Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

+13
Juninho Sampaio
patriciofernandes
Uchoa
afonsodecampos
Jãozeiro
Stormbringer
Paulo Penna
BHBuscarons
Fernando Zadá
BLZENI
fheliojr
WHead
vinibassplayer
17 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por vinibassplayer Qua Set 18, 2019 4:09 pm

Boa tarde Senhores!
recentemente me envolvi em uma polêmica com uma banda minha, sobre o uso desse recurso.
Pra quem não sabe, multi-tracks é uma ou mais faixas de um ou varios instrumentos já pre-gravados, que sao usados pra "complementar" apresentações ao vivo.
no caso, minha banda toca musica pop de temática gospel(quatro por um, thalles, eli soares), e é composta por duas guitarras, bateria, baixo, teclado e voz, seis componentes. o vocalista estava dando ideia de comprar as tracks desses artistas para complementar as musicas com mais tracks de teclado, guitarra e segundas vozes, com o intuito de preencher o som da banda ao vivo.
Eu, pessoalmente, acho o recurso desnecessário e quase enganoso, principalmente no caso de uma banda completa de instrumentos como a nossa, acho estranho ouvir varias vozes vendo apenas um cantor, ou varios teclados com apenas um tecladista. acho q um dos poucos usos plausiveis do recuso é se fosse por exemplo um cantor solo sem banda, que solta as tracks como playback ou coisa do tipo, mas com banda completo acho desnecessario.

o que vcs acham? ja usaram? algo contra ou a favor do uso das tracks msm com banda completa?

abçs!
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por WHead Qua Set 18, 2019 5:36 pm

Vinibassplayer,
é uma questão muito pessoal.
Eu prefiro sonoridades mais orgânicos e performances mais espontâneas, seja em palcos ou em qualquer ambiente. Mas o multi-track é uma ferramenta, como qualquer instrumento, e pode servir para determinadas propostas - basta usá-lo bem. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2739
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por fheliojr Qua Set 18, 2019 6:27 pm

WHead escreveu:Vinibassplayer,
é uma questão muito pessoal.
Eu prefiro sonoridades mais orgânicos e performances mais espontâneas, seja em palcos ou em qualquer ambiente. Mas o multi-track é uma ferramenta, como qualquer instrumento, e pode servir para determinadas propostas - basta usá-lo bem. Abraço.

[2]


Interessante este vídeo do Adam Neely sobre este assunto:


fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por BLZENI Qua Set 18, 2019 7:00 pm

Para o meu som:
Eu vejo multi track quase como uma trapaça.
musica pra mim é espontaneidade, é o som organico saindo, é o erro que acontece naturalmente e faz parte do som.
prefiro o som cru e simples do que qualquer coisa pre gravada. pra mim no maximo algum efeito em loop é valido.

mas
claro que para algumas bandas e performances é extremamente valido, mas o uso tem de ser feito com muito cuidado
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Fernando Zadá Qua Set 18, 2019 8:15 pm

Todo mundo usa. Uma das bandas do meu primo que tocava nos principais pubs de sampa usava já faz mais de 15 anos a vantagem foi que quando fui fazer sub ensaiei com os tracks e fui de prima no show! Kkkk
O chato é sair tudo exatamente igual sempre de forma e andamento mas....
ajuda muito a dar volume e densidade.

E depende da proposta amanhã mesmo tenho uma gig diferente guitarra e Ableton eu pilotando samples e tocando em cima ao vivo.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por BHBuscarons Qua Set 18, 2019 8:47 pm

Em uma das bandas que toco nós usamos, mas para instrumentos que não temos na banda, e são em algumas músicas. Nossa formação é batera, baixo, guita e guita/vocal, usamos tracks de pianos em 3 músicas do Queen, teclados em 1 do Muse, e uma do Kaiser Chiefs.

Eu vejo que se usado com parcimônia não tem mal nenhum, mas tem que cuidar para não errar a mão, se não fica muito falso mesmo, esse negócio de vocal demais, teclado se a banda já tem teclado, sei lá...
BHBuscarons
BHBuscarons
Membro

Mensagens : 73
Localização : Apiai

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Paulo Penna Qua Set 18, 2019 8:53 pm

A 30 anos atrás tive a idéia de fazer um k7 com apenas os instrumentos da minha banda sem a voz, uma vez que as vezes tocávamos em equipamento de som inexistente, auditório de programa de TV com playback, mas nunca usamos. Na época era tudo como trapassa. Hoje acho que é normal, desde apenas alguns efeitos ou instrumentos como também a voz. Prefiro o bom e velho ao vivo.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Stormbringer Qua Set 18, 2019 9:24 pm

aqui em goiania a gente chama isso de VS

algumas bandas usam, eu acho que faz perder a "organicidade" da música... Quase que vc ta tocando sobre um mp3 kakakkak

Eu prefiro a imperfeição humana
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Jãozeiro Qua Set 18, 2019 10:59 pm

Aqui em sampa chamam de "sampler".

Algumas bandas grandes que tocam covers usam e fica lindo.

Tem lá o power trio, mas a música usa um tecladão nervoso que faz toda a diferença... é esse o tipo de situação, não é pra esconder imperfeição musical dos integrantes...

E não tem "trapaça" nenhuma nisso. Nem faz a música ficar "menos ao vivo" ou menos "na raça". Pelo contrário, é mais difícil tocar com sampler.
Bandas profissionais usam numa boa, já vi algumas (com 1 guita e 1 baixo) tocando Queen e Bon Jovi com samplers de teclado e a sonoridade vira outra.

Ah, requer um bom baterista. E tem que haver uma boa passagem de som.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Stormbringer Qua Set 18, 2019 11:39 pm

^a palavra "sampler" a gente usa mais quando são sons avulsos disparados manualmente ou por trigger


edit: bem, imagine que alguns intrumentos pre-gravados vao pro PA, como o teclado do seu exemplo... Mas os caras tem a musica inteira indo no retorno de ouvido...alguem erra, tudo bem, ninguem ta ouvindo o outro musica, ta todo mundo ouvindo o "mp3" e tocando em cima kakakka

Tem um amigo que é produtor musical, ele grava até uma voz falando "e agora vai vir aquela paradinha do pre-refrao, atençao 1, 2, 3, 4"

Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por afonsodecampos Qua Set 18, 2019 11:47 pm

Jãozeiro escreveu:Aqui em sampa chamam de "sampler".

Algumas bandas grandes que tocam covers usam e fica lindo.

Tem lá o power trio, mas a música usa um tecladão nervoso que faz toda a diferença... é esse o tipo de situação, não é pra esconder imperfeição musical dos integrantes...

E não tem "trapaça" nenhuma nisso. Nem faz a música ficar "menos ao vivo" ou menos "na raça". Pelo contrário, é mais difícil tocar com sampler.
Bandas profissionais usam numa boa, já vi algumas (com 1 guita e 1 baixo) tocando Queen e Bon Jovi com samplers de teclado e a sonoridade vira outra.

Ah, requer um bom baterista. E tem que haver uma boa passagem de som.

Concordo, precisa de um bom baterista que saiba tocar no click. Os teclados sempre ficam legais mesmo mas é preciso um bom retorno (fone) para o batera e muito ensaio.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Uchoa Qui Set 19, 2019 12:23 am

Não tenho nada contra , mas como o pessoal mesmo falou tem que saber dosar e é com o baterista tocar no tempo .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por patriciofernandes Qui Set 19, 2019 2:21 am

Stormbringer escreveu:

Tem um amigo que é produtor musical, ele grava até uma voz falando "e agora vai vir aquela paradinha do pre-refrao, atençao 1, 2, 3, 4"

Razz

na banda com quem trabalho usamos dessa forma. (é uma banda de forró desses moderno aí)
o VS da banda (como chamamos por aqui) tem os músicos que a banda não possue (percussão, metais, teclado - sim, não temos teclado -, e complemento de backing vocal). além disso, traz os aviso de onde são os arranjos e quais são... o show saí perfeito toda vez. não acho que tira a parte orgânica da coisa, porque mesmo tocando com o VS, em todo show buscamos fazer algo diferente. sempre com algumas viradas, e arranjos principalmente de baixo e batera que mudam bastante a forma como a música é tocada.
gosto do recurso e me acostumei com ele, visto que utilizo desde 2017 initerruptamente... faz até falta quando toco uma guig que não é com a banda onde trabalho hoje.
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por BHBuscarons Qui Set 19, 2019 2:58 am

Stormbringer escreveu:aqui em goiania a gente chama isso de VS

Então vc vai me ajudar, sou de Curitiba e lá chamamos de Sampler, estou morando em Apiaí/SP, e durante os ensaios eu falava Sampler e me entendia com a banda, tocamos sábado passado e a galera do som só falava em VS, mas fiquei meio assim de perguntar o que é VS hahahahaha.

Porque VS?

Enviado pelo Topic'it
BHBuscarons
BHBuscarons
Membro

Mensagens : 73
Localização : Apiai

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Jãozeiro Qui Set 19, 2019 3:02 am

Imagino que venha de "VST" (Virtual Studio Technology).

Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por patriciofernandes Qui Set 19, 2019 3:19 am

Jãozeiro escreveu:Imagino que venha de "VST" (Virtual Studio Technology).


exato
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por BHBuscarons Qui Set 19, 2019 12:50 pm

patriciofernandes escreveu:
Jãozeiro escreveu:Imagino que venha de "VST" (Virtual Studio Technology).


exato

Nossa, é uma sigla simplificada... hahahahaha

Muito obrigado.
BHBuscarons
BHBuscarons
Membro

Mensagens : 73
Localização : Apiai

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Stormbringer Qui Set 19, 2019 12:58 pm

Na verdade acho que o termo "VS" é igual "Maizena", veio por causa do aparelho "tradicional" que fazia isso nos primórdios:

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda R027

E, sim, VS é de Virtual Studio... Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Set 19, 2019 2:06 pm

Aqui em Salvador, quando o músico era exclusivo de uma banda e não podia tocar com outras e tinham uma agenda de 25 shows por mês, a banda tocava valendo.

Atualmente os mesmo músicos que tocam com um artista, toca com outros e tudinho está na session. Então quando um não pode, vem outro e toca igual sem contar que meus últimos trabalhos, até o maestro rolava.

Exemplo: "Solo de SAX em 3, 2, 1...", com o metrônomo rolando e tudo acontecendo. A banda um disco.

A percussão era um só, mas ele mesmo gravou os efeitos. Eu sou fã e adoro!
Quanto mais igual, as pessoas gostam.

ps: Essa é a tendência do mundo atual. E baterista ruim que fica fora do click, ADEUSSSSSSSSSSSSSSS!
lol! lol! lol! lol! lol! lol!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Stormbringer Qui Set 19, 2019 2:32 pm

Eita... Talvez eu até seja mal compreendido, mas romanticamente vou escolher dois momentos:
Juninho Sampaio escreveu:
Quanto mais igual, as pessoas gostam.
O disco eu ouço em casa Razz
A banda que mais gosto(de rock, desculpem hahah) é conhecida por raramente fazer 2 versões iguais da mesma música.


Juninho Sampaio escreveu:ps: Essa é a tendência do mundo atual. E baterista ruim que fica fora do click, ADEUSSSSSSSSSSSSSSS!
As vezes "o bom" é o que não precisa do click "de máquina" no ouvido também né?
A tendencia do mundo atual é trocar todo mundo por um pendrive e pronto, vamos falar logo a real Ri Muito

/*********************/
Agora, falando mais ponderadamente, deixando o romantismo de lado. Eu já toquei com muito baterista ruim, o que foi BOM pra mim, pois eu fui obrigado a adquirir um senso de ritmo melhor, e eu toquei com esse esquema de VS no retorno de ouvido duas vezes: é libertador! Sério... Se o nego(eu sei) errar, você continua normal em cima das tracks que vc escolheu ouvir e o cara vai voltar no beat a qualquer momento(por que ta la no ouvido dele, nem vai pracisar do feeling, "tá lá"!). É "profissionalmente" libertador, por que você ta fazendo um trabalho, sem tanta ligação sentimental(você quer entregar o produto) e a ferramenta ta facilitando sua vida.

Pro resultado "sonoro", VS é bom... Pros músicos é bom, por que minimiza erro(não tem essa de que tem que ser bom pra usar não, acho que o contrário é mais verdadeiro até), É bom pra quando a produção quer o som mais cheio, mas não quer contratar uma porrada de músico(o público geral liga pouco pra isso) é bom pra todo mundo.

Tem até uma banda "de covers variados" aqui em Goiânia que é um trio. É unânime pro "público" e pros donos da casa que a banda é excelente... Tem guitarras gravadas, metais, teclados, até alguns trechos de baixo, a lista não para. E são 3 negos no palco: batera/voz, baixo/voz, guitarra/voz.

/************/
Então, resumindo: se precisar tocar numa gig assim, eu faço, por que se a banda não é minha, é por que eu to la pela grana mesmo Razz
Se "a minha banda" quiser fazer um show assim, ai eu já vou ficar chateado, mas considerando que a gente pensa igual sobre "como é fazer música", dificilmente acontecerá.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Set 19, 2019 2:41 pm

Stormbringer escreveu:
/*********************/
... Sério... Se o nego(eu sei) errar, você continua normal ...
O branco também erra!!

-------------------------------------------
Se ligue...
O click é isso mesmo. Nem todo mundo gosta ou tem capacidade pra tocar com ele.
Entendo perfeitamente.

<MODE ALLEX ON >
    "Roqueiro é limitado mesmo"
<MODE ALLEX OFF>
------------------------------------------

O que eu não gosto e já vi aqui em Salvador, é: O saxofonista está no palco e a parada ser gravada, por que o cara é uma desgraça de horrível!!!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Stormbringer Qui Set 19, 2019 2:48 pm

^Pois é, iria longe essa conversa... Mas, novamente, EU PESSOALMENTE acho muito mais fácil tocar interagindo com um clique e uma banda gravada que com o músico humano ao vivo.

edit: e ja deve ter ficado claro, mesmo sendo mais dificil, eu prefiro o cenário 2
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Jãozeiro Qui Set 19, 2019 3:25 pm

Stormbringer escreveu:É bom pra quando a produção quer o som mais cheio, mas não quer contratar uma porrada de músico

É isso.

Se o instrumental da banda é batera, guita e baixo, tem coisa que não adianta o que você faça no baixo, não vai preencher. E não adianta falar que é só o baixista sair da casinha, ser bom em não sei o quê... não, não vai. Fosse assim seriam 3 caras no palco do Stevie Wonder ou Michael Jackson.

Eu prefiro um som bonito e preenchido do que o baixo num extremo do espectro não conseguindo definir harmonia e a guita (ou outro instrumento) na outra ponta fazendo melodias e um vazio no meio, só pra dizer, "olha, minha banda é raíz, é 'orgânica', fica vazio pra mostrarmos que somos bons". Eu não tenho esse purismo, esse preciosismo.

Mas enfim, depende muito do repertório da banda, e dos propósitos.
Eu penso que é muito válido, assim como várias coisas em música. Só não vale dublar. Isso sim é desprezível.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Set 19, 2019 4:05 pm

^Mesmo não gostando de você, eu concordo em 100% do que você disse.

Ta vendo que não é ranço?
Amigos
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Convidado Qui Set 19, 2019 4:23 pm

Já vi gente usando muito bem. Nada contra, só saber usar.

Uma vez vi uma apresentação bem ridícula... era uma banda de pop rock e os caras soltaram um Rhodes que chamava mais atenção que a própria banda. Aí, até leigo estranha.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Fernando Zadá Qui Set 19, 2019 4:49 pm

Só pra constar hoje faço uma gig eu soltando bases como Dj e tocando guitarra! Kkkkk
Usando Ableton Live e mixando ao vivo! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Convidado Qui Set 19, 2019 4:55 pm

Fernando Zadá escreveu:Só pra constar hoje faço uma gig eu soltando bases como Dj e tocando guitarra! Kkkkk
Usando Ableton Live e mixando ao vivo! Rsss

Tipo em barzinho... só você, pick up e guitarra? Sem banda?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Fernando Zadá Qui Set 19, 2019 5:10 pm

Isso
Notebook com Ableton, controladora e guitarra
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por fheliojr Qui Set 19, 2019 5:22 pm

Stormbringer escreveu:...Tem um amigo que é produtor musical, ele grava até uma voz falando "e agora vai vir aquela paradinha do pre-refrao, atençao 1, 2, 3, 4"

Razz

Pô, aí já é sacanagem.
affraid affraid
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Convidado Qui Set 19, 2019 5:38 pm

fheliojr escreveu:
Stormbringer escreveu:...Tem um amigo que é produtor musical, ele grava até uma voz falando "e agora vai vir aquela paradinha do pre-refrao, atençao 1, 2, 3, 4"

Razz

Pô, aí já é sacanagem.
affraid affraid

Põe o som no talo e escuta o começo da backingtrack que o Boris está usando...


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Travbass Qui Set 19, 2019 6:05 pm

Eu toco com um cara de esquema de VS, e é uma delícia. Acaba com esse negócio de ensaiar,pq você sabe que tirando a musica bem tirada seu trampo não vai depender de ninguém e a "vozinha" falando com a gente acaba sendo mais um auxilio pra pausa,medley ou algum tipo de acentuação que a banda inteira faz junta. O unico problema é quando se toca perto demais das caixas e o retorno in ear acaba sendo coberto pelo som do PA e a gente não ouve o click.

Além de ser uma mão na roda,o show fica bem mais dinâmico e mais profissional. Se eu pudesse usava em toda banda que eu toco,inclusive rock.
Travbass
Travbass
Membro

Mensagens : 224
Localização : Arcos - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Stormbringer Qui Set 19, 2019 6:21 pm

Não foi o Alex que chutou o balde de tocar por que o cara do pendrive ganhava o mesmo que a banda inteira?

Então, o VS é o "DJ" de quem ainda ta com um pouquinho de pudor Ri Muito

E eu to vendo que todo mundo que toca com VS tem a mesma impressao que eu em ser "mais facil tocar assim"... Eu só acho mais desprazeroso como músico, e como "platéia" eu acho bem feio...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Set 19, 2019 7:32 pm

fheliojr escreveu:
Stormbringer escreveu:...Tem um amigo que é produtor musical, ele grava até uma voz falando "e agora vai vir aquela paradinha do pre-refrao, atençao 1, 2, 3, 4"

Razz

Pô, aí já é sacanagem.
affraid affraid

Costumo tocar assim... o nome disso é MAESTRO. kkkk
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Stormbringer Qui Set 19, 2019 7:39 pm

Juninho Sampaio escreveu:
fheliojr escreveu:
Stormbringer escreveu:...Tem um amigo que é produtor musical, ele grava até uma voz falando "e agora vai vir aquela paradinha do pre-refrao, atençao 1, 2, 3, 4"

Razz

Pô, aí já é sacanagem.
affraid affraid

Costumo tocar assim... o nome disso é MAESTRO. kkkk
Acho que é meio padrão de show grande... no sertanejo é 100%, mesmo em artistas desconhecidos.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Set 19, 2019 7:44 pm

Henri-Q escreveu:
Põe o som no talo e escuta o começo da backingtrack que o Boris está usando...


Eu toquei no outro baixo dele...

Temos um amigo em comum de Minas Gerais e o próprio Boris pediu meu zap e nos falamos direto, antes do workshop que ele ia fazer aqui em Salvador.
No dia do workshop, conheci pessoalmente e testei o baixo.
Som da zorra!!!

Quem quiser ouvir o som, basta ver no meu instagram @jjuunniioorr79 (é aberto).

As fotos desse dia...

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda DR6tWlj

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda 7MRd97E

Após o workshop, ele chamou todos os baixistas para ir para o Burger King e falar de música.
No outro dia, foi gravar 2 faixas do Harmonia do Samba com Bimba.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por heenrique_bass Qui Set 19, 2019 9:07 pm

Essa ideia de VS acho que vai muito de saber usar mesmo, tudo tem os prós e contras. Inclusive, eu aprendi a acostumar com VS porque uma das bandas que escuto, usa esse recurso e pasmem, da MUITA ambientação nas músicas, essa banda é um trio e geralmente eles gravam em estúdio os synts, teclados e mais uns efeitos, e no ao vivo, soltam os VS através de controlador MID e de um macbook.


Min 5:50 da pra ver ele acionando no controlador.

Inclusive, o Rush não começou a usar VS também?
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Stormbringer Qui Set 19, 2019 9:19 pm

O Rush SEMPRE usou em algumas musicas sampler de teclado disparado pelo batera, quando tem teclado e baixo ao mesmo tempo, tipo no final de "The Spirit of Radio"
Agora VS e musica clicada, se usaram, foi a partir da turne do Snakes and Arrows...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por patriciofernandes Sex Set 20, 2019 7:55 am

Graças ao VS da banda onde eu trabalho, a gente não ensaia. O estúdio da banda envia as faixas do repertório por WhatsApp, a gnt escuta em casa, e chega no show: BAM! Magic...
Não tem erro. O VS guia a banda para que saia tudo nos conformes.
Quando há necessidade de algum ajuste, faz-se na passagem de som
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Set 20, 2019 11:41 am

^yesssssssssssss.

Perfeito
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Convidado Sex Set 20, 2019 12:26 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Henri-Q escreveu:
Põe o som no talo e escuta o começo da backingtrack que o Boris está usando...


Eu toquei no outro baixo dele...

Temos um amigo em comum de Minas Gerais e o próprio Boris pediu meu zap e nos falamos direto, antes do workshop que ele ia fazer aqui em Salvador.
No dia do workshop, conheci pessoalmente e testei o baixo.
Som da zorra!!!

Quem quiser ouvir o som, basta ver no meu instagram @jjuunniioorr79 (é aberto).

As fotos desse dia...

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda DR6tWlj



Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda 7MRd97E

Após o workshop, ele chamou todos os baixistas para ir para o Burger King e falar de música.
No outro dia, foi gravar 2 faixas do Harmonia do Samba com Bimba.

Aí eu vi vantagem!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Convidado Sex Set 20, 2019 12:29 pm

Stormbringer escreveu:O Rush SEMPRE usou em algumas musicas sampler de teclado disparado pelo batera, quando tem teclado e baixo ao mesmo tempo, tipo no final de "The Spirit of Radio"

Fala que não seria mais "bonito" pagar um tecladista de apoio e colocar o cara no palco!? Para uma banda desse porte acho tosco.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Stormbringer Sex Set 20, 2019 12:44 pm

Henri-Q escreveu:
Stormbringer escreveu:O Rush SEMPRE usou em algumas musicas sampler de teclado disparado pelo batera, quando tem teclado e baixo ao mesmo tempo, tipo no final de "The Spirit of Radio"

Fala que não seria mais "bonito" pagar um tecladista de apoio e colocar o cara no palco!? Para uma banda desse porte acho tosco.
Eu concordo TOTALMENTE com você.

o lance é que fora 2 ou 3 momentos no show que é disparado um sampler, o proprio Geddy Lee toca os teclados, né? Acho que o lance do Rush foi pela imagem de manter os 3 caras mesmo. Só não é VS, como a gente ta discutindo, esse caso é sampler mesmo tipo "chegou a parte da musica, eu bato aqui, o sampler começa a tocar".

Eu sou muito purista mesmo... e tambem nao aceitei a ideia de que tocar com VS e clique é "pra quem sabe", por que é muito, mas MUITO mais facil acompanhar algo pré gravado que músicos de carne e osso.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Convidado Sex Set 20, 2019 2:37 pm

Stormbringer escreveu:
Eu sou muito purista mesmo... e tambem nao aceitei a ideia de que tocar com VS e clique é "pra quem sabe", por que é muito, mas MUITO mais facil acompanhar algo pré gravado que músicos de carne e osso.

Toco em igreja mano. É quase o Mundo da Lua do Lucas Silva e Silva; Tudo pode acontecer! Se o povo canta junto o vocalista se empolga e repete o refrão umas 4 vezes. A depender do que é pregado o repertório muda... várias nuances que fazem parte do jogo. Isso posto, é quase impossível usar elementos auxiliares. Muito orgânico.

Já toquei com click e achava legal. O batera tem que ser bom de timing... isso é premissa indispensável.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Jãozeiro Sex Set 20, 2019 3:56 pm

No caso que eu falei a track só vai para o baterista. Tipo, só ele tem o retorno disso. Só que ele não dispara o play quando chega em certo momento da música. As tracks estão lá sempre com ele, desde o início das músicas. Ele comanda tudo.

Por isso que falei que é difícil. Um batera ruim, que não sabe o que é metrônomo, não faz isso nem sonhando (já tentei fazer com um e foi triste).

Esse negócio de cada um no palco estar escutando a mesma track e então apenas seguir ela sem interação nenhuma com a banda, isso eu nem conhecia. Inclusive seria meu sonho, já que, modéstia a parte, eu sou muito certinho com esse negócio de tirar certo as músicas e muitas vezes fico à mercê de músicos que não o fazem.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Jãozeiro Sex Set 20, 2019 3:57 pm

patriciofernandes escreveu:Graças ao VS da banda onde eu trabalho, a gente não ensaia. O estúdio da banda envia as faixas do repertório por WhatsApp, a gnt escuta em casa, e chega no show: BAM! Magic...
Não tem erro. O VS guia a banda para que saia tudo nos conformes.
Quando há necessidade de algum ajuste, faz-se na passagem de som

Cara, meu sonho.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por vinibassplayer Sáb Set 21, 2019 6:36 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Stormbringer escreveu:
/*********************/
... Sério... Se o nego(eu sei) errar, você continua normal ...
O branco também erra!!

-------------------------------------------
Se ligue...
O click é isso mesmo. Nem todo mundo gosta ou tem capacidade pra tocar com ele.
Entendo perfeitamente.

<MODE ALLEX ON >
    "Roqueiro é limitado mesmo"
<MODE ALLEX OFF>
------------------------------------------

O que eu não gosto e já vi aqui em Salvador, é: O saxofonista está no palco e a parada ser gravada, por que o cara é uma desgraça de horrível!!!

minha questao nao é nem click, alias, até prefiro click pra banda... a questao é q eu cheguei a ficar taxado de "rockeiro limitado" exatamente pq prefiro o som cru da banda, por mais simples que os instrumentos sejam
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por vinibassplayer Sáb Set 21, 2019 6:38 pm

Henri-Q escreveu:
Stormbringer escreveu:
Eu sou muito purista mesmo... e tambem nao aceitei a ideia de que tocar com VS e clique é "pra quem sabe", por que é muito, mas MUITO mais facil acompanhar algo pré gravado que músicos de carne e osso.

Toco em igreja mano. É quase o Mundo da Lua do Lucas Silva e Silva; Tudo pode acontecer! Se o povo canta junto o vocalista se empolga e repete o refrão umas 4 vezes. A depender do que é pregado o repertório muda... várias nuances que fazem parte do jogo. Isso posto, é quase impossível usar elementos auxiliares. Muito orgânico.

Já toquei com click e achava legal. O batera tem que ser bom de timing... isso é premissa indispensável.  

em igreja é quase impossivel usar tracks gravadas, por esses exatos motivos... pq nao é apenas um show de entretenimento, mas é como se a galera fizesse parte da banda, qdo o "publico" empolga, tem q repetir msm, tem q entrar no clima do q ta rolando, tem q mudar repertorio pra adaptar com mensagem... é mto mais complicado, mas é mto mais divertido
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Thales_Sr Sáb Set 21, 2019 10:17 pm

vinibassplayer escreveu:
Henri-Q escreveu:
Stormbringer escreveu:
Eu sou muito purista mesmo... e tambem nao aceitei a ideia de que tocar com VS e clique é "pra quem sabe", por que é muito, mas MUITO mais facil acompanhar algo pré gravado que músicos de carne e osso.

Toco em igreja mano. É quase o Mundo da Lua do Lucas Silva e Silva; Tudo pode acontecer! Se o povo canta junto o vocalista se empolga e repete o refrão umas 4 vezes. A depender do que é pregado o repertório muda... várias nuances que fazem parte do jogo. Isso posto, é quase impossível usar elementos auxiliares. Muito orgânico.

Já toquei com click e achava legal. O batera tem que ser bom de timing... isso é premissa indispensável.  

em igreja é quase impossivel usar tracks gravadas, por esses exatos motivos... pq nao é apenas um show de entretenimento, mas é como se a galera fizesse parte da banda, qdo o "publico" empolga, tem q repetir msm, tem q entrar no clima do q ta rolando, tem q mudar repertorio pra adaptar com mensagem... é mto mais complicado, mas é mto mais divertido
Tenho um colega que é tecladista em banda de igreja, mas tem TUDO (inclusive vocais) pré gravados. Caso um músico não possa ir, ou seja pra passar o repertório pra um músico novo, só mandar as músicas (montadas todas com as gravações) pro novo músico.

E ao vivo, se não me engano, usa o ableton live. Com ele bem programado, você pode, por exemplo, repertir o refrão mais uma vez (vai montando a música caso queira), e na hora da mudança do verso pro refrão lá vem a vozinha "REFRÃO EM 4..3...2..1.." rsrs.

Cá pra nós, não tenho nenhum problema com samples ao vivo, e se pudesse tocar um show todo no click eu tocava.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por fheliojr Dom Set 22, 2019 11:21 pm

Stormbringer escreveu:...
E eu to vendo que todo mundo que toca com VS tem a mesma impressao que eu em ser "mais facil tocar assim"...


Stormbringer escreveu:...por que é muito, mas MUITO mais facil acompanhar algo pré gravado que músicos de carne e osso.

Nesses casos, é como cantar com autotune, um impeditivo para se tornar um músico melhor, por isso acho importante o pessoal q, ainda, está aprendendo esta arte - o q não é o caso de vcs - tenha muita cautela com o uso destes recursos.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por afonsodecampos Seg Nov 04, 2019 2:15 am

Tô querendo experimentar tocar com uns teclados gravados usando um tablet. Instalei o n-Track Studio DAW, abri um projeto, inseri o áudio e habilitei o click, tudo ok mas ficou trilha de áudio e click tudo no PA.

Como enviar a trilha de áudio para o PA e o click apenas para o baterista? Tentei instalar minha gravadora Tascam Us-144 MKII mas não existe drive para Android, talvez já tenham bolado algum emulador para tal mas infelizmente ainda não encontrei.

Alguém usa assim? Ou só rola com o computador mesmo?
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda Empty Re: Sobre o uso de Multi-tracks ao vivo com banda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos