Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

+8
Vinicius F
allexcosta
RaphaelResende
BigBoy
Juninho Sampaio
pedrohenrique.astronauta
Willian Casagrande
Maurício Ivan dos Santos
12 participantes

Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Maurício Ivan dos Santos Qui Abr 06, 2017 9:08 pm

Olá galera, já tive muitos baixos, hoje tenho um JB75 Mij e um MM. Ambos são maravilhosos, dentre de suas especificidades.
Contudo, tenho muita vontade de pegar um JB reedição 62. Andei estudando muito sobre a Fender nos anos 80, e me parece que tanto os Fullerton de 82 até 84, quanto os japa 82 até 87 (ambos reedição 62) são instrumentos de ótima qualidade. Tenho a possibilidade de trazer um Jazz desta safra de fora, aí pergunto: entre os Fullerton e os Japa, qual seria a melhor opção???

Maurício Ivan dos Santos
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Leopoldo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Willian Casagrande Sex Abr 07, 2017 9:40 am

Ah, cara, só tocando pra saber qual cê vai curtir mais. As duas opções são excelentes. Agora, americanos dos anos 1980, só esses Fullerton mesmo. Todas as outras safras não são boas o suficiente perto dos japas.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Abr 07, 2017 9:50 am

Quero deixar aqui a minha opinião. Curto muito os Fenders japoneses e não conheço os Fullerton. Escolheria os japonês.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9109
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Abr 07, 2017 10:49 am

Não conheço nada dos Fullerton, mas os Japa são bons mesmo.
Não curti os mexicanos de 1990 - 1998. Achei o braço péssimo.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12070
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por BigBoy Sex Abr 07, 2017 11:19 am

Fullerton - precisar verificar a qualidade.
Japan - Baixos ótimos e com qualidade constante.

Se for pegar sem testar, vai de Japan.
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por RaphaelResende Sex Abr 07, 2017 11:24 am

Varia muito da sua musicalidade e o que pretende retirar de timbre. Ja tive oportunidade de tocar em um Japan e é uma maravilha.. Como foi dito, se for pra pegar sem testar recomendaria demais o Japan!
RaphaelResende
RaphaelResende
Membro

Mensagens : 6
Localização : Catalão

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por allexcosta Sex Abr 07, 2017 11:27 am

Os dois são bons. Os Fullerton são constantes, os Japa mais ainda.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Abr 07, 2017 11:35 am

RaphaelResende escreveu:Varia muito da sua musicalidade e o que pretende retirar de timbre. Ja tive oportunidade de tocar em um Japan e é uma maravilha.. Como foi dito, se for pra pegar sem testar recomendaria demais o Japan!


Você poderia discorrer, falar mais sobre esse trecho em negrito?
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9109
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Maurício Ivan dos Santos Sex Abr 07, 2017 4:09 pm

Assim galera, como havia salientado na 1ª fala, tenho um jb75 reissue mij ash e maple (construção, som, tudo perfeito), também tenho um stingray 93 ash e maple (perfeito, com o timbre gordo dos MM da safra anos 90). Quero o 62 para fechar o set (não sei se isso é possível para baixistas apaixonados, hehehe). Já tive um 62 mij 1991, era maravilhoso, na verdade estou buscando esse baixo pq aquele 91 deixou muitas saudades. Mas como estarei na terra do Mikey com a família, vou tirar um dia para enlouquecer nas lojas e trazer o jazz. Pesquisei muito em sites de fora e aqui no fórum mesmo, todos indicam os Fullerton em se tratando de JB reedição EUA e os japas de fabricação de 82 até 87. Por isso meu questionamento, seu que os colegas deste fórum já testaram inúmeros baixos e possivelmente possam me ajudar!!!

Maurício Ivan dos Santos
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Leopoldo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Maurício Ivan dos Santos Sex Abr 07, 2017 4:11 pm

Correção: poderão me ajudar. kkkk

Maurício Ivan dos Santos
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Leopoldo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por allexcosta Sex Abr 07, 2017 4:19 pm

Os Fullerton têm mais aquele som que emociona. Dá pra entender isso falando assim?

Seria minha opção.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Vinicius F Sex Abr 07, 2017 4:23 pm

Eu iria de Fullerton.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por fheliojr Dom Abr 09, 2017 5:15 pm

^
[2]

fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Rico Dom Abr 09, 2017 7:26 pm

Pergunta sincera: Partindo do princípio de que a construção de um modelo pb ou jb é relativamente simples (se comparadas a Alembics e Foderas da vida, só pra citar dois que lembrei agora), e considerando que ambos são feitos com hardware de qualidade e madeiramento com corte e medidas semelhantes, o que faz com que um tenha um som que se destaque mais que o outro?

O que quero saber é porque dois instrumentos muito semelhantes são no fim, perceptivelmente diferentes.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por JAZZigo Dom Abr 09, 2017 10:38 pm

^
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Vinicius F Seg Abr 10, 2017 2:55 am

Acho que existem algumas nuances interessantes que somadas, acabam dando uma diferença bem perceptível...

A densidade da madeira já é uma variável que dependendo do lote, a mesma espécie pode ter propriedades diferentes, conforme o ambiente em que foi produzida/coletada. Acho que isso numa madeira de braço ou escala, por exemplo, já pode alterar o som, mesmo que bem de leve.

Nos instrumentos mais antigos, cujos captadores ainda eram feitos ainda a mão, a quantidade de voltas na bobina variava também. Aí entre linhas mais novas de instrumentos, mesmo fisicamente muito parecidos, os captadores podem ter especificações diferentes conforme a linha. Potenciômetros também podem mudar e por aí vai. Acho que até o relief do neck pocket que varia levemente de instrumento pra instrumento pode dar uma alterada de leve. Aí somando tudo fica perceptível. Mas tudo isso é chute meu... kkkkkkkkkkkk
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por allexcosta Seg Abr 10, 2017 7:02 am

Rico escreveu:O que quero saber é porque dois instrumentos muito semelhantes são no fim, perceptivelmente diferentes.

Muitas vezes não são tão diferentes assim. É mais regulagem e corda.

Mas baixos são feitos com material orgânico por processos artesanais e pessoas diferentes. As CNCs só fazem os cortes principais, todo o shaping, fitting, fretboard, fretwork e finish é feito por humanos.

Carros são diferentes entre si, quem dirá um baixo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Rico Seg Abr 10, 2017 7:42 am

Sim. O fator humano conta...Boas explicações.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Abr 11, 2017 11:08 pm

Eu tenho um Jazz Bass Fullerton 83 e acho sensacional. Já toquei num reedição 62 japonês e não gostei. Achei o som fraco, decepcionante até. Toquei em outro e adorei. Som muito parecido com meu americano 1983. Portanto acho fundamental experimentar o instrumento. Principalmente você que tem experiência e já tem 2 instrumentos top como referência. Mas é bem difícil achar instrumentos antigos nas lojas dos EUA. Precisa ver os estoques e já deixar avisado o dia que você irá para testar os instrumentos.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Maurício Ivan dos Santos Qua Abr 12, 2017 9:17 am

Show seu relato Maurício. Vi teu post sobre a história da Fender Japan, muito legal mesmo. Só por curiosidade, esses japas que vc testou, lembra a safra: 80 ou 90s?
Mas com certeza vou testar os baixos, o 62 mij que eu tanto gostava tinha uma aparência horrível, todo desgraçado, mas o som era fantástico.

Maurício Ivan dos Santos
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Leopoldo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Maurício Ivan dos Santos Qua Abr 12, 2017 9:19 am

Outra coisa, seu Fullerton é reedição? Escala maple ou rosewood?

Maurício Ivan dos Santos
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Leopoldo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Abr 13, 2017 12:10 pm

Os japas que testei eram dos anos 90. Toquei em apenas 1 dos anos 80 e foi o melhor Fender japonês que já pus as mãos.
Meu Fullerton é comum. American Standard. Foi o primeiro ano que a Fender lançou a série American Standard. Tem escudo inteiriço, sem o plate dos pots. A re-edição 1983 também foi a primeira a ser feita e tem um baita preço, inclusive lá nos EUA e também é difícil de encontrar por lá.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Maurício Ivan dos Santos Qui Abr 13, 2017 1:22 pm

Beleza Maurício, tua experiência comprovou o que eu tinha por tese. O pior é que perdi de comprar um Fullerton standard ano passado aqui no Brasil por um preço muito bom. Mas vou ficar entre os Fullerton standard e o japa anos 80 reedição 62.

Maurício Ivan dos Santos
Membro

Mensagens : 109
Localização : São Leopoldo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Abr 17, 2017 2:51 pm

Ótimas opções! A relação custo x benefício é ótima nesses baixos, mas os preços estão subindo ano a ano. Boa sorte na compra.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Abr 24, 2017 9:50 am

E depois volte aqui para nos contar o final da história, postando se possível as fotos do baixo que você escolheu.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9109
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!  Empty Re: Fender Jazz Bass Fullerton vs Reissue Japan!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos