Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trastes "sobrando" na escala em Fanned

+6
Davi Motta
NeyBass
Stormbringer
allexcosta
Rico
Fabio Linhares
10 participantes

Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por Fabio Linhares Dom Set 09, 2018 1:51 pm

Tenho um baixo 5 cordas fanned. Ao deslizar a mão pelo braço sinto os trastes tanto na parte superior quanto inferior, como se eles estivessem um pouco pra fora da escala. Isso é comum de sentir nos fanneds ou dá pra melhorar o acabamento ali? Outra coisa: ele tem acabamento com bidding, isso dificulta ou impede o acabamento?
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por Rico Dom Set 09, 2018 1:55 pm

Um fretwork simples não resolve?

Quanto ao binding... Ele tá por cima dos trastes?
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por allexcosta Dom Set 09, 2018 1:59 pm

É um problema comum, muitas vezes causado pela dilatação/contração dos materiais utilizados na confecção do instrumento em relação à temperatura e umidade do ar, dependendo da estação ou época do ano em que são confeccionados.

Não é um problema relacionado à construção fanned. A utilização de binding implica em técnicas específicas de colocação de trastes, amplamente conhecidas por qualquer luthier que usa binding.

Leia mais:

https://www.fender.com/articles/tech-talk/what-is-fret-sprout
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por Fabio Linhares Dom Set 09, 2018 2:10 pm

Rico escreveu:Um fretwork simples não resolve?

Quanto ao binding... Ele tá por cima dos trastes?

Nao, trastes por cima.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por Fabio Linhares Dom Set 09, 2018 2:13 pm

esse fretwork vai estragar, machucar o bidding?
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por Rico Dom Set 09, 2018 2:17 pm

Fabio Linhares escreveu:esse fretwork vai estragar, machucar  o bidding?

Se os trastes estão por cima, não. Trabalho bem simples pra um Luthier legal.

No geral, aqui no RJ hoje em dia, isso custa uns 250.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por allexcosta Dom Set 09, 2018 3:00 pm

Qual a marca do baixo?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por Fabio Linhares Dom Set 09, 2018 11:10 pm

allexcosta escreveu:Qual a marca do baixo?

S.Martyn
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por allexcosta Seg Set 10, 2018 8:01 am

Fabio Linhares escreveu:
allexcosta escreveu:Qual a marca do baixo?

S.Martyn

Já conversou com o Samuel? Parafusado? Os trastes são inox?

Eu mandaria o braço pra ele.

Sua região deve estar bem seca e a madeira contraiu.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por Fabio Linhares Seg Set 10, 2018 10:11 am

allexcosta escreveu:
Fabio Linhares escreveu:
allexcosta escreveu:Qual a marca do baixo?

S.Martyn

Já conversou com o Samuel? Parafusado? Os trastes são inox?

Eu mandaria o braço pra ele.

Sua região deve estar bem seca e a madeira contraiu.


Sim, parafusado.
Vou tentar falar com ele.
Vlw.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por Stormbringer Seg Set 17, 2018 2:49 pm

Pra quem mora no deserto, a madeira sempre contrai. Eu tenho o mesmo problema com um dos meus baixos.

Tem que dar uma lixadinha nos trastes mesmo, é uma coisa que da pra fazer até sozinho, se tiver cuidado.
(eu fiz no meu, o suficiente apenas pra tirar aquela sensação estranha)
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por NeyBass Seg Set 17, 2018 3:35 pm

Será que essa teoria do clima seco é verdadeira?

Tive 3 baixos de luthier e não percebi nenhum problema quanto a encolhimento da madeira.

E olha que moro no verdadeiro deserto (MT)... o clima nos meses de junho e julho, chega a 10°, nos demais meses varia de 32 a 40°...as vezes com umidade abaixo do mínimo do mínimo, difícil até respirar as vezes...
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por allexcosta Seg Set 17, 2018 3:39 pm

NeyBass escreveu:Será que essa teoria do clima seco é verdadeira?

Tive 3 baixos de luthier e não percebi nenhum problema quanto a encolhimento da madeira.

E olha que moro no verdadeiro deserto (MT)... o clima nos meses de junho e julho, chega a 10°, nos demais meses varia de 32 a 40°...as vezes com umidade abaixo do mínimo do mínimo, difícil até respirar as vezes...

Onde esses 3 baixos foram feitos?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por Stormbringer Seg Set 17, 2018 3:46 pm

Pois é Ney, depende. Tem madeira que encolhe muito, tem madeira que não. Se o baixo foi feito num momento que a madeira ta expandida e o traste foi cortado bem rente, quando a medeira contrair só um tiquin, ja acontece isso. No meu caso, meus baixos foram feitos em Porto Alegre(é um lugar relativamente úmido, não é Manaus, mas é úmido ahahha), e eles vivem em Goiânia(anteontem deu 6% de umidade), só um deles aconteceu esse fenomeno e dei uma lixadinha em 10 minutos, resolveu hahaha.

Nos instrumentos que são feitos com os trastes menores que a escala, pra quando/se acontecer essa contração, eles não ficam pra fora.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por NeyBass Seg Set 17, 2018 4:01 pm

allexcosta escreveu:
NeyBass escreveu:Será que essa teoria do clima seco é verdadeira?

Tive 3 baixos de luthier e não percebi nenhum problema quanto a encolhimento da madeira.

E olha que moro no verdadeiro deserto (MT)... o clima nos meses de junho e julho, chega a 10°, nos demais meses varia de 32 a 40°...as vezes com umidade abaixo do mínimo do mínimo, difícil até respirar as vezes...

Onde esses 3 baixos foram feitos?

2 em Natal e 1 no ES.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por allexcosta Seg Set 17, 2018 4:28 pm

NeyBass escreveu:2 em Natal e 1 no ES.

Às vezes é mais temperatura mesmo que umidade. Os S.Martyn são feitos numa região serrana de clima temperado, enquanto sua quebra aí, por exemplo, é quase um Saara.

Traste pulando é um fenômeno extremamente comum, já vi em Warwick, em Smith, em Fender e tem a ver mesmo com isso aí que foi discutido.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por Davi Motta Ter Set 18, 2018 7:47 am

Aconteceu isso com o meu Little S Martyn. Levei no Samuel e, uma lixada de leve resolveu.

Como já foi dito acima, o Samuel também mencionou a normalidade desse fato, por causa da diferença de clima de uma região para a outra e até de uma cidade para a outra. No meu caso, de Nova Friburgo para o Rio.

Hoje em dia ele está em Niterói, à beira da bahia de Guanabara. Não sei se ajuda ou dá no mesmo que Friburgo. rsrsrs


Última edição por Davi Motta em Ter Set 18, 2018 7:51 am, editado 1 vez(es)
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por Davi Motta Ter Set 18, 2018 7:51 am

O Felipe Andreoli comentou uma vez que um daqueles Condors que ele usava aconteceu o mesmo, quando ele foi pra Europa, só que num grau impossível de tocar.

Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 18, 2018 7:59 am

Muito comum essa questão.
Faço esse tipo de manutenção direto aqui em Nikity City, principalmente em instrumentos de pessoas que os trazem de outros lugares.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por Fabio Linhares Ter Set 18, 2018 10:47 am

Já tive ao menos uns 90 baixos de marcas e modelos diferentes (não ao mesmo tempo, rs) e esse foi o primeiro que deu esse problema. Foi meu primeiro fanned. Sou do interior de SP.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por PauloBass Qui Out 18, 2018 4:42 pm

Olá!
Consegue postar uma foto do baixo?
PauloBass
PauloBass
Membro

Mensagens : 686
Localização : Taboão da Serra /SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por tcraposo Sex Out 19, 2018 9:47 am

Fabio Linhares escreveu:Já tive ao menos uns 90 baixos de marcas e modelos diferentes (não ao mesmo tempo, rs) e esse foi o primeiro que deu esse problema. Foi meu primeiro fanned. Sou do interior de SP.

Conhecendo bem o Samuel posso te garantir que ele resolve isso aí tranquilamente.
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por MamedeARTE Seg Nov 19, 2018 9:55 am

Leva no Luthier que ele resolve isso tranquilamente! O Samuel é fera!
MamedeARTE
MamedeARTE
Membro

Mensagens : 128
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Trastes "sobrando" na escala em Fanned Empty Re: Trastes "sobrando" na escala em Fanned

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos