Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o sentido das coisas?

+16
fheliojr
PéDIPano
rodlburigo
Ivanov_br
Vinicius F
Raul S.
Maurício_Expressão
Zubrycky
AndréBurger
gsfteodoro
Claudio
bodhan
Moshe Bar Elohim
Fernando Zadá
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
20 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 02, 2018 2:32 pm

Acho que dá pra conversar sem cair na religião, né?

Qual o sentido das coisas, da vida? Pra que serve tudo isso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jun 02, 2018 6:19 pm

Sentido nenhum...
O acaso é Supremo. O incerteza, exceto a da morte, Absoluta.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 02, 2018 6:24 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:O acaso é Supremo.

Bela frase. Simples e poderosa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jun 02, 2018 6:36 pm

Um dos grandes enigmas que me assolam ultimamente.

Alguém aqui leu Sapiens?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 02, 2018 6:56 pm

^ O enigma é se alguém leu Sapiens? Laughing

Não, não li. É bom?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jun 02, 2018 7:20 pm

Rsss Não é que por acaso comecei a ler esta interessante e o assunto do Homo Deus o livro seguinte do mesmo autor me intrigou bastante. Gostei do pouco que folhei numa livraria essa semana.
É que o livro trata de questões da evolução e acho que tem a ver com o assunto..

Mas o sentido das coisas talvez na minha opinião atualmente talvez seja dar sentido as coisas.... ou tentar dar algum significado e valor....

mas é f*** eu começo de mês sem um puto no bolso torcendo pro lugar da gig de hoje pagar hoje mesmo fico meio bodeado e procurando significado nessa loucura que são as coisas e o viver....
é meio doido as vezes parece um lance meio Matrix



Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 02, 2018 7:39 pm

Baixei o Sapiens agorinha mesmo e bem no começo ele apresenta teorias de evolução e big bang como fatos.

Não curti o começo.

Interessante você falar de Matrix. No evoluir do tópico eu planejava puxar esse assunto de universo simulado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Jun 03, 2018 1:34 pm

É sincera a pergunta? É crise existencial? Já chegando na prorrogação do primeiro tempo da sua jornada, não era para ter superado isto?
Geralmente isto é coisa de adolescente (sem querer ofender) mas, vez por outra pode voltar nas nossas cacholas.

Particularmente acho impossível não entrar sem "cair" (sua palavra) na religião.  

Eu acho impossível tentar achar um sentido das coisas apenas crendo no acaso; tipo o "nada" explodiu e aconteceu tudo e tudo passou a existir a partir da evolução do nada, para nada ter sentido, para absolutamente nada acontecer depois.

Só deixo uma reflexão (não é bíblica, pode ficar tranquilo): "Quando o homem não crê na recompensa do bem nem no castigo do mal, não vê razão para ser humano".

Essas questões seriam o início da reflexão do sentido de nós, das coisas e tal. Mas... como não é para entrar em crenças... passar bem.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Dom Jun 03, 2018 2:07 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:É sincera a pergunta? É crise existencial? Já chegando na prorrogação do primeiro tempo da sua jornada, não era para ter superado isto?

Sim. Sim. É algo que se supera?  scratch

Primeiro tempo não tem prorrogação.  Wink

Moshe Bar Elohim escreveu:Particularmente acho impossível não entrar sem "cair" (sua palavra) na religião.

O que a gente evita aqui são discussões de fé, pois cada um tem a sua e discutir só causa problema. Não há problema em citar frases encontradas em livros religiosos.

Moshe Bar Elohim escreveu:Eu acho impossível tentar achar um sentido das coisas apenas crendo no acaso; tipo o "nada" explodiu e aconteceu tudo e tudo passou a existir a partir da evolução do nada, para nada ter sentido, para absolutamente nada acontecer depois.

E se não for do nada e acontecer algo depois passa a fazer sentido?

Moshe Bar Elohim escreveu:Só deixo uma reflexão (não é bíblica, pode ficar tranquilo): "Quando o homem não crê na recompensa do bem nem no castigo do mal, não vê razão para ser humano".

Se existir recompensa pra o "bem" e castigo pra o "mal" as coisas passam a fazer sentido? Você acha isso muito raso pra ser discutido por adultos?

Moshe Bar Elohim escreveu:Essas questões seriam o início da reflexão do sentido de nós, das coisas e tal. Mas... como não é para entrar em crenças... passar bem.

Ói... affraid


Última edição por allexcosta em Dom Jun 03, 2018 3:26 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Jun 03, 2018 3:18 pm

allexcosta escreveu:Primeito tempo não tem prorrogação.  Wink
Era só para testar se suas funções cognitivas estavam ok. Laughing

allexcosta escreveu:E se não for do nada e acontecer algo depois passa a fazer sentido?
Lógico, né!? Se alguém não crê que houve um design inteligente, iniciador de tudo isto e com um propósito específico, não faz o menor sentido querer saber o sentido das coisas se por opção de escolha essa mesma pessoa não crê que as coisas tiveram um sentido de existir. Então a tese do Bertola está correta: Nada, sem sentido algum, nem propósito, nem nada de nada; tanto estamos aqui como poderíamos não estar e não faz a menor diferença para o cosmos e tudo que existe.

allexcosta escreveu:Se existir recompensa pra o "bem" e castigo pra o "mal" as coisas passam a fazer sentido? Você acha isso muito raso pra ser discutido por adultos?
Não foi isto que eu quis dizer. Quis dizer que estas questões são geralmente abordadas por adolescentes, que passam pela crise existencial (ninguém me ama, ninguém me quer, o que faço da vida, pra quê existo, onde vou parar, saí do saco do meu pai e sou produto de uma transa tão somente, vou me jogar da ponte, essas coisas).

O sentido da frase quer dizer que existe um propósito para a vida, principalmente depois dela. Não estaríamos aqui por acaso, nem tudo que existe é sem propósito.

Agora, se cada um faz o que bem entende, ao seu bel prazer, enquanto tem vida: mata, rouba, estupra (mal) já que não vai dar em nada mesmo (enquanto não for preso e pego). Posso fazer o que bem entender da minha vida sem me importar com a dos outros, afinal não existe nada além da existência por si mesma sem qualquer propósito.  

Então, como a regra definida no seu tópico é não pode entrar em questões religiosas, fica por isto mesmo.


Última edição por Moshe Bar Elohim em Dom Jun 03, 2018 3:38 pm, editado 2 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Dom Jun 03, 2018 3:30 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Lógico, né!? Se alguém não crê que houve um design inteligente, iniciador de tudo isto e com um propósito específico, não faz o menor sentido querer saber o sentido das coisas se por opção de escolha essa mesma pessoa não crê que as coisas tiveram um sentido de existir. Então a tese do Bertola está correta: Nada, sem sentido algum, nem propósito, nem nada de nada.

Não vejo preto e branco assim.

Se disser "olha, teve um cara que fez tudo"... Tá bom, blz...

Aí depois, "olha a gente vive aqui e depois vai pra outra parada que vive igual aqui, ou parecido". Sinceramente, eu continuo sem ver muito sentido.

Queria ir além de existir um criador ou vida após a morte e essas conversas típicas. Mesmo que essas coisas existam, o conjunto disso tudo serve pra quê?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Jun 03, 2018 3:44 pm

allexcosta escreveu:
Moshe Bar Elohim escreveu:Lógico, né!? Se alguém não crê que houve um design inteligente, iniciador de tudo isto e com um propósito específico, não faz o menor sentido querer saber o sentido das coisas se por opção de escolha essa mesma pessoa não crê que as coisas tiveram um sentido de existir. Então a tese do Bertola está correta: Nada, sem sentido algum, nem propósito, nem nada de nada.

Não vejo preto e branco assim.

Se disser "olha, teve um cara que fez tudo"... Tá bom, blz...

Aí depois, "olha a gente vive aqui e depois vai pra outra parada que vive igual aqui, ou parecido". Sinceramente, eu continuo sem ver muito sentido.

Queria ir além de existir um criador ou vida após a morte e essas conversas típicas. Mesmo que essas coisas existam, o conjunto disso tudo serve pra quê?

Colega, você já estabeleceu as regras. Portas fechadas.
Eu já disse: vai ter que passar por assuntos filosófico religiosos. Ou pelo menos a crença de cada um em sua religião ou o porquê das coisas existirem. Aliás, o não crer em nenhum sentido pra nada, não passa de mais uma crença. Seria como alguém ver um relógio desmontado e analisar todas as peças separadas e dizer que não servem pra nada, que não fazem sentido.

Poderia discorrer com você abertamente, mas não vou. Só loguei no fórum de novo para apagar o meu primeiro post, me arrependi de ter começado. Mas assim que vi seu quote, não resisti de contra argumentar. Smile

E, sim, vai muito além de "teve um cara que fez tudo" e "olha a gente vive aqui e depois vai pra outra parada que vive igual aqui, ou parecido."
E entendo também sua preocupação. A conversa vai descambar em "tá levando dízimo pra pastor", "odeio a Universal", "crente é tudo alienado", "não me venha com conversa que o vento e a eletricidade não se veem mas existem por isto Deus existe", "a Igreja Católica alterou toda a Bíblia", "é escrito por homens" (como se o livrinho ateu deles fosse escrito por ETS sapiens, hehe), "odeio fanáticos fundamentalistas"... sei bem onde vai parar. Neste viés é verdade, os trolls e haters amam por lenha na fogueira, difamar, causar briguinhas e intrigas e todas essas confusões e coisas; haja vista que o fórum é público e qualquer um entra pra dizer o que bem quiser - vai ter de tudo mesmo.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Dom Jun 03, 2018 4:23 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Colega, você já estabeleceu as regras. Portas fechadas.

Na verdade, é regra do fórum que foi estabelecida por um grupo de pessoas. Só fiz lembrar pra, talvez, a gente discutir isso sem muitos problemas.

Moshe Bar Elohim escreveu:Eu já disse: vai ter que passar por assuntos filosófico religiosos. Ou pelo menos a crença de cada um em sua religião ou o porquê das coisas existirem. Aliás, o não crer em nenhum sentido pra nada, não passa de mais uma crença. Seria como alguém ver um relógio desmontado e analisar todas as peças separadas e dizer que não servem pra nada, que não fazem sentido.

Pois é. Mas eu, por exemplo, não comungo dessa idéia de não haver sentido pra nada. Eu simplesmente não sei qual é ou se existe.

Moshe Bar Elohim escreveu:E entendo também sua preocupação. A conversa vai descambar em "tá levando dízimo pra pastor", "odeio a Universal", "crente é tudo alienado", "não me venha com conversa que o vento e a eletricidade não se veem mas existem por isto Deus existe", "a Igreja Católica alterou toda a Bíblia", "é escrito por homens" (como se o livrinho ateu deles fosse escrito por ETS sapiens, hehe), "odeio fanáticos fundamentalistas"... sei bem onde vai parar. Neste viés é verdade, os trolls e haters amam por lenha na fogueira, difamar, causar briguinhas e intrigas e todas essas confusões e coisas; haja vista que o fórum é público e qualquer um entra pra dizer o que bem quiser - vai ter de tudo mesmo.

Pois é, preocupação original dos admin/mods do fórum quando fizeram/fizemos as regras anos atrás. Mas sei lá, acho que dá pra caminhar na linha tênue.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por bodhan Dom Jun 03, 2018 9:05 pm

Teve um estudo ano passado em que um cientista disse ser impossível estarmos numa simulação. Estou com preguiça de buscar a fonte ... mas disse, depois de muito calcular, que não seria possível simular todas as partículas sub atômicas existentes.

Richard Dawkins em "O Gene Egoísta":

-No universo existe uma tendência da matéria estabilizar.
-Na busca pela estabilidade aminoácidos começaram a se agrupar, depois gerando vida como busca dessa estabilidade.
-Seres vivos são as máquinas de sobrevivência dos genes, e tudo está nessa direção, proteger os genes.
-A simulação de possibilidades de acontecimentos futuros proporcionou a consciência, que existe como um recurso para a sobrevivência e consequente transmissão dos genes.

Ou seja, não interessa muito o que pensamos. O que quer que seja é para a sobrevivência do gene, não temos como entender o por quê. Lamento.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jun 03, 2018 10:36 pm

bodhan escreveu:Teve um estudo ano passado em que um cientista disse ser impossível estarmos numa simulação. Estou com preguiça de buscar a fonte ... mas disse, depois de muito calcular, que não seria possível simular todas as partículas sub atômicas existentes.

Richard Dawkins em "O Gene Egoísta":

-No universo existe uma tendência da matéria estabilizar.
-Na busca pela estabilidade aminoácidos começaram a se agrupar, depois gerando vida como busca dessa estabilidade.
-Seres vivos são as máquinas de sobrevivência dos genes, e tudo está nessa direção, proteger os genes.
-A simulação de possibilidades de acontecimentos futuros proporcionou a consciência, que existe como um recurso para a sobrevivência e consequente transmissão dos genes.

Ou seja, não interessa muito o que pensamos. O que quer que seja é para a sobrevivência do gene, não temos como entender o por quê. Lamento.
Essa perspectiva é aterradora para a maior parte das pessoas.
Mas, infelizmente, vejo-a como verdadeira...

Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Claudio Seg Jun 04, 2018 8:36 am

Vivemos numa grande "Inception". É necessário estar sempre com o Pião por perto para sabermos se estamos de fato na nossa realidade, ou na realidade alheia!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por gsfteodoro Seg Jun 04, 2018 10:20 am

Vejo que algumas religiões foram criadas para tentarem responder a esta questão.

Mas é uma excelente questão. Eu mesmo resolvi não buscar mais a resposta pra ela.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Seg Jun 04, 2018 10:32 am

Claudio escreveu:Vivemos numa grande "Inception". É necessário estar sempre com o Pião por perto para sabermos se estamos de fato na nossa realidade, ou na realidade alheia!

Eu tenho certa vantagem então. O Lula tá a 10 minutos de carro ali na Santa Cândida.

Será que é perto o suficiente? dancetroll


Última edição por allexcosta em Seg Jun 04, 2018 10:41 am, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Seg Jun 04, 2018 10:40 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Essa perspectiva é aterradora para a maior parte das pessoas.

O que há de aterrador nessa perspectiva?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Claudio Seg Jun 04, 2018 11:19 am

allexcosta escreveu:
Claudio escreveu:Vivemos numa grande "Inception". É necessário estar sempre com o Pião por perto para sabermos se estamos de fato na nossa realidade, ou na realidade alheia!

Eu tenho certa vantagem então. O Lula tá a 10 minutos de carro ali na Santa Cândida.

Será que é perto o suficiente? dancetroll

Hahaha, mas neste caso seria Peão.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 04, 2018 11:24 am

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Essa perspectiva é aterradora para a maior parte das pessoas.

O que há de aterrador nessa perspectiva?
Allex, a maior parte das pessoas acredita, quer acreditar, e foram induzidas à isso por milênios de ideologia, que somos algo "especial", seres criados por inspiração divina ou lá o que seja.
É quase impossível para a maior parte dos seres humanos perceber que somos criaturinhas frágeis mais soberbas (no fundo miseráveis e contraditórias), que vivem num planetinha isolado girando ao redor de um solzinho de quinta categoria, num dos braços externos de uma galáxia das milhares que existem. Quando essa perspectiva lhe é apresentada, isso lhes apavora, pois suas vidas parecem (e a maioria das pessoas tem vidas difíceis e prosaicas) perder totalmente o sentido.
Para a grande maioria é difícil perceber que não há sentido para nada, que para o universo elas não passam de ínfimo pó.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Convidado Seg Jun 04, 2018 11:25 am

Interessantíssimo o tópico. E quem não questionou esse tipo de coisa tem pouca intimidade com a própria vida.

Já li o Sapiens... ao mesmo tempo em que é um livro interessante, se você mergulhar na vibe começa ver o homem como mero animal (não que não seja)... perdi um pouco a esperança na época em que estava lendo.

Lembro que essa era a melhor pergunta do Abujamra, que quase sempre fechava o Provocações: - O que é a vida? (ou seja... qual o sentido das coisas) Quase todo mundo tropeçava nas pernas para responder.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por AndréBurger Seg Jun 04, 2018 12:27 pm

Assista a Cosmos...
é como um colchão da melhor espuma para quando se tem essas questões


Mas a que mais gosto é essa aqui.
"We are a way to the Cosmos know itself."

https://www.youtube.com/watch?v=Xaj407ofjNE

p.s.: engraçado esse post após ver o planeta dos macacos de 68 ontem. No filme eles pegam essa 'disputa' de ciência x religião de forma leve

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Seg Jun 04, 2018 1:48 pm

Claudio escreveu:Hahaha, mas neste caso seria Peão.

Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Seg Jun 04, 2018 1:51 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, a maior parte das pessoas acredita, quer acreditar, e foram induzidas à isso por milênios de ideologia, que somos algo "especial", seres criados por inspiração divina ou lá o que seja.

Em 2018 ainda existe isso? scratch

Henri-Q escreveu:ao mesmo tempo em que é um livro interessante, se você mergulhar na vibe começa ver o homem como mero animal (não que não seja)... perdi um pouco a esperança na época em que estava lendo.

"Não que não seja". Wink

AndréBurger escreveu:Assista a Cosmos...

Assisto sempre. Já vi uns 5 episódios do novo e acredito que todos do original.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jun 04, 2018 2:50 pm

Ontem reassisti sem querer boa parte do Matrix 1 na televisão. Acho um dos melhores filmes que já vi. Me agrada muito a mistura bem equilibrada de ação, filosofia e etc.....

To lendo o Sapiens e achando interessante mas me agradou muito o pouco que li do Homo Deus que me parece bem pertinente e atual.

O duro de buscar esse sentido que as vezes cansa e a gente chega a conclusão que esta fazendo muita coisa errada.... rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Zubrycky Seg Jun 04, 2018 2:57 pm

"There's no spoon". Wink
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Jun 04, 2018 5:53 pm

Por que as coisas precisam ter sentido? Será que tudo não pode existir apenas por si só? Inclusive nós?
Uma das coisas mais interessantes parece ser a afirmação que vida existe apenas na presença de água, e talvez no estado líquido.
Hidrogênio e Oxigênio são bastante comuns no universo. Já água não. Por que?
Talvez algumas perguntas nunca tenham respostas.
Mas uma coisa eu sei por puro sentimento, fé, ou intuição: nossa vida não termina com a morte. Uma pessoa morta não é uma pessoa. É apenas um corpo...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Seg Jun 04, 2018 6:03 pm

^ Que fé e intuição o que, Maurício?

Tu tava lá...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Jun 04, 2018 6:05 pm

Hehehehehe....
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 04, 2018 6:09 pm

Em 2018 ainda existe isso? scratch
Óbviamente...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Raul S. Seg Jun 04, 2018 7:00 pm

Maurício_Expressão escreveu:Hidrogênio e Oxigênio são bastante comuns no universo. Já água não.
a via láctea tem entre 100 e 400 bilhões de estrelas (podemos ler isso como "sistemas solares"), e essa nossa galáxia é apenas uma pequena parte do universo observável. em teoria, é possível que cada sistema solar comporte algum planeta com condições similares à terra. pra ter uma ideia, as chances de ganhar na mega sena com 6 números é, no mínimo, 2 mil vezes maior do que a de não existir água em estado líquido em nossa galáxia observável na visão mais pessimista de número de estrelas (100 bilhões). detalhe que uma das estrelas mais próximas do nosso sistema solar, alpha centrauri b, está a pouco mais de 4 anos luz de distância da terra, e descobriu-se, em 1915, um exoplaneta, proxima centauri, que é tido como potencialmente habitável. hoje listam-se pelo menos 6 planetas observados com grandes chances de terem água. os números são tão absurdamente grandes quando falamos de astrofísica, que qualquer afirmação no sentido de algo existir ou não é absurda. mas claro que eu, diferente, de você, não estava presente no big bang, mas as coisas mudaram um pouco desde lá, Maurício. rs
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Seg Jun 04, 2018 7:15 pm

Essa idéia de que água em estado líquido é imprescindível pra vida caiu uns 20 anos atrás.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Vinicius F Seg Jun 04, 2018 8:03 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, a maior parte das pessoas acredita, quer acreditar, e foram induzidas à isso por milênios de ideologia, que somos algo "especial", seres criados por inspiração divina ou lá o que seja.
É quase impossível para  a maior parte dos seres humanos perceber que somos criaturinhas frágeis mais soberbas (no fundo miseráveis e contraditórias), que vivem num planetinha isolado girando ao redor de um solzinho de quinta categoria, num dos braços externos de uma galáxia das milhares que existem. Quando essa perspectiva lhe é apresentada, isso lhes apavora, pois suas vidas parecem (e a maioria das pessoas tem vidas difíceis e prosaicas) perder totalmente o sentido.
Para a grande maioria é difícil perceber que não há sentido para nada, que para o universo elas não passam de ínfimo pó.

Pra mim a sensação é exatamente a oposta. Quando comecei a entender que nada posso entender, e que muito possivelmente não haja nada a compreender nesse sentido, senti um misto de liberdade e humildade. Joguei uma pedra enorme em cima de muitos preconceitos e julgamentos. Gosto ser feito de "star stuff" e compartilhar meu DNA em mais de 90% com vários animais. Saber que posso ser morto com uma simples patada de um urso ou mordida de uma onça numa floresta. Acho bonita a vida dessa forma, tão simples, regida pelas leis da natureza (universo). Mas é verdade que infelizmente para muitas pessoas, os valores morais, éticos e motivacionais estão encravados dentro de uma cultura de punição e recompensa, quando deveriam ser apenas baseados no bom senso e coletividade.

Deixei tudo isso pra lá porque mesmo se alguém "superior" ou "mais evoluido" pudesse nos passar o sentido verdadeiro de tudo (caso existisse um), penso que não seríamos capazes de entender, dadas nossas limitações. Acho todas as tentativas de explicações atuais, mesmo as ditas como pontos vistas de seres "superiores", sempre muito humanas. É meio paradoxal pra mim, tal qual ensinar função bijetora a um porquinho da índia... rsrsr
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 04, 2018 11:05 pm

Vinicius F escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, a maior parte das pessoas acredita, quer acreditar, e foram induzidas à isso por milênios de ideologia, que somos algo "especial", seres criados por inspiração divina ou lá o que seja.
É quase impossível para  a maior parte dos seres humanos perceber que somos criaturinhas frágeis mais soberbas (no fundo miseráveis e contraditórias), que vivem num planetinha isolado girando ao redor de um solzinho de quinta categoria, num dos braços externos de uma galáxia das milhares que existem. Quando essa perspectiva lhe é apresentada, isso lhes apavora, pois suas vidas parecem (e a maioria das pessoas tem vidas difíceis e prosaicas) perder totalmente o sentido.
Para a grande maioria é difícil perceber que não há sentido para nada, que para o universo elas não passam de ínfimo pó.

Pra mim a sensação é exatamente a oposta. Quando comecei a entender que nada posso entender, e que muito possivelmente não haja nada a compreender nesse sentido, senti um misto de liberdade e humildade. Joguei uma pedra enorme em cima de muitos preconceitos e julgamentos. Gosto ser feito de "star stuff" e compartilhar meu DNA em mais de 90% com vários animais. Saber que posso ser morto com uma simples patada de um urso ou mordida de uma onça numa floresta. Acho bonita a vida dessa forma, tão simples, regida pelas leis da natureza (universo). Mas é verdade que infelizmente para muitas pessoas, os valores morais, éticos e motivacionais estão encravados dentro de uma cultura de punição e recompensa, quando deveriam ser apenas baseados no bom senso e coletividade.

Deixei tudo isso pra lá porque mesmo se alguém "superior" ou "mais evoluido" pudesse nos passar o sentido verdadeiro de tudo (caso existisse um), penso que não seríamos capazes de entender, dadas nossas limitações. Acho todas as tentativas de explicações atuais, mesmo as ditas como pontos vistas de seres "superiores", sempre muito humanas. É meio paradoxal pra mim, tal qual ensinar função bijetora a um porquinho da índia... rsrsr
Penso de maneira parecida, mas não igual à você.
Mas somos exceção...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Raul S. Ter Jun 05, 2018 12:39 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Mas somos exceção...
we are legion
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Ivanov_br Ter Jun 05, 2018 5:50 am

allexcosta escreveu:Baixei o Sapiens agorinha mesmo e bem no começo ele apresenta teorias de evolução e big bang como fatos.

Este é o entendimento atual.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Ter Jun 05, 2018 6:40 am

Ivanov_br escreveu:
allexcosta escreveu:Baixei o Sapiens agorinha mesmo e bem no começo ele apresenta teorias de evolução e big bang como fatos.

Este é o entendimento atual.

Nope...

Nenhum cientista sério vai te dizer que qualquer dessas coisas é fato. São teorias.

Fossem realmente fatos, não existiria a necessidade da palavra "atual" na sua frase.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jun 05, 2018 7:15 am

allexcosta escreveu:
Ivanov_br escreveu:
allexcosta escreveu:Baixei o Sapiens agorinha mesmo e bem no começo ele apresenta teorias de evolução e big bang como fatos.

Este é o entendimento atual.

Nope...

Nenhum cientista sério vai te dizer que qualquer dessas coisas é fato. São teorias.

Fossem realmente fatos, não existiria a necessidade da palavra "atual" na sua frase.
Big Bang é teoria, Evolução é fato (na verdade processo) comprovado por observações e pesquisas (embora não como elaborada no século XIX por Charles Darwin).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Ter Jun 05, 2018 7:30 am

^ A evolução citada no livro "Sapiens" é uma teoria.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jun 05, 2018 8:20 am

Postagem equivocada
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Convidado Ter Jun 05, 2018 3:52 pm

Vinicius F escreveu:Deixei tudo isso pra lá porque mesmo se alguém "superior" ou "mais evoluido" pudesse nos passar o sentido verdadeiro de tudo (caso existisse um), penso que não seríamos capazes de entender, dadas nossas limitações

Interessante a diferença nos pontos de vista...

Como teísta que sou, embaso minha fé exatamente na certeza de que não posso compreender o Criador. No meu caso, isso não me afasta das minhas crenças, ao contrário, me atrai a elas.

Mas voltando ao tópico... busco ter a honestidade intelectual de aceitar que nem por meio fé algo é satisfatoriamente explicável do ponto de vista racional, a não ser que por meio da auto alienação.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Ivanov_br Ter Jun 05, 2018 5:11 pm

allexcosta escreveu:
Ivanov_br escreveu:
allexcosta escreveu:Baixei o Sapiens agorinha mesmo e bem no começo ele apresenta teorias de evolução e big bang como fatos.

Este é o entendimento atual.

Nope...

Nenhum cientista sério vai te dizer que qualquer dessas coisas é fato. São teorias.

Fossem realmente fatos, não existiria a necessidade da palavra "atual" na sua frase.

Allex,

em ciência, o termo teoria tem diferentes aplicações. Em teoria de evolução por exemplo, o termo teoria é aplicado como o raciocínio elegante que uma vez foi pensado (Darwin), e que posteriormente foi confirmado. Manteve-se o "teoria" por uma questão de representar a rationale do assunto.





Sobre o Big Bang, creio ja ser aceito como fato ocorrido: "This is the start of the hot Big Bang stage of the Universe evolution, when the Universe is dominated by radiation". tirado do artigo https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4247394/


Última edição por Ivanov_br em Ter Jun 05, 2018 5:19 pm, editado 1 vez(es)
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Ter Jun 05, 2018 5:18 pm

^ Só uma parte da comunidade científica comunga dessas idéias.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Ivanov_br Ter Jun 05, 2018 5:24 pm

allexcosta escreveu:^ Só uma parte da comunidade científica comunga dessas idéias.

MAs ai que esta a beleza da Ciência. Uma parte sim, outra parte não. Mas a busca pela verdade continua, e graças a evolução tecnológica, cada vez mais podemos coletar dados mais precisos da natureza. Porque é isto que faz a ciência: observar e descrever a natureza. Alguns concordam com os dados, outros acham que eles não sao fortes o suficiente.
Mas a maioria dos pares (do ingles peer) tem aceitado ambas, porem não sei precisar a porcentagem dos grupos, pois não frequento os eventos científicos dessas areas.
Ai que a ciencia se distingue da religiao, é aceitavel, desde que corretamente comprovado, que a verdade de hoje é uma mentira. As religiões, em sua essência, batalham arduamente para manter suas verdades, mesmo que seja tao infantil e banal quanto achar que todas as especies do planeta foram guardadas num barquinho, e que é legal matar o filho para provar que gosta de alguém.

Desculpe, não era para falar de religiao, né?
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Ter Jun 05, 2018 5:35 pm

Ivanov_br escreveu:MAs ai que esta a beleza da Ciência. Uma parte sim, outra parte não.

Então não é fato.

Ivanov_br escreveu:Desculpe, não era para falar de religiao, né?

Por mim falava. É que gera uma confusão danada.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Ivanov_br Ter Jun 05, 2018 5:45 pm

allexcosta escreveu:
Ivanov_br escreveu:MAs ai que esta a beleza da Ciência. Uma parte sim, outra parte não.

Então não é fato.


Ter pares que não concordam com determinadas evidências apresentadas é algo mais complexo do que provar ser fato ou não. A discussão é profunda, incluindo os métodos utilizados, etc, etc etc....

Essa necessidade de bater o martelo e querer colocar um ponto final se é fato ou não é algo que não combina com ciência. Temos evidencias que apontam que determinado fenômeno ocorre de determinada forma devido a determinados fatores, causando determinados impactos e influencias em outros fenômenos. As evidencias podem até dizer que isso é um "fato". Mas assumir que é um fato ELIMINA o interesse pela busca continua da compreensão do fenômeno em diferentes níveis. Ai vc esta se aproximando das religiões quando é assumido que tal fenômeno é assim PORQUE DEUS QUIS ou ta num livro qualquer que cada um interpreta como queira.
Os cientistas sérios não fecham portas, estando sempre abertos a contradição. Novas formas de analise, aferição, cada vez mais refinadas e capaz de trazer dados complexos que necessitam de muitas mentes e computadores para entender.
So fico triste com o emburrecimento da sociedade, abrindo mao de aprender mais sobre tudo o que ja descobrimos e voltando para uma era das trevas onde o conhecimento vai valer pouco em termos de valor social.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por allexcosta Ter Jun 05, 2018 5:49 pm

Ivanov_br escreveu:As evidencias podem até dizer que isso é um "fato".

Não é o caso em relação ao big bang ou às teorias de evolução explicadas no livro.

O resto que você escreveu eu concordo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jun 05, 2018 6:49 pm

So fico triste com o emburrecimento da sociedade, abrindo mao de aprender mais sobre tudo o que ja descobrimos e voltando para uma era das trevas onde o conhecimento vai valer pouco em termos de valor social.
2
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jun 06, 2018 11:26 am

Bacana a discussão.
Como alguém bem citou também existe uma enorme graça em nada ter sentido e ai que acho que podemos através de nossas atitudes e criações tentar dar algum sentido.
Músicos que já se foram, escritores, pintores, inventores e artistas no geral que continuam sendo apreciados e estudados me parecem um desses casos onde a pessoa conseguiu dar sentido a sua existência mesmo que não tivesse essa consciência.
Por outro lado o pai de família do interior que criou bem seus filhos e passou uma boa educação também atingiu esse objetivo.
Acaba sendo uma questão muito relativa mas boa de debater.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o sentido das coisas?  Empty Re: Qual o sentido das coisas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos