Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

+8
Paulo Penna
Franco_bass
fheliojr
Pz123
allexcosta
Juninho Sampaio
pedrohenrique.astronauta
Fabio Linhares
12 participantes

Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Fabio Linhares Seg Mar 09, 2020 4:16 pm

Pessoal, estou querendo pegar um Jazz Bass reedicão da Fender. Temos como opção o modelo de 74 e 75. O Fender 75 já tive, tem o braço padrão dos standard (C shape). Já o 74 apresenta o U Shape, neste nunca toquei. Será que a diferença é muito grande?
Alguém já experimentou ambos e poderia passar as impressões?
Valeu.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Mar 09, 2020 5:31 pm

O U Shape em minhas mãos me dá a impressão de uma barriguinha mais acentuada. Eu gosto e acho confortável. Mas acredito ser questão de gosto. Mas confesso que se tivesse de ir em um modelo hoje, iria no American Vintage 74 pelo sistema de ajuste do tensor pela parte debaixo do braço. Acho mais confiável. Tenho medo desses tensores com silver bullet.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Mar 10, 2020 8:53 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:O U Shape em minhas mãos me dá a impressão de uma barriguinha mais acentuada. Eu gosto e acho confortável. Mas acredito ser questão de gosto. Mas confesso que se tivesse de ir em um modelo hoje, iria no American Vintage 74 pelo sistema de ajuste do tensor pela parte debaixo do braço. Acho mais confiável. Tenho medo desses tensores com silver bullet.

Obrigado por mandar mensagem ontem pra mim no zap do meu aniver. Agora traduza tudo que você disse para que um menino de 13 anos que entrou hoje aqui, possa entender.
Se possível explique isso de Silver Bullet. Pq eu não sei!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por allexcosta Ter Mar 10, 2020 9:18 am

Fabio Linhares escreveu:Pessoal, estou querendo pegar um Jazz Bass reedicão da Fender. Temos como opção o modelo de 74 e 75. O Fender 75 já tive, tem o braço padrão dos standard (C shape). Já o 74 apresenta o U Shape, neste nunca toquei. Será que a diferença é muito grande?
Alguém já experimentou ambos e poderia passar as impressões?
Valeu.

É diferente sim.

Tem gente que faz a transição sem problema algum, outros têm problemas. Aconselho firmemente que toque antes de comprar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Pz123 Ter Mar 10, 2020 10:17 am

Tirando o conselho óbvio (e válido) de: teste e decida você mesmo, deixo aqui meu pitaco.

Pra mim esses AVRI 74 são o mais próximo que a Fender chega de um Custom Shop em um instrumento de série.
Esses baixos são muito bons mesmo.

Quanto ao braço, levei esses dias pra tocar um PB com braço em C e um JB com braço em U, e continuo achando o braço deste JB incomparável. Mas acho que a opinião talvez não seja muito válida pra você já que existem outras diferenças entre eles como tamanho do nut e raio da escala..


Última edição por Pz123 em Ter Mar 10, 2020 5:03 pm, editado 1 vez(es)
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Fabio Linhares Ter Mar 10, 2020 2:56 pm

Tenho aqui baixos como Music Man SR 4c, Precision Am Std, Warwick Corvete Pro Line, Tobias Basic 4c. Alguns desses braços se assemelham ao desse Fender AVRI 74?
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por allexcosta Ter Mar 10, 2020 4:28 pm

Fabio Linhares escreveu:Tenho aqui baixos como Music Man SR 4c, Precision Am Std, Warwick Corvete Pro Line, Tobias Basic 4c. Alguns desses braços se assemelham ao desse Fender AVRI 74?

Não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por fheliojr Ter Mar 10, 2020 4:37 pm

Olhe o Fábio!!!!!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Mar 11, 2020 10:00 am

Juninho Sampaio escreveu:
pedrohenrique.astronauta escreveu:O U Shape em minhas mãos me dá a impressão de uma barriguinha mais acentuada. Eu gosto e acho confortável. Mas acredito ser questão de gosto. Mas confesso que se tivesse de ir em um modelo hoje, iria no American Vintage 74 pelo sistema de ajuste do tensor pela parte debaixo do braço. Acho mais confiável. Tenho medo desses tensores com silver bullet.

Obrigado por mandar mensagem ontem pra mim no zap do meu aniver. Agora traduza tudo que você disse para que um menino de 13 anos que entrou hoje aqui, possa entender.
Se possível explique isso de Silver Bullet. Pq eu não sei!


É aquele tensor tipo Fender Marcus Miller com aquela bala exposta. Sei que não são todos os modelos, mas esse tipo de tensor de bala exposta é um pouco problemático. Há vários casos de escalas que racharam e de tensores desses dando problema.


Quanto à mensagem, tem nada não. Achei mais legal mandar pelo zap pois se torna algo mais próximo, mais pessoal What a Face .
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Mar 11, 2020 11:16 am

Massa!
Esses tensores devem dar problemas, por que ficam expostos e a corrosão é maior....depois do seu relato, acredito que o unico problema que possa ocorrer é este
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Mar 17, 2020 3:11 pm

Juninho Sampaio escreveu:Massa!
Esses tensores devem dar problemas, por que ficam expostos e a corrosão é maior....depois do seu relato, acredito que o unico problema que possa ocorrer é este


Eu falo disso

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Baixo-fender-70s-classic-jazz-bass-mim-D_NQ_NP_727790-MLB31755776215_082019-F
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por allexcosta Ter Mar 17, 2020 3:15 pm

^ Muito comum.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Franco_bass Ter Mar 17, 2020 10:09 pm

^ E tem gente que segue usando e nem da bola pq a tocabilidade é adaptada. Agora de regulagem, não é bom.
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Mar 18, 2020 8:04 am

Ta que pariu!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Paulo Penna Qua Mar 18, 2020 8:47 am

Fica muito raso aí. Se a madeira do braço tiver algum ponto de fragilidade, crack....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Ivanov_br Qua Mar 18, 2020 9:22 am

caceta!!!!

meu Marcus miller nunca deu problema disso!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Rui Lima Qua Mar 18, 2020 2:37 pm

Isso já se falou noutro tópico por esses dias e nunca mais dormi direito, é que o meu é assim:

Fender 2013 Limited Edition '75 Jazz Bass Japan:

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços IMG-20200317-173708

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços IMG-20200317-173719

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços IMG-20200317-173731

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços IMG-20200317-173743

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços IMG-20200317-173749
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por WHead Qua Mar 18, 2020 3:39 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Massa!
Esses tensores devem dar problemas, por que ficam expostos e a corrosão é maior....depois do seu relato, acredito que o unico problema que possa ocorrer é este
Eu falo disso(imagem)

Paulo Penna escreveu:Fica muito raso aí. Se a madeira do braço tiver algum ponto de fragilidade, crack....

Nunca soube dessa questão..
Sabem me dizer se há risco da mesma situação (corrosão, fragilidade e quebra) acontecer, pelos mesmos fatores, até nos modelos cuja ponta do tensor, apesar de ser no headstock, não fica exposta? Assim:
Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Captur40
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2712
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Rui Lima Qua Mar 18, 2020 4:40 pm

Não, esse não é de bala
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por WHead Qua Mar 18, 2020 4:46 pm

Rui Lima escreveu:Não, esse não é de bala
Entendi. Muito obrigado.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2712
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Rui Lima Qua Mar 18, 2020 5:08 pm

Não sei se confere mas isso não aconteceria com os baixos dos anos 70? O meu é de 2013 imitando um baixo dos anos 70, e penso que já não correrá o mesmo risco, até porque a bala não fica assim tão próximo da face da escala, que penso que seria a raiz do problema.
Estarei falando besteira?
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sáb Mar 21, 2020 8:56 pm

Rui Lima escreveu:Não sei se confere mas isso não aconteceria com os baixos dos anos 70? O meu é de 2013 imitando um baixo dos anos 70, e penso que já não correrá o mesmo risco, até porque a bala não fica assim tão próximo da face da escala, que penso que seria a raiz do problema.
Estarei falando besteira?

Então, essa foto que eu postei é de um Fender Classic Series MIM assim como o que o nosso companheiro forista adquiriu. E não é o primeiro caso que vejo nesse Classic Series. Mas já vi diversos casos desses problemas em Fenders da segunda metade dos anos 70 e alguns poucos em reedições japonesas.

Acredito que essa estrutura de tensor com bala exposta seja problemática e deve exercer algum tipo de força prejudicial à escala. Basta observarmos que esse estilo de tensor durou pouco, foi abandonado e hoje só é encontrado em reedições.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Jãozeiro Sáb Mar 21, 2020 11:26 pm

^ Isso que me deixa encucado com esse negócio de reedição. Tipo, até as meldas que deram errado no projeto original têm que ser reproduzidas?

É como se a empresa dissesse: "olha, 50 anos atrás a gente não sabia o que tava fazendo e saiu essa cagada aí. Não contentes, reeditamos o instrumento com o mesmo problema grave. Pague por ele agora mesmo, por favor."


Última edição por Jãozeiro em Sáb Mar 21, 2020 11:39 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Jãozeiro Sáb Mar 21, 2020 11:28 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Massa!
Esses tensores devem dar problemas, por que ficam expostos e a corrosão é maior....depois do seu relato, acredito que o unico problema que possa ocorrer é este


Eu falo disso

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Baixo-fender-70s-classic-jazz-bass-mim-D_NQ_NP_727790-MLB31755776215_082019-F

SX nenhum tem isso, gente, nem outro baixo algum de 800 reais.
Sinceramente, que relaxo. Fora a feiura. Que horroroso esse negócio exposto aí.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Jãozeiro Sáb Mar 21, 2020 11:43 pm

Rui Lima escreveu:
Fender 2013 Limited Edition '75 Jazz Bass Japan:

Seu baixo é realmente lindo, Rui. Mas essa parte do tensor foi demais pra mim. Poderiam muito bem ter consertado isso.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Rui Lima Dom Mar 22, 2020 5:44 am

A questão é que acho lindo ao contrário de você, mas isso nem é importante porque é uma questão de gosto sem discussão. O problema é que eu achava uma mais valia: acesso ultra-fácil, tu vê o que está fazendo, vê a chave entrar direitinho, para mim só tinha vantagem, estás a ver?
Dou-te razão na estupefação de eles reeditar em algo que deu bosta.
Eu mexo bastante no tensor, ele é até muito suave, não é daqueles.que faz força, nada faz prever que venha a dar problema, mas fico chateado.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Mar 23, 2020 9:14 am

Jãozeiro escreveu:^ Isso que me deixa encucado com esse negócio de reedição. Tipo, até as meldas que deram errado no projeto original têm que ser reproduzidas?

É como se a empresa dissesse: "olha, 50 anos atrás a gente não sabia o que tava fazendo e saiu essa cagada aí. Não contentes, reeditamos o instrumento com o mesmo problema grave. Pague por ele agora mesmo, por favor."

Jão!

Eu não sou luthier, mas acredito que as peças devam ter sofrido algum tipo de evolução que também não causem isso. 
Mais que a madeira de hoje é mais curada, etc...

É como um acidente de avião que ocorre devido a soma de várias variáveis.

Mas, como falei. São apenas elucubrações da minha cabeça.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Mar 23, 2020 9:16 am

Rui Lima escreveu:A questão é que acho lindo ao contrário de você, mas isso nem é importante porque é uma questão de gosto sem discussão. O problema é que eu achava uma mais valia: acesso ultra-fácil, tu vê o que está fazendo, vê a chave entrar direitinho, para mim só tinha vantagem, estás a ver?
Dou-te razão na estupefação de eles reeditar em algo que deu bosta.
Eu mexo bastante no tensor, ele é até muito suave, não é daqueles.que faz força, nada faz prever que venha a dar problema, mas fico chateado.

Se esse baixo fosse americano, você não mexeria no tensor. É duro e muito ruim.

Os mexicanos são moles, assim como os Japa.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços Empty Re: Fender American Vintage 74 e 75 - Diferença nos braços

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos