão, rolava legal. Baixo eletrico desplugado é muito broxante.
Um baixolão é um instrumento muito legal, eu curti bastante por isso quero comprar outro. Acho que todo mundo deveria ter um
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB? Empty Re: Qual baixolão comprar? Strinberg BA 550A, Phoenix Ovation ou Eagle 90 AEB?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos