Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

+7
Stormbringer
Jãozeiro
AndréBurger
Fernando Zadá
vinibassplayer
JAZZigo
WHead
11 participantes

Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por WHead Sáb Mar 30, 2019 3:44 am

Todos sabemos que não existe receita pronta para se fazer música. Em bandas, contudo, o resultado final está intimamente relacionado ao convívio harmonioso - ou pelo menos pacífico - de todas as partes envolvidas. Ciente disso e de que nenhuma generalização humana se sustenta ao olhar mais detalhista, mas que alguma simplificação sempre facilita a nossa limitada compreensão das realidades, gostaria de compartilhar e propor uma reflexão sobre o vídeo que segue. Para quem não sabe, Rico "Bluestamontes" de Moraes é um guitarrista e vocalista paulista que vive em Pernambuco e defende o Blues nas praças, bares e palcos de todo o Brasil. Seu canal no Youtube apresenta uma visão informal (nada muito técnico, tudo muito baseado na própria vivência) desse universo, em conversas que vão de dicas e sugestões a opiniões e indicações. Nessa edição ele abordou os meandros - a importância, as responsabilidades e o compromisso - do baixista (e do baterista) que se envolve com o Blues, sob o ponto de vista do guitarrista (que é o métier do autor do conteúdo). Um bom ponto de partida para refletirmos sobre o que esperar - e o que esperam dos baixistas - no contexto do Blues e das bandas.

Observação: o intuito desse compartilhamento não é reforçar ou alimentar o falso antagonismo criado entre guitarristas e baixistas, mas sim buscar compreender melhor as relações, as dinâmicas, as expectativas e as personalidades envolvidas no universo das bandas de Blues para alcançar o melhor resultado final: uma música de boa qualidade num ambiente de convivência saudável.



Última edição por WHead em Sáb Mar 30, 2019 1:10 pm, editado 1 vez(es)
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2712
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por JAZZigo Sáb Mar 30, 2019 5:26 am

#1 - Precisa gostar, ouvir constantemente e estar a fim.

Okay! Tirando o “constantemente” da condição #1, o resto do vídeo acima é blá-blá-blá. IMHO, no blues, não é só o guitarrista que se diverte. Wink

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por WHead Ter Abr 02, 2019 12:20 am

JAZZigo escreveu:#1 - Precisa gostar, ouvir constantemente e estar a fim.

Okay! Tirando o “constantemente” da condição #1, o resto do vídeo acima é blá-blá-blá. IMHO, no blues, não é só o guitarrista que se diverte. Wink

Saudações, colega.
Também acho que a condição #1 é quase que inata ao propósito do vídeo, mas outros pontos também conseguiram atrair minha atenção. Em síntese, acho que o vídeo é mais sobre a capacidade do músico de se adaptar, identificar o novo terreno musical em que está pisando e então construir o seu próprio caminho. Talvez sejam obviedades que outros foristas, com mais vivência, possam julgar desnecessárias, mas que eu gostaria de ter ouvido antes pois teriam me poupado alguns  contratempos.
Abraço.

WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2712
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por vinibassplayer Ter Abr 02, 2019 8:30 pm

ah é o basico pra qualquer estilo, ouvir e absorver, entender e praticar... sentir o estilo e o que vc tá tocando, mas pelo que ele fala parece que tem q ter uma disposição natural pro estilo... acho q ele elitizou bastante uma coisa bem simples..
acho o estilo meio chato por ser repetitivo demais, olhando no geral, o "groove" do baixo é a mesma frase se repetindo, os licks da guitarra sao saturados e over-played demais, a batera tbm é reta e sem sal, apesar de ser bem swingada...
nao to generalizando nao, sei que tem varios diferenciais, mas por exemplo, pega um faiska da vida, todos as bases parecem a mesma, mudando so a fritação do solo, acaba ficando chato de ouvir
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por Fernando Zadá Ter Abr 02, 2019 10:13 pm

Eu recomendo o cara ouvir os trios do Hendrix e do SRV que são verdadeiras aulas de cozinha blues principalmente o Double Trouble que acompanhava o SRV. O John Mayer também fez um excelente trio com o Paladino no baixo e aquele batera animal que esqueci o nome.
Eu particularmente acho um pouco repetitivo se o cantor ou guitarrista não for versátil dentro do blues. Já fiz gig em trio de blues que no meio do som eu e o batera aproveitamos para começar a colocar o papo em dia depois que o cara puxou o terceiro blues em A slow changes... Rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por AndréBurger Ter Abr 02, 2019 10:30 pm

^

Esse aqui também é show!

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por Jãozeiro Sáb Abr 06, 2019 2:11 am

vinibassplayer escreveu:
nao to generalizando nao, sei que tem varios diferenciais, mas por exemplo, pega um faiska da vida, todos as bases parecem a mesma, mudando so a fritação do solo, acaba ficando chato de ouvir

Cara, há anos eu via alguns vídeos do Faiska. Todos com a MESMA base, batida e harmônia. Aí, alguns dias atrás apareceu uma sugestão de vídeo do canal dele, cliquei pra ver, afinal havia anos que não via nada dele. E adivinha...aqueles mesmos backing tracks CHATÍSSIMOS de blues rock. Meu Deus, pensei comigo mesmo, "o cara não cansa disso?"

Ele é um monstro. Toca muito, tem uns playing de fusion que dá gosto de ver (logo eu, que acho fusion um porre), tem história com vários artistas, mas...enche o saco aqueles backing tracks dele a vida toda. Dá até um negócio. Neutral
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por Jãozeiro Sáb Abr 06, 2019 2:26 am

Mais em relação ao post original do tópico: blues é um negócio meio que interdisciplinar, na minha opinião. Soar "bluesy" é um gosto que está em todo bom músico.

Aquela sétima menor maldosa no mesmo fraseado que tem sexta maior... aquela terça menor em que a gente dá um micro bend malicioso, que quase chega na terça maior e de repente para...a blue note numa harmonia "boazinha"...

Se prestarmos atenção volta e meia encontramos essas passagens nos fraseados dos mais variados gêneros e estilos musicais tocados por bons músicos. Essa pentatônica maliciosa é uma abençoada herança do blues. Acho que todos nós somos um pouco bluesy por entendermos e sentirmos isso tocando.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por vinibassplayer Sáb Abr 06, 2019 2:59 am

Jãozeiro escreveu:Mais em relação ao post original do tópico: blues é um negócio meio que interdisciplinar, na minha opinião. Soar "bluesy" é um gosto que está em todo bom músico.

Aquela sétima menor maldosa no mesmo fraseado que tem sexta maior... aquela terça menor em que a gente dá um micro bend malicioso, que quase chega na terça maior e de repente para...a blue note numa harmonia "boazinha"...

Se prestarmos atenção volta e meia encontramos essas passagens nos fraseados dos mais variados gêneros e estilos musicais tocados por bons músicos. Essa pentatônica maliciosa é uma abençoada herança do blues. Acho que todos nós somos um pouco bluesy por entendermos e sentirmos isso tocando.

o interessante é que qualquer músico que consegue entender esse blues, aplica ele em qualquer estilo! de um jeito ou de outro, o kra que domina essa linguagem consegue utilizar bem em qualquer coisa!
um exemplo é o guitarrista john 5, toca metal e talz, mas domina tao bem o blues que até no metal ele joga varias frases do blues nele
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por AndréBurger Sáb Abr 06, 2019 3:21 am

Jãozeiro escreveu:
vinibassplayer escreveu:
nao to generalizando nao, sei que tem varios diferenciais, mas por exemplo, pega um faiska da vida, todos as bases parecem a mesma, mudando so a fritação do solo, acaba ficando chato de ouvir

Cara, há anos eu via alguns vídeos do Faiska. Todos com a MESMA base, batida e harmônia. Aí, alguns dias atrás apareceu uma sugestão de vídeo do canal dele, cliquei pra ver, afinal havia anos que não via nada dele. E adivinha...aqueles mesmos backing tracks CHATÍSSIMOS de blues rock. Meu Deus, pensei comigo mesmo, "o cara não cansa disso?"

Penso o mesmo sobre o Faiska.
Os mesmos BTS, a mesma pegada e até dele mesmo, os mesmos licks. Fui a um show instrumental dele e ele só ficou nisso.
Me pergunto como um cara com tanto conhecimento se apetece ficando só nisso...
Da hora é ver ele tocando fusion com o Pixinga nuns vídeos roots que tem na Net.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por Stormbringer Sáb Abr 06, 2019 12:41 pm

parar pra teorizar blues de 12 compassos é igual ficar apreciando a praia pela tv, morando a 50 metros dela Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por fheliojr Sáb Abr 06, 2019 11:02 pm

Jãozeiro escreveu:Cara, há anos eu via alguns vídeos do Faiska. Todos com a MESMA base, batida e harmônia. Aí, alguns dias atrás apareceu uma sugestão de vídeo do canal dele, cliquei pra ver, afinal havia anos que não via nada dele. E adivinha...aqueles mesmos backing tracks CHATÍSSIMOS de blues rock. Meu Deus, pensei comigo mesmo, "o cara não cansa disso?"

Ele é um monstro. Toca muito, tem uns playing de fusion que dá gosto de ver (logo eu, que acho fusion um porre), tem história com vários artistas, mas...enche o saco aqueles backing tracks dele a vida toda. Dá até um negócio. Neutral

Stormbringer escreveu:parar pra teorizar blues de 12 compassos é igual ficar apreciando a praia pela tv, morando a 50 metros dela Razz

[2]
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por PéDIPano Sex Abr 19, 2019 11:54 pm

#1, #6, #7 e #8, interessante, boas dicas, mas tem que refletir em cima.

Esse vídeo está bem descrito no título. Como tocar Baixo e Batera PARA o guitarrista.
O resto é muito blábláblá mesmo, como colocado pelo jazzigo.
E o Zadá falou, se for só pra prencher pro cara, ele tem que ser muito bom para não precisar de dinâmica da cozinha. (e citou duas cozinhas muito boas no estilo, de grandes guitarristas)

Esse cara deve sempre ter problema para arranjar uma cozinha, então deve sempre dar problema e deve sempre ter que arranjar gente que não toca Blues. E daí é por aí mesmo, tem que ficar treinando gente que não tem a vivência no estilo, daí tem que criar os robozinhos.

Sinceramente, eu fico com a ideia de que baixo tem que ser tocado para servir a música. Independente do estilo. Aprendi isto aqui no fórum.

Ficar repetindo a mesma coisa e levada a música inteira nasce de duas situações. Ou VOCÊ não sabe tocar blues, ou para quem você está fazendo a cozinha não tem como aproveitar a dinâmica. E em um trio de instrumentos no blues (e acredito que em qualquer estilo), não tem espaço sobrando. Todo mundo tem que estar afiado, senão os resultados já aparecem.

Não quer dizer que uma música tocada da mesma maneira não tenham espaço. Tem músicas que você só manda a tônica das notas mesmo, e dentro da música, isso MOVE a música para frente. Funciona. Tem que escutar muito para entender o que cai bem nos estilos e quais linhas você não usa. O blues sendo muito básico, não aceita bem qualquer linha. Importar linhas de outros estilos para a música depende muito de talento, e em uma boa parte das vezes demonstra um sotaque, soa um pouco estranho.

O pessoal aqui no fórum em outro tópico já falou sobre não curtir Blues instrumental, ou que o mesmo é repetitivo. Sinceramente, eu não concordo. O problema é ficar fazendo levada para fritação pura de guitarra. Jam de Blues pura só tem sentido fazer em três situações (talvez mais, mas essas são as principais):
- Fazer cozinha para músicos muito bons (não só guitarra, mas também piano/teclado e instrumentos de sopro), tendo preferencialmente mais gente para solar do que um único;
- Aprender a linguagem e expressão de músicos com os quais quer montar banda;
- Aquecer.

Além disto, é melhor criar dinâmicas para as músicas instrumentais. Criar frases de base, partes de solo, paradas, introduções e encerramento. Se a música não comportar isto, e for só fritação de guitarra, não vai ficar legal. Veja músicas instrumentais de grandes guitarristas de Blues. Sempre rola um dinamismo na música, não fica se estendendo direto, sem objetivo fixo. Tem pelo menos começo, meio e fim, ou a intenção é emular uma sensação.

O Sotrmbringer também falou tudo. É escutar e tocar, tocar, tocar,tocar, tocar...
PéDIPano
PéDIPano
Membro

Mensagens : 181
Localização : Guarapuava-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por Fernando Zadá Seg Abr 22, 2019 1:48 pm

Stormbringer escreveu:parar pra teorizar blues de 12 compassos é igual ficar apreciando a praia pela tv, morando a 50 metros dela Razz

médio né. Tem toda uma lógica ali e trocentas reharmonizações possíveis que da para se divertir bem se a progressão não ficar limitada as 3 ou 4 mais comuns no blues. Uma coisa é o blues enquanto estilo já a progressão de 12 compassos chama de "forma blues" vai bem além disso.
Um exemplo:
a parte A da música Wave do Tom Jobim é uma forma blues muito bem encadeada e enfeitada.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por Stormbringer Seg Abr 22, 2019 2:14 pm

^ Rapaaaaaaaaaaaz, me desculpe, mas
"Wagner, peguei uma gig de blues, e meu baixista não vai poder no dia, voce pode dia X?"

Eu nunca vou imaginar que ele vai tocar Wave do Jobim... Ri Muito

Eu vou esperando SRV, BB.King, Albert King, Gary Moore, etc..

Nem no pesadelo mais pedante eu ia aparecer numa gig de blues e o maluco da guitarra iria pedir pra tocar Tom Jobim
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por Jãozeiro Seg Abr 22, 2019 2:50 pm

Fernando Zadá escreveu:
Stormbringer escreveu:parar pra teorizar blues de 12 compassos é igual ficar apreciando a praia pela tv, morando a 50 metros dela Razz

Uma coisa é o blues enquanto estilo já a progressão de 12 compassos chama de "forma blues" vai bem além disso.
Um exemplo:
a parte A da música Wave do Tom Jobim é uma forma blues muito bem encadeada e enfeitada.

Mais certeiro impossível.

Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por Jãozeiro Seg Abr 22, 2019 3:02 pm

I put a spell on you (Nina Simone), I must have that man - (Billie Holiday). Essas músicas são bem bluesy. Good Rockin Daddy (Etta James). Ela tá cantando blues. O tema de Take Five (Dave Brubeck). Aquela quinta diminuta, de onde veio? Como é conhecida essa nota na pentatônica?

Então...
Blues vai muito além daquele shuffle guitarrístico que enjoa fácil. O "soar bluesy" tá em tudo quanto é canto.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por allexcosta Seg Abr 22, 2019 3:12 pm

Jãozeiro escreveu:Blues vai muito além daquele shuffle guitarrístico que enjoa fácil. O "soar bluesy" tá em tudo quanto é canto.

Concordo. Sem o blues não existiria o jazz, o R&B, o funk, o rock, ou mesmo o pop, o hip-hop e o rap modernos. As intenções de blues permeiam uma parcela imensa do que toca no rádio ou das músicas que fizeram sucesso nos últimos 50 ou 60 anos.

Mas o blues puro, como estilo, é um gosto adquirido. Pode se tornar algo chato e entediante se você não está no clima. E blues é muito clima... A própria palavra blues se traduz através de várias palavras que definem sentimento, como saudade, perda, dor de corno, banzo e a própria depressão que uma vida difícil pode causar.

Acho que foi naquele filme "The Crossroads" que Daniel San queria tocar blues e foi pro Mississippi com um velhão negão aí rolou uma nega lá que deu um fora nele e ele tava chorando pelos cantos. Aí o velho pegou a guitarra, entregou na mão dele e falou "agora você vai tocar blues" ou algo do gênero. Enfim, se você não entende a onda do blues é chato mesmo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por PéDIPano Ter Abr 23, 2019 2:03 am

Fernando Zadá escreveu:médio né. Tem toda uma lógica ali e trocentas reharmonizações possíveis que da para se divertir bem se a progressão não ficar limitada as 3 ou 4 mais comuns no blues. Uma coisa é o blues enquanto estilo já a progressão de 12 compassos chama de "forma blues" vai bem além disso.

Blues precisa de vivência, ou como eu já disse aparece o sotaque. Se a gig não for só de Blues, ou nem for a intenção o trabalho mais fiel, acho que vale para os músicos tentarem sim as mais variadas reharmonizações.
Dá para mostrar o caminho com alguns toques e teorias que facilitam e muito o caminho, mas eu acho que não dá para você enganar por muito tempo.
Precisa escutar e entender o estilo, para saber o que colocar e como colocar. Dá para sair da mesmice dá, mas não é qualquer nota qualquer hora que funciona.
É só pegar aqueles livros que dizem "Um zilhão de levadas para Blues". Tem que torcer para aproveitar umas 10 novas levadas. O resto soa muito artificial e fora do estilo.

Stormbringer escreveu:^ Rapaaaaaaaaaaaz, me desculpe, mas
"Wagner, peguei uma gig de blues, e meu baixista não vai poder no dia, voce pode dia X?"
Nem no pesadelo mais pedante eu ia aparecer numa gig de blues e o maluco da guitarra iria pedir pra tocar Tom Jobim

Apesar de seu pesadelo ter feito eu dar boas risadas Stormbringer, vou ter que ajudar o Zadá se fazer entendido.
Ele estava tentando explicar sobre "Estilo Blues", que seria uma linguagem musical, e "Forma Blues", que seria a composição ou progressão das notas, normalmente conhecido "Blues 12 Compassos" ou "12 Bar Blues".
Não é porque uma música é um Blues que ela é composta na "Forma Blues", apesar de poder dizer que mais de 80% dos Blues compostos já gravados ou Jam sessions já feitas, ter se utilizado desta forma blues. Quem quiser tocar Blues deve ter na alma o Blues 12 compassos encrustado.

Vou exemplificar:
A música Whisky e Blues da Banda Bêbados Habilidosos tem o estilo Blues, mas não é composta na forma de Blues 12 compassos reta. Ou então a música "A volta do Boêmio", que foi gravada por eles no estilo Blues, mas é um samba do Nelson Gonçalves. Ou "Sitting In The Top of The World", estilo Blues, forma não Blues clássica. John Lee Hooker, várias de suas canções...

Agora, a "Forma Blues "é muito utilizado para ensinar instrumentistas, seja no Blues, Jazz, Funk ou Rock'n Roll (principalmente o Rock Clássico).
Exemplo de Forma Blues e estilo diverso: Praticamente qualquer música do Chuck Berry. Estilo Rock'n Roll, Forma Blues 12 compassos.
Elvis tem várias músicas em 12 compassos. Alguns jazzistas começaram com 12 compassos e foram acrescentando mudanças para compor suas músicas e improvisações.

Agora, se a gig é Blues, pode ter certeza que vai tocar as bandas que citou.
Agora se você quiser aprender a parte Wave da música do Jobim, sabe que a parte A dela é composta na forma de Blues 12 compassos, e isto vai te facilitar o aprendizado. Tá, eu sei que você não vai... kkkkkk

allexcosta escreveu:
Mas o blues puro, como estilo, é um gosto adquirido. Pode se tornar algo chato e entediante se você não está no clima. E blues é muito clima... A própria palavra blues se traduz através de várias palavras que definem sentimento, como saudade, perda, dor de corno, banzo e a própria depressão que uma vida difícil pode causar.
(...) Enfim, se você não entende a onda do blues é chato mesmo.

Concordo com tudo que colocou Allex. Tem que estar no clima, mas acho que isso é requisito para escutar e apreciar os mais variados gêneros de música, perceber as nuances e extrair a beleza.
Assim como também tem muito álbum de Blues que renderia boas músicas para elevador. Não que não sejam boas, mas o pessoal não estava se esforçando para compor/gravar...
PéDIPano
PéDIPano
Membro

Mensagens : 181
Localização : Guarapuava-PR

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por WHead Ter Abr 23, 2019 3:14 am

Esses últimos comentários já me fizeram sentir recompensado pelo tópico. Meus sinceros agradecimentos.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2712
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por Fernando Zadá Ter Abr 23, 2019 1:36 pm

PéDIPano escreveu: vou ter que ajudar o Zadá se fazer entendido.
Ele estava tentando explicar sobre "Estilo Blues"

Muito grato!!!

Exatamente e melhor estar mais bem preparado pra gig do que ela vai te exigir do que o contrário....
E por favor se o caso for tocar blues com o Robben Ford, John Scofield ou outros nem tão jazzísticos a coisa vai bem mais longe do que os 12 compassos tradicionais...

Isso sem falar no blues menor e afins...
The Thrill is gone imortalizada pelo BBKing tem a mesma forma e harmonia que Mr Pc do John Coltrane. Saber disso vai te dar mais munição para poder tocar um pouco fora da caixa.

Outra coisa a form blues esta disfarçada em várias músicas tipo Billie jean do Michael Jackson, Maybe I´m a leo do Deep Purple, Unchained my heart do Joe Cocker e mais uma cacetada de músicas mas nem sempre no formato 12 compassos e sim na intenção blues ou bluesy.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por Stormbringer Ter Abr 23, 2019 1:47 pm

^A do purple e a do Joe cocker é de percepçao facil do "blues 12". Alias, muita coisa do purple é blues 12, principalmente entre 68~74
a do Michael eu tive que abrir a mente e prestar atenção, você esta correto.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por vinibassplayer Ter Abr 23, 2019 5:52 pm

Fernando Zadá escreveu:
PéDIPano escreveu: vou ter que ajudar o Zadá se fazer entendido.
Ele estava tentando explicar sobre "Estilo Blues"

Muito grato!!!

Exatamente e melhor estar mais bem preparado pra gig do que ela vai te exigir do que o contrário....
E por favor se o caso for tocar blues com o Robben Ford, John Scofield ou outros nem tão jazzísticos a coisa vai bem mais longe do que os 12 compassos tradicionais...

Isso sem falar no blues menor e afins...
The Thrill is gone imortalizada pelo BBKing tem a mesma forma e harmonia que Mr Pc do John Coltrane. Saber disso vai te dar mais munição para poder tocar um pouco fora da caixa.

Outra coisa a form blues esta disfarçada em várias músicas tipo Billie jean do Michael Jackson, Maybe I´m a leo do Deep Purple, Unchained my heart do Joe Cocker e mais uma cacetada de músicas mas nem sempre no formato 12 compassos e sim na intenção blues ou bluesy.

entender como um mesmo lick ou formula funciona de formas diferentes em composições diferentes realmente ajuda a apreciar o estilo saindo dessa caixa de X compassos ou escala Y.
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por WHead Seg Fev 20, 2023 9:02 pm

Blues Bass.
https://www.notreble.com/column/blues-bass-column/

Coluna interessante sobre o tema.

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2712
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por WHead Sáb maio 27, 2023 5:31 pm


____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2712
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por Zubrycky Ter maio 30, 2023 3:08 pm

Falando apenas e tão somente por mim mesmo, como alguém que já tocou muito blues de 12 compassos na vida repetindo a mesma linha de baixo sem parar para guitarrista solar em cima ad eternum, entendo quem se sente entediado com isso mas devo confessar, com o risco da polêmica, eu mesmo nunca tive essa sensação, nem mesmo na época em que eu só sabia tocar o básico do básico.

Primeiro, porque amo blues e amo tocar blues. Segundo, porque gosto de tocar a mesma coisa sem variação. Terceiro, porque saber tocar a mesma coisa sem variação pelo tempo que for necessário é, ao meu ver, além de um excelente exercício de concentração, uma habilidade valiosa que nem todo mundo tem e uma das muitas coisas que, nesta vida, é muito mais fácil na teoria do que na prática. Quarto, porque sempre é ótimo estar em sintonia musical com o baterista. Quinto, porque o baixo é, em muitas ocasiões, um instrumento de acompanhamento e, nestas ocasiões, é preciso fazer o acompanhamento. Sexto (e por último), porque cada ritmo tem regras próprias que o definem e, quando a ideia é tocar um ritmo de forma que ele possa ser reconhecido como tal, é preciso que todos "falem" dentro do idioma.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

bodhan e WHead gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.  Empty Re: Como tocar baixo e bateria para guitarra de Blues.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos