Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Me ajudem por favor problema na corda

+19
HenriqueBessa
NeyBass
joabi
arturbmallmann
Rico
Tonante
Vinicius F
Juninho Sampaio
afonsodecampos
SRTO
cardozo
HSN
Coder
Uchoa
pedrohenrique.astronauta
Normando Neto
Willian Casagrande
allexcosta
Victor Furlan
23 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por NeyBass Qui Abr 13, 2017 9:17 am

Minha maneira de regular a altura das cordas é soltar todas até colarem na escala, depois subo uma por uma até não trastejar, aí depois é só fazer a ordenação da corda como nesse gabarito para ficarem todas bonitinhas curvadinhas seguindo o raio da escala.
O dificil é quando a corda G não dá uma regulagem baixinha como gosto, aí tenho que aumentar todas as outras, isso me deixa p...
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por cardozo Qui Abr 13, 2017 9:29 am

allexcosta escreveu:Se a ação for baixa e você seguir o gabarito termina batendo.

Já usei isso aí tudo e cheguei à conclusão de que nada substitui dedo e olho.

Concordo, é isso aí.

O gabarito é bom para ter uma base, um ponto de partida.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por Normando Neto Qui Abr 13, 2017 10:16 am

Ao autor do tópico:

Victor, você não conhece algum baixista mais experiente? Se sim, pede pra ele ao menos afinar o baixo pra você.

E a regulagem inicial (altura de cordas, tensor, oitavas) é fundamental. Leve num luthier pra fazer isso. Ou peça a um baixista experiente para avaliar. De repente até pode estar num nível aceitável e você ir usando do jeito que está mesmo.

Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por afonsodecampos Qui Abr 13, 2017 10:44 am

Juninho Sampaio escreveu:Mas esse negócio de a corda E virar A. Essa vai para os fatos marcantes do fórum.

^ Pior... essa merece Smile
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por cardozo Qui Abr 13, 2017 11:16 am

afonsodecampos escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Mas esse negócio de a corda E virar A. Essa vai para os fatos marcantes do fórum.

^ Pior... essa merece Smile

Poxa, não é nada demais...

Prefiro parabenizar o usuário por ter escolhido para aprender o melhor instrumento do mundo!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por HenriqueBessa Qui Abr 13, 2017 11:19 am

^Drop A ... notme


Sempre fiz a parte elétrica de meus instrumentos... mas no passado sofria por causa de ferro de solda de baixa qualidade, depois que comprei um ferro descente tudo ficou mais fácil.
Fazia toda regulagem tb, menos o tensor (influência de mitos e falta de conhecimento). Na última troca de cordas deixei isso de lado e ajustei o tensor, o de 5 cordas ficou outra coisa, melhorou absurdamente, mas precisa de nivelamento dos trates, algo que, infelizmente, não tenho paciência e nem as ferramentas.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por joseluiz.avilajr Qui Abr 13, 2017 2:31 pm

a melhor maneira de ajustar a altura das cordas em relação ao raio, sem precisar de gabarito, é medir a altura da corda no ultimo traste, eu normalmente uso 1,5mm nas cordas mais agudas e entre 1,7 e 2mm nas graves, como normalmente a chave allem que regula a altura é 1,5mm eu simplesmente coloco ela entre o ultimo traste e a corda e verifico a altura.

regula raio conico ou qualquer outro raio sem problemas.

claro eu tenho um calibrador de folgas pra verificar isso aqui na luthieria. mas a chave allen funciona perfeitamente.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por arturbmallmann Qui Abr 13, 2017 7:37 pm

HenriqueBessa escreveu:^Drop A ... notme


Sempre fiz a parte elétrica de meus instrumentos... mas no passado sofria por causa de ferro de solda de baixa qualidade, depois que comprei um ferro descente tudo ficou mais fácil.
Fazia toda regulagem tb, menos o tensor (influência de mitos e falta de conhecimento). Na última troca de cordas deixei isso de lado e ajustei o tensor, o de 5 cordas ficou outra coisa, melhorou absurdamente, mas precisa de nivelamento dos trates, algo que, infelizmente, não tenho paciência e nem as ferramentas.

Sei exatamente como é!! hj com um ferro de solda de 30w de uma marca boa consigo soldar com muito mais facilidade e rapidez que um ferro de 40w de marca vagabunda que tive.

joseluiz.avilajr escreveu:a melhor maneira de ajustar a altura das cordas em relação ao raio, sem precisar de gabarito, é medir a altura da corda no ultimo traste, eu normalmente uso 1,5mm nas cordas mais agudas e entre 1,7 e 2mm nas graves, como normalmente a chave allem que regula a altura é 1,5mm eu simplesmente  coloco ela entre o ultimo traste e a corda e verifico a altura.

regula raio conico ou qualquer outro raio sem problemas.

claro eu tenho um calibrador de folgas pra verificar isso aqui na luthieria. mas a chave allen funciona perfeitamente.

Faço exatamente a mesma coisa.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por Stormbringer Seg Abr 17, 2017 2:58 pm

regulo altura das cordas em 2 etapas
1)o mais baixo possível sem trastejar
2)olhometro pra curvatura ficar bonitinha

Eu acho que todo iniciante em qualquer instrumento deve aprender a regula-lo. Tensor, oitavas e "cavaletes" da ponte é o mínimo...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por elson.arcos Seg Abr 17, 2017 9:38 pm

allexcosta escreveu:Se a ação for baixa e você seguir o gabarito termina batendo.

Já usei isso aí tudo e cheguei à conclusão de que nada substitui dedo e olho.


Melhores palavras!! Sou desse time aí! ! !  Já cheguei a "mexer" no ajuste da ponte de um violoncelo, feito por um senhor luthier, mas fazer o quê... que m toca esse instrumento há mais de 15 anos sou eu. Fiz o ajuste e não me arrependi. "Dedo e Olho"
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por fheliojr Sáb Abr 22, 2017 5:59 pm

Rpz, acho q nunca vou conseguir aprender a regular um instrumento. Razz
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Abr 22, 2017 6:18 pm

^nem acredito!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por fheliojr Sáb Abr 22, 2017 7:34 pm

^tenho medo de testar no meu. Razz
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por HSN Seg Abr 24, 2017 10:40 am

Apanhei um bom bocado pra aprender a regular as oitavas... mas, depois que pega o jeito, vai de boa.

Na construção do meu primeiro baixo eu fiz toda a escala separada e só colei no braço depois de pronta. Ficou com trastejamento nas casas 17 e 18... fiquei meio encucado com isso, pois eu nunca tinha feito nivelamento de trastes na vida. Bastou passar o taco de raiar com uma lixa d'água ali que o problema foi resolvido. Nem precisei mexer no tensor.
HSN
HSN
Membro

Mensagens : 450
Localização : Sorocaba-SP

https://www.youtube.com/aprendizdeluthier

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por Stormbringer Seg Abr 24, 2017 11:11 am

^Lixar traste vai um pouco alem das 3 regulagens basicas Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por HSN Seg Abr 24, 2017 11:29 am

Sim, entra um pouco mais na área do conhecimento técnico. Eu fui na intuição mesmo.
HSN
HSN
Membro

Mensagens : 450
Localização : Sorocaba-SP

https://www.youtube.com/aprendizdeluthier

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem por favor problema na corda - Página 2 Empty Re: Me ajudem por favor problema na corda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos