Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento

5 participantes

Ir para baixo

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento Empty Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento

Mensagem por Rossano Dom Jun 28, 2020 11:13 am

Bom dia pessoal,
acabei de comprar um set usado com uma 410 hlf e o cabeçote svt4 pro da ampeg. A situação é a seguinte, de forma resumida:
- No cabeçote atras está marcado 240v na entrada de eletricidade. (havia confirmado com o vendedor e por isso comprei)
- Ele era usado em Curitiba 110v, ligado direto, sem transformador.
- Instalei em casa (tomada com terra 220v) e deu um barulho forte de eletricidade e um estouro;
- Li o manual e vi que havia protegido com o fusível, segui a recomendação de rearmar. Testei e novamente barulho de eletricidade (desliguei rápido pra não estourar novamente)
- coloquei num transformador para 110v (por recomendação do vendedor) e voltou a ligar, mas começa um barulho (agora nos falantes) de eletricidade ou tipo hummm, que vai aumentando... Pra não arriscar, desliguei e não usei.
- Para testar, liguei a caixa 410 num cubo stanner (no speak out) logo que liguei um barulho leve, mas depois funcionou tudo normal, sem ruídos ou chiados na 410.

Minha dúvida é se ele foi usado em 110v isso o tornou 110? e é por isso que deu problema? ou seja só vou poder usar com transformador agora?

A questão de ter ficado um barulho passando para os falantes, mesmo com o uso do transformador, é sinal que queimou alguma coisa ou estragou algo no cabeçote? Alguém sabe me dizer o que pode ter acontecido?

Bom desde já agradeço se alguém puder me dar uma ajuda.

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento Ee4a8110

Rossano
Membro

Mensagens : 5
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento Empty Re: Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento

Mensagem por allexcosta Dom Jun 28, 2020 12:11 pm

Rossano escreveu:Minha dúvida é se ele foi usado em 110v isso o tornou 110? e é por isso que deu problema?

Isso não existe.

Mais fácil alguém ter feito uma modificação e não te avisou.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Rossano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento Empty Re: Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento

Mensagem por Rossano Dom Jun 28, 2020 12:16 pm

Pois é, achei muito estranho. E diz ele que não foi mexido. Acho que vou ter que ir na assistência mesmo ver o que pode ser feito

Rossano
Membro

Mensagens : 5
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento Empty Re: Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento

Mensagem por joabi Dom Jun 28, 2020 12:31 pm

Humm, várias coisas aqui...

Primeiro, pela sua descrição, é bem provável, quase certeza, que ele tenha sido modificado para 110V pelo antigo dono.

Segundo, o fato de você ter ligado em 220V pode ter danificado alguma coisa, mesmo tendo a proteção do fúsivel, que não é tão eficiente assim. Você nunca deveria ter ligado direto em 220V. Sempre que se mexe com energia é preciso ter certeza ABSOLUTA do que você está fazendo. Seria possível ligar em 110V sem perigos, nesse seu caso, mas mesmo assim nunca é bom arriscar.

O barulho que você relata quando liga o transformador, se você teve sorte, pode estar sendo causado pelo próprio transformador, que talvez seja fraco demais. Tem que calcular o transformador de acordo com o consumo do amplificador, e deixar uma boa folga. Existe cálculo para isso.

Se estiver tudo Okay, você pode mandar em uma eletrônica para converterem de volta para 220/240V. É um serviço relativamente simples, e você não vai mais precisar do transformador.


EDIT: Pelo jeito seu amplificador foi feito para o mercado europeu. 240V/50Hz.


Última edição por joabi em Dom Jun 28, 2020 12:35 pm, editado 1 vez(es)
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Rossano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento Empty Re: Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento

Mensagem por allexcosta Dom Jun 28, 2020 12:34 pm

Pode também ter estourado um capacitor de entrada, que também não é algo complicado pra um técnico.

Não mexa mais... Leve a algum técnico de confiança, narre o ocorrido e ele te dirá o que está acontecendo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Rossano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento Empty Re: Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento

Mensagem por Rossano Dom Jun 28, 2020 12:38 pm

Valeu pessoal, segunda vou levar numa autorizada da ampeg aqui na minha cidade, vi pelo site da habro o contato. Mas já fico um pouco mais tranquilo.

Rossano
Membro

Mensagens : 5
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento Empty Re: Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento

Mensagem por joabi Dom Jun 28, 2020 1:01 pm


Isso aqui pode ajudar bastante o técnico. Baixe já!

DIAGRAMA DE REPARO

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Rossano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento Empty Re: Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento

Mensagem por Rossano Dom Jun 28, 2020 1:06 pm

Joabi , valeu,  obrigado

Rossano
Membro

Mensagens : 5
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento Empty Re: Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento

Mensagem por BLZENI Seg Jun 29, 2020 8:19 am

Com certeza esse amp teve a sua tensão de entrada alterada.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento Empty Re: Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento

Mensagem por gsfteodoro Seg Jun 29, 2020 8:48 am

A sua descrição é de amplificador “queimado” por lugar em voltagem indevida de operação.
Capacitores da fonte e alguma coisa a mais na fonte prejudicado. Dependendo da fonte, pode ter prejudicado o circuito de proteção em operação.

Acho que você acabou tendo sorte de não ter sido algo mais grave. Transformador, provavelmente, está ok.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Rossano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento Empty Re: Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento

Mensagem por joabi Seg Jun 29, 2020 8:53 am

Rossano escreveu:Joabi , valeu,  obrigado

Dei uma olhada com mais calma e parece que o sistema de proteção é bem legal. Talvez você tenha dado sorte.

Pelo que eu consegui olhar pela Net, sem ter acesso ao amp, você deve usar um transformador de pelo menos 1 kVA (1000 VA), para trabalhar numa boa. Se optar pelo transformador externo, eu procuraria algo de 1500 VA... relativamente leve e dá conta do recado. Não é caro também. Custa uns 80 reais no ML.

Mas, como eu disse, com esse diagrama que mandei fica fácil para o técnico mudar a tensão de trabalho. Peça para ele mudar para 230V/50-60Hz, que é uma das opções do diagrama. É só mudar alguns fios e voilà...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Rossano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento Empty Re: Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento

Mensagem por Rossano Seg Jun 29, 2020 10:25 am

Valeu pessoal, deixei agora na autorizada para avaliação. Agora aguardar o diagnóstico . Já deixei os diagramas tbm pra acelerar o processo.
Do transformador tenho um de 2000. Acredito que se for a opção da conta com folga então.
Assim que tiver novidades eu posto aqui

Rossano
Membro

Mensagens : 5
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento Empty Re: Duvida Ampeg svt4 - voltagem e funcionamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos