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Captadores PBass. Experiências

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Mensagem por allexcosta em Sex Jul 17, 2020 9:39 pm

Outro, pra te confundir "um cadinho mais". Laughing

https://www.lollarguitars.com/lollar-p-bass-pickups/precision-bass-split-coil
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Mensagem por Zubrycky em Sex Jul 17, 2020 9:43 pm

Pessoalmente, não sou fã de modificações mas é um prazer aprender com quem entende do assunto.
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https://www.youtube.com/zubrycky

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Mensagem por allexcosta em Sex Jul 17, 2020 9:45 pm

Opções não faltam:

https://www.aguilaramp.com/pickup-series/p-bass-pickups/
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Mensagem por Breno_Barnabe em Sex Jul 17, 2020 9:57 pm

^ Senta que lá vem história, mas lá vai...

Estou looonge de ser um especialista em baixos, e meu limitado conhecimento traduz isso.

Mas sou um cara chegado em PB, pelas minhas contas já tive uns 10 PBs (incluindo PJs) diferentes, com captadores variados, escalas diferentes, etc.  Vou dar um resumo aqui, em ordem
1) PB Phoenix - Nunca nem regulei, achava ele ruim, vendi, hj queria ter ele de volta pra ver qual era.

2) Condor BX12 - Baixo PJ, longe do PB Classico, mas eu curtia mutar o cap da ponte pra tocar e tentar soar como pb.. captação orginal. baixo ia bem com tudo, nao era estalado mas abrindo o tone era mais moderninho

3) PB Squier Affinity (comprei e troquei o cap para um Malagoli Alnico 5) A saga está aqui
https://www.contrabaixobr.com/t33176-eu-mesmo-luthier-no-meu-precision-squier-processo-e-duvidas
Esse cap é bem vintage.. confesso que nos primeiros ensaios demorei pra caramba pra me sentir "vivo" no meio do banda... isso só ocorreu quando eu comecei a achar uma equalização que me atendia, basicamente era fechar o tone ate sumir o "tec tec" e subir o agudo a ponto de achar equilibrado, e tirar um bocado de grave... isso fazia ele soar muito bem, mas só na banda.. alias, todos meus baixos eu meio que nao ligo pro timbre tocando em casa (eu toco só com pedaleira sem simulação de pre ou ampli, ou seja, nem regulo equializaçao). Eu somente testava isso em banda.

4) Vendi tudo e peguei um Squier PB 51 Classic Vibe com cap Seymor Duncan… apesar do Seymor ter fama de "rosnado" era som bem vintage, mas era plug and play, flat dava o som que eu queria. Vendi por motivos financeiros

5) Shelter PB - Peguei num rolo com uma caixa...tinha upgrade de captador, tenho quase certeza que era um Malagoli Hot Tone.. era mais agressivo em termos de timbre, tinha que dosar um pouco de agudo, mas soava bem demais...

6) SX PB - Peguei novo e não fiz nada… ACHO que era um cap ceramico chines, e soava bem flat

7 e Cool Yamaha BB414 e 415… esses tambem tem um som bem agressivo, mas com tone bem atuante… fechou um pouco, ja vira outro som.. sempre usei (e ainda tenho o 414), é plugar e tocar

9) Yamaha BB200 - Timbre igual o BB414 com Cap Isolado

10) PB Jay Turser - Apesar da elétrica bem humilde, soa como PB, usei em ensaios só, mas no geral vai bem flat (a escala é em Maple, eu não sei ainda dizer o que muda ou não)

Todos esses baixos usei em GK, Hartke, Meteoro, SWR, Ampeg e por aí vai… claro que cada ampli variava um bocado de equalização, mas o ponto que quero chegar é:
a) Nunca, em casa, eu tinha expectativa de timbrar o baixo da maneira perfeita, pelos motivos que expliquei no item 3.
b) Nesses 10 baixos, somente 1 eu fiz upgrade, e foi o que me deu mais "dor de cabeça", pq eu ia tocar e falava "poxa, será que fiz m$%&, nao tá legal". Até cheguei a anunciar e desisti, tomei até bronca de um colega aqui kkkk. Mas tempos depois eu tava felizão com ele, a resposta veio de uma equalização diferente do que eu usava, só isso
c) Eu nunca tive uma base de timbre baseada em algum baixista famoso… como eu tocava covers variados, queria simplesmente algo que soasse bem com as musicas que tocava
d) Por mais que esses baixos tenham suas diferenças, eu acabava chegando num timbre "parecido" em todos eles… pq ja era algo dentro da minha cabeça, creio.
Taí a prova (audios de celuar são ruins, mas ai vai):
https://www.youtube.com/watch?v=qx6p28UNZsM
https://www.youtube.com/watch?v=GJpmPDskMaQ&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=0ry6bXpQ0gc
https://www.youtube.com/watch?v=kjN04IRU1pU
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Mensagem por Porrobertus em Sex Jul 17, 2020 10:01 pm

Zubrycky escreveu:Pessoalmente, não sou fã de modificações mas é um prazer aprender com quem entende do assunto.

Já pra quem curte modificações, os modelos Fender são um prato cheio. Não sou nenhum obcecado pela marca, mas acho um barato essa miríade de captadores, ferragens e escudos. Dá pra fazer aquele lance que o CG relatou: um baixo bem montado, com boas madeiras e peças que acaba sendo capaz de superar um stock com grife, só que com um custo menor.
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Mensagem por Groovin em Sab Jul 18, 2020 8:57 am

Cassio Pires escreveu:Debate bom é aquele em que você aprende. Isso a gentr vê por aqui.

De todos os comentários eu aprendi Algo.

Eu acho sim que atingi meu objetivo com o instrumento. Estou 100% satisfeito ? Não. Pra estar , teria que ter um legítimo 62.

Posso estar errado, mas o PBass da pra perceber a diferença de “qualidade” mais que outros modelos.

O objetivo do post: trocar os caps fariam com que ele se aproximasse mais do som dos P “de época”?

Aí aprendi aqui que outros fatores são importantes também.

Se você pudesse exemplificar com um vídeo/áudio qual timbre tu procura no baixo talvez fica mais fácil de te ajudar. De repente nem os caps vai precisar trocar Very Happy
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Mensagem por fheliojr em Sab Jul 18, 2020 8:30 pm

Cara, acho que vc não deveria pensar em captadores, agora, mas, sendo eu, começaria pelo Seymour Duncan Antiquity (o 1, com AlNiCo 2).
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Mensagem por Zubrycky em Sab Jul 18, 2020 8:43 pm

Porrobertus escreveu:
Zubrycky escreveu:Pessoalmente, não sou fã de modificações mas é um prazer aprender com quem entende do assunto.

Já pra quem curte modificações, os modelos Fender são um prato cheio. Não sou nenhum obcecado pela marca, mas acho um barato essa miríade de captadores, ferragens e escudos. Dá pra fazer aquele lance que o CG relatou: um baixo bem montado, com boas madeiras e peças que acaba sendo capaz de superar um stock com grife, só que com um custo menor.

Aos afeitos à esse tipo de coisa, é ótimo ter essa miríade de opções.
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