Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

+22
NeyBass
joabi
fheliojr
ct.colela
John Music
AndréBurger
joseluiz.avilajr
Zubrycky
gpraxedes
Vinicius F
SRTO
Edão
Juninho Sampaio
Sandro Levi
Uchoa
allexcosta
Thales_Sr
Claudio Mengarda
bodhan
Willian Casagrande
Coder
Eduardo Tob
26 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Eduardo Tob Seg Jun 19, 2017 11:03 am



Uma coisa que aprendi aqui foi que um baixo bem regulado com cordas em bom estado um bom amp e técnica em dia valem mais que nomes em headstocks. Talvez o video do Marcelo Adnet ajude nesse quesito.

A propósito não tenho informações técnicas de como ele gravou isso. Mas tem muita coisa divertida no canal dele.
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Coder Seg Jun 19, 2017 11:20 am

Gosto dos vídeos do Davie, mas é mais um daqueles tópicos que já estamos cansados de discutir.

Se for contar minha experiência, desencanei de baixos caros depois que vi um carinha tirar um som maravilhoso num Tagima JB (daqueles antigos). Também já vi (e ainda vejo) gente fazendo lambança com instrumentos caríssimos... Atualmente estou feliz com meu SX e consigo tirar o som que sempre quis.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Willian Casagrande Seg Jun 19, 2017 11:31 am

Se for um baixo tocável, beleza, não importa se é barato. Se estiver reguladinho e com cordas legais, dá pra mandar um bom som, sabendo tocar bem rsrs. Um dos caras que toca comigo é baixista e tira um p* som de um Eagle velho...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por bodhan Seg Jun 19, 2017 11:53 am

Willian Casagrande escreveu:Se for um baixo tocável, beleza, não importa se é barato. Se estiver reguladinho e com cordas legais, dá pra mandar um bom som, sabendo tocar bem rsrs. Um dos caras que toca comigo é baixista e tira um p* som de um Eagle velho...

Isso! Bem lembrado, Willian!
O som é importante é claro, mas o conforto ao tocar é fundamental, e baixos mais caros costumam ter uma construção que favorece o conforto ao tocar.
A diferença de preço está na qualidade da construção. No YouTube tem milhares de vídeos com caras tirando som de baixos baratos. Tem muita gente mudando a configuração de baixos baratos sem pensar na importância da regulagem e construção do instrumento. Um baixo é muito mais do que um pedaço de madeira e ferragens!

... além do que o som está no dedo! Very Happy
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1988
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Claudio Mengarda Seg Jun 19, 2017 3:27 pm

Muito massa o vídeo, claro, é nitida a diferença entre os baixos, só tocando pra saber se realmente vale a pena, porém tem que analisar que a diferença entre preço se dá pela qualidade e exclusividade do material, enquanto o Lindo ali custa 100$ e foi feito com o primeiro toco de madeira que eles encontraram, o Fodera foi feito com a madeira do caixão de Gendalf, o cinzento, abençoado por 72 virgens no paraíso de Alá, importando diretamente do Jardim do Éden lol!
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 19, 2017 5:40 pm

O som que mais gostei foi do Fender, mas acho que tem mais a ver com a escala e com o tipo de captação (o Lindo é captação P), eu gosto mais do som de um J+J.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por allexcosta Seg Jun 19, 2017 5:48 pm

Os retornos decrescentes moram na tocabilidade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Uchoa Seg Jun 19, 2017 6:56 pm

Curti mais o som do Fender , mas são baixos totalmente diferentes .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4355
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Claudio Mengarda Seg Jun 19, 2017 7:20 pm

Também achei o som do Fender bem mais legal Smile
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Convidado Seg Jun 19, 2017 8:02 pm

Pra mim é assim: 50% do som ta no dedo. Os outros 50% ta no instrumento.

Pipoquinha "foi" para a Tagima. Fez um som com um Millenium... E reforçou ainda mais essa minha tese!


Musicalidade e pegada do próprio Pipoquinha... Mas som de Tagima Millenium....

Voltando...

Curti mais o Fender...

Mas o que Allex disse, é uma coisa que eu queria muito mesmo testar para saber. Não duvidando dele, à propósito tendo mais em acreditar mesmo. Falo isso no sentido de ter curiosidade mesmo de testar um Fodera.

OFF:A Tagima ta de parabéns quando se trata de instrumentos de entrada e medianos. Show de bola. Preço, qualidade... Mas quando parte para os "tops", entra o "complexo de Fender": Millenium Arthur Maia: 7k. Fusion 5 HH: 5,5k. Aí só tendo paciência... Com uns designs bem meia boca ainda por cima...

Espero que façam um baixo legal para Pipoquinha, com um desenho decente, com um timbre bacana, mas sem preço de Fender... Pelo amor de Deus... facepalm  facepalm  facepalm

Sério, eu fico me perguntando quem mexe no bolso para tirar 7k pra comprar um Tagima Arthur Maia...

Desculpa o tema "meio off". Mas achei que seria legal expressar isso aqui, já que tem um pouco a ver...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Coder Seg Jun 19, 2017 10:19 pm

Não precisa ir longe, teve um carinha aqui do forum que esmerilhou um tagima tocando Jaco Pastorius...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Sandro Levi Ter Jun 20, 2017 8:33 am

Max Payne escreveu:[b]Pra mim é assim: 50% do som ta no dedo. Os outros 50% ta no instrumento.


Voltando...

Curti mais o Fender...

Mas o que Allex disse, é uma coisa que eu queria muito mesmo testar para saber. Não duvidando dele, à propósito tendo mais em acreditar mesmo. Falo isso no sentido de ter curiosidade mesmo de testar um Fodera.


Espero que façam um baixo legal para Pipoquinha, com um desenho decente, com um timbre bacana, mas sem preço de Fender... Pelo amor de Deus... facepalm  facepalm  facepalm

Sério, eu fico me perguntando quem mexe no bolso para tirar 7k pra comprar um Tagima Arthur Maia...

Desculpa o tema "meio off". Mas achei que seria legal expressar isso aqui, já que tem um pouco a ver...


Bem colocado!

Todos nós conhecemos histórias parecidas com as relatadas aqui...

Só pra ilustrar essa realidade:
Eu conheci o Arthur Maia, tocando com o Lulu Santos em 1986... de lá pra cá , sempre observei o músico, o instrumento e o som que eles fazem(por motivos óbvios). As características principais, sempre ficam por conta do músico(gosto e dedos). Mas...

Vou colocar aqui dois vídeos de um Show em que o Arthur Maia toca com "um dos baixos" de som totalmente desequilibrado ( vou procurar um vídeo dessa noite com o tal instrumento). Nunca havia visto isso no som dele. Falo isso, porque nesse evento dos vídeos que vou colocar, o som era da minha locadora, inclusive os amplificadores e eu era o técnico de som responsável. No final tudo ficou bem legal, mas tivemos um trabalho danado, para equilibrar o som do baixo sem ter que achatá-lo nas compressões.



Nessa noite, o Arthur, conheceu o Pipoquinha(esse garoto de blusa vermelha no vídeo) e tudo mudou na vida do Garoto.

Vamos dar o desconto no áudio dos vídeos ok!!!
Grande abraço e  parabéns pela abordagem do assunto.
Muito esclarecedor!
Sandro


Última edição por Sandro Levi em Ter Jun 20, 2017 9:39 am, editado 1 vez(es)
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 428
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por allexcosta Ter Jun 20, 2017 9:19 am

Max Payne escreveu:Mas o que Allex disse, é uma coisa que eu queria muito mesmo testar para saber. Não duvidando dele, à propósito tendo mais em acreditar mesmo. Falo isso no sentido de ter curiosidade mesmo de testar um Fodera.

É algo que já expliquei por aqui, mas só pra gente entender mesmo o conceito.

Leiam primeiro:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_dos_rendimentos_decrescentes

Então vamos aplicar à produção de instrumentos. Digamos, para efeito de explicação, que exista um nirvana da tocabilidade de um baixo, que vamos chamar de 100%. Seria um conceito teórico, impossível de atingir.

Ok. Agora vamos assumir que um bom baixo de valor médio, como um Fender Jazz Bass USA tenha tocabilidade 90%. Isso leva, digamos, 4 horas homem U$18 para ser atingido. Agora vamos assumir que cada 1% de tocabilidade acima de 90% fique mais e mais difícil de atingir, exigindo maior expertise e mais tempo de quem o faz. Assumamos que um salto de 90 para 91% leve outras 4 horas homem a U$18 e que 91% seja o limite que esse tipo de instrumento feito por esse trabalhador possa atingir.

Assumamos também que a Fodera conseguiu atingir consistentemente uma tocabilidade 96%, sendo que a cada 1% de acréscimo, há 4 horas de trabalho a hora homem U$100, porque o profissional de altíssimo expertise ganha mais. Só nisso aí temos um custo adicional de U$2400. Adicionemos a isso o uso de matérias primas premium, como tarraxas e pontes personalizadas, circuito Pope de baixa produção, madeiras antigas que não são compradas de caminhão fechado, etc, etc, etc... E, talvez, fique mais fácil entender o custo de um Fodera.

Quanto à diferença em tocabilidade, é gritante sim, especialmente pra quem toca frases intrincadas com ação muito baixa. Coloquem Janek Gwizdala ou Matt Garrison no youtube e vocês entenderão o tipo de fraseado que uma tocabilidade 96% (exemplo) proporciona.

Mas a grande maioria dos baixistas não se beneficiaria tanto de tal tocabilidade. Isso tudo tem que ser pensado na hora de comprar um instrumento premium.

E há também o status de marca, que é algo que prefiro não comentar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Willian Casagrande Ter Jun 20, 2017 9:26 am

^ Interessante. É bem isso, a questão da tocabilidade. Se você tentar fazer uns fraseados doidos num Rick, por exemplo, que tem um braço em geral "taruguento" e uma construção que não ajuda, verá a dificuldade que é...
Preço é mais complicado. Além do custo do trabalho/hora, tem outras determinantes..
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por allexcosta Ter Jun 20, 2017 9:32 am

Willian Casagrande escreveu:Preço é mais complicado. Além do custo do trabalho/hora, tem outras determinantes..

Sim, eu fui bem simplista na explicação. A precificação de um produto depende de inúmeras variáveis, como custo de produção, branding, desejabilidade, status, público alvo, etc, etc, etc...

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jun 20, 2017 9:41 am

Público alvo e status....bacana!

Lembrei que fui tocar num lugar e levei o fender. Tinha uns manés lá que de longe eu li os lábios dele.

OLHA UM FENDER!!!

Pensei comigo mesmo! Pior baixo que tenho é um Fender. Enfim...tem uma mística que envolve algumas marcas.

Já tem outras que gostam do som. Já contei isso aqui no fórum. Quando vou tocar em eventos com meu irmão, sou contratado por ele da seguinte forma: Cachê R$300,00 2 horas ok?

Eu: Certo
Ele: Mas você terá que levar o washburn 6 cordas, por que é o baixo que quero que você toque comigo. Não leve aquela bosta de Fender e nem aquela "laquilaindii".
Eu: ok (preciso de dinheiro).

Fica por isso mesmo! Levo o washburn 6 cordas.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Sandro Levi Ter Jun 20, 2017 9:50 am

allexcosta escreveu:

Quanto à diferença em tocabilidade, é gritante sim, especialmente pra quem toca frases intrincadas com ação muito baixa. Coloquem Janek Gwizdala ou Matt Garrison no youtube e vocês entenderão o tipo de fraseado que uma tocabilidade 96% (exemplo) proporciona.

Mas a grande maioria dos baixistas não se beneficiaria tanto de tal tocabilidade. Isso tudo tem que ser pensado na hora de comprar um instrumento premium.

E há também o status de marca, que é algo que prefiro não comentar.

Aprendi mais uma maneira de olhar para os instrumentos e descobri que estou junto de uma grande maioria que não vai se beneficiar de muita coi$$$a... rsrsrsrs
Valeu Allex!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 428
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por allexcosta Ter Jun 20, 2017 10:08 am

Sandro Levi escreveu:Aprendi mais uma maneira de olhar para os instrumentos e descobri que estou junto de uma grande maioria que não vai se beneficiar de muita coi$$$a... rsrsrsrs
Valeu Allex!

up

Você que faz som pra banda, por exemplo... Quantas vezes já viu nego com baixo de 500 Reais tirando 10x mais som que nego com baixo de 10.000?

O som tá no cara, mesmo o saber tirar o som do instrumento simples também tá no cara. Hoje em dia, principalmente no Nordeste, tem a moda de esquentar e requentar o som antes de mandar pra mesa. O sinal chega super duper clipado. Aí você pede pro peão mandar menos e ele fica puto, porque investiu 2000 no pré onboard, mais 2000 num pré externo e outros 2000 num DI que também tem um pré. Aí é pré em cima de pré em cima de pré e o cara do som não tem o que fazer.

Ouça isso, por exemplo. Dou esse exemplo não querendo dizer que tiro mais som que todo mundo, mas porque sei que eram cordas fervidas num baixo que me custou 600 Reais. Acho que as notas estão super equilibradas porque eu sempre fui cuidadoso com regulagem e EQ.

https://www.youtube.com/watch?v=qVn77NHGft4
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jun 20, 2017 10:11 am

^Precisa ir longe demais...
Eu usava pré sobre pré. Tinha exatamente esse problema. Hoje uso um cabo, um baixo, uma correia e meu amp.

Som da misera da Funk Machine!
Eu tenho esse disco no meu carro com o grande Allex Costa (um certo gordinho marrento) no baixo!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Willian Casagrande Ter Jun 20, 2017 10:22 am

Quando foi isso, Allex? Baixão mesmo. Muito bom.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Sandro Levi Ter Jun 20, 2017 10:23 am

Isso mesmo Alex! É a realidade da estrada.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 428
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por allexcosta Ter Jun 20, 2017 12:34 pm

Willian Casagrande escreveu:Quando foi isso, Allex?

Sem querer ser muito específico, posso dizer que dinossauros ainda populavam o planeta.

Posso não ser velho igual o Maurício, mas o bagulho é louco.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Willian Casagrande Ter Jun 20, 2017 12:46 pm

Credo, que drama haha. Pelo que vi aqui, numa rápida busca no Google, a formação antiga da banda data do fim dos anos 90 e começo de 2000. Nem faz taaanto tempo assim, eu até era nascido rsrs
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por allexcosta Ter Jun 20, 2017 1:01 pm

Willian Casagrande escreveu:Credo, que drama haha.

Eu tenho problemas psicológicos...

hide
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jun 20, 2017 1:09 pm

Vocês nunca vão ter ideia de como essa banda era boa.
Certa feita, não sei se o Allex era dessa formação. Mas, vi Ed Motta pagar pau e dizer: Não sabia que na Bahia tinha banda assim.

Era muito groove!

Allex deve ter tocado com Vandinho!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por allexcosta Ter Jun 20, 2017 1:18 pm

Juninho Sampaio escreveu:Certa feita, não sei se o Allex era dessa formação. Mas, vi Ed Motta pagar pau e dizer: Não sabia que na Bahia tinha banda assim.

Sim, eu era. A gente era pra abrir pra ele só que ele preferiu tocar primeiro por causa do som então ele abriu pra gente. Foi no Rock in Rio Café. Continentino no baixo, né? O técnico deles não entendeu bem a casa e não pintou baixo no PA. Uma pena, porque o Continentino toca demais.

Juninho Sampaio escreveu:Allex deve ter tocado com Vandinho!

Sim, sempre foi Vandinho, inclusive nessa gravação aí de cima.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jun 20, 2017 1:36 pm

allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Certa feita, não sei se o Allex era dessa formação. Mas, vi Ed Motta pagar pau e dizer: Não sabia que na Bahia tinha banda assim.

Sim, eu era. A gente era pra abrir pra ele só que ele preferiu tocar primeiro por causa do som então ele abriu pra gente. Foi no Rock in Rio Café. Continentino no baixo, né? O técnico deles não entendeu bem a casa e não pintou baixo no PA. Uma pena, porque o Continentino toca demais.

Juninho Sampaio escreveu:Allex deve ter tocado com Vandinho!

Sim, sempre foi Vandinho, inclusive nessa gravação aí de cima.

Eu fui pra ver a Funk Machine. Foi exatamente isso...Ed Mota abriu o show!
Ed Mota estava com uma banda reduzida, quando entrou a funk com metais, etc...Ave Maria!

Que saudade!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por allexcosta Ter Jun 20, 2017 1:43 pm

Juninho Sampaio escreveu:Ed Mota estava com uma banda reduzida, quando entrou a funk com metais, etc...Ave Maria!

Ele estava com baixo, bateria, teclado, 2 metais e um piano que ele mesmo tocava em algumas músicas.

A gente entrou com a formação normal de 4 mais teclado e 5 metais, se me lembro bem. Eram 10 músicos no palco. Pela gravação acima, que eram só 4, você tira.

Acho que a diferença também é que a gente tocava no Rock in Rio toda semana e conhecia muito bem o som e a acústica de lá, que não é fácil.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jun 20, 2017 2:04 pm

Ah! Era...ele estava com Jessé e Aldivas nos metais
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Edão Ter Jun 20, 2017 2:14 pm

Não gosto do som desse Tagima que o Pipoquinha toca. É xôxo e parece que tá preso dentro duma caixa de papelão.


Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1980
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Uchoa Ter Jun 20, 2017 6:27 pm

^ Também não gostei , mas estava quieto até o momento ...
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4355
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por SRTO Ter Jun 20, 2017 6:44 pm

Tio, realmente conseguiu um bom som com o baixo. Vi nos comentários do vídeo que seria um Dean. É vero?
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Vinicius F Ter Jun 20, 2017 6:57 pm

Um dos melhores timbres de baixo que já ouvi ao vivo foi de um squier (Jazz Bass, todo original, de acordo com o dono). Um dos piores, foi de um Alembic. Saber equalizar e tirar o máximo do equipamento, encaixando bem dentro do contexto da banda é o que vale no fim. Como o Allex bem disse, paga-se mais pelo conforto, não só pela tocabilidade, mas também pelo fato de ter mais controles disponíveis à sua mão. E como lembrou o William, fatores mercadológicos mais subjetivos, também entram nessa equação...

Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por SRTO Ter Jun 20, 2017 7:10 pm

Dias atrás dividi uma gig com um amigo baixista. Como ele tem vergonha do baixo que ele tem (não vou citar o modelo e a marca...), pediu para usar o meu baixo. Ele toca bem melhor que eu tecnicamente, mas não sabe equalizar nenhum baixo. Sempre sobram graves... pensei: regulo antes do cabra, deixo um som massa e ele fecha bonito!
...só que o ouvido do bichinho pede graves e, ele afundou-se nessa outra vez! Me pergunto como ele consegue essa proeza...
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por allexcosta Ter Jun 20, 2017 8:21 pm

SRTO escreveu:Vi nos comentários do vídeo que seria um Dean. É vero?

Sim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Eduardo Tob Ter Jun 20, 2017 8:47 pm

Pois é essa coisa de headstock... Toco num squier. Desci do palco uma vez e lá vem o caboclo: "Tá de Fender hein? Milionário!!"

Falei que era Squier e ele me mandou tomar no ... Desse jeito. É como diz o slogan daquele refri: o som não é nada, marca é tudo... ou algo assim
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Eduardo Tob Ter Jun 20, 2017 8:49 pm

ah sim, embora o video seja o de uma comparação eu achei muito interessante o som que ele tirou do instrumento barato. É audível a diferença mas não creio que ficaria feio numa banda ou algo assim
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por gpraxedes Ter Jun 20, 2017 10:41 pm

allexcosta escreveu:
SRTO escreveu:Vi nos comentários do vídeo que seria um Dean. É vero?

Sim.

Já tive um Dean. Um cara chegou com um todo maltratado e perguntou se eu dava 250,00 no baixo. Paguei sem testar e fiquei surpreso do som que se tirava dele. 5 cordas, PJ...

Longe de ter a destreza do Allex, mas dava pra ser feliz.


Sobre o tópico, o problema não é comparar um baixo barato e caro, ele comparou baixos que são diferentes em suas essências. Aí vai do gosto de cada um. Pra mim, JB.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Zubrycky Ter Jun 20, 2017 11:08 pm

allexcosta escreveu:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_dos_rendimentos_decrescentes

Então vamos aplicar à produção de instrumentos. Digamos, para efeito de explicação, que exista um nirvana da tocabilidade de um baixo, que vamos chamar de 100%. Seria um conceito teórico, impossível de atingir.

Ok. Agora vamos assumir que um bom baixo de valor médio, como um Fender Jazz Bass USA tenha tocabilidade 90%. Isso leva, digamos, 4 horas homem U$18 para ser atingido. Agora vamos assumir que cada 1% de tocabilidade acima de 90% fique mais e mais difícil de atingir, exigindo maior expertise e mais tempo de quem o faz. Assumamos que um salto de 90 para 91% leve outras 4 horas homem a U$18 e que 91% seja o limite que esse tipo de instrumento feito por esse trabalhador possa atingir.

Assumamos também que a Fodera conseguiu atingir consistentemente uma tocabilidade 96%, sendo que a cada 1% de acréscimo, há 4 horas de trabalho a hora homem U$100, porque o profissional de altíssimo expertise ganha mais. Só nisso aí temos um custo adicional de U$2400. Adicionemos a isso o uso de matérias primas premium, como tarraxas e pontes personalizadas, circuito Pope de baixa produção, madeiras antigas que não são compradas de caminhão fechado, etc, etc, etc... E, talvez, fique mais fácil entender o custo de um Fodera.

Quanto à diferença em tocabilidade, é gritante sim, especialmente pra quem toca frases intrincadas com ação muito baixa. Coloquem Janek Gwizdala ou Matt Garrison no youtube e vocês entenderão o tipo de fraseado que uma tocabilidade 96% (exemplo) proporciona.

Mas a grande maioria dos baixistas não se beneficiaria tanto de tal tocabilidade. Isso tudo tem que ser pensado na hora de comprar um instrumento premium.

E há também o status de marca, que é algo que prefiro não comentar.

A Lei dos Rendimentos Decrescentes foi a primeira coisa que me veio à mente quando vi o título do vídeo. Realidades bizarras dos preços praticados no Brasil à parte, um baixo de mil reais geralmente é duas vezes melhor do que um baixo de 500 reais, assim com um baixo de 2 mil reais geralmente é duas vezes melhor do um baixo de mil reais. Entretanto, logo chega uma hora em que o aumento da faixa de preço do instrumento não se traduz no aumento da qualidade dele em relação à um instrumento numa faixa um pouco menor de preço.
 
allexcosta escreveu:
SRTO escreveu:Vi nos comentários do vídeo que seria um Dean. É vero?

Sim.

Esse Dean, até hoje, é um dos pouquíssimos 5 cordas que me deu GAS.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Zubrycky Ter Jun 20, 2017 11:13 pm

Quanto ao vídeo que encabeça este tópico, gostei muito da ideia e da execução musical.













































Quanto ao timbre desses baixos, bom, devo admitir que não gostei de nenhum deles... notme
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Convidado Qua Jun 21, 2017 2:18 am

Edão escreveu:Não gosto do som desse Tagima que o Pipoquinha toca. É xôxo e parece que tá preso dentro duma caixa de papelão.
Uchoa escreveu:^ Também não gostei , mas estava quieto até o momento ...
Na verdade, o que eu quis expressar, é que o som desse Tagima continuou sendo o do Tagima Millenium, mesmo sendo tocado por um cara extremamente virtuoso e musical, tocando um tema muito bonito. Enquanto ao timbre, achei morno. Exatamente o que eu acho desse modelo da Tagima.

Ou seja, Pipoquinha é muito monstro, mas não transformou o Tagima num MTD rs...

Por isso que pra mim é 50/50 (dedo/instrumento).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Willian Casagrande Qua Jun 21, 2017 11:20 am

SRTO escreveu:Dias atrás dividi uma gig com um amigo baixista. Como ele tem vergonha do baixo que ele tem (não vou citar o modelo e a marca...), pediu para usar o meu baixo. Ele toca bem melhor que eu tecnicamente, mas não sabe equalizar nenhum baixo. Sempre sobram graves... pensei: regulo antes do cabra, deixo um som massa e ele fecha bonito!
...só que o ouvido do bichinho pede graves e, ele afundou-se nessa outra vez! Me pergunto como ele consegue essa proeza...

Conheço alguns baixistas muito bons, mesmo, que não ligam/não sabem regular o baixo, nem amp, nem nada. O som muitas vezes sai aquela coisa sem definição, embora esteja tudo certinho. Também tenho um amigo que é a mesma coisa, muito melhor do que eu tecnicamente (toca, inclusive, outros instrumentos de corda melhor, dá aulas, tem uma musicalidade incrível).
Timbre é uma coisa com a qual eu sempre me preocupei, apesar de muitas vezes não ter como investir em cordas muito boas, amp muito bom, regulagens sempre e tal. Saber mexer no que se tem às vezes é bem mais proveitoso do que se encher de parafernalhas e não dominá-las.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por joseluiz.avilajr Qua Jun 21, 2017 11:43 am

só um adendo a essa discussão quanto a timbre... o modelo precision SEMPRE tem um timbre legal, não importa o preço ou estado das cordas, ao contrário de outros modelos.

joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por allexcosta Qua Jun 21, 2017 12:28 pm

joseluiz.avilajr escreveu:só um adendo a essa discussão quanto a timbre... o modelo precision SEMPRE tem um timbre legal, não importa o preço ou estado das cordas, ao contrário de outros modelos.

Já pra mim nunca funcionou.

Até gosto muito do timbre na mão de outros músicos ou em determinados estilos, mas sempre toquei em banda cheia de gente e um timbre que corta sempre foi preferido. Até o JB pra minha realidade sempre teve que ser regulado com cuidado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por AndréBurger Qua Jun 21, 2017 12:34 pm

allexcosta escreveu:
joseluiz.avilajr escreveu:só um adendo a essa discussão quanto a timbre... o modelo precision SEMPRE tem um timbre legal, não importa o preço ou estado das cordas, ao contrário de outros modelos.

Já pra mim nunca funcionou.

Até gosto muito do timbre na mão de outros músicos ou em determinados estilos, mas sempre toquei em banda cheia de gente e um timbre que corta sempre foi preferido. Até o JB pra minha realidade sempre teve que ser regulado com cuidado.

Entendi!

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Willian Casagrande Qua Jun 21, 2017 12:39 pm

Para o que toco, cai super bem. O meu PB tem um som mais médio/agudo do que a maioria dos que toquei e por isso acaba sendo mais perceptível. O meu baixo principal era um JB, agora é um PB, sendo que toco uns 60% das músicas com palheta, o que deixa o som ainda mais perceptível. Quando quero aquele grave mais "de fundo", dou uma mexida no tone.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por joseluiz.avilajr Qua Jun 21, 2017 1:35 pm

allexcosta escreveu:
joseluiz.avilajr escreveu:só um adendo a essa discussão quanto a timbre... o modelo precision SEMPRE tem um timbre legal, não importa o preço ou estado das cordas, ao contrário de outros modelos.

Já pra mim nunca funcionou.

Até gosto muito do timbre na mão de outros músicos ou em determinados estilos, mas sempre toquei em banda cheia de gente e um timbre que corta sempre foi preferido. Até o JB pra minha realidade sempre teve que ser regulado com cuidado.

entaõ... me refiro ao timbre sem especificar o tipo de musica, comparando o timbre do precision com outros precisions. mesmo que custe 50 dolares ou as cordas estejam podres, ele soa "precision". é muito raro um com som ruim.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Vinicius F Qua Jun 21, 2017 2:25 pm

Sim, quanto mais simples o baixo, menor a discrepância entre o som. Um captador, um volume e um tone. Já não gostei muito do som do precision, mas hj eu acho um instrumento essencial em qualquer set. Com flats, então...
Mr. Jamerson>>>>>
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por allexcosta Qua Jun 21, 2017 2:26 pm

joseluiz.avilajr escreveu:entaõ... me refiro ao timbre sem especificar o tipo de musica, comparando o timbre do precision com outros precisions. mesmo que custe 50 dolares ou as cordas estejam podres, ele soa "precision". é muito raro um com som ruim.

O do vídeo original desse tópico não soa particularmente bem.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por John Music Qua Jun 21, 2017 2:37 pm

Infelizmente, para a maioria das pessoas o apelo visual fala mais alto do que o apelo audível nesses testes.

A pessoa vê um headstock. Não importa o som real que está saindo daquele instrumento, geralmente o cérebro da pessoa vai processar aquele som depois de entender aquele headstock. Ela quer associar aquele headstock a um timbre e ela vai fazer isso, porque ela quer que aquilo seja verdade, e aquilo vai ser verdade pra ela.

No vídeo do Pipoquinha: feche os olhos e eu te digo que o Pipoquinha está tocando um Fodera. A opinião sobre o timbre do vídeo seria inacreditavelmente diferente do que muitas opiniões apresentadas aqui. Ou melhor, provavelmente a questão "timbre" nem seria discutida, pois seu cérebro idealizou uma borboleta, e seu cérebro associa que não se discute timbre quando há borboleta no headstock. Você automaticamente admite aquilo como indiscutível.

Saca só esse vídeo. Um som bem genérico com um Fodera. Um timbre hiper alcançável com qualquer baixo honesto (na minha opinião). Feche os olhos e eu te digo que é um Tagima. Então...


Lembrando que tudo o que eu disse não é absoluto e não se aplica a 100% das pessoas, tanto que usei os termos "maioria" e "geralmente". Só lembrem dessas duas últimas linhas caso venham a quotar o post.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação Empty Re: Som com baixos de 100, 700 e 10000 dolares. Vale conferir a comparação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos