Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

+5
miki_san
oribeiro
Rico
JAZZigo
Targino
9 participantes

Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por Targino Ter Abr 24, 2018 9:55 pm

Boa noite amigos.
Peguei ontem em uma troca um Thunderbird, nunca tinha tocado com esse bass, quando cheguei em casa, fui logo regular para deixar mais confortável, porém estou encucado com a ponte dele, não sei se é impressão minha, mas parece que ele não tem regulagem de altura por corda, no caso desse que está aqui, a mi esta trastejando, porém a lá e a ré estão muito altas, pra quem tem ou já teve esse bass, sabe se existe alguma maneira de regular por corda, como nos outros baixos?
Targino
Targino
Membro

Mensagens : 167
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por JAZZigo Qua Abr 25, 2018 6:03 pm

Você pode procurar por um jogo de sadles de maior raio (mais baixos nas 2ª e 3ª cordas) ou fazer ainda melhor: jogar fora essa famigerada 3-Point Gibson Style Bass Bridge e substituir por uma das opções abaixo:

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte MMhd212014
Hipshot 3-Point Supertone Bass Bridge

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Babicz-3pt-Bass-Bridge-Gibson-Thunderbird-2015
Babicz FCH-3 Point Bass Bridge

Ambas não requerem qualquer modificação no seu Thunderbird e você mesmo pode fazer a troca facilmente.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por Rico Qui Abr 26, 2018 11:04 am

Sem discussão. Consenso que a ponte do TBird, tal qual a do RK é um lixo, difícil de regular, não batem oitavas nem com reza forte, quebram e etc...

Mas... Você precisa levar esse Bass num Luthier, porque pelo que tá falando, parece que o braço precisa regulagem e talvez até nivelamento de trastes.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por Targino Seg Abr 30, 2018 12:50 am

Obrigado Rico e JAZZigo, consegui dar uma regulada, fiz uma "gambiarra" ai ficou até que bem confortável, me impressionei com o timbre, gostei bastante, além do visual ser bem bonito também, já no quesito conforto, ele é bem ruim, é um tanto quanto desconfortável, mas dá pra acostumar.
Em relação aos upgrades de ponte, como peguei ele em uma troca, é bem capaz que ele será vendido em breve, mas caso eu decida ficar com ele, com certeza essa será a primeira coisa que eu irei fazer Very Happy
Targino
Targino
Membro

Mensagens : 167
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por oribeiro Seg Abr 30, 2018 4:07 pm

Devo ter tido sorte, pois não tive esse problema com a ponte do meu Thunderbird (Epiphone Classic Pro). Mas é uma ponte esquisita mesmo. Eu mandei fazer uma Mod Bar, para evitar que a parte próxima da bolinha de retenção da corda passe sobre o saddle. Mas trocar as cordas do bichinho sempre é uma novela, viu? Por causa da Mod Bar, tem que desmontar a ponte pra trocar as cordas. Mas o timbre do T-Bird acaba compensando.
oribeiro
oribeiro
Membro

Mensagens : 213
Localização : Vila Velha - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por miki_san Seg Abr 30, 2018 6:10 pm

Rico escreveu:Sem discussão. Consenso que a ponte do TBird, tal qual a do RK é um lixo, difícil de regular, não batem oitavas nem com reza forte, quebram e etc...
Mais um item que aprendi no Fórum. Tanto o TBird quanto o RK são desejos de consumo. Bom saber destas limitações.
miki_san
miki_san
Membro

Mensagens : 169
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por campos Seg Abr 30, 2018 6:15 pm

A ponte do RK é um lixo?
Mas o baixo custa 2 mil dólares e o Paul McCartney usava!!!

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por Rico Seg Abr 30, 2018 9:55 pm

^Isso não é motivo pra que deixem de ser ruins.

Antigamente, regular oitavas do contrabaixo elétrico era algo sem importância.

Eu mantenho meus baixos o mais original possível porque gosto que sejam assim, todavia, é verdade que um Squier china de 350 usd, regula ponte melhor e mais fácil que os RK's ou Gibsons vintage de 15.000 topetes nucleares.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por vcrz Seg Abr 30, 2018 11:00 pm

Eu nunca me acostumei com o tbird, tive dois e não ficaram muito tempo. O som é ótimo, mas horrível de tocar duas horas.

Quanto ao Paul, ele também usou Yamaha Hahahahaha. Tenho visto muita reclamação de regulares do braço dos RKs, com tensor duplo e pouco espaço pras chaves. Era sonho de consumo até a Yamaha comprar meu passe.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por JAZZigo Seg Abr 30, 2018 11:37 pm

campos escreveu:A ponte do RK é um lixo?
Mas o baixo custa 2 mil dólares e o Paul McCartney usava!!!
Tem ferradura com construção e acabamento melhores. Razz

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Alurace_outerrim
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por JAZZigo Ter maio 01, 2018 12:13 am

oribeiro escreveu:Devo ter tido sorte, pois não tive esse problema com a ponte do meu Thunderbird (Epiphone Classic Pro). Mas é uma ponte esquisita mesmo. Eu mandei fazer uma Mod Bar, para evitar que a parte próxima da bolinha de retenção da corda passe sobre o saddle.
Bem lembrado! A 3-Point Gibson Style Bass Bridge também tem este outro grande problema: pouco espaço entre a bolinhas da extremidade e os sadles, fazendo com que a amarração das cordas passe por cima deles, especialmente nas 3ª e 4ª cordas. Também uso mod-bars, em 2 baixos onde não foi possível a substituição dessa famigerada ponte, sem ter de modificar o instrumento, pois fica instalada em piscininha a menos de 5 mm do top. Rolling Eyes

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte DSC08659
Vantage VP700B "Mystic" Bass

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte DSC08660
Hondo II/Tokai Professional Bass

A título de curiosidade, especialmente para quem usa cordas LaBella: encontrei outra solução para este mesmo problema no meu Fender Musicmaster Bass, onde a instalação da mod-bar não foi possível, por causa da altura aba atrás da ponte. Usei os dadinhos plásticos de identificação das cordas para afastar as amarrações. Solução ótima, estética e funcionalmente, modéstia à parte! Wink

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Fullsizeoutput_30c
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por JAZZigo Ter maio 01, 2018 12:38 am

vcrz escreveu:Tenho visto muita reclamação  de regulares do braço  dos RKs,  com tensor duplo e pouco espaço  pras chaves. Era sonho de consumo até  a Yamaha comprar meu passe.
Opa, VCRZ! Em primeiro lugar, convenhamos, a comparação entre Rickenbacker e Yamaha é meio forçada, né?! Segundo: com a chave correta (tenho duas), ajustei os tensores do meu 4003 Jetglo apenas uma única vez, assim que o comprei, há quase 6 anos e nunca mais. Depois dos meus baixos com braços em fibra-de-carbono, o do Rick é o mais estável, faça chuva ou faça sol, literalmente.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por Rico Ter maio 01, 2018 7:29 am

Também não tenho problema com os braços dos meus RK,s. Os tensores funcionam normalmente em instrumentos de quase 50 anos, e os braços são estáveis.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por vcrz Ter maio 01, 2018 12:30 pm

JAZZigo escreveu:
vcrz escreveu:Tenho visto muita reclamação  de regulares do braço  dos RKs,  com tensor duplo e pouco espaço  pras chaves. Era sonho de consumo até  a Yamaha comprar meu passe.
Opa, VCRZ! Em primeiro lugar, convenhamos, a comparação entre Rickenbacker e Yamaha é meio forçada, né?! Segundo: com a chave correta (tenho duas), ajustei os tensores do meu 4003 Jetglo apenas uma única vez, assim que o comprei, há quase 6 anos e nunca mais. Depois dos meus baixos com braços em fibra-de-carbono, o do Rick é o mais estável, faça chuva ou faça sol, literalmente.

Não  fiz comparação,  apenas coloquei na discussão  que além  de Rk,  Paul também  usou Yamaha e Eu gostar de Yamaha nada tem a ver com que comparar aos RKs.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter maio 01, 2018 12:43 pm

JAZZigo
Muito bem pensada a solução para o Musicmaster!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por miki_san Ter maio 01, 2018 1:10 pm

Caramba, quanta informação técnica. Este lance do mod bar é bem interessante.
miki_san
miki_san
Membro

Mensagens : 169
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por allexcosta Ter maio 01, 2018 3:45 pm

campos escreveu:A ponte do RK é um lixo?
Mas o baixo custa 2 mil dólares e o Paul McCartney usava!!!

O que essas coisas têm a ver com qualidade da ponte?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por JAZZigo Ter maio 01, 2018 6:56 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:JAZZigo
Muito bem pensada a solução para o Musicmaster!
Obrigado, mestre! up
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por Rico Ter maio 01, 2018 7:36 pm

allexcosta escreveu:
campos escreveu:A ponte do RK é um lixo?
Mas o baixo custa 2 mil dólares e o Paul McCartney usava!!!

O que essas coisas têm a ver com qualidade da ponte?

Absolutamente nada.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte Empty Re: Epiphone Thunderbird- Regulagem da ponte

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos