Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

+10
Stormbringer
RBORCARI
Jãozeiro
vinibassplayer
Nando Vasques
joabi
Cantão
afonsodecampos
fheliojr
allexcosta
14 participantes

Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por allexcosta Qua Nov 27, 2019 12:39 pm

Alguns já viram minha série de tópicos entitulados "eternas tentativas de entender o Brasil".

Confesso que nunca ajudou muito.

Me passou pela cabeça o seguinte: quem sabe se eu souber um pouco mais de Portugal?

Se o Rui puder ajudar...

- Em Portugal demora 4 meses pra abrir uma empresa?
- Vocês usam 20 carimbos pra resolver qualquer coisa?
- Vocês têm a sensação de que tudo que se resolve em meia hora em qualquer país demora um mês aí?
- Em Portugal se fecha corredor de supermercado pra bater papo? E entrada de escada rolante?
- O Português entende e usa o jeitinho?
- Os semáforos ficam num lugar que o motorista não consegue ver?
- Tem fila (bicha) pra tudo?

Essa não é relacionada ao Brasil, mas uma curiosidade:

- Morei numa cidade com imensa colônia portuguesa, chamada Hudson. Quando ia, por exemplo, na padaria e perguntava por aquele pãozinho que tem formato de siri (esqueci o nome agora) tipo "bom dia, tem pão tal?" a sra respondia "tem sim senhor" e ia fazer outra coisa...

Convivi com gente de tudo quanto é lugar do mundo e nunca vi isso, só com portugueses? É uma interpretação diferente da frase? É meio que levar tudo ao pé da letra, já que a pergunta era só se tinha o pão?

Pra constar, não quero ser ofensivo com as perguntas, é pura curiosidade.

Se alguém tiver curiosidade sobre as maluquices da Bahia (e são muitas) ficarei feliz em ajudar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por fheliojr Qua Nov 27, 2019 7:13 pm

allexcosta escreveu:Alguns já viram minha série de tópicos entitulados "eternas tentativas de entender o Brasil".

Confesso que nunca ajudou muito...

point point point point point


É croissant aquele pãozinho?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por afonsodecampos Qui Nov 28, 2019 8:48 am

^ É sim senhor!
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por allexcosta Qui Nov 28, 2019 9:00 am

fheliojr escreveu:É croissant aquele pãozinho?

Não, é um pãozinho português, massa meio parecida com a do nosso francês, mas tem formato de casca de siri.

Vai ver não tem em Portugal. Isso era uma padaria portuguesa nos EUA. Essas coisas acontecem... "Angu à Baiana" é um prato mineiro e na Bahia ninguém conhece. "Mineirinho" é um refrigerante do RJ e em Minas ninguém conhece.

Achei uma foto do pãozinho português, mas lá eles faziam mais parecido com siri ainda:

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Receitas-de-P%C3%A3o-Portugu%C3%AAs-8

E o melhor de tudo é entrar numa padaria portuguesa quando tá tocando isso:



Na Bahia dos anos 80 se falava vara e cacetinho, então eu achava muito boa essa música.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por Cantão Qui Nov 28, 2019 5:38 pm

^^^Muito bom... Laughing
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por joabi Qui Nov 28, 2019 6:27 pm

allexcosta escreveu:Alguns já viram minha série de tópicos entitulados "eternas tentativas de entender o Brasil".

Confesso que nunca ajudou muito.

Se você, que já morou em tantos lugares, não consegue, imagine a gente... rsrs

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por Nando Vasques Sex Nov 29, 2019 12:32 pm

Eu morei em Portugal de 1996 a 2000,vi e presenciei muitas situações bizarras,engraçadas ou constrangedoras,tipo uma chuva torrencial onde o limpador de para brisas do carro na velocidade máxima, não conseguia dar conta de tanta água,e os funcionários da Câmara (prefeitura) regando os jardins da Rotunda da Boa Vista na cidade do Porto.

Pegadinhas da língua são várias,precisei de Chaves Allen para regular o baixo,entrei em uma loja de ferramentas e a vendedora disse q não vendiam,q não conheciam,não sabiam etc,foi quando achei uma bancada q usava parafusos Allen e mostrei a ela,q respondeu...Ahhh tú queres é chaves de um furo só,Uhauaha...

Aprendi muitas coisas como a própria origem das piadas de Português no Brasil,culpa dos próprios q ao chegar aqui,contavam piadas sobre o Alentejano ( Português da Roça) e ai quando o Brasileiro ia contar a piada,se esquecia do Alentejano e dizia,o Português blá blá etc..

Realmente se fosse contar tudo ,levaria um tópico inteiro,o q vi na verdade daria um livro!!!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por vinibassplayer Sex Nov 29, 2019 12:41 pm

Nando Vasques escreveu:Realmente se fosse contar tudo ,levaria um tópico inteiro,o q vi na verdade daria um livro!!!

ihh mano pode ficar a vontade! conta historia ai que é interessante pacas
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por Jãozeiro Sex Nov 29, 2019 12:47 pm

allexcosta escreveu:
- Morei numa cidade com imensa colônia portuguesa, chamada Hudson. Quando ia, por exemplo, na padaria e perguntava por aquele pãozinho que tem formato de siri (esqueci o nome agora) tipo "bom dia, tem pão tal?" a sra respondia "tem sim senhor" e ia fazer outra coisa...

Convivi com gente de tudo quanto é lugar do mundo e nunca vi isso, só com portugueses? É uma interpretação diferente da frase? É meio que levar tudo ao pé da letra, já que a pergunta era só se tinha o pão?

Mano, isso é muito engraçado, kkkk.

Mas tipo, chega a ser difícil de acreditar... é assim mesmo? A pessoa não entende se não for ao pé da letra? Shocked

Ironicamente Portugal tem alguns dos maiores nomes da Literatura de que se tem notícia. É cada monstro na poesia...
Como eles interpretam seus próprios mestres se entendem tudo ao pé da letra?

"Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer
."

^ Dá um bug na mente?
Ou eles entendem que esse tipo de coisa tá recheada de figura de linguagem, sendo necessário falar de forma literal só no caso do pão e afins?
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por vinibassplayer Sex Nov 29, 2019 1:35 pm

Jãozeiro escreveu:
allexcosta escreveu:
- Morei numa cidade com imensa colônia portuguesa, chamada Hudson. Quando ia, por exemplo, na padaria e perguntava por aquele pãozinho que tem formato de siri (esqueci o nome agora) tipo "bom dia, tem pão tal?" a sra respondia "tem sim senhor" e ia fazer outra coisa...

Convivi com gente de tudo quanto é lugar do mundo e nunca vi isso, só com portugueses? É uma interpretação diferente da frase? É meio que levar tudo ao pé da letra, já que a pergunta era só se tinha o pão?

Mano, isso é muito engraçado, kkkk.

Mas tipo, chega a ser difícil de acreditar... é assim mesmo? A pessoa não entende se não for ao pé da letra? Shocked

Ironicamente Portugal tem alguns dos maiores nomes da Literatura de que se tem notícia. É cada monstro na poesia...
Como eles interpretam seus próprios mestres se entendem tudo ao pé da letra?

"Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer
."

^ Dá um bug na mente?
Ou eles entendem que esse tipo de coisa tá recheada de figura de linguagem, sendo necessário falar de forma literal só no caso do pão e afins?

as vezes eles só são mais frios no trato e esperam q vc se vire pra achar as coisas haha
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por RBORCARI Sex Nov 29, 2019 3:43 pm

Alguem liga pro Rui responder como é la que estou ficando curioso kkkkk
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por allexcosta Sex Nov 29, 2019 4:05 pm

Nando Vasques escreveu:uma chuva torrencial onde o limpador de para brisas do carro na velocidade máxima, não conseguia dar conta de tanta água,e os funcionários da Câmara (prefeitura) regando os jardins da Rotunda da Boa Vista na cidade do Porto.

Essa tu me contou...

E falas o que do "temos sim senhor"?

Pessoal diz que no aeroporto você tá cheio de mala e pergunta pro taxista "sabe onde fica o hotel tal?" e ele "sei sim senhor", aí continua lendo jornal...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por Stormbringer Sex Nov 29, 2019 5:33 pm

allexcosta escreveu:
Pessoal diz que no aeroporto você tá cheio de mala e pergunta pro taxista "sabe onde fica o hotel tal?" e ele "sei sim senhor", aí continua lendo jornal...

É por isso que meu pai diz que só existem 2 piadas de português: todas as outras histórias são reais.


Eu arrisco dizer que a parte burocrática brasileira é herança dos colonizadores... Acabamos ficando "mestres" em voltinhas desnecessárias pra chegar nos objetivos
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por joabi Dom Dez 15, 2019 9:17 pm


Portugal é Phødå...

https://www.youtube.com/watch?v=vOQDTM8cbR0

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por NESCAU Seg Dez 16, 2019 9:30 am

allexcosta escreveu: Se alguém tiver curiosidade sobre as maluquices da Bahia (e são muitas) ficarei feliz em ajudar.

Aquela história da comida "quente" é verdade?

Aquela história, ou estória, de que tu chega em qualquer lugar da Bahia e fala: Moço, eu quero um acarajé. E então ele diz: Você quer ele quente? E, você, não sabendo direito do que se trata, diz que sim. E então o acarajé vem recheado de pimenta, porque o "quente" é, na verdade, sinônimo de apimentado ao extremo.

É verdade esse "bilete"?

Outra coisa, no Instagram, tem um perfil com o nome "Carros de Baiano" onde são postadas muitas imagens e videos de carros modificados, com modificações de péssimo gosto. É tradição dos baianos modificarem os carros daquele jeito, tipo cortar uma Santana Quantum para ficar pickup? A origem do termo "Carros de Baiano" é da Bahia mesmo, ou é zoeira?

Aguardo retorno.

NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2412
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por AndréBurger Seg Dez 16, 2019 10:25 am

Caramba, essa 2a pergunta tá tão literal... É isso mesmo?
Vou falar algo que notei em SP, andando com amigos que gostam de carrismo.
A toda e qualquer extravagância que um Paulista identifica ao seu redor, o que não é raro em um estado que tem um padrão de cabeça mais quadrada, é atribuído a 'baianidade' da pessoa. Dito isto, os donos desses carros de baianos muitas vezes não chegaram nem a cruzar o Espírito Santo, muito menos na Bahia... São crias de SP, mesmo. Eu mesmo resolvi colocar umas calotas mais baratas (e feias) no meu carro e já associaram isso a um baianismo, vai entender.
Já vi baiano que gosta da brincadeira e outros que não.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por NESCAU Seg Dez 16, 2019 11:26 am

^Foi exatamente por isso que perguntei... Porque associar à Bahia se, na prática, não vem de lá? Esse termo aqui em SC é bem incomum, pelo menos na região que moro, por isso a minha dúvida. Geralmente, por aqui, quando tem alguma coisa desse tipo, dizem que é coisa de colono. facepalm
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2412
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por Convidado Seg Dez 16, 2019 12:02 pm

RBORCARI escreveu:Alguem liga pro Rui responder como é la que estou ficando curioso kkkkk
Convivi com portugueses e percebi que eles detestam esse tipo de DR com brasileiros. Uma vez em um almoço, fiz um breve comentário sobre o semeador e o ladrilhador (Raízes do Brasil) do Sérgio Buarque de Holanda e foi o suficiente para gerar uma conversa tensa e com pouca cordialidade. Ainda assim, indico a leitura hide

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por allexcosta Ter Dez 17, 2019 12:30 pm

NESCAU escreveu:Aquela história da comida "quente" é verdade?

Aquela história, ou estória, de que tu chega em qualquer lugar da Bahia e fala: Moço, eu quero um acarajé. E então ele diz: Você quer ele quente? E, você, não sabendo direito do que se trata, diz que sim. E então o acarajé vem recheado de pimenta, porque o "quente" é, na verdade, sinônimo de apimentado ao extremo.

Não, isso não existe. Já discutimos isso amplamente aqui. Inclusive estou em Salvador nesse momento e nunca escutei isso aqui. Nenhuma baiana pergunta se você quer acarajé quente, até porque todo mundo prefere quente. E quente significa a mesma coisa que em qualquer lugar. Ela pergunta sim, se no seu acarajé quente você vai querer pimenta. Ou então ela abre o acarajé pergunta "vai o quê?" e ela coloca os recheios conforme suas instruções.

NESCAU escreveu:É verdade esse "bilete"?

Desculpe, não entendi.

NESCAU escreveu:Outra coisa, no Instagram, tem um perfil com o nome "Carros de Baiano" onde são postadas muitas imagens e videos de carros modificados, com modificações de péssimo gosto. É tradição dos baianos modificarem os carros daquele jeito, tipo cortar uma Santana Quantum para ficar pickup? A origem do termo "Carros de Baiano" é da Bahia mesmo, ou é zoeira?

Eu não conhecia essa expressão, portanto duvido que seja daqui, até porque a maioria dos carros que circulam na Bahia são de baianos.

Nos anos 80 eu via chevette com motor de opala, fusca com motor de santana e coisas assim, mas não lembro de quantum pickup ou algo que eu consideraria de profundo mau gosto.

Esse fenômeno talvez ocorra porque em SP, que é a maior cidade do Brasil, a expressão "baiano" não tem nada a ver com algo da Bahia, é simplesmente um adjetivo que significa pobre, mal feito, de mau gosto, feito nas coxa, sem capricho, etc...

Isso não é algo típico do Brasil, em NY se fala "carro de boriqua", os cubanos de Miami falam de coisas de mau gosto como coisa de venezuelano, que falam dos colombianos, que falam dos peruanos, que falam dos bolivianos. E chileno fala mal de todo mundo, menos de brasileiro. Argentino já acha tudo horrível, principalmente o Chile e o Brasil.

No Rio seria carro de Paraíba, que tem a mesma conotação de baiano em SP.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por NETOULTRA Ter Dez 17, 2019 12:43 pm

Carro de Baiano é uma giria muito conhecido, simples preconceito, deve ter origem nas pessoas mais pobres ( que aos olhos de muitos paulistas sao Baianos/Nordestinos ) q faziam "gambiarras" pra ajeitar o carro ou incrementar ele, é tipo a expressão xuning, que é o jeito do pobre tunar o seu carro, aí faz gambiarra com fibra essas coisa...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por Raul S. Ter Dez 17, 2019 12:46 pm

a expressão "coisa de baiano" que conheci daqui de SP conota coisa/pessoa brega, que chama demasiada atenção, e não pobre, mal feito
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por Convidado Ter Dez 17, 2019 1:19 pm

Raul S. escreveu:a expressão "coisa de baiano" que conheci daqui de SP conota coisa/pessoa brega, que chama demasiada atenção, e não pobre, mal feito
Isso... A Bahia é fortemente influenciada pela cultura africana, inclusive no modo de vestir, que inclui cores alegres, estampas, tribais e florais. As pessoas aqui, por não gostarem desse tipo de coisa fizeram essa associação. É um dos preconceitos mais chulos made in SP que conheço... perde apenas para a aversão a cariocas (fomentada na década de 80 e que perdura até hoje).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal Empty Re: Eternas tentativas de entender o Brasil - Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos