Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Electra Rickenbacker 4000

+5
afonsodecampos
BigBoy
JAZZigo
Christian
Bruno da Rosa
9 participantes

Ir para baixo

Electra Rickenbacker 4000 Empty Electra Rickenbacker 4000

Mensagem por Bruno da Rosa Qua Set 11, 2019 8:04 pm

Olá, caros amigos. Inicio minha saga contando que fiquei um bom tempo ausente do fórum, e mais tempo ainda sem tocar.
Um misto de desanimo e preguiça acrescido de alguns outros afazeres que tornaram a vida um pouco mais corrida.
No início do ano tomei vergonha na cara e voltei ás aulas e consequentemente a rotina de estudo. Parecia um sinal, pois
logo iria aparecer essa oportunidade única. Sempre fui fascinado por baixos Rickenbacker (como mostra minha foto do perfil
um Giannini todo depenado que já vendi a bastante tempo).
Fuçando no Marketplace do Facebook encontrei esse baixo. Até hoje é incerto ainda qual a marca de fato dele pois ainda não
achei nenhum nameplate com essa mesma incrição "ES-S", mas pelas configurações quase certeza de ser um Electra 2279.
Fabricado no Japão na fábrica Matsumoko -mesma dos Ibanez e outros lawsuit- em meados da década de 70.
O baixo estava em péssimo estado. Encontrei ele sem cordas, nut, captador do braço, carrinho da ponte, knobs... No estado
que o encontrei sequer era possível saber se a elétrica estava funcionando ou se o braço teria algum problema grave com
o tensor. Decidir encarar a empreitada, ciente dos riscos que poderia encontrar.

Electra Rickenbacker 4000 8d15b410


Chegando em casa adaptei um nut feito com papelão e coloquei umas cordas já bem velhas. Pluguei no amp e a primeira
surpresa: tanto o captador quanto os potênciometros respondiam, com a ressalva de estar com o "volume" super baixo.
As coisas pareciam estar a favor e resolvi levar ao luthier para a restauração. O responsável foi o Gravina, aqui do RJ, super
respeitado e extremamente qualificado. Minha ideia era reformar da forma mais original possível, como um Rick 4001.
Antes de chegar lá já havia comprado tarraxas da Grover (as originais estavam péssimas e não serviam mais) e por pouco
não comprei o captador do braço, na verdade só não comprei mesmo porque não havia encontrado.
Sorte minha, pois teria gastado o dinheiro a toa.
Chegando lá, descobrimos o por quê de estar somente o captador da ponte: havia um enorme pedaço de madeira colado/aparafusado
onde haveria a cavidade para o captador do braço. Segundo o Gravina, esses baixos cópias de Rick que tem braço aparafusado
possuem esse erro projetual, onde o fato de ter a cavidade do captador próxima ao neckplate deixa o corpo com essa área bastante
frágil. Em algum momento da vida alguém já deve ter previsto isso e já reforçou aquela área.
Idealmente o melhor seria deixar do jeito que estava, e foi aí que surgiu a minha ideia de reformá-lo como um 4000, um modelo
que eu particularmente acho lindo e nunca vi na vida. Já que precisaria de um novo escudo que tapasse a cavidade do cap do braço,
acabei optando por um da cor preta, que sinceramente achei que ficou incrível, combinando com as marcações da escala.
Interessante o fato ainda desse baixo ter a escala em maple, coisa que a própria Rick só começou a fazer a poucos anos em baixos, salvo
engano.
O baixo ficou com o Gravina durante uns 3-4 meses, tempo que eu achei bastante tranquilo de aguentar a ansiedade. Acabei de
buscá-lo hoje a tarde e o baixo está com um som incrível. Segundo o próprio luthier, melhor até do que diversos Ricks que já passaram
por ele. Foi regulado com cordas Infeld Superalloy (.45, .65, .80, .105) e o que eu posso dizer é que estou mais que satisfeito. Ainda não
sei se coloco o cover do cap ou não, mas por hora só sei que vou aproveitá-lo bastante.
Já passei horas tocando ele e espero passar outras muitas.
Sobre o processo, infelizmente não tenho fotos, mas vou colocar aqui algumas de como ele ficou:

Electra Rickenbacker 4000 Img_8811

Electra Rickenbacker 4000 Img_8810

Electra Rickenbacker 4000 Img_8812

Electra Rickenbacker 4000 69898810

Electra Rickenbacker 4000 Img_8813
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Electra Rickenbacker 4000 Empty Re: Electra Rickenbacker 4000

Mensagem por Christian Qua Set 11, 2019 10:07 pm

Poste sons urgente
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3798
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Electra Rickenbacker 4000 Empty Re: Electra Rickenbacker 4000

Mensagem por JAZZigo Qua Set 11, 2019 10:39 pm

claps

Parabéns pelo achado e pela restauração, Bruno!

A Electra realmente foi uma das marcas produzidas na lendária Matsumoku Industrial Co., Ltd.. Seguem abaixo dois links para maiores informações. Infelizmente, não encontrei nada sobre o baixo modelo 2279 especificamente.

http://matsumoku.org/
http://www.rivercityamps.com/electrapage/index.php
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16501
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Electra Rickenbacker 4000 Empty Re: Electra Rickenbacker 4000

Mensagem por BigBoy Qui Set 12, 2019 7:56 am

Parabéns pelo achado e pela beleza que ficou o baixo!
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1501
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Electra Rickenbacker 4000 Empty Re: Electra Rickenbacker 4000

Mensagem por afonsodecampos Qui Set 12, 2019 8:03 am

Muito bacana, parabéns pelo Rick!!!
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Electra Rickenbacker 4000 Empty Re: Electra Rickenbacker 4000

Mensagem por deathenrique Qui Set 12, 2019 3:07 pm

Christian escreveu:Poste sons urgente
^2

Belo baixo, sou alucinado por baixos da era Matsumoku, ainda mais rickenbacker.

O corpo tem duas cores, uma na frente e outra atrás? É sterio também?
deathenrique
deathenrique
Membro

Mensagens : 976
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Electra Rickenbacker 4000 Empty Re: Electra Rickenbacker 4000

Mensagem por Bruno da Rosa Qui Set 12, 2019 7:55 pm

Christian escreveu:Poste sons urgente

Vou providenciar assim que possível, o único problema é que não tenho interface nem microfone, então fico limitado ao som/vídeo direto do celular que não é lá essas coisas, mas..... pode deixar que em breve posto aqui.


JAZZigo escreveu:claps

Parabéns pelo achado e pela restauração, Bruno!

A Electra realmente foi uma das marcas produzidas na lendária Matsumoku Industrial Co., Ltd.. Seguem abaixo dois links para maiores informações. Infelizmente, não encontrei nada sobre o baixo modelo 2279 especificamente.

http://matsumoku.org/
http://www.rivercityamps.com/electrapage/index.php

Eu encontrei a referência dos modelos nesse site http://www.indysworld.com/guitars/Electra/corsair/index.html
Segundo as configs, esse meu é um late 76'
O headstock que ainda é um mistério, não consegui encontrar absolutamente nada igual. Não sei se o "ES-S" seria de Electra mesmo (o mais provável), e até cogitei que fosse sei lá, algum teste pra ibanES visto que era a mesma fábrica, ou sei lá kkkkkk

heenrique_bass escreveu:
Christian escreveu:Poste sons urgente
^2

Belo baixo, sou alucinado por baixos da era Matsumoku, ainda mais rickenbacker.

O corpo tem duas cores, uma na frente e outra atrás? É sterio também?

Isso, a frente é "Natural", com um checker binding lindíssimo. A parte de trás e da lateral do corpo são pretas.
E não, infelizmente ele não tem jack stereo
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Electra Rickenbacker 4000 Empty Re: Electra Rickenbacker 4000

Mensagem por JAZZigo Qui Set 12, 2019 10:13 pm

Bruno da Rosa escreveu:E não, infelizmente ele não tem jack stereo
E com apenas 1 captador agora, não faria nem sentido, né? Trata-se de um recurso impraticável ao vivo (para meros mortais), mas bastante útil em gravação. De qualquer forma, não é o que caracteriza o som de um Rick.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16501
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Electra Rickenbacker 4000 Empty Re: Electra Rickenbacker 4000

Mensagem por Rico Sex Set 13, 2019 6:36 am

Muito legal esse baixo. A questão do neck pickup se resolveria muito facilmente, mas você ficou contente em fazer um 4000, então já tá resolvido.

Parabéns!
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Electra Rickenbacker 4000 Empty Re: Electra Rickenbacker 4000

Mensagem por WHead Sex Set 13, 2019 8:58 am

Bruno da Rosa, seu RK ficou muito bonito!
Parabéns a você e ao seu luthier!
Quando puder, compartilhe o som dele com a gente!
Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2799
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Electra Rickenbacker 4000 Empty Re: Electra Rickenbacker 4000

Mensagem por vinibassplayer Sex Set 13, 2019 12:35 pm

oohhh quem dera dar uma sorte dessa!!
posta som pra gnt ouvir
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1606
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Electra Rickenbacker 4000 Empty Re: Electra Rickenbacker 4000

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos