Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros?

4 participantes

Ir para baixo

Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros? Empty Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros?

Mensagem por Ricardo Laurini Dom Jan 21, 2018 3:16 pm

Boa tarde pessoal, estou com um contrabaixo Samick Saturn Series 5 cordas que veio com a parte elétrica toda bagunçada, estou dando uma organizada na instalação, porém me surgiu uma duvida. Os potenciômetro aparentemente foram trocados estão com os dois potenciômetros de volume de 500kb, gostaria de saber se alguém tem o esquema ou mesmo tenha um contrabaixo desses para confirmar os valores dos potenciômetros, outra duvida é a seguinte, esse contrabaixo quando trabalha com o circuito ativo fica com um chiado "hisssssssssss" muito alto, esse chiado é normal?

Ricardo Laurini
Membro

Mensagens : 4
Localização : Cabreúva - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros? Empty Re: Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros?

Mensagem por marcelinhobass Ter Mar 20, 2018 7:05 am

Pera aí ... os Samick Saturn series que eu conheço são passivos, vem com 3 potenciômetros e uma chave do tipo Les Paul para alternar entre os captadores. No caso eles vem com a configuração Volume/ Volume/ Tone/ Chave seletora. O esquema é muito similar ao do Jazz Bass, porém com o acréscimo dessa chavinha. Aliás, tu tem experiência básica em eletrônica ?? É um esquema bem simples de ser interpretado e montado. Ah, os potenciômetros "padrão" são de 250K, porém se quiser também pode usar os de 500k. Com o de 500 você terá um pouquinho mais de agudo.
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros? Empty Re: Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros?

Mensagem por marcelinhobass Ter Mar 20, 2018 7:06 am

E essa chiadeira aí possivelmente deve ser falta de blindagem. Dá uma geral nessa elétrica, blinde preferencialmente com folha adesiva de cobre e se possível ligue seu amplificador numa tomada aterrada. Com certeza esse chiado excessivo cessará!
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros? Empty Re: Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros?

Mensagem por marcelinhobass Ter Mar 20, 2018 7:11 am

Vish ... corrigindo. Confundi o modelo desse Samick! Realmente esse tem esse circuito ativo ... Tem como tirar algumas fotos desse circuito ??
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros? Empty Re: Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros?

Mensagem por allexcosta Ter Mar 20, 2018 7:18 am

Se o chiado só ocorre quando você engaja o pré, pode ser defeito nele ou componentes de má qualidade.

Baixo mais simples é melhor que seja passivo. Pré ruim, melhor não tê-lo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros? Empty Re: Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros?

Mensagem por marcelinhobass Ter Mar 20, 2018 7:25 am

allexcosta escreveu:Se o chiado só ocorre quando você engaja o pré, pode ser defeito nele ou componentes de má qualidade.

Baixo mais simples é melhor que seja passivo. Pré ruim, melhor não tê-lo.
A maioria desses pré's desses baixos mais simples só serve pra ouvir frequência fantasma de rádio FM mesmo! Hahahaha
Me lembrei de um TBM 5 que eu peguei em um rolo ... (que baixo horrível, sério!) Kkkkkkkkkkk
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros? Empty Re: Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros?

Mensagem por mblacerda Ter Mar 20, 2018 9:54 am

O meu não dá chiadeira nenhuma. O que tive que fazer nele, quando comprei de 2ª mão, foi trocar o borne de conexão da bateria e o potenciômetro de tone (push/pull que ativa o circuito) que estava travado.
Baixo excelente pra tocar rock, não sei por que vocês têm preconceito com ele...
mblacerda
mblacerda
Membro

Mensagens : 164
Localização : São Paulo, SP, Brasil

DieMarin gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros? Empty Re: Contrabaixo Samick Saturn Series, quais os valores dos potenciômetros?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos