Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Som do baixolão plugado

+6
Cantão
afonsodecampos
Davi Motta
Christian
JAZZigo
alfredojuniorr
10 participantes

Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Som do baixolão plugado

Mensagem por alfredojuniorr Seg maio 06, 2019 12:58 am

Hoje fomos ensaiar para uma apresentação acústica e fui testar meu baixolão novo (Hofma com Acordamento SG bronze) plugado no amp para testar o som. Minha supresa foi que o baixolão fez som muito estranho, sem vibração, sem firmeza e bem magro. Os sons das cordas D e G não davam pra ouvir. Pior é que ao segurar uma nota, o braulho da corda batendo no traste era muito alto. O barulho dos dedos deslizando nas cordas também era muito alto. Tive que desistir e tocar com meu JB da SX.

Estranhei pois vi que o review desse baixolão era bom e vi uns videos que o som tava legal.

Alguém mais já teve problema desse tipo com baixolão plugado e conseguiu arrumar o problema?

Obrigado!

alfredojuniorr
Membro

Mensagens : 26
Localização : Cambará

Ir para o topo Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por JAZZigo Seg maio 06, 2019 1:50 am

alfredojuniorr escreveu:Estranhei pois vi que o review desse baixolão era bom e vi uns videos que o som tava legal.
Sugiro não confiar muito no que se lê e/ou vê/ouve na www.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16501
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por Christian Seg maio 06, 2019 7:33 am

na boa Baixolão não é pra qualquer um, nunca deve-se comparar com um eletrico a pegada e sonoridade é outro, essa linha hofma é uma linha inferior da eagle se não me engano, ruim por sinal, baixolão no minimo pra tocar decente deve ser: Warwick, Fender,takamine ou taylor. esses tabajaras por aí não da certo
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3798
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por Davi Motta Seg maio 06, 2019 8:18 am

Pode ser baxiolão desregulado, cordas ruins, pegada excessiva, regulagem errada na equalização do baxiolão e/ou do amp...
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por afonsodecampos Seg maio 06, 2019 10:17 am

Apesar do baixolão ser ativo, indico usar um bom pré externo e abafador no tampão. Concordo com as palavras do Davi.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por Cantão Seg maio 06, 2019 10:38 am

afonsodecampos escreveu:Apesar do baixolão ser ativo, indico usar um bom pré externo e abafador no tampão. Concordo com as palavras do Davi.

(2)... up
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21854
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por vinibassplayer Seg maio 06, 2019 3:12 pm

1 - não espere que pelo baixolão ser acustico vc consiga tocar numa gig acustica desplugado. dois violoes já abafam ele totalmente e nenhum vai ter volume suficiente pra competir desplugado.

2 - cordas SG sao ruins em todos os aspectos, no baixolao deve ser pior

3 - pode ser equalização mal feita

4 - trastejado é comum em instrumentos baratos desse tipo, leve num luthier e coloque cordas novas

5 - nao confie mto em reviews da internet, sem tocar vc msm no instrumento desejado

se vc quer um baixolao decente, que ainda sim nao vai ser bom desplugado numa gig, é de tagima ab400 pra cima, e se prepara pra gastar mais de 1000.00... a considerar o preço, vai de Sx eletrico msm
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1606
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por Sidnei D Ferreira Seg maio 06, 2019 3:39 pm

vinibassplayer escreveu:

2 - cordas SG sao ruins em todos os aspectos, no baixolao deve ser pior



^^^^^^ Muito !!!
Sidnei D Ferreira
Sidnei D Ferreira
Membro

Mensagens : 274
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por Jãozeiro Seg maio 06, 2019 4:44 pm

alfredojuniorr escreveu:Hoje fomos ensaiar para uma apresentação acústica e fui testar meu baixolão novo (Hofma com Acordamento SG bronze) plugado no amp para testar o som. Minha supresa foi que o baixolão fez som muito estranho, sem vibração, sem firmeza e bem magro. Os sons das cordas D e G não davam pra ouvir.  Pior é que ao segurar uma nota, o barulho da corda batendo no traste era muito alto. O barulho dos dedos deslizando nas cordas também era muito alto. Tive que desistir e tocar com meu JB da SX.

Estranhei pois vi que o review desse baixolão era bom e vi uns videos que o som tava legal.

Alguém mais já teve problema desse tipo com baixolão plugado e conseguiu arrumar o problema?

Obrigado!

Alfredo Junior, o som de baixolão ou violão plugado normalmente é horroroso mesmo. Esse som de captador piezo é abominável. Um bom som de um instrumento acústico plugado custa caro. Mas isso que falo é meu gosto e exigência (sou bem chato com som de instrumento acústico plugado). Dando uma equalizada e ainda mais na Mix com a banda pode ficar de boas.

Sobre as cordas D e G apresentarem diferença significativa de volume, muito provavelmente a base do rastilho não está uniforme (não está retinha), e então o captador não fica em contato com a região das cordas D e G como deveria. É uma questão de regulagem (levar a um Luthier para trabalhar esse rastilho ou fazer um novo).

Sobre barulho dos trastes, bom, está trastejando (ba dum tss!). Questão de regular o tensor e ação das cordas (nut e rastilho). E tirar agudos na equalização vai reduzir bem o estalo ardido de trastes.

E sobre o barulho dos dedos deslizando nas cordas, às vezes é assim mesmo e dependendo da música isso pode incomodar (tanto no baixo elétrico quanto no baixolão). Tente outros encordoamentos, você vai ver que eles têm aspereza e materiais diferentes.

Enfim, bem longe de estar tudo perdido. Mas esteja ciente de que o som de um baixolão/violão plugado com esses captadores piezzo é realmente bastante diferente do som natural do instrumento (o som desplugado).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3177
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por alfredojuniorr Seg maio 06, 2019 5:09 pm

^
Pois é, vou seguir conselho de vocês e levar num luthier pra ver se ele consegue dar um trato e trocar esse acordamento horroroso da SG.
No mais, agradeço muito a ajuda de vocês.

Uma pena esse belo instrumento não ter uma boa qualidade sonora plugado.

alfredojuniorr
Membro

Mensagens : 26
Localização : Cambará

Ir para o topo Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por Uchoa Seg maio 06, 2019 5:10 pm

Como o pessoal já falou : Não confie em reviews de internet que tudo é maravilhoso .

Encordoamento SG não é uma boa pedida também , procure uma Daddario , etc ...

O instrumento tem que estar bem regulado e acústico plugado , sendo os baratinhos , o som não vai ficar legal também .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4355
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por afonsodecampos Ter maio 07, 2019 9:03 am

Sugestão de encordoamento que uso há muito tempo:
Strinberg BA4

Sugestão de encordoamento que uso há pouco e estou muito satisfeito:
La Bella 750N Black Nylon
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por alfredojuniorr Sáb maio 11, 2019 1:36 am

Toquei novamente hoje e vou colocar algumas sugestões pra quem tiver com mesmo problema:

Pegada: A pegada na hora de tocar tem que ser diferente (comparando com eletrônico). Com menos força, tando na mão direita quanto na esquerda. Isso ajudou bem a melhorar o som.

Instrumento: Baixolão é um outro instrumento, não é um baixo eletrônico, e, por tanto, deve ser tocado e tratado como diferente, aceitar a sua particularidade.

Corda: Realmente o acordamento faz toda diferença. SG é pior que arame farpado.

Pedal Pré-amp: Utilizar um pedal pré amp me ajudou muito (no meu caso o Sparrow Dr. J). Deu uma boa encorpada no som.

EQ: É muito importante o ajuste do EQ, no meu caso, diminui bem o agudo para evitar barulhos chatos da corda do feedback.

Alguns cuidados pequenos me auxiliaram para tornar o som deste instrumento plugado melhor.

alfredojuniorr
Membro

Mensagens : 26
Localização : Cambará

Ir para o topo Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por vinibassplayer Sáb maio 11, 2019 12:25 pm

alfredojuniorr

é igual comparar guitarra com violao, nao tem como...
sobre feedback, aquele tampão no bojo ajuda a reduzir, só q isola um pouco a acustica desplugado
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1606
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Som do baixolão plugado Empty Re: Som do baixolão plugado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos