Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trocando a bateria de 9v

+3
rafacar
allexcosta
bodhan
7 participantes

Ir para baixo

Trocando a bateria de 9v Empty Trocando a bateria de 9v

Mensagem por bodhan Sáb maio 20, 2017 11:11 am

Tocar um baixo fretless é o exercício da incerteza como a própria vida. Me faz ter humildade diante da nota. Tem dias que tudo sai errado, meio desafinado. Tem outros que as notas voam e parece que nem sou eu que está tocando. Quando vou para as notas mais agudas e tenho que retornar para as mais graves, como o Fá mais grave na corda Mi, tento não olhar e acaba que por muitas vezes consigo acertar, o que traz a esperança de que tudo pode se encaixar. Por outras vezes essa esperança se transforma em uma nota desafinada, que nem um forte vibrato pode esconder. Coisas da vida. Procuro usar poucas notas, para ter mais certezas.

E junto com todas as incertezas que permeiam o meu baixo fretless, dentro de uma tampa que abriga um circuito eletrônico, está a bateria de 9 volts.
Dura bastante, eu sei. E dependendo do quanto se toca, ou deixa o cabo conectado, ou o quanto o circuito consome, pode durar mais ou menos. De qualquer maneira constitui uma incerteza. Carrego no bag sempre uma bateria sobressalente e uma chave philips. Uma dúvida sempre paira: quando trocar a bateria? Esperar o som começar a "pipocar"? E se "pipocar" no meio da gig? Esperar quando para trocar?
Hoje meu baixo pipocou. Estava só beliscando umas notas sossegado em casa. Tive sorte. Agora vou abrir a tampa e ver a inscrição que sempre faço na bateria com uma caneta marcadora.

Trocando a bateria de 9v 33933222954_41e259fba6_z

Trocando a bateria de 9v 33933223834_dba7cd38ee_z

Caramba! Fevereiro de 2014! Este é o baixo que mais uso. Digamos que na média 4 vezes por semana por pelo menos uma hora. Sou músico amador. Vamos lá, 52 semanas vezes 4 horas vezes 3 anos, resulta em 624 horas. Na dúvida, quando estiver chegando em três anos, vou trocar, não quero deixar acabar. Claro que preciso abrir a tampa e checar a data, ou então simplesmente agendar no calendário para daqui 3 anos trocar!
Pronto! Trocado.

Trocando a bateria de 9v 33933223234_fd294596bb_z

Vai a dica de escrever a data da troca na própria bateria, e vez ou outra abrir a tampa e conferir.

Abraços!
Bodão
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1988
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a bateria de 9v Empty Re: Trocando a bateria de 9v

Mensagem por allexcosta Sáb maio 20, 2017 11:24 am

bodhan escreveu:Tocar um baixo fretless é o exercício da incerteza como a própria vida. Me faz ter humildade diante da nota.

Perfeito!!!! claps

Quanto à bateria. A maioria dos fabricantes recomendam troca a cada 1000 horas de uso ou 6 meses, o que vier primeiro.

Eu sempre troquei uma vez por ano. Pra ficar mais fácil de lembrar, no meu aniversário. Nunca tive problemas. Já fui músico muito ativo, ensaiando 3 ou 4 vezes e até 9 gigs por semana.

3 anos me parece muito, mesmo que não chegue às 1000 horas, mas a bateria fica velha e pode perder carga.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a bateria de 9v Empty Re: Trocando a bateria de 9v

Mensagem por rafacar Sáb maio 20, 2017 3:27 pm

bodhan escreveu:
Vai a dica de escrever a data da troca na própria bateria


Dica sensacional, como nunca tinha pensado nisso antes?!?!?
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a bateria de 9v Empty Re: Trocando a bateria de 9v

Mensagem por gpraxedes Sáb maio 20, 2017 3:43 pm

allexcosta escreveu:
bodhan escreveu:Tocar um baixo fretless é o exercício da incerteza como a própria vida. Me faz ter humildade diante da nota.

Perfeito!!!! claps

Não poderia definir melhor! Me permite usar?

Eu sempre tento dizer isso quando converso com alguém sobre a forma como vejo o fretless.

Edit: Usaria na assinatura do fórum, caso ainda existisse... Sad
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a bateria de 9v Empty Re: Trocando a bateria de 9v

Mensagem por joabi Sáb maio 20, 2017 4:05 pm


Perfeita a colocação, Bodhan.

Sobre a bateria, esse aparelho ajuda bastante a saber o momento de trocar:

Trocando a bateria de 9v C041-1


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a bateria de 9v Empty Re: Trocando a bateria de 9v

Mensagem por Stormbringer Seg maio 29, 2017 5:18 pm

^esse aparelho funciona direto no jack?
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a bateria de 9v Empty Re: Trocando a bateria de 9v

Mensagem por joabi Seg maio 29, 2017 7:09 pm


Sim, direto no jack. Mede também as pilhas e baterias soltas. Por ironia do destino, só não mede a bateria dele mesmo… rsrs

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a bateria de 9v Empty Re: Trocando a bateria de 9v

Mensagem por JAZZigo Seg maio 29, 2017 7:27 pm

^
Eu tenho esse Batt-O-Meter, mas não confio muito nele. Muitas vezes, a voltagem medida no jack não corresponde à da(s) bateria(s) fora do instrumento. Prefiro o bom e velho multímetro. Outra coisa, com o Batt-O-Meter, é preciso lembrar, pelo menos, o tipo de bateria instalada no instrumento (zinco/carbono, alcalina ou recarregável).
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16501
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a bateria de 9v Empty Re: Trocando a bateria de 9v

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos