Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cai num estelionato virtual - Aprendizado

+9
Moshe Bar Elohim
Guto_Castilho
pedrohenrique.astronauta
Juninho Sampaio
Rico
gpraxedes
allexcosta
heitor_pg
Ivanov_br
13 participantes

Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por Ivanov_br Dom Mar 18, 2018 6:36 pm

A historia é a seguinte:

• Anunciei no ML dois celulares por 1200 reais
• Dias depois, recebi varias propostas nos comentários, indicando um email tipo "GE-MEIL PONTO COM", para disfarçar do vigília do ML que proíbe troca de contatos
• Vacilo 1 - escrevi para um dos caras, que disse que ia fechar. Atenção, estes email fakes sao feitos para parecer alguém de verdade, mas tem um numero no final, tipo fulanomota32@gmail
• No dia que minha filha nasceu, chegaram três emails do ML e mercado Pago indicando a compra, e dando as info do comprador.
• Vacilo 2 - enebriado de felicidade pelo nascimento da minha filha, e desejando uma boa avaliação no ML, enviei por SEDEX logo os dois celulares para Poá, SP, Rua Ilo Ottani Nº 265, Vila Monteiro - Poá/SP ( CEP 08557-400 ).
• Três dias depois, me dei conta que algo esta estranho, pois o email do ML me indicou pausar o anuncio. Ao rever todos os emails, me dei conta que eram falsos. Algo que notaria facilmente, mas nao hospital, com tudo mudando na minha vida (de novo), acabei deixando passar.

So que desde ontem, a coisa mudou. O cara entrou em contato por email dizendo que os iPhones estavam bloqueados, e pediu minha senha do iCloud. Inclusive, veio um email do "mercado pago", dizendo que deveria dar as senhas para liberar o pagamento.

Certo de que perdi a grana, de qualquer forma, Hoje fiz o BO na delegacia e amanha retornarei com os emails impressos, recibo do Sedex. Tentei rastrear os IPs dos emails que recebi do tal Gustavo mas os IP indicam os EUA. Minha esperança é que a Policia Civil daqui acione a policia civil de Poá, SP, e façam uma diligência ao endereço, um ponto comercial e dêem uma enquadrada lá. Um tal de Everton Santana foi indicado como recebedor da mercadoria. De repente, eu ligo amanha para a delegacia de la e tento agilizar. Nao vou reaver nada, mas se o cara puder ser preso ou levar um susto, talvez outros nao sofram o mesmo preju.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por heitor_pg Dom Mar 18, 2018 7:02 pm

Ninguém está livre de cair numa cilada de estelionatários. Por mais atento que estejamos, alguma hora a "guarda" pode baixar.

Uma pena o dinheiro perdido. Mas é muito certo o que você está fazendo agora... denunciar à polícia para que outras pessoas não caiam da mesma forma.

Nos grupo de venda/troca de instrumentos no facebook está começando a aparecer golpes em instrumentos.

Cai num estelionato virtual - Aprendizado 28576276_589068801432284_3299600468083703908_n

Cai num estelionato virtual - Aprendizado 28870542_589068798098951_212332671210296922_n
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por heitor_pg Dom Mar 18, 2018 7:04 pm

Nesse caso do grupo do facebook, foi golpe em cima de um que já tinha aplicado um golpe... facepalm
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por allexcosta Dom Mar 18, 2018 7:14 pm

Muito detalhe, Ivan. Eu não divulgaria nomes e endereços. Vai que um cara desse é vítima e depois resolve te processar... E até o malandro pode te processar por difamação, sabia?

Outra coisa, delegacia de estelionato não corre atrás de valor baixo, só 10.000 pra cima, normalmente nem isso. Isso quem me disse foi um agente que lida com isso todo dia.

Enfim... Eu não faria nem B.O. Mas te desejo sorte.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por gpraxedes Dom Mar 18, 2018 7:22 pm

Rapaz, já tentaram me enganar umas 3 vezes com essa do email de compra do ML. Uma vez, na pressa, quase vou aos Correios enviar a encomenda (cheguei até a embalar), mas quando fui checar a compra no ML, não existia, era apenas um e-mail falso. Isso aconteceu antes de existir mercado envios.

Boa sorte, Ivan!
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por Rico Seg Mar 19, 2018 6:19 am

Ja tentatam me ludibriar no ml com esses contatos de email.

Uma vez respondi e dei um contato. Logo chegou um comprovante de pagamento do ml, dizendo que o dinheiro seria liberado após o envio do produto.

Só que o endereço eletrônico que eu forneci não estava cadastrado no ML. Além disso, o tal aviso de pagamento continha erros gramaticais grosseiros. Saquei na hora.

Mandei um mail debochando do cara. Foi tudo o que pude fazer.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por Rico Seg Mar 19, 2018 8:29 am

Pergunta pra vocês... Vamos supor que a gente bote um instrumento a venda. Coisa nao muito cara. Algo entre 1 e 1,5k.

Daí aparece um comprador de outro Estado. A gente fecha negóciobe envia. Só que aí o suposto comprador devolve o instrumento, alegando problemas.

Aí você recebe de volta e se da conta de que o instrumento sofreu alterações. De repente aquele braço é igual ao seu, mas não é o mesmo. Além disso, o tensor ta quebrado e os pups não são os mesmos.

Como agir?
Eu ia vendendo um game do meu filho quando notei que o vendedor era lojista e que tinha uma queixa semelhante contra ele.

Qual a segurança do mercado envios nessa hora?
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Mar 19, 2018 8:29 am

Meu colega perdeu o notebook assim.
Por isso que eu não quero nada fora do ML.

Se quiser entre no link e compre lá.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Mar 19, 2018 8:40 am

Rico escreveu:Pergunta pra vocês... Vamos supor que a gente bote um instrumento a venda. Coisa nao muito cara. Algo entre 1 e 1,5k.

Daí aparece um comprador de outro Estado. A gente fecha negóciobe envia. Só que aí o suposto comprador devolve o instrumento, alegando problemas.

Aí você recebe de volta e se da conta de que o instrumento sofreu alterações. De repente aquele braço é igual ao seu, mas não é o mesmo. Além disso, o tensor ta quebrado e os pups não são os mesmos.

Como agir?
Eu ia vendendo um game do meu filho quando notei que o vendedor era lojista e que tinha uma queixa semelhante contra ele.

Qual a segurança do mercado envios nessa hora?


Acho que o Mercado Livre ainda não está preparado para esse tipo de situação e não oferece nenhum tipo de segurança para situações como essas. O melhor a se fazer é nos resguardarmos de tudo quanto é forma na hora de se fazer um negócio.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por Guto_Castilho Seg Mar 19, 2018 10:11 am

Rico escreveu:Pergunta pra vocês... Vamos supor que a gente bote um instrumento a venda. Coisa nao muito cara. Algo entre 1 e 1,5k.

Daí aparece um comprador de outro Estado. A gente fecha negóciobe envia. Só que aí o suposto comprador devolve o instrumento, alegando problemas.

Aí você recebe de volta e se da conta de que o instrumento sofreu alterações. De repente aquele braço é igual ao seu, mas não é o mesmo. Além disso, o tensor ta quebrado e os pups não são os mesmos.

Como agir?
Eu ia vendendo um game do meu filho quando notei que o vendedor era lojista e que tinha uma queixa semelhante contra ele.

Qual a segurança do mercado envios nessa hora?

Em tese, você teria que fazer prova de que o equipamento enviado não foi devolvido da mesma forma. Não é fácil.

Se for uma entrega em mãos, é mais fácil, você pode fazer um recibo discriminando pormenorizadamente cada item do contrabaixo, com fotos de preferência, e pedir que o comprador assine quando da entrega. Aí, caso a devolução apresentasse itens em desconformidade com o recibo, você faria o comparativo do recibo com aquilo que foi devolvido. Como no recibo constaria a assinatura do comprador, ele não poderia alegar falsidade ideológica (que aquilo descrito no recibo não corresponderia ao contrabaixo efetivamente entregue), pois sua assinatura implicaria na concordância com aquilo que estava descrito no recibo.

Mas entregas a distância são complicadas, pois não há ninguém atestando a condição do produto enviado e recebido. Vai ficar aquela briga, do vendedor dizendo que o equipamento era diferente do devolvido, enquanto que o comprador dirá o contrário.
Guto_Castilho
Guto_Castilho
Membro

Mensagens : 107
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter Mar 20, 2018 7:21 pm

Obrigado por avisar. Sempre vejo aquele monte e email codificado de vários supostos compradores pedindo para o vendedor entrar em contato.

Mas cara, faltou um pouco de atenção em logar no ML pra ver se a grana estava mesmo lá no MP, concorda comigo?

Hoje em dia eu fuço tudo sobre uma pessoa (quando quero): basta um nome, sobrenome, e-mail, telefone, qualquer resquício de informação. Mesmo de gente verdadeira que paga tudo certinho, sempre "puxo a capivara" online para tentar saber algo sobre ela. Com tudo que é rede social, Google, hoje em dia isso é relativamente fácil. Se desconfio de alguma coisa, principalmente se for negociação em encontros pessoais fora de locais comuns, dou qualquer desculpa e cancelo.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por rafacar Ter Mar 20, 2018 7:31 pm

Produtos como celular IPhone, instrumento Fender, etc, vão ser sempre muito visados por estelionatários...

Enquanto isso o brasileiro vai estragando também o mercadolivre...
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter Mar 20, 2018 9:50 pm

Rico escreveu:Pergunta pra vocês... Vamos supor que a gente bote um instrumento a venda. Coisa nao muito cara. Algo entre 1 e 1,5k.
Daí aparece um comprador de outro Estado. A gente fecha negóciobe envia. Só que aí o suposto comprador devolve o instrumento, alegando problemas.
Aí você recebe de volta e se da conta de que o instrumento sofreu alterações. De repente aquele braço é igual ao seu, mas não é o mesmo. Além disso, o tensor ta quebrado e os pups não são os mesmos.
Como agir?
Eu ia vendendo um game do meu filho quando notei que o vendedor era lojista e que tinha uma queixa semelhante contra ele.
Qual a segurança do mercado envios nessa hora?

Esse sempre foi meu medo. Quando faço up no PC, costumo vender o hardware antigo: placa mãe, memória, etc. Minhas coisas são muito bem cuidadas mas e o medo de a figura voltar peças assim trocadas, queimadas por mau uso ou eletrostática? Difícil mesmo.
Quando dá tempo antes, se a pessoa faz perguntas, sempre olho seu perfil. Se tiver alguns negativos e informações que julgo relevantes para não vender, bloqueio de perguntar e comprar. Já bloqueei vários compradores assim, só pelo histórico que aparecia no perfil dele. Mas de quem compra sem perguntar nada antes ou usuários novos, não há muito o que fazer.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por vcrz Ter Mar 20, 2018 10:32 pm

O brasil não está preparado pra usar a Internet como meio de negócio, desde estelionatarios ao monopólio dos correios que atrapalha o transporte. Todos os meu negócios eram cara a cara, nunca enviei nenhum baixo, vendia tudo na minha região e sempre ia de encontro aos interessados.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Mar 21, 2018 8:00 am

Eu sou tão desconfiado com tudo que: Quando tem algum site que me direciona diretamente para o Bradesco, eu digito a senha errada proposital, para ver se vai validar.

Só após isso, confiro o https e depois entro e faço a transação.

Deve ser coisa de analista de sistemas mesmo. Tô acostumado a ver um monte de ISPIERTOOO
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por Franco_bass Sex Mar 23, 2018 3:31 pm

Sinto muito colega Ivanov.

No Mercado Livre há muito golpe. Principalmente com eletrônicos.
As formas de envio quem for utilizar o serviço sempre dê preferência pelo Mercado Envios, desmontado o baixo no caso. Fotografe cada detalhe do instrumento que puder. Cada marca no braço, corpo ponte, pontos de ferrugem , qualquer detalhe mínimo que possa atestar que aquele produto é seu e único. Pois é muito comum o golpista comprar e trocar alguma componente ou peça. Guarde como prova é em caso de devolução do produto, confira se é o seu.
Guarde como provas, mas tenha certeza que se trocarem algum componente, o Mercado Livre não obrigará o golpista devolver.
Maximo que fará é lhe deixar com o falso ou diferente daquele enviado e devolverá o ressarcimento no valor total.
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por joabi Sex Mar 23, 2018 10:37 pm


Triste, hein, Ivan… hoje em dia tá difícil confiar.

Para quem interessar, os Correios disponibilizam o serviço de consulta a CPF, para proteção ao crédito. Custa 16,90, mas pode prevenir uma dor de cabeça maior:

http://www.correios.com.br/a-a-z/consulta-de-protecao-ao-credito#tab-1

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por Ivanov_br Dom Mar 25, 2018 3:23 pm

Os dica, Joabi.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Cai num estelionato virtual - Aprendizado Empty Re: Cai num estelionato virtual - Aprendizado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos