Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Som do baixolão plugado

Ir em baixo

Som do baixolão plugado Empty Som do baixolão plugado

Mensagem por alfredojuniorr em Seg 6 Maio 2019 - 0:58

Hoje fomos ensaiar para uma apresentação acústica e fui testar meu baixolão novo (Hofma com Acordamento SG bronze) plugado no amp para testar o som. Minha supresa foi que o baixolão fez som muito estranho, sem vibração, sem firmeza e bem magro. Os sons das cordas D e G não davam pra ouvir. Pior é que ao segurar uma nota, o braulho da corda batendo no traste era muito alto. O barulho dos dedos deslizando nas cordas também era muito alto. Tive que desistir e tocar com meu JB da SX.

Estranhei pois vi que o review desse baixolão era bom e vi uns videos que o som tava legal.

Alguém mais já teve problema desse tipo com baixolão plugado e conseguiu arrumar o problema?

Obrigado!

alfredojuniorr
Membro

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por JAZZigo em Seg 6 Maio 2019 - 1:50

alfredojuniorr escreveu:Estranhei pois vi que o review desse baixolão era bom e vi uns videos que o som tava legal.
Sugiro não confiar muito no que se lê e/ou vê/ouve na www.
JAZZigo
JAZZigo
Membro

Mensagem por Christian em Seg 6 Maio 2019 - 7:33

na boa Baixolão não é pra qualquer um, nunca deve-se comparar com um eletrico a pegada e sonoridade é outro, essa linha hofma é uma linha inferior da eagle se não me engano, ruim por sinal, baixolão no minimo pra tocar decente deve ser: Warwick, Fender,takamine ou taylor. esses tabajaras por aí não da certo
Christian
Christian
Membro

Mensagem por Davi Motta em Seg 6 Maio 2019 - 8:18

Pode ser baxiolão desregulado, cordas ruins, pegada excessiva, regulagem errada na equalização do baxiolão e/ou do amp...
Davi Motta
Davi Motta
Membro

https://www.youtube.com/davimotta

Mensagem por afonsodecampos em Seg 6 Maio 2019 - 10:17

Apesar do baixolão ser ativo, indico usar um bom pré externo e abafador no tampão. Concordo com as palavras do Davi.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Cantão em Seg 6 Maio 2019 - 10:38

afonsodecampos escreveu:Apesar do baixolão ser ativo, indico usar um bom pré externo e abafador no tampão. Concordo com as palavras do Davi.

(2)... up
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por vinibassplayer em Seg 6 Maio 2019 - 15:12

1 - não espere que pelo baixolão ser acustico vc consiga tocar numa gig acustica desplugado. dois violoes já abafam ele totalmente e nenhum vai ter volume suficiente pra competir desplugado.

2 - cordas SG sao ruins em todos os aspectos, no baixolao deve ser pior

3 - pode ser equalização mal feita

4 - trastejado é comum em instrumentos baratos desse tipo, leve num luthier e coloque cordas novas

5 - nao confie mto em reviews da internet, sem tocar vc msm no instrumento desejado

se vc quer um baixolao decente, que ainda sim nao vai ser bom desplugado numa gig, é de tagima ab400 pra cima, e se prepara pra gastar mais de 1000.00... a considerar o preço, vai de Sx eletrico msm
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagem por Sidnei D Ferreira em Seg 6 Maio 2019 - 15:39

vinibassplayer escreveu:

2 - cordas SG sao ruins em todos os aspectos, no baixolao deve ser pior

^^^^^^ Muito !!!
Sidnei D Ferreira
Sidnei D Ferreira
Membro

Mensagem por Jãozeiro em Seg 6 Maio 2019 - 16:44

alfredojuniorr escreveu:Hoje fomos ensaiar para uma apresentação acústica e fui testar meu baixolão novo (Hofma com Acordamento SG bronze) plugado no amp para testar o som. Minha supresa foi que o baixolão fez som muito estranho, sem vibração, sem firmeza e bem magro. Os sons das cordas D e G não davam pra ouvir.  Pior é que ao segurar uma nota, o barulho da corda batendo no traste era muito alto. O barulho dos dedos deslizando nas cordas também era muito alto. Tive que desistir e tocar com meu JB da SX.

Estranhei pois vi que o review desse baixolão era bom e vi uns videos que o som tava legal.

Alguém mais já teve problema desse tipo com baixolão plugado e conseguiu arrumar o problema?

Obrigado!

Alfredo Junior, o som de baixolão ou violão plugado normalmente é horroroso mesmo. Esse som de captador piezo é abominável. Um bom som de um instrumento acústico plugado custa caro. Mas isso que falo é meu gosto e exigência (sou bem chato com som de instrumento acústico plugado). Dando uma equalizada e ainda mais na Mix com a banda pode ficar de boas.

Sobre as cordas D e G apresentarem diferença significativa de volume, muito provavelmente a base do rastilho não está uniforme (não está retinha), e então o captador não fica em contato com a região das cordas D e G como deveria. É uma questão de regulagem (levar a um Luthier para trabalhar esse rastilho ou fazer um novo).

Sobre barulho dos trastes, bom, está trastejando (ba dum tss!). Questão de regular o tensor e ação das cordas (nut e rastilho). E tirar agudos na equalização vai reduzir bem o estalo ardido de trastes.

E sobre o barulho dos dedos deslizando nas cordas, às vezes é assim mesmo e dependendo da música isso pode incomodar (tanto no baixo elétrico quanto no baixolão). Tente outros encordoamentos, você vai ver que eles têm aspereza e materiais diferentes.

Enfim, bem longe de estar tudo perdido. Mas esteja ciente de que o som de um baixolão/violão plugado com esses captadores piezzo é realmente bastante diferente do som natural do instrumento (o som desplugado).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por alfredojuniorr em Seg 6 Maio 2019 - 17:09

^
Pois é, vou seguir conselho de vocês e levar num luthier pra ver se ele consegue dar um trato e trocar esse acordamento horroroso da SG.
No mais, agradeço muito a ajuda de vocês.

Uma pena esse belo instrumento não ter uma boa qualidade sonora plugado.

alfredojuniorr
Membro

Mensagem por Uchoa em Seg 6 Maio 2019 - 17:10

Como o pessoal já falou : Não confie em reviews de internet que tudo é maravilhoso .

Encordoamento SG não é uma boa pedida também , procure uma Daddario , etc ...

O instrumento tem que estar bem regulado e acústico plugado , sendo os baratinhos , o som não vai ficar legal também .
Uchoa
Uchoa
Membro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Mensagem por afonsodecampos em Ter 7 Maio 2019 - 9:03

Sugestão de encordoamento que uso há muito tempo:
Strinberg BA4

Sugestão de encordoamento que uso há pouco e estou muito satisfeito:
La Bella 750N Black Nylon
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por alfredojuniorr em Sab 11 Maio 2019 - 1:36

Toquei novamente hoje e vou colocar algumas sugestões pra quem tiver com mesmo problema:

Pegada: A pegada na hora de tocar tem que ser diferente (comparando com eletrônico). Com menos força, tando na mão direita quanto na esquerda. Isso ajudou bem a melhorar o som.

Instrumento: Baixolão é um outro instrumento, não é um baixo eletrônico, e, por tanto, deve ser tocado e tratado como diferente, aceitar a sua particularidade.

Corda: Realmente o acordamento faz toda diferença. SG é pior que arame farpado.

Pedal Pré-amp: Utilizar um pedal pré amp me ajudou muito (no meu caso o Sparrow Dr. J). Deu uma boa encorpada no som.

EQ: É muito importante o ajuste do EQ, no meu caso, diminui bem o agudo para evitar barulhos chatos da corda do feedback.

Alguns cuidados pequenos me auxiliaram para tornar o som deste instrumento plugado melhor.

alfredojuniorr
Membro

Mensagem por vinibassplayer em Sab 11 Maio 2019 - 12:25

alfredojuniorr

é igual comparar guitarra com violao, nao tem como...
sobre feedback, aquele tampão no bojo ajuda a reduzir, só q isola um pouco a acustica desplugado
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: