Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

+23
Jãozeiro
Breno_Barnabe
Sentinela
Cantão
Vinicius F
CSergio
Paulo Penna
siodoni
vcrz
Juninho Sampaio
Uchoa
CG
Davi Motta
allexcosta
NESCAU
luiztebet
Nelson Bass
Porrobertus
WHead
vinibassplayer
Zubrycky
Mauricio Luiz Bertola
Dennis Messa
27 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Dennis Messa Qui Jul 23, 2020 8:49 pm

Eaí? O que vocês acham?


Idioma e legendas em inglês.

Particularmente, eu acho isso tudo uma tremenda baboseira, mas gostaria de ouvir os demais.
Dennis Messa
Dennis Messa
Membro

Mensagens : 151
Localização : Novo Hamburgo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jul 23, 2020 9:09 pm

Dennis Messa escreveu:Eaí? O que vocês acham?

https://www.youtube.com/watch?v=OqfZX6CNu10

Particularmente, eu acho isso tudo uma tremenda baboseira, mas gostaria de ouvir os demais.
Me parece mais um "efeito placebo" que outra coisa...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 23, 2020 9:41 pm

Assistirei o vídeo quando puder, mas posso te dizer uma coisa: Alguns dos meus instrumentos estão comigo há quase 30 anos e hoje eles soam melhor com a idade porque eu, que há quase 30 anos também envelheço com eles, os toco melhor. notme hide


Última edição por Zubrycky em Qui Jul 23, 2020 11:57 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18999
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por vinibassplayer Qui Jul 23, 2020 10:17 pm

Dennis Messa escreveu:Eaí? O que vocês acham?

https://www.youtube.com/watch?v=OqfZX6CNu10

Particularmente, eu acho isso tudo uma tremenda baboseira, mas gostaria de ouvir os demais.
~

show. vi esse video uns dias atras. pelos testes tem uma leve diferença no som, parece um pouco mais fechado e menos brilhante, mas pode ser varios fatores, e nao apenas o tempo.. pode ser alguma coisa das cordas q ficaram um ano paradas msm q isoladas, o q acho mais provavel pq é um timbre q parece qdo a corda ta começando a 'engordurar'..
mas nao sei se por exemplo o fato dos captadores perderem magnetismo ocorra de forma tao abrupta em um ano, isso me parece trabalho de anos pra um captador perder sua caracteristica assim, entao por mim eu discarto a possibilidade..

aquele negocio q ele fez de duplicar a equalização de uma faixa pra outra pra ver a diferença, eu nao sei como funciona entao nao posso opinar sobre tal tecnica;

agora, o kra removeu um pouco do acabamento do corpo ne, como foi discutido no topico da pintura la, provavelmente foi por isso a mudança no som, entao deve ter algum luthier por ai q nao ficou mto satisfeito Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por vinibassplayer Qui Jul 23, 2020 10:20 pm

Zubrycky escreveu:Assistirei o vídeo quando puder, mas posso te dizer uma coisa: Alguns dos meus instrumentos estão comigo há quase 30 anos e hoje eles soam melhor com a idade porque eu, que há quase 30 anos também envelheço com eles, os toco melhor. notme hide

fato é q qdo estamos constantemente com o instrumento, nao percebemos as mudanças que ocorre no timbre pq nosso ouvido vai se acostumando com a mudança gradual do som ne... eu por exemplo vou me acostumando tanto ao som de cordas velhas q so noto a diferença na cara qdo afrouxo elas e dou umas batidas pra voltar o brilho, mas com o tempo vou reacostumando com o som a medida q elas se fecham de novo
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por WHead Qui Jul 23, 2020 11:53 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Me parece mais um "efeito placebo" que outra coisa...

O desgaste dos materiais não poderia influenciar na mudança dos resultados, tal como as cordas?
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2744
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Porrobertus Sex Jul 24, 2020 7:06 am

Quer dizer que daqui a 30 anos meu Tonante soará como um 7ender?
Porrobertus
Porrobertus
Membro

Mensagens : 79
Localização : Oliveira, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Nelson Bass Sex Jul 24, 2020 7:59 am

Já vi essa teoria a respeito de violões, o envelhecimento da madeira do tampo melhoraria a sonoridade, para instrumento elétrico acho bem difícil.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por luiztebet Sex Jul 24, 2020 8:46 am

vou dar uma opinião sonoro aleatória e uma dica pra quem ainda não se  na ligou na qualidade musical  que esses caras possuem. No vídeo abaixo, Moraes Moreira mostrando toda intimidade de uma vida inteira com seu violão e só isso, nada além.
luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagens : 566
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por NESCAU Sex Jul 24, 2020 9:18 am

Meu Spector soa melhor hoje que no ano 2000, quando comprei ele de segunda mão. Mas eu acho que é a combinação cordas boas+regulagem.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2412
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por allexcosta Sex Jul 24, 2020 9:24 am

Tenho uma resposta definitiva pra esse assunto.

Preparados?

A resposta é: não sei...

A história dos excelentes baixos velhos não vem do nada, especialmente alguns Fender que já tive em mão que eram baixos que inspiravam e davam vontade de tocar por horas e horas... Não eram instrumentos particularmente bem construídos, havia folga nos tróculos, os trastes não eram perfeitamente arredondados, etc, etc, etc...

E mesmo assim, cheios de magia...

Mas já peguei em instrumentos da Lakland, Celinder, Mlaghus, S.Martyn e talvez outros que eram novos e também eram cheios de magia...

Conversei uma vez com Jacimário sobre isso e ele também não sabe ao certo o que acontece. Acho que ninguém sabe.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Davi Motta Sex Jul 24, 2020 10:30 am

Mesmo que seja verdade, não acredito que só 1 ano possa fazer diferença, a não ser nas cordas.

Já toquei em MMs 80' e Fenders 70' que, como o Allex falou, são mágicos mesmo. Não tem como dizer se eles já "nasceram" assim ou são fatores de décadas.

Quanto à pegada do baixo... Quando cheguei em casa com o meu recém construído HMZ - 2008 (Zé Eduardo), fiquei um pouco decepcionado por ele ser mais duro de tocar do que o meu Ibanez SR 400. Hoje ele é macio como manteiga, bem mais do que o Ibanez.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por NESCAU Sex Jul 24, 2020 10:44 am

Será que é tipo motor? Que amacia? Porque, vou dizer pra vocês, o meu Cort B5 tem estrada e parece que fica cada dia melhor (embora eu ache que seja apenas a manutenção do instrumento em dia...). Enfim... Também não sei!
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2412
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por CG Sex Jul 24, 2020 10:54 am

Fatos:
Madeiras e colas se "acomodam" com o tempo.
A magnetização dos captadores também se alteram com o tempo.
Ferragens se desgastam.

Tudo isso melhora o som do instrumento? Dá pra sentir diferença perseptível na sonoridade?
Não sei.

Allex, vc que tem mais experiência com esse tipo de instrumento, tocou em algum que era ruim?
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Convidado Sex Jul 24, 2020 11:42 am

É difícil dizer isso. Se você pegar um Fender Rhodes e quiser avaliar se houve mudança, teria que ter tido um zero para comparar rsrsrs... Talvez Ray Manzarek pudesse ter respondido essa, mas acho que ele não lembraria rsrsrs

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por vinibassplayer Sex Jul 24, 2020 12:17 pm

CG escreveu:Fatos:
Madeiras e colas se "acomodam" com o tempo.
A magnetização dos captadores também se alteram com o tempo.
Ferragens se desgastam.

Tudo isso melhora o som do instrumento? Dá pra sentir diferença perseptível na sonoridade?
Não sei.

Allex, vc que tem mais experiência com esse tipo de instrumento, tocou em algum que era ruim?

acho q a melhora ou piora é relativo a quem toca, mas que muda, muda.. tudo muda, um carro fica velho, as peças se desgastam, a direção fica diferente. uns gostam do volante mais firme, outros se afeiçoam mais qdo amacia, acho q com instrumento é a msm coisa..

meu tjb4 me soa melhor agr do q qdo comprei(tanto o som qto a tocabilidade), mantendo a msm regulagem e tirando o fator das cordas mais velhas q sao minha preferencia, acho q ou me acostumei com o som, ou realmente o som foi mudando. mas é um baixo relativamente diferente, e olha q eu so tenho tocado em ksa com rarissimos shows.
nós tambem evoluimos junto do instrumentos, aprendemos a domá-los à medida em q melhoramos e tocamos, acho q isso influencia na percepção do som tbm, mas logico, acho q em um ano, no maximo diferença nas cordas msm
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Uchoa Sex Jul 24, 2020 12:28 pm

Melhora com o passar dos anos o cara praticando no instrumento , com certeza irá tirar melhor o som dele ! up dancetroll
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por CG Sex Jul 24, 2020 12:28 pm

vinibassplayer escreveu:
meu tjb4 me soa melhor agr do q qdo comprei(tanto o som qto a tocabilidade)

Eu atribuiria isso a sua evolução, vc tem uma postura melhor hj do que quando comprou o instrumento e com certeza toca melhor, estou certo?
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Porrobertus Sex Jul 24, 2020 12:43 pm

allexcosta escreveu:Conversei uma vez com Jacimário sobre isso e ele também não sabe ao certo o que acontece. Acho que ninguém sabe.

Talvez seja a mão de quem o construiu, tendo acordado num dia bom... Assim como na cozinha, quando duas pessoas, com os mesmos ingredientes, receita, modo de preparo etc., podem chegar a resultados finais diferentes.
Porrobertus
Porrobertus
Membro

Mensagens : 79
Localização : Oliveira, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por vinibassplayer Sex Jul 24, 2020 12:56 pm

CG escreveu:
vinibassplayer escreveu:
meu tjb4 me soa melhor agr do q qdo comprei(tanto o som qto a tocabilidade)

Eu atribuiria isso a sua evolução, vc tem uma postura melhor hj do que quando comprou o instrumento e com certeza toca melhor, estou certo?

creio q sim, alem de ter comprado o baixo novo, eu tbm me foquei mais no estudo constante e no desenvolvimento da musicalidade
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jul 24, 2020 1:15 pm

Não achem estranho o que vou dizer, mas pode ser psicológico!

Eu mesmo acho que um PB é totalmente diferente de um JB, QUANDO EU TOCO.
Mas, se você pegar um JB e abrir o cap do braço e abrir o tone, já acho igual, QUANDO EU OUÇO.

Esse lance é psicológico.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12059
Localização : Salvador-Ba

Dennis Messa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Zubrycky Sex Jul 24, 2020 1:25 pm

Porrobertus escreveu:
allexcosta escreveu:Conversei uma vez com Jacimário sobre isso e ele também não sabe ao certo o que acontece. Acho que ninguém sabe.

Talvez seja a mão de quem o construiu, tendo acordado num dia bom... Assim como na cozinha, quando duas pessoas, com os mesmos ingredientes, receita, modo de preparo etc., podem chegar a resultados finais diferentes.

Tem isso também, mas mesmo o melhor instrumento do mundo não vai soar bem se o caboclo que estiver com ele não souber tocar.

Já vi, numa mesma tarde, o mesmo instrumento mudar da água para o vinho, com a mesma regulagem de amplificador, na mão de dois músicos diferentes.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18999
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por vcrz Sex Jul 24, 2020 1:37 pm

Eu acho que em termos de som é igual. Em termos de sensação é diferente. Já tive alguns baixos com mais de 30 anos, eu sinto eles mais "sólidos" principalmente no braço e junção dele. Baixos mais antigos, que tiveram manutenção realizada ao longo dos anos, são mega sólidos no quesito regulagem. São anos em bom estado e reflete isso no instrumento de alguma forma. Aqui onde eu moro, inverno é 0 graus e verão 45 graus. Os instrumentos mais antigos não sofreram nada com a mudança de clima da primavera até o verão, já o meu ex Yamaha BB434 que tem 2 anos, foi o primeiro a abrir as pernas e a regulagem foi pro espaço, trastejando demais, o baixo ficou ruim. Detalhe, todos os instrumentos estavam no mesmo local, no stand que eu tenho na sala. O Rickenbacker na época que estava comigo, mal desafinava com semanas sem tocar-lo.

Um exemplo, esses afinadores de clip, tive/tenho alguns e nos baixos com mais de 30 anos sempre tive um dificuldade de afinar, demora mais para captar a nota, coisa que em baixos novos o afinador capta quase instantâneo. Isso de alguma, na minha experiência está ligado com a madeira do instrumento. Se isso reflete em "som" não tenho ideia.

Não sou expert em nada, mas essa é a minha experiência. Instrumentos antigos bem cuidados ao longo dos anos, tocam melhor, não soam melhor. Não significa que NOVOS não toquem bem, tocam muito bem também. O fato de tocarem melhor faz com que o "músico" toque diferente o que sempre toca, talvez isso traduza uma diferença no que sai do amp.

Estamos em um paradoxo

vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Dennis Messa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por siodoni Sex Jul 24, 2020 1:57 pm

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?
Talvez.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por allexcosta Sex Jul 24, 2020 2:13 pm

CG escreveu:Fatos:
Madeiras e colas se "acomodam" com o tempo.
A magnetização dos captadores também se alteram com o tempo.
Ferragens se desgastam.

Tudo isso melhora o som do instrumento? Dá pra sentir diferença perseptível na sonoridade?
Não sei.

Allex, vc que tem mais experiência com esse tipo de instrumento, tocou em algum que era ruim?

Se eu já toquei em baixo velho que era ruim?

Dezenas...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por CG Sex Jul 24, 2020 2:22 pm

Eu perguntei porque quando o pessoal fala em, por exemplo Fender precision 1967, parece que vai sair uma fadinha de dentro da madeira e ao balançar a varinha, o baixo vai adquirir uma sonoridade única e exclusiva que agradará os deuses.

Eu por exemplo tive em mãos pelo menos 4 jazz bass Fender fabricados entre 75 e 78, lindos, ótimo som mas eu não gostei de nenhum deles, não pagaria o que pedem nesses baixos. Todos eram muito, mas muito pesados.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por allexcosta Sex Jul 24, 2020 2:30 pm

CG escreveu:Eu perguntei porque quando o pessoal fala em, por exemplo Fender precision 1967, parece que vai sair uma fadinha de dentro da madeira e ao balançar a varinha, o baixo vai adquirir uma sonoridade única e exclusiva que agradará os deuses.

Esse negócio aí é complicado.

Você escuta essas histórias mirabolantes dos Fender velhos... E aí tem a oportunidade de tocar em um ou outro que são instrumentos comuns, nada demais... E isso só alimenta o seu ceticismo em relação a essas coisas e você sai dali repetindo "bobagem, isso é nostalgia, coisa de hipster e blá, blá, blá..."

Aí um belo dia você se depara com um Fender velho específico, pode ser pre-CBS mas não necessariamente, que mexe completamente com seu sistema de crenças e te faz perguntar "que diabos de ritual mágico antigo foi feito naquele baixo?". E não consegue chegar a uma resposta.

Toquei em JBs velhos simplesmente maravilhosos, assim como em alguns normais... E, engraçado, de todos os PBs velhos que toquei, só aquele meu que nem sei o ano foi o único que tem uma boa dose de magia...

E um adendo, tem uns Custom Shop que você toca e pensa assim: "Hmmm, então era assim que aquele Fender mágico velhão que toquei aquele dia era quando novo", ou seja, a magia ainda existe e está por aí hoje.

CG escreveu:Eu por exemplo tive em mãos pelo menos 4 jazz bass Fender fabricados entre 75 e 78, lindos, ótimo som mas eu não gostei de nenhum deles, não pagaria o que pedem nesses baixos. Todos eram muito, mas muito pesados.

Todos são pesados, mas vários deles são bons. E outros tantos não passam de ok. O peso não faz um baixo ser bom ou ruim...

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por CG Sex Jul 24, 2020 2:38 pm

É que baixo pesado me incomoda muito... Me incomoda mais que baixo com neck dive...
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por allexcosta Sex Jul 24, 2020 2:43 pm

CG escreveu:É que baixo pesado me incomoda muito... Me incomoda mais que baixo com neck dive...

Vou morrer sem entender algumas coisas. Essa é uma delas.

Toquei dois anos com um Fender 77 bem pesado. 9 shows por semana... Nunca tive grandes problemas, mas os shows eram curtos, cerca de 1:15h, nos fins de semana eram dois por noite.

Mas neck-dive uma música pra mim é muito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por CG Sex Jul 24, 2020 2:47 pm

Reações diferentes em pessoas diferentes...
Minha esposa se incomoda com cheiros que eu sequer sinto... Em compensação, com relação a sons eu sou extremamente chato, reclamo de coisas que ela nem ouve...
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Paulo Penna Sex Jul 24, 2020 2:58 pm

as madeiras vão ficando secas e secas, as tintas vão evaporando até ficar apenas com componentes sólidos, e deixam de atuar como amortecedores de vibração..... isso.....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por vinibassplayer Sex Jul 24, 2020 2:58 pm

vcrz escreveu:Não sou expert em nada, mas essa é a minha experiência. Instrumentos antigos bem cuidados ao longo dos anos, tocam melhor, não soam melhor. Não significa que NOVOS não toquem bem, tocam muito bem também. O fato de tocarem melhor faz com que o "músico" toque diferente o que sempre toca, talvez isso traduza uma diferença no que sai do amp.

o interessante é q baixos diferentes nos levam a tocar coisas diferentes né! eu sinto q determinados baixos, até talvez mesmo pelas nuances do modelo, me levam a toca coisas de forma diferente... no ultimo video do scottbêislessons ele fez o famoso precision X jazz.. ele disse q curte o precision pelo fato do braço ser mais largo, o q o leva a tocar menos fritação e melhorar na escolha das notas, ou seja, modelos diferentes podem nos levar a querer tocar coisas diferentes...

ja vi o msm baixo soar de formas totalmente diferentes na mao de dois musicos diferentes, isso nao é novidade, ate o pessoal da minha banda percebe a diferença qdo eu e o outro baixista tocamos no msm baixo dele, a galera fala q tocar comigo deixa eles mais a vontade pq o som 'vem mais firme' do q com o outro baixista..

mas até se vc mudar o lugar da tua mao dieita ja muda totalmente o timbre! entao o papo do video do topico ter mudado o som poder ser ate isso msm, as pegadas e maos nao sao unifomes, o baixista nao é uma maquina, entao qqr variação da mao ja pode alterar o timbre ne
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por CSergio Sex Jul 24, 2020 2:59 pm

Zubrycky escreveu:Assistirei o vídeo quando puder, mas posso te dizer uma coisa: Alguns dos meus instrumentos estão comigo há quase 30 anos e hoje eles soam melhor com a idade porque eu, que há quase 30 anos também envelheço com eles, os toco melhor. notme hide

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Giphy
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4112
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por allexcosta Sex Jul 24, 2020 3:01 pm

CG escreveu:Minha esposa se incomoda com cheiros que eu sequer sinto... Em compensação, com relação a sons eu sou extremamente chato, reclamo de coisas que ela nem ouve...

Devo ser filho de vocês e fui abandonado lá na Bahia...

Porque tenho problema com cheiros e sons...

Evito elevador, especialmente à noite e em fins de semana quando os perfumes mais fortes saem no tapa. Às vezes digo "estão queimando lixo aqui perto" uns 15 minutos antes de outra pessoa perceber.

E som, que tortura ir no restaurante e aquele som de faca passando no prato. É um arrepio a cada 3 segundos...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

CG gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por vinibassplayer Sex Jul 24, 2020 3:03 pm

Paulo Penna escreveu:as madeiras vão ficando secas e secas, as tintas vão evaporando até ficar apenas com componentes sólidos, e deixam de atuar como amortecedores de vibração..... isso.....

interessante.. acontece com sparkle tbm? Twisted Evil poke Ri Muito Ri Muito Ri Muito
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por CG Sex Jul 24, 2020 3:05 pm

Paulo Penna escreveu:as tintas vão evaporando até ficar apenas com componentes sólidos, e deixam de atuar como amortecedores de vibração..... isso.....

Meu precision acabou de ser repintado e reenvernizado e o timbre não mudou...
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Zubrycky Sex Jul 24, 2020 3:14 pm

^
É que a nova pintura não foi sparkle, meu querido CG... notme
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18999
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

vinibassplayer gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por CG Sex Jul 24, 2020 3:23 pm

Zubrycky escreveu:^
É que a nova pintura não foi sparkle, meu querido CG... notme

Ah Zubrycky, se fosse sparkle eu teria certeza que o timbre iria mudar...
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Zubrycky Sex Jul 24, 2020 3:25 pm

CG escreveu:
Zubrycky escreveu:^
É que a nova pintura não foi sparkle, meu querido CG... notme

Ah Zubrycky, se fosse sparkle eu teria certeza que o timbre iria mudar...

Iria mudar mesmo... Bye Bye timbre!


Última edição por Zubrycky em Sex Jul 24, 2020 7:52 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18999
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por CG Sex Jul 24, 2020 3:40 pm

Falando sério sobre as tintas, tintas como o PU ou as atuais sintéticas tem um tempo de cura, e nem é tão longo assim, chega um momento em 3 ou 4 meses onde eles evaporam totalmente e atingem a cura máxima.

Já uma tinta com base nitro está eternamente "secando" formando ao longo dos anos uma camada mais fina. O que em alguns instrumentos antigos não significa nada, já que eles recebem um tratamento de fulerplast.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Paulo Penna Sex Jul 24, 2020 6:26 pm

Minha opinião....
Mas quem não quiser ter a mesma opinião, ainda não é proibido, só se vc for de direita, aí é.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Vinicius F Sex Jul 24, 2020 7:51 pm

Tb sou do time que meus instrumentos soam bem melhor hoje porque sou menos tapado... Laughing
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por vcrz Ter Ago 25, 2020 10:02 pm



Vale como entretenimento.

No minuto 14 tem polêmica... O Master luthier da warwick deixa entender que pintura muda o som do instrumento... Pintura sparkle revival.

Tem legendas em português.


Última edição por Cantão em Qua Ago 26, 2020 3:47 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Destacar a informação sobre idioma da legenda.)
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por vinibassplayer Ter Ago 25, 2020 11:07 pm

nuss
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Uchoa Ter Ago 25, 2020 11:39 pm

facepalm
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Uchoa Ter Ago 25, 2020 11:40 pm

dancetroll
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Paulo Penna Qua Ago 26, 2020 7:13 am

Muda sim uma vez que ele vibra como um todo, e a quantidade de material e o tipo de material muda a forma da ressonância. As madeiras e tintas vão perdendo umidade com o tempo e com isso vão mudando, mas isso não será sentido por experimento tosco com unha mecânica tocando e gravando forma de onda.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por CG Qua Ago 26, 2020 7:54 am

Já tem o outro tópico igual, né?
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Cantão Qua Ago 26, 2020 3:32 pm

CG , fundi os dois tópicos pois esse segundo vídeo tem legenda em português... abraço brother...👍
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21771
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Instrumentos elétricos soam melhor com a idade? Empty Re: Instrumentos elétricos soam melhor com a idade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos