Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dinheiro $$$. Onde e como investir?

+8
BigBoy
deixados
miki_san
Breno_Barnabe
cardozo
Thales_Sr
rafael.buzzi.andrade
Fabio Linhares
12 participantes

Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por Fabio Linhares Qua Dez 27, 2017 12:21 am

Durante este tempo no forum percebi que temos por aqui pessoas bem informadas e formadas em várias áreas.
Diante disso gostaria de ler dos queridos foristas quais as sugestões para investimentos do nosso rico dinheirinho.
Qual o melhor investimento pra quem tem 10 mil, 20mil, 50 mil, 100 mil reais.
Comprar baixo não vale, kkkkk.

Abraço a todos.

Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Dez 27, 2017 8:43 am

Bom... nessa faixa de valor eu nunca fiz um investimento. Eu geralmente vou naquela do "de grão em grão..."

- Se alguém tem menos de mil reais eu sugiro ou Títulos do Tesouro e Cryptomoedas. O primeiro é bastante estável e o segundo é bom pra ficar "brincando". É isso que eu tenho feito 90% das vezes;

- Nas raras vezes em que tenho acima de mil reais, eu parto pra LC, LCI, LCA ou CDB, mas nada de ir no banco pedir pro teu gerente fazer isso. Ele vai te oferecer aplicações de 80% de rendimento. Se você usar uma corretora on-line (rico, easy invest, modal mais etc...) eles geralmente não cobram taxa pra aplicações de renda fixa e tem fácil fácil títulos com 120% de rendimento.

Mas eu me considero bem "newbie" nessa área. Faz um ano e pouco só que estou investigando esse mundo de "fazer o dinheiro trabalhar pra você" então eu sou meio conservador (com excessão das cryptomoedas.... mas isso é pq eu sou de TI.. hehe)
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por Fabio Linhares Qua Dez 27, 2017 8:53 am

Legal. Tem algum site pra começar olhar e entender melhor como funciona esses lances?
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por Thales_Sr Qua Dez 27, 2017 9:58 am

Fabio Linhares escreveu:Durante este tempo no forum percebi que temos por aqui pessoas bem informadas e formadas em várias áreas.
Diante disso gostaria de ler dos queridos foristas quais as sugestões para investimentos do nosso rico dinheirinho.
Qual o melhor investimento pra quem tem 10 mil, 20mil, 50 mil, 100 mil reais.
Comprar baixo não vale, kkkkk.

Abraço a todos.

Rapaz, essa pergunta é parecida com aquela "qual o melhor baixo?"

- Pode precisar do dinheiro a qualquer momento? Ou pode deixar quieto por um tempo? Por quanto tempo? 5 anos? 10 anos?
- Tolera perder quanto desse dinheiro?

Tem gente que acha "não gosto de perder dinheiro, então guardo na poupança", esses daí trocam a chance de perder grana pela certeza de perder, um pouco a cada mês.

Enfim, eu deixaria uma quantia referente a meu gasto mensal em alguma aplicação "bala na agulha" (que tenha disponibilidade imediata de retirada), no meu caso uso um fundo DI do próprio banco (BB), que tem resgate automático. Assim, se algum gasto inesperado acontecer, não me preocupo. Pago e depois dou um jeito de repor essa quantia.

O resto do dinheiro, vai depender do perfil, mas eu deixaria uns 60 a 80% no Tesouro Direto (um pedaço em Tesouro Selic, que é tipo um CDB, e outra parte no Tesouro IPCA, que vai dar ganho real sobre o IPCA, interessante pra um prazo mais longo), e o resto eu colocaria na bolsa, caso seja seu perfil.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Dez 27, 2017 10:16 am

Thales_Sr escreveu:Rapaz, essa pergunta é parecida com aquela "qual o melhor baixo?"
Excelente analogia... hehehe

Fabio Linhares escreveu:Legal. Tem algum site pra começar olhar e entender melhor como funciona esses lances?
Tem uma mina que tem um canal no youtube muito bom (na minha opinião). Ela fala muito bem pra quem entende porcaria nenhuma como nós.. hehe

https://www.youtube.com/channel/UC8mDF5mWNGE-Kpfcvnn0bUg/featured

rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por cardozo Qua Dez 27, 2017 10:54 am

Sua pergunta é difícil, conforme o Thales comentou.

Você precisa entender e aprender algumas coisas antes destas perguntas. Minha indicação é o seguinte site:

https://www.bastter.com/Mercado/

Não deixe de ver o vídeo "Filosofia Bastter de acumular patrimônio". Todo o site gira em torno desta filosofia então o video é essencial.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Dez 27, 2017 11:43 am

Esse canal recomendado pelo Rafael Buzzi é muito bom.
Alias, ela tem um programa de Rádio aqui em SP, que foi onde a conheci e acabei começando a investir no Tesouro Direto. Optei por poder começar com qualquer quantia acima de R$ 30,00.
Rende um pouquinho acima da poupança, mas é um investimento super conservador. Prefiro os investimentos conservadores por não manjar muito dos outros investimentos arrojados.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por miki_san Qua Dez 27, 2017 8:53 pm

Eu gosto da turma do Eu Quero Investir https://www.euqueroinvestir.com/
Acho que dá para ser mais objetivo com Investimento do que saber qual é o melhor baixo.
Também gosto do canal da Nati.
O resumo da opera é:
- vá sempre poupando pouco a pouco;
- ter metas de longo prazo (acima 5 anos), médio prazo e curto prazo;
- ter a reserva de emergência;
- fugir dos bancos;
- abrir conta em corretora para aplicar no Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs, COE, Fundos de Investimento, etc;
- estudar, estudar e estudar;
miki_san
miki_san
Membro

Mensagens : 169
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por miki_san Qua Dez 27, 2017 9:01 pm

Para quem já está tem Fundos de Investimento, recomendo que façam uma avaliação crítica com ferramentas da Internet. Daí a gente pode avaliar se tem Fundo mais interessante ou não disponível no Mercado.
https://magnetis.com.br/comparacao_de_fundos
http://comparadordefundos.com.br/melhores-fundos-investimentos/?tab=comparacao
https://verios.com.br/apps/comparacao/log/1ano/cdi/
miki_san
miki_san
Membro

Mensagens : 169
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por deixados Qui Dez 28, 2017 2:03 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:

[...]

(com excessão das cryptomoedas.... mas isso é pq eu sou de TI.. hehe)

Vou ler a respeito do Bitcoin, parece interessante mas ao mesmo tempo é muito arriscado, pelo pouco que li. O que acha?
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por cardozo Qui Dez 28, 2017 2:44 pm

Defina, antes de tudo, uma diretriz:

https://www.bastter.com/mercado/iniciante.aspx#artigo_7
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Dez 28, 2017 3:13 pm

deixados escreveu:Vou ler a respeito do Bitcoin, parece interessante mas ao mesmo tempo é muito arriscado, pelo pouco que li. O que acha?
É arriscado se você for colocar todo seu dinheiro em cryptomoedas sem saber ler sequer um gráfico de análise técnica (na verdade é burrice mesmo...rsrs)

mas o funcionamento delas é muito parecido com a bolsa de valores: compre na queda, venda na alta.

é só não deixar o zoio crescer.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por BigBoy Qui Dez 28, 2017 4:52 pm

Tópico muito interessante!
Tanto no tema, quanto na troca de experiências e fontes/links de informações!

hyper
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por NETOULTRA Sex Dez 29, 2017 10:05 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:
deixados escreveu:Vou ler a respeito do Bitcoin, parece interessante mas ao mesmo tempo é muito arriscado, pelo pouco que li. O que acha?
É arriscado se você for colocar todo seu dinheiro em cryptomoedas sem saber ler sequer um gráfico de análise técnica (na verdade é burrice mesmo...rsrs)

mas o funcionamento delas é muito parecido com a bolsa de valores: compre na queda, venda na alta.

é só não deixar o zoio crescer.

Tenho uma grana invesitida em criptomoedas, acompanho o mercado e acho graça dessas analises técnicas... O mercado é totalmente manipulável, sem regras onde os grandes players fazem o que bem entendem... Cabe a gente ter um pouco de sorte e tentar acompanhar o movimento dos grandes, na pior das hipóteses coloca a grana em alguma moeda e espera , uma hora ela sobe...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por Fabio Linhares Sex Dez 29, 2017 1:57 pm

Voces que investem em criptomoedas, como faz isso? QUal a burocracia pra comprar?
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por NETOULTRA Sex Dez 29, 2017 2:02 pm

Fabio Linhares escreveu:Voces que investem em criptomoedas, como faz isso? QUal a burocracia pra comprar?

Voce se cadastra em uma exchange ( Corretora ), deposita um valor em reais na conta dela e fica com o R$ lá, quando voce achar q o preço esta bom pra comprar voce cria uma ordem e compra e transforma os R$ em Bitcoinns, a partir desse momento você tem a opção de transferir seu bitcoin para sua carteira ( se voce não pretende vender rápido ) ou deixar na corretora pra quando voce quiser vender... Lembrando que cada transação é cobrado uma taxa ( que varia ) então quanto menos mexer melhor...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Dez 29, 2017 4:08 pm

NETOULTRA escreveu:(...)Lembrando que cada transação é cobrado uma taxa ( que varia ) então quanto menos mexer melhor...
Depende da moeda.

No caso do bitcoin, sim, cada operação é taxada e é por isso que eu não tenho bitcoins... hehehe

Eu tenho umas Yoyows e umas Iotas. E uso Litecoins pra fazer essas transferências entre corretoras (pq aqui no brasil só tem Bitcoin e Litecoin. Se quiser trabalhar com outras, precisa criar uma cadastro numa corretora lá fora.

Para a comprar inicial eu tenho usado o "Mercado Bitcoin" ( https://www.mercadobitcoin.com.br )
Para poder comprar as outras moedas, eu transfiro litecoins para a Bitfinex ( https://www.bitfinex.com ), mas como ela não aceita mais novos cadastros, dá pra usar a Binance ( https://www.binance.com )

Esses são os sites que eu uso, pois foi o que amigos meus - que lidam com isso faz anos - usam. Não confio (simplesmente pq não conheço) em outros.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por deixados Seg Jan 01, 2018 12:19 pm


Tudo o que você precisa saber sobre a ascensão e – aparente – queda do bitcoin em 2017

Dinheiro $$$. Onde e como investir? _99411842_gettyimages-873875860
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Jan 02, 2018 10:00 am

Investir em ações, a longo prazo, costuma ser uma boa opção. Comprei U$ 926 em ações da Vale do Rio Doce usando Fundo de Garantia em Out/2000. Vendi em Dez/16 por U$ 4.375.
Usei dólar como referência pois o período de tempo foi bem grande.
Mas se as tivesse vendido em 2007, teria um ganho realmente significativo. O problema é não ter bola de cristal, mas não se ficar martirizando se perdeu o "time" da compra e da venda e ver somente os números de compra e de venda, a longo prazo, normalmente é um investimento bom, se for feito em empresas tradicionais, incluindo bancos como empresas tradicionais.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por Thales_Sr Qua Jan 03, 2018 7:24 pm

Maurício_Expressão escreveu:Investir em ações, a longo prazo, costuma ser uma boa opção. Comprei U$ 926 em ações da Vale do Rio Doce usando Fundo de Garantia em Out/2000. Vendi em Dez/16 por U$ 4.375.
Usei dólar como referência pois o período de tempo foi bem grande.
Mas se as tivesse vendido em 2007, teria um ganho realmente significativo. O problema é não ter bola de cristal, mas não se ficar martirizando se perdeu o "time" da compra e da venda e ver somente os números de compra e de venda, a longo prazo, normalmente é um investimento bom, se for feito em empresas tradicionais, incluindo bancos como empresas tradicionais.
Investir em empresa é uma boa mesmo. Só não pode investir "na doida". Mas empresa bem consolidada é sempre um bom investimento.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por johnny.bazookatone Qui Jan 04, 2018 6:20 pm

Algo que está gerando expectativa no mercado financeiro é a prisão do presidente Lula, que pode ocorrer em algumas semanas. Pois assim ele não podera concorrer a presidencia novamente.  

Com Lula preso e fora das eleições, algumas empresas e investidores ficariam mais a vontade para investir no Brasil.

Lembro que algo semelhante ocorreu quando Lula era candidato, o que aumentou bastante o Risco Brasil, pois se Lula fosse eleito poderia afastar muitos investimentos.

Do ponto de vista do investidor no mercado de ações, vcs acham que Lula ser preso é bom ou ruim? As principais ações como Petrobras, Vale, Telecoms, vão cair ou subir?

E do ponto de vista da população em geral, sera que são os investimentos dessa turma que não gosta do Lula, que vai trazer benefícios, como diminuição do desemprego, aumento do poder aquisitivo e melhores condições de credito para a população?

johnny.bazookatone
Banido

Mensagens : 192
Localização : Sin Sin Penitentiary

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por NETOULTRA Qui Jan 04, 2018 11:53 pm

Maurício_Expressão escreveu:Investir em ações, a longo prazo, costuma ser uma boa opção. Comprei U$ 926 em ações da Vale do Rio Doce usando Fundo de Garantia em Out/2000. Vendi em Dez/16 por U$ 4.375.
Usei dólar como referência pois o período de tempo foi bem grande.
Mas se as tivesse vendido em 2007, teria um ganho realmente significativo. O problema é não ter bola de cristal, mas não se ficar martirizando se perdeu o "time" da compra e da venda e ver somente os números de compra e de venda, a longo prazo, normalmente é um investimento bom, se for feito em empresas tradicionais, incluindo bancos como empresas tradicionais.

Em dez/2000 1 usd valor valia R$ 1,96 ou seja você tinha R$ 1.814,00. Em dezembro/16 o dólar valia R$ 3,35, ou seja seus R$ 1.814,00 viraram R$ 14.218,00... Uma valorização de 783% bom né? Mas vamos ver, dessa valorização R$ 6,164,00 é apenas correção do R$/Inflação... Ficam R$ 8.054,00 "Líquidos" vai dar 443% em 16 anos, não é uma valorização ruim mas também não é nada que salte aos olhos ( lembrando que foram 16 anos ), mercado de ações é uma "aposta" e nem sempre pegamos o bilhete premiado...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por Thales_Sr Dom Jan 07, 2018 8:20 pm

johnny.bazookatone escreveu:Algo que está gerando expectativa no mercado financeiro é a prisão do presidente Lula, que pode ocorrer em algumas semanas. Pois assim ele não podera concorrer a presidencia novamente.  

Com Lula preso e fora das eleições, algumas empresas e investidores ficariam mais a vontade para investir no Brasil.

Lembro que algo semelhante ocorreu quando Lula era candidato, o que aumentou bastante o Risco Brasil, pois se Lula fosse eleito poderia afastar muitos investimentos.

Do ponto de vista do investidor no mercado de ações, vcs acham que Lula ser preso é bom ou ruim? As principais ações como Petrobras, Vale, Telecoms, vão cair ou subir?

E do ponto de vista da população em geral, sera que são os investimentos dessa turma que não gosta do Lula, que vai trazer benefícios, como diminuição do desemprego, aumento do poder aquisitivo e melhores condições de credito para a população?
A questão toda do Lula é que ele tá fazendo, como sempre, a maior bagunça. Em 2002 foi assim também, depois assinou aquele termo de compromisso e fez um belo ajuste fiscal quando assumiu (com o Meirelles no BC, hein?? olha o gópi! rs), é bem capaz de ele fazer a mesma coisa em 2018, se não for preso. Faz o auê pra ficar na mídia e depois se alia com os empresários de novo. Nenhuma novidade.

Então, se ele for preso, E se não houver outro evento de impacto (um EUA subindo os juros muito rápido, uma guerra...), deve ser mais alguns meses de bolsa pra cima e juros pra baixo.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Jan 09, 2018 10:42 am

NETOULTRA escreveu:
Maurício_Expressão escreveu:Investir em ações, a longo prazo, costuma ser uma boa opção. Comprei U$ 926 em ações da Vale do Rio Doce usando Fundo de Garantia em Out/2000. Vendi em Dez/16 por U$ 4.375.
Usei dólar como referência pois o período de tempo foi bem grande.
Mas se as tivesse vendido em 2007, teria um ganho realmente significativo. O problema é não ter bola de cristal, mas não se ficar martirizando se perdeu o "time" da compra e da venda e ver somente os números de compra e de venda, a longo prazo, normalmente é um investimento bom, se for feito em empresas tradicionais, incluindo bancos como empresas tradicionais.

Em dez/2000 1 usd valor valia R$ 1,96 ou seja você tinha R$ 1.814,00. Em dezembro/16 o dólar valia R$ 3,35, ou seja seus R$ 1.814,00 viraram R$ 14.218,00... Uma valorização de 783% bom né? Mas vamos ver, dessa valorização R$ 6,164,00 é apenas correção do R$/Inflação... Ficam R$ 8.054,00 "Líquidos" vai dar 443% em 16 anos, não é uma valorização ruim mas também não é nada que salte aos olhos ( lembrando que foram 16 anos ), mercado de ações é uma "aposta" e nem sempre pegamos o bilhete premiado...

Concordo bastante. Por isso disse que se tivesse vendido em 2007, dai sim teria um "bilhete premiado"...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por jacobsmonah Sex Dez 01, 2023 7:44 am

Desde muito pequena sempre tive curiosidade onde e quando investir dinheiro e até hoje fui sabendo de várias maneiras. Mas existe uma que é infalível que é através de uma plataforma de negociação. Vou-te explicar primeiro o que é uma plataforma de negociação. Então, uma plataforma de negociação é um software que possibilita aos clientes realizar operações financeiras e acessar informações sobre preços de ativos e posição de mercado em tempo real. Essencial para negociações, oferece a oportunidade de aprender por meio de uma conta demo, replicando a experiência de negociação real de forma gratuita. Ao se inscrever, os usuários podem treinar e familiarizar-se com a dinâmica do mercado antes de iniciar operações reais, facilitando assim o desenvolvimento de habilidades necessárias para negociação eficaz.

jacobsmonah
Membro

Mensagens : 3
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Dinheiro $$$. Onde e como investir? Empty Re: Dinheiro $$$. Onde e como investir?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos