Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

+18
Christian
joabi
vinibassplayer
Stormbringer
gsfteodoro
WHead
BLZENI
siodoni
fheliojr
GRRS
JAZZigo
Edão
Jãozeiro
lucian.cupin
allexcosta
pedrohenrique.astronauta
Mauricio Luiz Bertola
Ivanov_br
22 participantes

Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Ivanov_br Qua Jun 12, 2019 9:52 am

Recentemente, passei alguns dias sem meu GK MB Fusion (ligado em caixas PEZO 2x12"+1x15"). Durante este tempo, toquei com um Orange para guitarra. Em casa mesmo, nada de shows.
Cara, a sensação que tive era de vender todos os meus baixos. Tudo tava com uma sonoridade horrível.
Ontem o GK voltou, pluguei meus baixos um a um e voltei a entender porque amo os timbres de cada um.

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Bu2brbyccnmqkvwczkam

Ai me veio a questão: De que vale um instrumento caro se a amplificação é uma porcaria? Lembrei de varias tópicos aqui sobre "qual baixo comprar?", e ficou mais claro pra mim que o que é mais importante é o amplificador.

No mercado hoje, ja conseguimos adquirir bons instrumentos por 1000-1500 reais. Se bem regulados e com boas cordas, se prestam para aprender e tocar em bares e gigs simples. Estes instrumentos, em bons amplificadores e caixas, timbram excelentemente. Inclusive, esse é o segredo de bons lojistas: disponibilizam ótimos amplificadores para vender seus instrumentos.

Dito isso, fica a questão: podemos chegar a uma formula para ajudar a quem está buscando mostrar o seu primeiro setup? Por exemplo, pra cada 1 real gasto em baixo, deve gastar 1,3 real em amplificador?

Primeiro Setup = 1(baixo)+1,3(amplificador)

Amplificador

O que acham? Podem dar exemplo com base em equipamentos sendo vendidos atualmente.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7029
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jun 12, 2019 9:59 am

Um "set up" básico, que seria (IMHO) "pau pra toda obra" seria um Yamaha, SX ou Eagle antigo bem reguladinho e um Staner.
Talvez uns 2 ou 3 pedais...
Com esses dois aí... é "correr pro abraço"...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Jun 12, 2019 11:06 am

Eu comecei na caminhada com um Yamaha BB615 e um Staner BS 150. Se eu fosse recomendar um primeiro baixo para alguém hoje, seria um Yamaha. Amplificador pode ser o Staner.

Sobre o seu relato, Ivanov, já tive experiências semelhantes. Mas no meu caso é de perceber como que alguns baixos soam mais interessantes em determinados tipos de amplificador. Eu achei muito interessante a combinação Stingray com amplificadores valvulados.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9125
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por allexcosta Qua Jun 12, 2019 11:14 am

Acho que depende muito de condições específicas do músico.

Exemplo: Eu nunca fui músico amador, primeira apresentação que fiz foi pra umas 15.000 pessoas, com palco gigante, PA de 40000W, amp GK800RB pra baixo, etc...

Durante todo o tempo em que fui músico profissional no Brasil essa era minha realidade. De 10 shows, 8 tinham stack completo da GK, talvez um da Hartke e um de outro amp. E eu nunca ensaiei na casa de alguém, sempre em estúdio com equipamento profissional.

Então eu nunca senti necessidade de ter um amp médio, que faria pequenas gigs e ensaios. Eu só precisava de alguma amplificação pra pegar música em casa e de um instrumento.

Então nessa minha realidade, um bom baixo, boa correia, afinador, cabos e um bom soft case eram mais importantes que um bom amp.

Já nos EUA a realidade era completamente diferente. Mesmo show maior com backline o amp de palco era sempre Ampeg, que não dá pra mim. E terminei comprando um GK2000RB e algumas caixas Bergantino.

Enfim, varia...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jun 12, 2019 11:22 am

allexcosta escreveu:Acho que depende muito de condições específicas do músico.

Exemplo: Eu nunca fui músico amador, primeira apresentação que fiz foi pra umas 15.000 pessoas, com palco gigante, PA de 40000W, amp GK800RB pra baixo, etc...

Durante todo o tempo em que fui músico profissional no Brasil essa era minha realidade. De 10 shows, 8 tinham stack completo da GK, talvez um da Hartke e um de outro amp. E eu nunca ensaiei na casa de alguém, sempre em estúdio com equipamento profissional.

Então eu nunca senti necessidade de ter um amp médio, que faria pequenas gigs e ensaios. Eu só precisava de alguma amplificação pra pegar música em casa e de um instrumento.

Então nessa minha realidade, um bom baixo, boa correia, afinador, cabos e um bom soft case eram mais importantes que um bom amp.

Já nos EUA a realidade era completamente diferente. Mesmo show maior com backline o amp de palco era sempre Ampeg, que não dá pra mim. E terminei comprando um GK2000RB e algumas caixas Bergantino.

Enfim, varia...
Sim, varia...
Mas... Allex... Você é a exceção, não a regra...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por allexcosta Qua Jun 12, 2019 11:27 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Sim, varia...
Mas... Allex... Você é a exceção, não a regra...

Na minha região na época em que cresci era muito raro baixista ter amp. Ninguém nem falava sobre isso... Na minha realidade e de todos aqueles músicos daquele lugar e daquela época, eu não era exceção.

Nordeste a galera tem obsessão por graves e até um barzinho pequeno sempre foi preparado pra falar baixo.

Por mais que RJ e SP sejam cidades grandes com muitos habitantes, não se pode achar que todo lugar é igual.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jun 12, 2019 11:31 am

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Sim, varia...
Mas... Allex... Você é a exceção, não a regra...

Na minha região na época em que cresci era muito raro baixista ter amp. Ninguém nem falava sobre isso... Na minha realidade e de todos aqueles músicos daquele lugar e daquela época, eu não era exceção.

Nordeste a galera tem obsessão por graves e até um barzinho pequeno sempre foi preparado pra falar baixo.

Por mais que RJ e SP sejam cidades grandes com muitos habitantes, não se pode achar que todo lugar é igual.
Isso é fato...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por lucian.cupin Qua Jun 12, 2019 11:58 am

allexcosta escreveu:Então eu nunca senti necessidade de ter um amp médio, que faria pequenas gigs e ensaios. Eu só precisava de alguma amplificação pra pegar música em casa e de um instrumento.

pois é, nunca viajo com amp pra tocar também
pra casa e ensaio uso um staner bx200 que nunca me deixou na mão

lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 348
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Jãozeiro Qua Jun 12, 2019 12:27 pm

Ivanov_br escreveu:Ai me veio a questão: De que vale um instrumento caro se a amplificação é uma porcaria? Lembrei de varias tópicos aqui sobre "qual baixo comprar?", e ficou mais claro pra mim que o que é mais importante é o amplificador.

No mercado hoje, ja conseguimos adquirir bons instrumentos por 1000-1500 reais. Se bem regulados e com boas cordas, se prestam para aprender e tocar em bares e gigs simples. Estes instrumentos, em bons amplificadores e caixas, timbram excelentemente. 
Cara, penso exatamente igual. O carro chefe é o amp. 
Tocabilidade, conforto, essas coisas são outro departamento. Mas "som", o resultado sonoro final mais expressivo é esmagadoramente do amp.

Tem vários vídeos tipo esse no Youtube, comparando instrumento barato + amp caro versus instrumento caro + amp barato. Cliquem no 0:35 que é quando começa o comparativo.



Eu tenho o Staner Bs120. Quando plugo meu Tagima de 800 reais num Hartke Ha 3500 + gabinete ou num GK básico + gabinete o rendimento do baixo vira outro.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3177
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Edão Qua Jun 12, 2019 12:33 pm

Na minha realidade, o amplificador é parte do baixo. Não tem baixo sem amplificador, seja amplificador de fone de ouvido, por software de computador, cubo de pequeno, médio ou grande porte.
Já usei cubo de guitarra, cubo de 30w, 60w, 100w, 120w, sets completos de GK e Hartke também com cabeçote e caixas e agora tenho um de 180w, portanto a qualidade do som que eu tiro é diretamente proporcional a qualidade do ampli.

Pra mim, dos que toquei até hoje, no mínimo 70w pra eu me escutar bem. Já tive ampli de 30w e achava o máximo, mas era só pra mim, com banda era nada! Tava enganado.

Tem baixo? Tem que ter um ampli e bom, algo que é muito relativo. Seja seu ou dos outros, como é o caso que o Allex falou.


Última edição por Edão em Qua Jun 12, 2019 12:36 pm, editado 1 vez(es)
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1980
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por allexcosta Qua Jun 12, 2019 12:35 pm

Em qualquer gig não pequena, o amp só serve pra o baixista se ouvir. No máximo, alguma referência pra o batera e quem estiver naquele pedaço do palco.

Não entendo como o amp possa ter toda essa importância assim como vocês dizem. A não ser que você microfone o amp, que no caso do baixo é pouco comum e o técnico normalmente não vai ficar muito feliz.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Edão Qua Jun 12, 2019 12:55 pm

allexcosta escreveu:Em qualquer gig não pequena, o amp só serve pra o baixista se ouvir. No máximo, alguma referência pra o batera e quem estiver naquele pedaço do palco.

Não entendo como o amp possa ter toda essa importância assim como vocês dizem. A não ser que você microfone o amp, que no caso do baixo é pouco comum e o técnico normalmente não vai ficar muito feliz.

Mas é pra se ouvir bem Allex e tem relativa diferença entre amplis e principalmente entre os de baixa e os de alta potência. É tanto que tu não suportastes os Ampeg da vida.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1980
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por allexcosta Qua Jun 12, 2019 1:37 pm

Edão escreveu:Mas é pra se ouvir bem Allex e tem relativa diferença entre amplis e principalmente entre os de baixa e os de alta potência. É tanto que tu não suportastes os Ampeg da vida.

Sim, justamente, mas o tema do tópico parece que o amp terá influência sobre o que o público ouve. E se for gig média pra cima, não tem...

Amp não é um bicho de sete cabeças. Na verdade é tecnologia simples que existe há muitos anos. Pegue uma mesa multi-canal qualquer da Peavey ou Carvin e um ou dois retornos razoáveis 15 mais corneta e você terá um amp muito bom.

Eu nem sequer entendo como algumas fábricas tradicionais conseguem fazer amp ruim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Jun 12, 2019 2:04 pm

^Nego não. Daqui a pouco o Juninho aparece aí. lol!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9125
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por JAZZigo Qua Jun 12, 2019 2:07 pm

allexcosta escreveu:Não entendo como o amp possa ter toda essa importância assim como vocês dizem. A não ser que você microfone o amp, que no caso do baixo é pouco comum e o técnico normalmente não vai ficar muito feliz.
[2]
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16501
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por allexcosta Qua Jun 12, 2019 2:09 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:^Nego não. Daqui a pouco o Juninho aparece aí. lol!

Eu não escrevi "nego", escrevi? scratch
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Ivanov_br Qua Jun 12, 2019 2:35 pm

Alguém topa fazer um teste comparativo de baixos de 500, 1000, 3000, 6000, 10000 reais plugados direto numa mesa Behringer Xenix?

Razz
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7029
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por allexcosta Qua Jun 12, 2019 2:37 pm

Ivanov_br escreveu:Alguém topa fazer um teste comparativo de baixos de 500, 1000, 3000, 6000, 10000 reais plugados direto numa mesa Behringer Xenix?

Razz

O que você espera disso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Jun 12, 2019 2:55 pm

allexcosta escreveu:
pedrohenrique.astronauta escreveu:^Nego não. Daqui a pouco o Juninho aparece aí. lol!

Eu não escrevi "nego", escrevi? scratch

Opa! Errei de tópico. Era para eu escrever isso no tópico sobre arquitetura. Jurava que o tinha feito lá! What a Face
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9125
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por GRRS Qua Jun 12, 2019 3:39 pm

Não sei se essa ideia de "invista mais em amp do q em baixo" é uma regra tão geral assim. Acho que isso se aplica mais à quem, assim como eu, é músico amador, faz shows com uma frequência relativamente baixa, geralmente em lugares com estrutura duvidosa e que não consegue contar com a sonorização disponível nos locais pra fazer seu som

E mesmo assim, há 2 anos atrás q eu tava fazendo mais gig, ter um amp com um bom volume era imprescindível, pq tava tocando em uns pico q nem p.a tinha direito. Hj em dia, q a banda mal ensaiando está, o amp ta parado aqui em casa. Se pego o baixo pra estudar, prefiro usar fones de ouvido pra não ter q ligar a parafernalha td

Abs

GRRS
Membro

Mensagens : 203
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por fheliojr Qua Jun 12, 2019 4:10 pm

allexcosta escreveu:...terminei comprando um GK2000RB e algumas caixas Bergantino...


Investindo em equipamento: O que é realmente importante? DSCF0024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por siodoni Qua Jun 12, 2019 4:30 pm

Investindo em equipamento: O que é realmente importante?
Aulas e prática
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por BLZENI Qua Jun 12, 2019 4:35 pm

Depois de eu ter adquirido este set, qualquer tipo de pedal (para meu uso) perdeu utilidade.
amplificador pra mim é 70% da qualidade de som, embora o timbre mesmo venha do instrumento e da maneira que a pessoa está tocando nele.
Investindo em equipamento: O que é realmente importante? 20190516
Investindo em equipamento: O que é realmente importante? 20190515
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 935
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Edão Qua Jun 12, 2019 4:38 pm

Não vejo que o ampli é mais importante que o baixo ou "do que vale um ótimo baixo sem um bom ampli"? Retórica!
Tocar baixo é o conjunto de um bom instrumento (construção e principalmente tocabilidade), boa captação, boa amplificação e claro e o mais importante que é aquela peça que fica atrás do baixo.
Pra mim o mais importante é captação e amplificação. O baixo, independente da marca, sendo bom de tocar e com boa captação, já vale.


Última edição por Edão em Qua Jun 12, 2019 4:39 pm, editado 1 vez(es)
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1980
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por allexcosta Qua Jun 12, 2019 4:39 pm

BLZENI escreveu:Depois de eu ter adquirido este set, qualquer tipo de pedal (para meu uso) perdeu utilidade.

Você usava pedais para melhorar a qualidade do som?

BLZENI escreveu:amplificador pra mim é 70% da qualidade de som, embora o timbre mesmo venha do instrumento e da maneira que a pessoa está tocando nele.

Qualidade de som e timbre são coisas diferentes então?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por BLZENI Qua Jun 12, 2019 4:48 pm

allexcosta escreveu:
BLZENI escreveu:Depois de eu ter adquirido este set, qualquer tipo de pedal (para meu uso) perdeu utilidade.

Você usava pedais para melhorar a qualidade do som?

BLZENI escreveu:amplificador pra mim é 70% da qualidade de som, embora o timbre mesmo venha do instrumento e da maneira que a pessoa está tocando nele.

Qualidade de som e timbre são coisas diferentes então?

utilizava um Eden WTDI, na verdade é um pré amp. desde a chegada do SVT, ele está empoeirando no canto.
timbre e qualidade de som são coisas diferentes, mas não adianta ter bom timbre se a qualidade do som está ruim, rachando, apagada, etc...
coisas diferentes, mas intrinsicamente ligadas entre si. timbre é a voz, qualidade é qualidade
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 935
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por WHead Qua Jun 12, 2019 4:51 pm

Não sei se meu relato tem relevância mas, como outros podem estar passando pelo que eu passei, lá vai: quando eu comecei a tocar (meados de 90), tudo o que eu queria era um combo que eu pudesse pagar, que me fizesse audível entre as guitarras e que eu conseguisse carregar quando necessário - exatamente isto e nesta ordem. Eu era adolescente, não tinha (tenho) muito dinheiro, não tinha (tenho) muita experiência, não era (sou) profissional e os lugares onde eu ensaiava e tocava não tinham P.A.s. Com o tempo percebi que meu equipamento não me permitia obter o som que eu almejava (mesmo depois de adquirir um instrumento de melhor qualidade) e parti atrás de outro, dentro dos seguintes critérios: um combo que eu pudesse pagar, que me oferecesse um som próximo ao que eu buscava e que eu conseguisse carregar quando/se necessário, nessa ordem. Já eram os anos 2000 e eu já ensaiava em estúdios e tocava em locais onde, na maioria das vezes, já contavam com sistemas de som (amplificadores e P.A.'s) que atendiam à minha necessidade. Meu combo foi ficando cada vez mais em casa, destinado a estudos e afins. Hoje eu penso que na minha situação atual o ideal seria substituir o meu combo por um de menor tamanho físico (hoje moro em um apartamento). Enfim, um mesmo personagem, diversas realidades. A única constante nisso tudo foi o tempo que eu levei para entender o que eu queria/precisava, conhecer meu equipamento e perceber se ele podia atender ao que eu desejava ou não. O som, por fim, depende de uma conjugação de fatores - muitos até alheios ao nosso controle como acústica dos ambientes, aterramento/interferência, mesas de som e P.A.s frágeis e técnicos de som questionáveis etc. - mas cada um de nós acaba encontrando a melhor forma de lidar com tudo isso. Se eu tivesse que dar um conselho eu diria: invista também em estudo. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2799
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por gsfteodoro Qua Jun 12, 2019 7:20 pm

Minha visão sobre isso é:
- Qual o cenário do baixista?

Conheço grandiosos baixistas que não possuem amplificadores pois só gravam e, quando vão pra GIG, só levam baixo e pedais, se tiver.

Hoje, eu indico para todo iniciante, um VOX Amplug 2 e um bom fone de ouvido para treino. Com ele, tem uma bateria eletrônica que dá pra estudar, consegue plugar no AUX pra tirar uma música e é bem barato comparado a um bom amplificador.

Uma experiência que tive: eu já fiz um baita som com um SX (o tão famoso) com um GK1001 e uma bergantino 4x10. Ele tava reguladinho e com cordas novas, ou seja, parecia que dava pau em fender mesmo. Quando liguei um fender no mesmo set, percebi que o fender dava pau no SX, hhehehehehehehe

Por isso que eu troquei tanto de amplificador e caixas. Testei tanto quanto baixos.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5419
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Jãozeiro Qua Jun 12, 2019 10:01 pm

GRRS escreveu:Não sei se essa ideia de "invista mais em amp do q em baixo" é uma regra tão geral assim. Acho que isso se aplica mais à quem, assim como eu, é músico amador, faz shows com uma frequência relativamente baixa, geralmente em lugares com estrutura duvidosa e que não consegue contar com a sonorização disponível nos locais pra fazer seu som
Descreveu minha pessoa. É exatamente isso, amp rules nesses casos, hehe.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3177
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Stormbringer Qui Jun 13, 2019 5:08 pm

Eu não me imagino não tendo um amplificador de baixo que eu gosto, mas cada qual sabe do seu universo Razz

@fheliojr: nao me diga que esse monte de caixa lhe pertence!
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por vinibassplayer Qui Jun 13, 2019 5:57 pm

tirando as realidades financeiras de cada musico, e levando em consideração a média dos equipamentos das casas de show que normalmente o sujeito com a bandinha dele toca no fim de semana, o "musico regular", em BH eu nunca peguei nada acima de um staner BX200 na maioria das casas de show, e é o amp q eu tenho e uso, em shows e em ksa pra estudar. sempre me serviu, até msm em shows maiores microfonando ele... pra mim um bom baixo bem regulado, tipo Sx, Tagima, e um staner desse já é pau pra toda obra... com meu tagima e meu staner eu to me dando tao bem q nem to sentindo mais necessidade de equalizer nem nada como é normalmente recomendado.. entao com um set desse, muito estudo e o resto é dedo! ou seja, nao nego que algo mais caro pode ser mais vantajoso pra alguem que precise disso, e nem que dê mais qualidade sonora, mas to fazendo o suficiente com um set de 2300,00 e to satisfeito com isso...
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1606
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por joabi Qui Jun 13, 2019 8:23 pm

Stormbringer escreveu:
@fheliojr: nao me diga que esse monte de caixa lhe pertence!

São do Alex, se não me engano... menos aquela mais escura alí da direita, que está comigo e não sai mais daqui. Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Christian Sex Jun 14, 2019 6:59 am

quando eu comecei eu plugava meu eagle em um ciclotron, o som era xoxo, quando eu coloquei e um Staner puts que tesão de som, depois em um GK me apaixonei e vi que meu som fez muita diferença em amp bom. Como acostumei com coisa ruim, hoje prefiro baixo bom e amp sempre flat, plugou e tocou, por isso não me acho muito em ampeg, mexo, mexo e nada...
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3798
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por fheliojr Dom Jun 16, 2019 10:58 pm

Stormbringer escreveu:...@fheliojr: nao me diga que esse monte de caixa lhe pertence!

Estas eram as Bergantino do Alex.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Dont_Panic Sáb Jun 22, 2019 3:00 pm

Acho a reflexão do Ivanov muito válida, pois dúvidas assim acometem tudo que é baixista no começo (tirando, como foi dito aqui, exceções tipo o Allex). Ao mesmo tempo, via de regra no começo é dificílimo que, mesmo caso houvesse uma equação dessas bem-estabelecida, ela fosse ter utilidade, afinal, a maioria das pessoas simplesmente procura um equipo pagável que seja suficiente, sem deixar a desejar.

Após decidir começar a tocar e comprar um Crate 20W usado, para ver se era isso mesmo, quando sobrou uma grana troquei por um Meteoro Star Black 12 novo - para poder me ouvir nos ensaios da banda - e fiquei mais de uma década só com ele (sim, ao contrário do pessoal aqui do Fórum, tive uma experiência bem durável com a Meteoro, e na época a Staner não fazia parte do mercado). Depois o trampo tomou tempo demais, mudei de país, voltei, mudei de cidade, e só mais velho - e já com um pouco de grana - é que voltei a ter banda e pude investir em equipamento e perceber o quão importante é escolher de fato o teu ampli. O mais complicado a considerar, nesse quesito, é que a oferta aqui no mercado brasileiro é irrisória: os guitarristas ainda têm opções, mas pra baixista, ou você tem condições financeiras, ou precisa trazer de fora, o que geralmente significa comprar teu ampli sem testar com o teu próprio baixo. Na verdade, mesmo quem tem grana frequentemente precisa trazer de fora, pois a coisa aqui é difícil demais. E me parece que a tendência também é maior de você encontrar o teu instrumento, que combina timbre, "estética" e conforto para tocar, e decidir ficar com ele - e, depois disso, ou troca a captação, ou o negócio acaba sendo trocar de ampli caso queira mudar o som, pois pelo menos o ampli não afeta o conforto de tocar: pode trocar n vezes para melhorar o som, sem tantos fatores a mais para considerar, pois em geral, querendo ou não, a pessoa além de querer um baixo bom vai querer um com um visual legal - o ampli pode até ser feio, mas pelo menos fica parado mais no fundo. ;-)

Dont_Panic
Membro

Mensagens : 34
Localização : Terra?

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Sandro Levi Dom Jun 23, 2019 6:58 pm

Vejo coerência em todos aqui. Profissional, sempre tem menos necessidade de equipamentos. Vejo muitos baixistas de grandes artistas com instrumentos podres, mal regulados e cordas velhas, mas tocando tudo que o Artista quer ouvir. Acredito que esses músicos também não tenham amplificadores. Também vejo o inverso.

Os amadores, ou profissionais que trabalham em bandas ou com Artistas ainda em ascensão, se não tiverem instrumento  e amplificador bacanas, sofrem demais.

No meu caso, sempre priorizei o som e o conforto e como nunca fui músico de grandes artistas, nem toquei em bandas grandes, meu set sempre é prioridade. Hoje, por conta da profissão, mais ainda.

No final, uma frase que deve nortear as decisões: "O importante é estar feliz".
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 428
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por NETOULTRA Dom Jun 23, 2019 9:00 pm

Vou ser preconceituoso mas quem se preocupa com amp ou é músico amador ou rockeiro. Nas gigs q fiz e faço acho que se o baixista chegasse com um amp ele faria todo mundo rachar o bico... Depois que a risada passasse o dono do som ia dizer pra tu levar teu trambolho pro ônibus e vc ficaria muuiiitto famoso no meio não que isso fosse uma boa coisa rsrs

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Stormbringer Dom Jun 23, 2019 9:15 pm

^voce tem razão, você foi preconceituoso

ja li tanto rider tecnico de gente que nao é do rock com especificaçao de marca e modelo de amp e caixas...

eu acho que se preocupar com o detalhe minimo do pelinho de sapo do timbre é um capricho pra poucos, eu mesmo, se tem amp no lugar que vou tocar, eu vou tocar com o amp de la... se minha banda fosse grande o suficiente pra justificar levar o meu amp, eu levaria sempre o meu... a curva do "o profissional" é meio que uma parábola, né? Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Jãozeiro Dom Jun 23, 2019 9:17 pm

# 1148 - Aprendi que todos os tópicos do fórum são sobre rock, mesmo que isso não seja mencionado claramente.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3177
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Targino Dom Jun 23, 2019 11:47 pm

As gigs que você faz deve sempre ter um amp legal então neto.
Infelizmente não posso dizer o mesmo por aqui, quando vou tocar raramente tem ampli, ai preciso levar o meu ou então não me escuto nadinha, mas nesse caso vc tem razão, no momento só toco em igreja, ou seja, amador Sad
Targino
Targino
Membro

Mensagens : 167
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por allexcosta Seg Jun 24, 2019 11:32 am

Com o tempo descobri que esse negócio de amp pra baixo é muito diferente se comparamos regiões do Brasil. No Nordeste (e aparentemente Norte também) qualquer birosca tem um bom amp e baixistas raramente se preocupam com isso.

Rio, SP e lugares próximos é raro ter amp nos lugares e o baixista precisa sempre levar o seu.

É como sempre digo: não podemos assumir que todos os lugares do mundo sejam iguais ao nosso quintal. E, ao contrário do que alguns pensam, o fato de possuirmos um computador com acesso à internet não nos permite conhecer os pormenores de um dado lugar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por NETOULTRA Seg Jun 24, 2019 12:33 pm

allexcosta escreveu:Com o tempo descobri que esse negócio de amp pra baixo é muito diferente se comparamos regiões do Brasil. No Nordeste (e aparentemente Norte também) qualquer birosca tem um bom amp e baixistas raramente se preocupam com isso.

Rio, SP e lugares próximos é raro ter amp nos lugares e o baixista precisa sempre levar o seu.

É como sempre digo: não podemos assumir que todos os lugares do mundo sejam iguais ao nosso quintal. E, ao contrário do que alguns pensam, o fato de possuirmos um computador com acesso à internet não nos permite conhecer os pormenores de um dado lugar.

Toquei numa gig de forro e swuingueira uns 5anos... Nesse período toquei em festa de todo tipo com som de diversos tamanhos e qualidades sem exagero não lembro o dia q não tinha 1x15 + 4x10 e um amp pra puxar isso...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por allexcosta Seg Jun 24, 2019 6:19 pm

^ Minha memória é essa também. E quando eventualmente a gente chega na gig e só tem uma 4x10 a gente reclama.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Dont_Panic Ter Jun 25, 2019 5:30 am

allexcosta escreveu:Com o tempo descobri que esse negócio de amp pra baixo é muito diferente se comparamos regiões do Brasil. No Nordeste (e aparentemente Norte também) qualquer birosca tem um bom amp e baixistas raramente se preocupam com isso.

Rio, SP e lugares próximos é raro ter amp nos lugares e o baixista precisa sempre levar o seu.

É como sempre digo: não podemos assumir que todos os lugares do mundo sejam iguais ao nosso quintal. E, ao contrário do que alguns pensam, o fato de possuirmos um computador com acesso à internet não nos permite conhecer os pormenores de um dado lugar.

Realmente, esse é um fator relevante. Mesmo sempre tendo sido (e continuando) apenas músico amador, foi essa a minha experiência em SP: quando muito, havia um Meteoro BX-100 (nesse caso, por mais incrível que pareça, na época até meu StarBlack 12 era um pouco melhor, afinal, esses amplis das casas já haviam passado por cada coisa...). Aparentemente, o Norte e Nordeste são uma (boa) exceção nesse sentido, e eu desconhecia completamente essa realidade.

Dont_Panic
Membro

Mensagens : 34
Localização : Terra?

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por allexcosta Ter Jun 25, 2019 10:38 am

Dont_Panic escreveu:Aparentemente, o Norte e Nordeste são uma (boa) exceção nesse sentido, e eu desconhecia completamente essa realidade.

Sem querer causar celeuma, só curiosidade mesmo... Por que lá que é a exceção e não SP? scratch
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por BLZENI Ter Jun 25, 2019 10:43 am

Aqui em Curitiba, alguns bares grandes contam com um set de 4x10 e 1x15 (geralmente hartke)
mas a grande maioria, vc precisa levar seu equipo mesmo. bares pequenos, nenhum tem amp.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 935
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jun 25, 2019 11:09 am

Dia 06 vamos tocar em um bar relativamente famoso aqui em Nikity.
Teremos que levar TODO o equipamento...
Dia 26/07 vamos tocar em outro, em Maricá (Itaipuaçu), nesse tem um PAzinho de voz...
(eu vou levar meu Staner BS120...)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Dont_Panic Ter Jun 25, 2019 3:00 pm

allexcosta escreveu:
Dont_Panic escreveu:Aparentemente, o Norte e Nordeste são uma (boa) exceção nesse sentido, e eu desconhecia completamente essa realidade.

Sem querer causar celeuma, só curiosidade mesmo... Por que lá que é a exceção e não SP? scratch

Pô Allex,

muito válida a pergunta! Como a discussão é séria, digo sem pestanejar: parte disso se deve, obviamente, ao preconceito "paulistocêntrico". No entanto, acho que tem um lado objetivo também, que você na sua outra resposta mencionou SP, Rio e adjacências, no Centro Oeste vivenciei o mesmo, e aí estamos falando de grande parte da população (e, portanto, imagino que instrumentistas) do Brasil. Por mais que o Norte e o Nordeste sejam imensos, tem gente pra caramba do Centro-Oeste pra baixo desse Brasil, então em parte por isso também coloquei Norte/Nordeste - pelas infos aqui - como exceção. Mas você tá totalmente certo que tem vários motivos para a gente inverter e afirmar que, pela quantidade e variedade de estados que tem no Norte/Nordeste, a exceção (nesse caso, lamentável) é mesmo o Sudeste.

Dont_Panic
Membro

Mensagens : 34
Localização : Terra?

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por allexcosta Ter Jun 25, 2019 3:12 pm

Dont_Panic escreveu:Pô Allex,

muito válida a pergunta! Como a discussão é séria, digo sem pestanejar: parte disso se deve, obviamente, ao preconceito "paulistocêntrico". No entanto, acho que tem um lado objetivo também, que você na sua outra resposta mencionou SP, Rio e adjacências, no Centro Oeste vivenciei o mesmo, e aí estamos falando de grande parte da população (e, portanto, imagino que instrumentistas) do Brasil. Por mais que o Norte e o Nordeste sejam imensos, tem gente pra caramba do Centro-Oeste pra baixo desse Brasil, então em parte por isso também coloquei Norte/Nordeste - pelas infos aqui - como exceção. Mas você tá totalmente certo que tem vários motivos para a gente inverter e afirmar que, pela quantidade e variedade de estados que tem no Norte/Nordeste, a exceção (nesse caso, lamentável) é mesmo o Sudeste.

Na verdade minha intenção com a pergunta nem era que eu, você ou nós juntos chegássemos a essa conclusão, pois isso é difícil de mensurar. Só queria questionar como a mente assume rápido que o que está "lá" é o diferente, quando muitas vezes o diferente pode ser a gente.

E é claro que não podemos comparar a densidade populacional dessas regiões, mas como dito, há muitas cidades grandes no Nordeste e Norte e a quantidade de eventos com música ao vivo te deixaria surpreso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Investindo em equipamento: O que é realmente importante? Empty Re: Investindo em equipamento: O que é realmente importante?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos