Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

+4
marcelinhobass
Victorpsilva
PH Benchmarker
Lázaro Meira de Sousa
8 participantes

Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por Lázaro Meira de Sousa Dom Mar 18, 2018 8:40 pm

E aí, galera, tudo bem?

Olhem só, estou num dilema aqui e esperava que alguém pudesse me ajudar.

Tenho um contrabaixo Tagima TBM5 que planejo vender por 900 reais (acho que aceito até uns 800 por ele).
O motivo é que o baixo é de 5 cordas, e apesar de até gostar dele (que inclusive tem uma chave que permite um timbre alternativo), uso a sizona muito pouco e ela me atrapalha bastante. Uso no Rocksmith (essa hora a galera começa a jogar pedra, rs).

Com o dinheiro, pensei em investir num desses três baixos: um Eagle SJB005 (que inclusive tem um camarada vendendo usado por 500 reais), um Tagima Millenium 4 (preço na faixa dos 800 reais, com frete e tudo) ou um Yamaha TRBX174 (custo aproximado de 1100 reais).

Entendo que o Eagle é um baixo de entrada mesmo, bom para iniciantes como eu, mas fico preocupado com a qualidade do instrumento, bem como o fato de ter somente 21 casas (e não as 24 que eu almejava ter com os outros modelos - perco a "sizona", mas ganho algumas notas a mais).

Pelo que andei pesquisando, me parece que o Millenium é o mais versátil, fora que tem o controle de balanço, que agrega bastante. Sem contar os 24 trastes.

O Yamaha me parece ser uma marca com bastante know-how e conhecida pela qualidade dos seus instrumentos, tem os 24 trastes e também custa um pouco mais. Sad

Então, alguma recomendação? Talvez alguma experiência que tenham com os baixos, alguma advertência... alguém?

Desde já agradeço demais!

EDIT: Por favor, levem em consideração também o peso do instrumento, espaço entre as cordas, comprimento do braço (imagino que os baixos com 24 trastes tenham ou braços mais longos ou espaço das casas menor... certo?), etc.
Lázaro Meira de Sousa
Lázaro Meira de Sousa
Membro

Mensagens : 44
Localização : Vitória da Conquista, BA

Ir para o topo Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Re: Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por PH Benchmarker Dom Mar 18, 2018 9:05 pm

Se tiver os 1100 a galera vai recomendar o Yamaha com certeza, sobre os 24 trastes não faz nenhuma diferença a não ser que seus solos exijam aquelas casas, em segundo ficaria com o Millenium 4.

Abraços
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Re: Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por Lázaro Meira de Sousa Dom Mar 18, 2018 9:42 pm

PH Benchmarker escreveu:Se tiver os 1100 a galera vai recomendar o Yamaha com certeza, sobre os 24 trastes não faz nenhuma diferença a não ser que seus solos exijam aquelas casas, em segundo ficaria com o Millenium 4.

Abraços

Obrigado, brother. Acho que vou acabar indo de Millenium, pois acabei de descobrir que o Rocksmith não funciona tão bem com baixos passivos - tem dificuldade em reconhecer as notas. Já que o Eagle também é passivo...
Lázaro Meira de Sousa
Lázaro Meira de Sousa
Membro

Mensagens : 44
Localização : Vitória da Conquista, BA

Ir para o topo Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Re: Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por Victorpsilva Seg Mar 19, 2018 9:30 am

Já tive um TRBX174 e é um baixo muito honesto, bom custo-benefício. Mas realmente não sei avaliar essa questão que você levantou sobre passivo/ativo no rocksmith, e também nunca toquei em um tagima millenium.
Victorpsilva
Victorpsilva
Membro

Mensagens : 184
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Re: Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por marcelinhobass Ter Mar 20, 2018 4:32 am

Primeiramente, se puder testar os 3 teste! Juro, é algo "óbvio" porém que faz muita diferença!
Outra coisa: Já tive um Eagle, atualmente um dos meus baixos é um Yamaha RBX, e já pude tocar em um Millenium desses ...
O Eagle que eu tive era bem bacana, juro. Dei muita sorte com ele; O Yamaha nem tenho comentários ... é um baixo extremamente honesto, muito bem construído (pau para toda obra). O Millenium ... Então, é um baixo bem construído PORÉM possui um timbre que não curto. Sumia na banda e o tempo em que eu fiquei tocando nele eu parecia mais com um DJ do que com um baixista. Sei lá, só fiquei futucando aqueles botões dele, e o timbre que é bom nada!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

EDIT: Por favor, levem em consideração também o peso do instrumento, espaço entre as cordas, comprimento do braço (imagino que os baixos com 24 trastes tenham ou braços mais longos ou espaço das casas menor... certo?), etc.
Respondendo: De fato um baixo com 24 casas terá um  BRAÇO maior, PORÉM o comprimento da escala (medida do nut até a ponte) e o tamanho das casas é a mesma do que um baixo com 21/22 casas, pois nesse caso os 3 baixos tem a escala de 34 polegadas-Longa/padrão ... e quem dita tamanho de casa é o tamanho da escala do baixo ! Sei lá, desencane com esse negócio de quantidade de casas e é sério, esqueça esse negócio de "baixo ativo e passivo". Tem muito mito envolvendo isso ... mitos errôneos, preconceituosos e falsos ! Digo por experiência própria ... Enfim, teste os 3 se possível. São 3 baixos bem diferentes e bem distintos ... No seu caso eu pegaria se possível um RBX 375, porém é a minha opinião, por isso reforço: Se POSSÍVEL teste os 3 e tire suas próprias conclusões !


Última edição por marcelinhobass em Ter Mar 20, 2018 4:41 am, editado 1 vez(es)
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Re: Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por marcelinhobass Ter Mar 20, 2018 4:38 am

E se quiser pegar um "ativo" só porque ele tem mais ganho, na boa, desencane! É algo relativo e não é nenhuma regra ... Já ví muito jazz bass "passivão" por aí ter muito mais ganho do que muito Ibanez "ativão". Esqueça isso ! Sério, sinta os baixos, escute-os depois queira pensar em saber se ele tem mais ganho ou menos ganho do que baixo X ou Y... Pra isso existe controle de ganho nos amplificadores. Simples assim ! Fique atento a qualidade construtiva, ao timbre (se tu curte) e a tocabilidade.
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Re: Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por campos Ter Mar 20, 2018 10:06 am

Estaria o TRBX174 em um patamar um pouco acima?

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Re: Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 20, 2018 10:18 am

Eu pegaria esse

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-976714201-baixo-warwick-_JM
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9125
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Re: Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por Vinicius F Ter Mar 20, 2018 5:32 pm

^(2) Muito bom preço.

Mas entre os 3, se não pudesse testar, ficaria com o Yamaha. Assim como vários colegas de fórum aqui, também nunca toquei num Yamaha ruim.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Re: Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por marcelinhobass Ter Mar 20, 2018 5:43 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:Eu pegaria esse

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-976714201-baixo-warwick-_JM
Caramba, o preço tá bem convidativo ...
Uma vez testei um Warwick desses numa loja lá em Itaperuna, e na boa, gostei do bichinho ! Very Happy
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Re: Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por marcelinhobass Ter Mar 20, 2018 5:47 pm

campos escreveu:Estaria o TRBX174 em um patamar um pouco acima?
Apesar de ser um baixo bem "simples" (*leia pau para toda obra), na minha opinião está sim ... é um baixo que não deve nada a muitos baixos 10 vezes mais caro que ele ! O bicho é robusto, pega regulagem com extrema facilidade, é macio, tem um timbre muito legal... Sei lá, eu sou louco pra pegar um baixo desses e encher de upgrades. É uma "plataforma" bem robusta ! HAHAHAHA
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Re: Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por allexcosta Ter Mar 20, 2018 5:48 pm

Por que esse RockBass tem 27 casas?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Re: Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por Vinicius F Ter Mar 20, 2018 6:33 pm

^Putz! 27 trasto...

Por isso o preço baixo... hahahaha

De qualquer forma ele tá avisando que o baixo foi modificado. Só acho que poderia dizer que trocou o braço inteiro de uma vez, seja por questão pessoal ou porque o original foi pro saco.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Re: Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Mar 21, 2018 2:39 pm

Não havia reparado que o baixo havia sido modificado. Então, esse Rockbass aí caiu em desgraça lol! . Esqueçam ele.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9125
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174 Empty Re: Eagle SJB005 X Tagima Millenium 4 X Yamaha TRBX174

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos